iPad (Janeiro 2010)

Status
Fechado a novas mensagens.
Tu pensas que usas, mas na realidade não usas, porque provavelmente tens o browser aberto, o msn, o gchat, o itunes, ver umas fotos, etc...

Tenta usar o teu MB uma aplicação de cada vez, passado 10m desistes, nem acredito que aguentes 10m. Eu enquanto escrevia este post, troquei a musica do winamp, respondi a 2 amigos no msn e ainda enviei um mail com umas fotos e tou sentado no sofa da sala!

Pelos vistos sabes mais da minha utilização do mac do que eu próprio!:D

Ainda não sei como é que vai ser o multitasking do iPad, mas se for ligeiramente diferente da do iPhone (leia-se multitasking), não estou a ver o problema...

Lá está, fizeste isso tudo com um portátil. Parabéns, eu também fiz muita coisa aqui deitado no sofá. Mas se tivesse algo mais pequeno, mais leve, com um interface 'menos computador' e mais user-friendly para tarefas simples, não vejo o problema de o iPad existir. E quem diz iPad diz algo do género...
 
Última edição:
De certeza que a experiencia de utilizacao deve ser bastante boa, acho que aí ninguém contesta que a apple sempre conseguiu uns bons UI's, agora a experiência "uma coisa de cada vez" é que já nao é tão boa

A experiência "uma coisa de cada vez", no caso do iPhone, a meu ver é uma boa opção. Acho q multitask num terminal com um ecrã tão pequeno seria algo confuso para o utilizador médio e tornaria a experiência de utilização menos agradável...

no caso do iPad ainda não tenho propriamente uma opinião formada, depende do rumo q isto levar (algo q exige interacções mais intensas e tem a atenção do utilizador durante muito tempo vs. algo apenas mais ligado ao consumo "rápido" de media).
 
eu honestamente acho tudo uma questão de timing...chamem-me o que quiserem, mas eu acho que este iPad (só o facto de não ter iSight é que me chateia) é um gadget maravilhoso...num mundo onde toda a gente tem um computador e telemóvel topo de gama, com casas inteligentes e que precisem de um ecrã portátil para ver os jornais no sofá, umas receitas para fazer na cozinha, levar no carro para consultar elementos interessantes em algumas apps e para ocasionalmente escrever ou preparar uma apresentação à última da hora. hoje em dia precisamos de mais do que isso, mas creio que no futuro podia ser algo paradigmático

quanto a ter como target os universitários, aí sim creio ser um grande erro: se retirarmos ao facto de grande parte (30-40%?) precisarem de programas específicos (desde SPSS ao AutoCAD) que só correm em computadores, e de que o dinheiro disponível é pouco, fará a maior parte das pessoas optar por um portátil normal...digo eu. eu só espero é que saiam novidades do Macbook Pro, que o dinheiro está pronto a ser gasto

[btw, alguém já trocou um Mac em lojas tipo *****? é que eu queria experimentar aqui em casa o Mac durante uns dias, assim comprava o Pro (que está prestes a ficar desactualizado) e passado 25 dias ou assim ia devolver...com sorte pouco antes dos novos chegarem)]
 
Última edição:
Pelos vistos sabes mais da minha utilização do mac do que eu próprio!:D

Ainda não sei como é que vai ser o multitasking do iPad, mas se for ligeiramente diferente da do iPhone (leia-se multitasking), não estou a ver o problema...

Lá está, fizeste isso tudo com um portátil. Parabéns, eu também fiz muita coisa aqui deitado no sofá. Mas se tivesse algo mais pequeno, mais leve, com um interface 'menos computador' e mais user-friendly para tarefas simples, não vejo o problema de o iPad existir. E quem diz iPad diz algo do género...

There's no multitasking at all. It's a real disappointment. All this power and very little you can do with it at once. No multitasking means no streaming Pandora when you're working in Pages... you can figure it out. It's a real setback for this device.

http://www.engadget.com/
 
Num computador com um ecrã deste tamanho não se espera usar só os dedos pra tirar partido de todas as funções. Ficaria limitado desse modo, principalmente em desenho.

Se calhar o problema está mesmo em olhares para isto como um computador...

creio q a ideia será mesmo usar os dedos para tirar partido da larga maioria das funções, até evitando ao máximo o teclado on-screen (interacção ágil, parece-me q é a ideia... passares mais tempo a consumir do q a interagir).

Têm uma coisa que este nunca terá, é facto de tares no café a olhar de frente para o ecrã sem teres de estar a segurar o ecrã. Isto não me parece muito confortavel para fazer browsing.

Se queres fazer um browsing intenso (com bastante interacção), tens outras alternativas. Neste caso, pegas como pegarias num livro. E tens pouca ou mais interacção q mudar de página (clickar num link)... não me parece q a ideia seja colocar isto no mesmo saco q os netbooks, onde clickas e escreves bastante.
 
Eu também não tenho uma ideia formada sobre isto, mas acho que foi uma boa ideia não correr Mac OS X. Por outro lado acho que se deveria ter afastado mais do iPhone OS do que aconteceu. Ainda assim acho que a interface é muito boa. Penso que o problema serão algumas limitações do próprio iPhone OS, mas nunca ao nível de GUI.

Quanto ao conceito, isto não pretende ser um PC. Não é um aparelho para se jogar PES, nem para se usar o terminal. Isto é um gadget multimédia, e penso que faz relativamente bem o que é suposto fazer. Quando digo acho é porque penso que há algumas coisas que podem estar ligeiramente limitadas pelo SO, como o caso dos documentos. Enviar por mail não é solução, logo a Apple vai ter de se mexer.

Considero um gadget interessante, mas penso que o iPhone OS terá de sofrer algumas alterações.

Só com o tempo poderei dar uma opinião melhor, mas dou 99% de certezas que não irei comprar. Acho que o próprio conceito de tablet é useless, pelo menos para mim.
 
So it's an Iphone that doesn't make phone calls, and a laptop that doesn't have a keyboard.
that costs 499... parece-me justo

Não acho que seja a próxima maravilha da computação... não acho que seja para o estudante universitário que necessita de software específico de workstation... para isso terá sempre a workstation.

Vejo isto para alunos do secundário... e pouco mais... isto não é um substituto do portátil... mas sim um complemento da vida digital... para ir lixar e levar a sua revistinha, para ir para o café e navegar um pouco, ler um livro no comboio, gerir a vida multimédia em casa, residente num mac... gerir a domótica da casa, gerir o itunes à distância tipo comando remoto, escrever uns mails e actualizar a vida social. Vejo isto nas mãos de secretárias para gerir a agenda do patrão, vejo isto nas mãos do patrão para ir às reuniões e levar a "documentação".

Não vejo isto a substituir um computador para multimédia, não vejo isto a substituir um computador de trabalho... tal como não vejo um netpc a fazer o mesmo...

Entre um netpc de plástico e um objecto destes, creio não ter dúvidas qual escolher.... Essa de usar o netpc em cima da mesa... com um ecrã de 10'' ou 7'' como eram no princípio... minhas queridas costas... do ponto de vista ergonómico era o maior cancro... agora estar num cadeirão do starbucks a ler uma revista... you betcha!

Pelo menos creio que ninguém vai comprar uma coisa destas para substituir um portátil, tal como vi dezenas de amigos meus a ir ao engano na fúria dos netpc...ahh e tal é barato e ultra portátil.
 
Última edição:
Tu pensas que usas, mas na realidade não usas, porque provavelmente tens o browser aberto, o msn, o gchat, o itunes, ver umas fotos, etc...
As pessoas estão tão agarradas ao conceito do multi-task, que esquecem-se que as aplicações do iPhone (as bem feitas), quando voltam ser activadas, abrem no sitio onde foram fechadas.

So it's an Iphone that doesn't make phone calls, and a laptop that doesn't have a keyboard.
Já alguém tentou usar um netbook, em pé, em movimento? Pois....
Não ter teclado tem as suas vantagens e desvantagens. Quem quer um netbook não compra isto....compra um netbook.

Eu estava indeciso se havia de comprar um Kindle, mas já estou decidido, um destes vem cá para casa quando sair. Só o conforto de navegar na net no sofá ou na cama, ser um eBook reader decente, e dar para ver filmes já me chega. Só não sei qual a versão, se desse tethering com o iPhone é que era lindo.

E claro, é ver os developers a aproveitarem o bicho a ver o que sai daqui. O iPhone quando saiu era pior ainda (em termos de features) e fartou-se de vender, para além de se ter afirmado. E era um telemóvel de maravilha.

PS: E já agora onde diz que não tem multi-task? É que aquela dock à lá MacOS, está mesmo a pedir o multitask.
 
Última edição:
Se calhar o problema está mesmo em olhares para isto como um computador...

creio q a ideia será mesmo usar os dedos para tirar partido da larga maioria das funções, até evitando ao máximo o teclado on-screen (interacção ágil, parece-me q é a ideia... passares mais tempo a consumir do q a interagir).



Se queres fazer um browsing intenso (com bastante interacção), tens outras alternativas. Neste caso, pegas como pegarias num livro. E tens pouca ou mais interacção q mudar de página (clickar num link)... não me parece q a ideia seja colocar isto no mesmo saco q os netbooks, onde clickas e escreves bastante.

Só tou a pegar no que apareceu na Keynote a cascar nos netbooks, e se isto com um ecrã de 9,7 não faz browsing decente, não tou a ver pra que serve isto.

Pra musica ouço num ipod, talvez video, mas como isto não come qualquer formato la terei de andar a converter filmes, eventualmente desisto disso.

Ler livros, também parece interessante, mas... e até que ponto isto não me vai cansar a vista com este tipo de ecrã?

Desculpem lá, mas isto não me parece ser um aparelho de jeito á moda da apple. Pode ser que com os updates fique mais atraente, como me aconteceu com o iphone, mas neste momento acho uma inutilidade.
 
Gadget excelente mesmo!!!
Muito potencial.
Gostei bastante

muito potencial? que looool.
Muito mais caro que um netbook... a autonomia não deve ser nada de outro mundo e não faz multi tasking...

Que features trás out of the box? pelo que vi nada de novo e nada de especial.. "muito potencial" atão o pessoal é suposto investir mais de 800$ numa coisa que basicamente é um iphone gigante sem flash... e que não faz nada demais. Mt bom mm

e já agora.. não sabiam arranjar outro nome? enfim a creatividade está mesmo embaixo por aqueles lados...

Iphones gigantes chamados Ipads... ui...
 
Bem, o aparelho saiu quase exactamente o que estava a espera.

O hardware é quase banal, o segredo estará no uso. Tal como esperava não tem o Mac OS X total o que foi uma óptima decisão.

Esperava um pouco mais de rasgo na interface e esperava ver alguns "ataques" mais directos às funcionalidades dum computador a sério mas ainda não vi bem os videos para ver em funcionamento. Mas este dispositivo tal como o iPhone será provavelmente um work in progress.

Ao fim do dia e no estado actual sinceramente continuo a achar o iPhone uma peça de hardware muito mais interessante que este iPad.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo