iPad iPad Pro 11" e 12.9" 5th gen (2021)

O último parágrafo é como quiseres. Podes escrever totalmente o inverso do que escreveste, e a frase continua a ser 100% verdade, já foi falado muitas vezes por aqui :).

Quanto ao resto…são opções e opiniões pessoais. Há quem use a mala de um super desportivo para transportar coisas, e na verdade dá, não é prático mas dá, e como mete muito mais estilo fazê-lo dessa forma podem fazê-lo. E até pode vir a ser o futuro, e acredito que seja. Até lá (e como já disse, por opção da própria Apple parece-me) o que temos é o que está, não o que possa vir a ser, mas também já tivemos essa conversa muitas vezes por aqui.
 
Última edição:
Há quem use a mala de um super desportivo para transportar coisas, e na verdade dá, não é prático mas dá, e como mete muito mais estilo fazê-lo dessa forma podem fazê-lo.

Sim. Concordo contigo que não é do ponto de vista de produtividade esta uma razão interessante para se adquirir um iPad Pro.
 
Última edição:
Produtividade para mim é algo bastante subjectivo, depende bastante do tipo de trabalho de uma pessoa. Há quem consiga ser super produtivo com um ipad desde o IOS 10 para aí, há quem consiga desde que a funcionalidade de dividir o ecrã apareceu juntamente com um "sistema de ficheiros" (à falta de melhor palavra). há quem ainda não consiga...depende do tipo de trabalho.

Mas eu estou contigo de que, IOS é o caminho, apenas divergimos um pouco no momento de "afirmação" por assim dizer, mas eu acho que já está a acontecer sem dúvida. Eu genuinamente mais uns retoques "aqui e ali" e já estava no ponto. É como digo, dá-me a sensação que é a própria Apple que ainda está a tentar criar ali um entrave artificial para uma afirmação plena desde modelo em substituição de um portátil tradicional chamemos assim.

Más línguas diriam que é quase como se estivessem a tentar espremer ao máximo ,a necessidade de que algumas pessoas ainda têm, e por isso motivo acabam a comprar os dois em vez de um só dispositivo...também podem-se dar a esse luxo, a concorrência neste campo ainda nem deve aparecer no retrovisor da Apple sequer. Eu estou um bocado nessa situação, o ipad é o dispositivo que uso mais, de longe, mas para algumas coisas ainda tenho de ir a um pc tradicional, é-me mais produtivo o trabalho lá do que no ipad. Nem sei se o conseguiria fazer lá sequer sendo honesto...da maneira que o IOS ainda está quase de certeza que não...
 
Eu creio que a produividade é algo que é bastante objectivo. Maior produtividade é criar-se o mesmo valor em menos tempo. Menos produtividade é criar-se o mesmo valor em mais tempo.

Creio que o queres dizer é que há contextos e lugares profissionais onde uma ferramenta ajuda e outros em que é indiferente ou não ajuda. Se a produtividade for o aspecto fundamental na escolha da ferramenta, creio que é uma questão de usar-se a ferramenta que permite que o processo de criação seja mais eficiente no contexto e lugar certo.

O valor liga-se de forma direta ou indireta com a criação de $$. E óbviamente se o valor acrescido que se gera é consumido se não ultrapassado pelo custo de utilização da ferramenta então não vale a pena.

No caso da minha mulher foi um sucesso. Enquanto colegas estavam a trabalhar fds para produzir conteúdos durante a pandemia nos seus portáteis ela conseguia mais rapidamente produzir no iPad Pro em conjugação com o seu portátil não ocupando o fds, além de poder dar aulas virtuais mais interactivas. Por outro lado, agora após a pandemia, o portátil multi funções / híbrido fica na secretária e anda com o tablet nas mãos de aluno para aluno na sala de aula, projetando para o ecrã central quando necessário … e com alunos remotos em simultâneo …

No meu caso, pese embora não seja tão sofisticado como é o dela em termos de necessidades de performance em mobilidade … também … a descrição está documentada num vídeo que partilhei.

Para mim está na ponto, sendo que o necessário é melhorar fortemente algumas coisas. Nomeadamente a existência de uns sandbox onde se possa instalar coisas de programação e desenvolvimento ocasional, evitando ter que fazer remoting. O resto é melhoria das aplicações … por exemplo não há razão para que o MS Teams seja fraquito no iPad Pro … mas isto depende dos devs, e nesta matéria as politicas da App Store, são mais convidativas para apps e negócios superficiais do que coisas com alguma profundidade.

Em suma, para nós a ideia de um computador pessoal único e multi funções como ferramenta de inequívoca maior e superior eficiência profissional está morta e enterrada. Creio mesmo que para toda a gente, só que uns já tomaram a consciência disso outros não. Esta ideia morreu com o aparecimento dos smarphones, sendo o tablet um apuramento disto daí ter demorado mais tempo.

PS: Ironia da ironias são as empresa tech que insistem na ridicularização da ideia da ferramenta certa para o local certo, apostando no conceito da ferramenta única, multifunções, multilugar, em suma o mono dispositivo, que mais dificuldade estão a ter para conseguir trazer para as massas … performance e solidez funcional … isto é ferramentas que ajudem fazer-se mais em menos tempo de forma sistemática e recorrente.

Antes o sistema era mono e pronto. Com o smartphone passou para stereo, 2, o mais usado actualmente. Com os tablets temos o sistema 2.1. Não é por isso que os sistemas mono não deixam de ser bastante usados, mas não são os mais usados actualmente. Os 2.1 ainda são pouco usados comparando com o stereo, mas já ultrapassou os sistemas mono no ocidente, e o 2.1 é cada vez mais popular por uma razão ou outra.
 
Última edição:
Sim, eu quando estava a escrever sobre a produtividade sem ser mais explícito vi logo que podia dar confusão, mas creio que no contexto era perceptível onde queria chegar, era isso que queria dizer sim. :)
 
Boa Tarde!

Comprei o meu iPad Pro 12.9 (2021) ontem numa promoção aderente Cartão *****. Ainda poupei algum na compra do iPad e Magic Keyboard.

Até agora muito satisfeito com a experiência. Ainda não senti necessidade em ter que abrir o meu MacBook Pro de 2012.

2 Questões em que precisava de ajuda:

1 - Como faço para fazer Zoom Out no Safari aqui no iPad? Não consigo diminuir o Zoom de algumas páginas. Muitas vezes tenho que verificar números online em tabelas de excel que ficam muito grandes e precisava de fazer Zoom Out para ter uma melhor leitura.

2 - Algumas aplicaçoes que possam recomendar e que devam fazer parte de um iPad que pretendo que possa substituir o meu laptop sempre que possível?

Muito Obrigado!
 
Boa noite. Alguém sabe de um teclado igual ao magic keyboard de marca branca (sem ser apple), acho um absurdo o preço que eles estão a pedir...

Edit: comprei o original deles, ainda nem acredito que dei 325€ por um teclado.
 
Última edição:
Boa noite. Alguém sabe de um teclado igual ao magic keyboard de marca branca (sem ser apple), acho um absurdo o preço que eles estão a pedir...

Edit: comprei o original deles, ainda nem acredito que dei 325€ por um teclado.

Tens razão, também me custou imenso comprar para o IPad Pro 12.1 (com M1). Mas a verdade é que estou super contente com a compra! Eleva (e muito) a experiência neste iPad
 
Tens razão, também me custou imenso comprar para o IPad Pro 12.1 (com M1). Mas a verdade é que estou super contente com a compra! Eleva (e muito) a experiência neste iPad
Isto. Também estou muito satisfeito! Só é pena não ter uma tecla "esc" para sair do ecrã cheio do YouTube (por exemplo), tenho de ir lá com o rato.
 
@MeoGo igual igual não sei, mas eu tenho uma Logitech Combo Touch para o meu 12.9''. E gosto bastante dela.

Protege mais que a case da Apple, permite teres o iPad segurado numa mesa sem estares a usar o teclado (algo que faço para ver séries), e paguei, salvo erro, uns 230 euros por ela. A própria Apple vende esta case.

Tem é um senão. O teclado está em Espanhol. Podes colocar o layout PT nas definições do iPad e a coisa funciona. Para mim está bom que consigo escrever sem olhar para o teclado. Para ti pode não ser o caso.
 
Em breve vou comprar um dji om5 para gravar uns videos no trabalho, tenho um air 2014 mas já estou um bocado farto dele e gostava de trocar por um ipad, o ipad é porreiro para editar vídeos simples para quem tem pouca experiência? A ideia era substituir mesmo o Air.
 
Com o aparecimento dos possíveis novos processadores nos Mac pro agora em Outubro, será que vamos ter novos updates no ipad pro em Janeiro/Março?
Ou será ano de saltar à frente e só ter update em 2022.
 
Duvido que tenhas um novo iPad Pro tão cedo. Só acredito nisso em Outubro de 2022.

Os iPad Pro saem a cada ano e meio normalmente. À excepção foi do ano passado para este ano, que só durou um ano a sair modelo novo. Mas isso foi porque o modelo 2020 ainda usava um cpu praticamente igual ao modelo de 2018.

O próximo iPad Pro deve vir com M2, e não vejo o M2 a sair para já. M1X este outubro, M2 para o fim do próximo ano
 
Estou completamente indeciso se devo comprar o iPad Pro 11" ou o Pro de 12.9". Vou utilizar o Ipad para edição de fotos e vídeos. O Pro 12.9" tem ecrã XDR será que se nota muita diferença para o 11?
 
Um colega meu tinha o 11 e andava arrependido por não ter ido para o 12.9. Até queria vender para trocar.
Para fotografia e vídeo ia para o 12.9
 
Estou completamente indeciso se devo comprar o iPad Pro 11" ou o Pro de 12.9". Vou utilizar o Ipad para edição de fotos e vídeos. O Pro 12.9" tem ecrã XDR será que se nota muita diferença para o 11?
Nota-se a diferença e bem....digam que disserem. Passei largos minutos comparar lado a lado numa loja e o brilho e cores e pretos são bem melhores no de 12,9.
Agora aqui a questão é a portabilidade, eu não me importo de andar com um de 12,9. Tem gente que se importa, decisão pessoal.
 
Back
Topo