Em termos de updates da Apple, o iPad Pro M2 2022 já tem 2 anos, deverá ter 2 anos a menos de updates comparativamente ao iPad Air 2024, certo?
Em teoria sim, na prática ao ter o mesmo chip do novo Air podem ter a mesma longevidade.
Aliás se a Apple fosse sempre "correta" nestas avaliações ambos teriam os mesmos anos de updates, na prática vai depender porque nunca se sabe o futuro e como eles vão gerir este tema.
Agora podes sempre olhar para o passado e por exemplo o
iPad Pro de 2017 ainda está a ter updates, tal como o Air de 2019 (caso muito semelhante a este).
E nota que o iPad Pro de 2017 ainda tem um chip da geração do iPhone 7 (10nm). O iPad Pro de 2016 deixou de ter updates o ano passado, este tem o chip da geração do iPhone 6S (16nm).
Eu diria que é quase uma não questão pois mesmo o Pro M2 de 2022 deverá ter ainda pelo menos 5 anos de updates (possivelmente 6) e o Air também dificilmente terá mais do que 6 anos (diria).
Sobre este tópico, não diria que a compra do Pro seja assim tão óbvia para o use case em questão. Não me parece que essoa pessoa vá notar muito a diferença nos 120Hz, isso é mais para quem tem um olho bem calibrado e sobretudo (e aqui acho mesmo essencial o Pro) para quem usa o Pencil.
De resto o Pro M2 11" nem sequer tem o ecrã miniLED do Pro 12,9", e mesmo o miniLED ao pé dos novos OLED fica a perder.
Até acho que o ter TouchID em vez de FaceID seja algo mais notório para a pessoa em questão, nomeadamente se for uma pessoa que tem um iPhone com FaceID e já esteja habituada.
Relembro o que o ser pediu: "para a minha mãe que o vai usar para multimedia (series e filmes) e algumas formações on-line"
Além do mais, mesmo encontrando um deal, o Pro 2022 vai ser sempre pelo menos mais €200, e ambos têm 128GB, 8 GB de RAM e o mesmo chip...