iPad iPad Pro 11" e 12.9" 4th gen (2020)


Porra, ainda nem há uma semana estava a pensar nisto: como (nem tanto "se" porque confio nas capacidades deste brinquedo) podia gravar um podcast no iPad Pro.
Facilitaste-me o trabalho :)

E obrigado pela recomendação do screen protector, chegou hoje e foi impecável a instalação!
 
Última edição:
Porra, ainda nem há uma semana estava a pensar nisto: como (nem tanto "se" porque confio no brinquedo) podia gravar um podcast no iPad Pro.
Facilitaste-me o trabalho :)

E obrigado pela recomendação do screen protector, chegou hoje e foi impecável a instalação!

Ha uns dias liguei o meu Blue Yeti ao iPad Pro e funcionou perfeitamente. Pelo que ontem andei há procura de algo sobre a criação e edição de Podcasts No I{ad. Encontrei este vídeo é uma app chamada Spreaker. Esta última permite o broadcasting em tempo real, múltiplos convidados em simultâneo, messaging com a audiência e tem um painel de controle onde se pode misturar música, samples e e coisas mais.
 
222-C39-EB-1-D9-D-4-A01-B585-4-E313-B808795.jpg

Aqui vai mais um update da minha utilização do iPad Pro. Neste período de desconfinamento venho dar uma volta com a família pelas terras do Sul e ... o portátil ficou em casa amarrado á secretária.

Como já estava á espera em matéria de trabalho não tive qualquer necessidade do portátil. Com remoting para o desktop já estive a resolver uns bugs de ultima hora antes da release de domingo para segunda. Sem remoting, tudo resto. Desde gestão do data center, umas video conferências e ... bom o resto é familia e muitas fotos ... um tempinho agora á noite para fazer este post.

Abraço

EDIT: É pena que os serviços de alojamento ainda não perceberam a importância de providenciar o bom serviço WI-FI. Epa, não custa nada. Enfim ... usa-se a ligação automática ao iPhone. Em todo o caso é algo seria necessário mesmo se tivesse com o portátil.
 
Última edição:
Aqui vai mais um update da minha utilização do iPad Pro. Neste período de desconfinamento venho dar uma volta com a família pelas terras do Sul e ... o portátil ficou em casa amarrado á secretária.

Como já estava á espera em matéria de trabalho não tive qualquer necessidade do portátil. Com remoting para o desktop já estive a resolver uns bugs de ultima hora antes da release de domingo para segunda. Sem remoting, tudo resto. Desde gestão do data center, umas video conferências e ... bom o resto é familia e muitas fotos ... um tempinho agora á noite para fazer este post.

Abraço

EDIT: É pena que os serviços de alojamento ainda não perceberam a importância de providenciar o bom serviço WI-FI. Epa, não custa nada. Enfim ... usa-se a ligação automática ao iPhone. Em todo o caso é algo seria necessário mesmo se tivesse com o portátil.

Sinceramente prefiro ir de férias prevenido com um MBA, que no fim acaba por ter sensivelmente o mesmo peso e formato que um iPad Pro com o Magic Keyboard. Claro que existem soluções de folios e keyboards de terceiros marginalmente mais leves mas no meu ponto de vista acaba por não se justificar. São escolhas e nenhuma delas está menos certa ;)
 
De volta e sem espinhas. Não dói nada, antes pelo contrário :)

PS: Prevenido contra o quê? Por outro lado levei-o não pelo peso mas por ser a melhor solução para o efeito. Não faria sentido de outra forma. Se dúvidas tinha, foram-se.
 
@Trance

Tu estás maravilhado com o iPad Pro e ainda bem mas eu continuo dividido e consigo perceber o ponto do @cuiver

Eu tenho um dos primeiros iPads Pro e nas horas que estive sem o MacBook Pro para trocar a bateria decidi fazer basicamente o teu setup com o Magic Keyboard "verdadeiro" do Mac e o Logitech MX Master 3. Demorou como imaginas 2 minutos. Tirando o ponto de o meu não ter um ecrã de 12,9" nem noteu falta de fluidez, esse nem é o problema do iPad mesmo como disse numa versão com anos. Também não estava a fazer nada exigente como habitualmente não faço.

O que noto e que me é difícil ultrapassar é que o iPad limita a forma como trabalho e acrescenta mais uns passos e eu devo estar a ficar velho e sem paciência e não quero aprender. Eu nunca disse que o problema não estava em mim... O rato fica com alguns dos botões inutilizados que eu tenho mapeados no Mac e que me dão jeito. Aceleram a forma como trabalho. Do ponto de vista da usabilidade e isto é uma grande discussão que o Gruber por acaso até explicou bem à uns tempos as pistas de como e para dar um exemplo, colocar duas janelas lado a lado e depois desfazer não existem. O gesto de puxar da parte inferior para cima acaba por ser usado para a janela e para fechar a aplicação... São pequenas coisas, que exigem aprendizagem e eu até estou disposto mas são uma barreira para muitos utilizadores. No entanto, no final, depois de ter o Mac não voltei a pensar em usar o iPad.

Remote desktop é uma boa solução sim, mas como tocaste no assunto no teu post anterior bom WiFi em muitos locais parece que está no fim da lista das prioridades quando devia estar no topo não porque seja um luxo mas uma necessidade. E se tens uma ligação lenta a ligação remota acaba por ser um pesadelo. Ligação de dados com os planos que temos atualmente se nos descuidamos também não é uma excelente solução.

Resumindo o meu ponto e da observação que faço é que o iPad Pro é um bom complemento neste momento mas a um preço que o torna uma opção difícil porque não é uma solução barata e muito menos com a opção teclado que é o que me faz sentido também.

Dentro de uma semana penso que teremos novidades na WWDC que podem alterar um pouco mais a visão que tenho sobre o iPad e o Mac. Só veremos no próximo ano mas veremos o impacto e de que forma ARM em desktop vão alterar as coisas e o formato do hardware. Se toda a gama de produtos passar a correr em ARM algumas coisas podem deixar de ter as diferenças que vemos atualmente não esperando ver dispositivos touch em desktop mas nunca saberemos sendo a Apple.
 
@Metro

Se reparares sempre advoguei o iPad Pro como um complemento de um Desktop para uso Profissional. E nesse contexto considero que é melhor opção na generalidade em termos funcionais e a médio prazo (3 anos) em termos de custos ... mais baixos. Melhor que uma solução de um laptop ou de um laptop e um.desktop.

Inclusivamente dei vários cenários. Desde pessoas que têm Desktop fornecido pela empresa no local de trabalho e apenas querem um computador para uso pessoal até pessoa que usam de momento um portátil para tudo fazendo a transição para algo dedicado na secretaria e algo móvel. Por fim temos as pessoas que não usam computador no trabalho mas querem algo para utilização pessoal ...

Em qualquer dos casos efectivamente abaixo dos 800 a meu ver, não se compra nenhum portátil de verdadeiramente elástico. Pode-se comprar um excelente desktop ou um excelente tablet. E até é discutível se adquira algo bom abaixo dos 1500 tendo em conta as alternativas.

Obviamente se bitola for usar apenas um PC no sofá ou nas ferias, então haja dinheiro. 800 euros ou 2500 vale sempre a pena.

Em suma. Nunca advoguei o uso do iPad Pro como computador único de trabalho para a generalidade das pessoas. O que alertei é que se o preço é de facto aquilo que manda então um Desktop é aquilo que lhes da maior retorno. A ideia que as pessoas poupam hoje dinheiro comprando um portátil não é realista e compram tipicamente gato por lebre. A médio longo prazo gastam mais dinheiro por menos que a combinação oferece. Novamente se existe efectivamente sensibilidade ao preço.

Quanto há exigência de Wi-Fi decente ... no meu caso mesmo com portátil essa existe. E creio que qualquer Profissional que use Web Apps ou VPN para executar parte do seu trabalho isso é um must. Onde estava ate aceder ao Gmail a coisa ... funcionava durante uns minutos e depois por alguma razão ficava parado. Tinha que delegar e voltar a ligar o router .... impossível. Dava no entanto para jogar uma coisas na máquina local, ver uns vídeos ou livros com pre download e aceder a um ou outro site sendo que de vez em quando tinha que ir la desligar o router e voltar a ligar. Para trabalhar ...

Em conclusão para que não haja dúvidas. No geral a combinação Desktop + iPad é muito superior a Laptop único ou Desktop + Laptop é mais barato.

Queres ver? Como disse pega em 800 euros e conpra um Desktop PC Que tem bem mais performance que o MacBook Pro 16” de 3500. Depois tens várias opções móveis em iPads a começar nos 400 euros (total mínimo 1200).

Qual o se não? Não tens apenas um PC para usar no sofá, tens mais que isso.

Abraço.
 
Última edição:
Se reparares sempre advoguei o iPad Pro como um complemento de um Desktop para uso Profissional. E nesse contexto considero que é melhor opção na generalidade em termos funcionais e a médio prazo (3 anos) em termos de custos ... mais baixos. Melhor que uma solução de um laptop ou de um laptop e um.desktop.

Estamos completamente de acordo em ser um complemento e atendendo à performance dos iPads diria que não é necessário ser um iPad Pro para uma boa experiência, ou seja ser o tal complemento para ser uma boa experiência mobile.
Daqui a uma semana veremos se temos ou não algo para fazer ajuste aos prognósticos com o que podemos ver para o próximo ano.


Muito obrigado por teres a maçada de dedicares um vídeo especialmente para mim :). Diria que a tua sugestão é muito melhor do que realmente o sistema atual. Tu só falhaste uma vez a colocar a janela lado a lado eu estou ali às vezes 3 ou 4 vezes até conseguir. A tua sugestão é brilhante, muito mais simples e fácil.
 
Boas,

@Trance diz me uma coisa, se gravares um vídeo com o iPad e o colocares no YouTube consegues que fique a dar a 1080p?
Eu gravei um vídeo e coloquei aqui no fórum noutra thread mas o vídeo aparece me limitado a 480p. Mas se for ao pc dá a 1080p!
Sabes porque?




Veja através do browser ou Tapatalk.
 
Estamos completamente de acordo em ser um complemento e atendendo à performance dos iPads diria que não é necessário ser um iPad Pro para uma boa experiência, ou seja ser o tal complemento para ser uma boa experiência mobile.
Daqui a uma semana veremos se temos ou não algo para fazer ajuste aos prognósticos com o que podemos ver para o próximo ano.

Muito obrigado por teres a maçada de dedicares um vídeo especialmente para mim :). Diria que a tua sugestão é muito melhor do que realmente o sistema atual. Tu só falhaste uma vez a colocar a janela lado a lado eu estou ali às vezes 3 ou 4 vezes até conseguir. A tua sugestão é brilhante, muito mais simples e fácil.


Quando ao que vem aí. Estou curioso se a Apple vai enveredar por ter o macOS para o ARM ou se vai por um iOS para Desktops ... Desktop OS. Ficando assim com: iOS, iPad OS, tvO, Watch OS, Desktop OS, Glass OS ...

PS: Va lá. Não deves ser muito mais velho que eu se não fores mais novo ou da mesma idade. Deste lado contam-se 47 anos. Mas sim, creio que tenho um pensamento mais jovem que alguns tubers.
 
Última edição:
Boas,

@Trance diz me uma coisa, se gravares um vídeo com o iPad e o colocares no YouTube consegues que fique a dar a 1080p?

Sim não tenho problemas. Até mais que 1080p. Tens que ter atenção que o YT demora um bocado a processar os videos para todas as resoluções possíveis começando pela mais baixa que é 480p.
 
Back
Topo