iPad iPad Pro 2018

Estás a ir pelo que eu disse no meu comentário anterior no entanto discordo que o público alvo seja esse mercado já que isso é um nicho e a Apple quer vender milhões...não milhares. Não há dúvidas que é excelente para esse tipo de trabalhos mas isso representa para aí 0,1% da população se tanto.

Tal como disse no post anterior os próprios profissionais em profissões desse nicho nem se importavam de pagar mais por ele, se tivesse de ser, porque neste momento é superior ao que existe no mercado para esse fim e conseguem rentabilizá-lo sem grandes problemas (nem vou entrar pela possibilidade de comprar sem IVA etc que obviamente ajuda, e bem, para se tomar essas decisões). Já vi muitos com essa opinião, para eles até é barato porque as alternativas são piores e mais caras pelos vistos...possivelmente para pessoas como tu até poderia custar quase 1500 de base que mesmo assim seria barato, e isto é compreensível.

Mas e o espaço para consumo media? Um verdadeiro sucessor do Air 2? Não há porquê? Porque a Apple sabe perfeitamente que muitas pessoas só compram o Pro devido ao facto de ser a única possibilidade de um "verdadeiro" upgrade, então os possuidores de mini4/Air 2 até andam para trás ao comprarem um ipad 2018 pelo menos no que toca ao ecrã.

Portanto ironicamente neste momento vais ter milhões a pagar "a mais" por algo que nem precisam (o que não significa que necessitem/queiram de tão "pouco" como o ipad 2018) para teres uns milhares que vão ficar beneficiados porque por este "efeito de escala" vão pagar menos do que o que teriam de pagar caso tivessem um produto especificamente feito para eles.

EDIT: Concluindo como disse no post anterior...para um consumidor "normal" foi um produto que ficou no limbo. É demasiado bom para um simples tablet, o que não seria problema se mais uma vez o preço não tivesse aumentado...e ainda não é bom o suficiente para substituir totalmente um portátil/desktop.

Na casa da maioria das pessoas o desktop é o laptop já que desktop em si nem existe. Portanto quando falo em substituir o laptop na prática o que digo seria substituir totalmente o pc por um ipad. E creio que também é a isso que a Apple e os reviewers se referem...não me faz sentido que isto venha ocupar um ninho que na maior parte das casas dos séc XXI nem sequer existe...que seria o hipotético nicho de substituir o laptop como dispositivo que fica entre o desktop e o smartphone.
 
Última edição:
Portanto ironicamente neste momento vais ter milhões a pagar "a mais" por algo que nem precisam (o que não significa que necessitem/queiram de tão "pouco" como o ipad 2018) para teres uns milhares que vão ficar beneficiados porque por este "efeito de escala" vão pagar menos do que o que teriam de pagar caso tivessem um produto especificamente feito para eles.

Nem a Apple nem nenhuma marca, faz produtos só para as pessoas/profissionais que precisam, eu diria (um numero à sorte) que mais de 40%/50% das pessoas que compram produtos tecnológicos(ou até outros) não compram porque precisam... compram por puro consumismo... é a realidade do mercado actual e a Apple sabe isso. Por isso, é que eles se dedicam tanto ao design porque para quem não precisa dos produtos para trabalhar "come" com os olhos e nem querem saber se 1000€ são exagerados para o que é possível fazer com aquele produto.
Com dizia o Steve, "A lot of times, people don't know what they want until you show it to them.".
 
Eu vou esperar até junho para ver o Ios 13... Ou dão um salto a sério para o Ipad ou pelo preço deste Ipad mais vale um esforço e ir buscar um mac air.
Adorava um novo software, tipo Ipad Os. Mas não acredito.
Se há uma coisa certa é no ios 13 são novos emojis........
 
Última edição:
O iPad Pro tem uma capacidade de processamento superior a muitos portáteis mas está limitado pelo software. Vejo muitas vezes a questão ser colocada dessa forma mas a resposta é que um não substitui o outro ....

Eu diria que é nim.

Antes demais temos que observar que a Apple vendeu cerca de 47 milhões de iPads em 2017. Sim longe dos valores do iPhone, mas para se ter uma ideia realista do que isto significa, se os iPads fossem considerados PCs a Apple possivelmente seria o #1 fabricante de PCs ao nível mundial à frente da HP e da Lenovo. Outra forma de ver, é que a Apple vende mais iPads em 2 anos do que a MS ou Sony vendem cada uma as suas consolas em 7 anos.

Não sei se consideraria isto um nicho. Nicho é o negócio dos portáteis Surface por exemplo. Ao longo de toda a linha vendeu 3 milhões de unidades em 2017. No entanto aí já a MS consegue um negócio de bilhões e está muito bem.

Não faz sentidopenaar que hoje o negócio dos iPads é um nicho.

Isto para termos uma melhor perspectiva do que significa o iPad no contexto da computação pessoal. Está longe de ser um nicho funcional, e muito menos um nicho de interesse por parte das pessoas. E pensar que está em crise ou rotura quando compara com a proposta tipo Surface, muito menos.

No entanto, surpreendentemente, creio que a Apple está a cometer um erro de branding do iPad Pro colocando como algo para profissionais. Deveria antes seguir a linha do iPhone, e ter algo com iPad Mini, iPad, iPad Plus e iPad Max.

Porquê? Eu não acho que seja um nicho de funcionalidade e utilidade pela seguinte razão.

As pessoas no seu trabalho, se precisarem, têm já um PC, quer desktop ou portátil fornecido pela empresa. A tal workstation! Mas o que têm em suas casas? outra workstation? Sem o suporte técnico da empresa para tomar conta das cenas? Com updates a torto e a direito, que arranjam isto e estragam aqui ..... ? Firmwares devices derives e coisas mais, para quê?

É preciso não esquecer que a vasta maioria dos jornalistas que fazem reviews são profissionais liberais, fotógrafos e videografos. Outro trabalham na área da engenharia de software e coisas mais. É natural que vejam a coisa por esta faixa de rodagem de experiência. Neste grupo, sim, uma estação de trabalho mistura-se com o computador pessoal e lazer. E o resto da malta, a larga maioria? O resto é um mundo. E neste grupo, quer ter uma unidade computacional em sua casa que sirva para:

- Tratar da documentação pessoal
- Tratar das finanças pessoais
- Web Browsing
- Emails
- Fotografias
- Web e Jogos
- Formação
- Suporte a interesses lúdicos que tenha (Musica, Pintura, Desporto, Escrita, Astronomia ..... ....)
...

o iPad Pro mesmo neste formato quase que dá 10 a 0 a um portátil. Diria mesmo que suporta mais actividades, como a leitura ....

E quem precisa ocasionalmente de trabalhar para a empresa em casa, sempre pode fazer Remote Desktop, ou usar o iPad Pro como terminal Citrix.

Disse que faltava apenas o suporte para rato ... Sim esse é creio o fundamental. Logo a seguir a possibilidade de ler e escrever em unidades de armazenamento externo (FAT, NTFS, APFS, ..). Creio que para um estudante isto é fundamental.

Ao contrário de ti, já não penso nestas coisas como um dispositivo para tudo. A maior parte das pessoas que vejo a pensar assim, sim têm um bom portátil a fazer de workstation e depois ... lá compram um iPad para entreter dizem, e não fazem contas. Mas se é assim porque não olham a coisa de outra forma, voltam a ter um PC de secretaria sem compromissos de mobilidade e um iPad potente para trabalho ocasional fora da secretaria. Se calhar alguns gastariam o mesmo ou menos, principalmente aqueles que vão para MacBooks e portáteis PC lopo de gama. Com a vantagem que têm muito mais performance disponível para trabalhar.
 
Última edição:
O poder destes novos Pro é qualquer coisa.

Ontem peguei no Air 2 e comecei a trabalhar com o Affinity Photo [saquei ontem]. Comecei por mexer em imagens de 1 MB, tudo ok.
Peguei em imagens de 12MB e a coisa já ficava lagada e até bloqueava, mandando o programa abaixo.

Tentei ficheiros PSD de 100 MB e nem abriu no Air 2, pois bloqueava e o programa ia abaixo.

No PC [que está na assinatura] consigo abrir o ficheiro PSD, vou buscar a imagem de 12MB e a coisa rola, com algum lag mas roda e faço tudo. Mas queria tirar a provas dos 9. Enviei os ficheiros a um colega meu, que tem o Pro de 11', e voilá: Roda lisinho, sem qualquer lag ou restrição! QUe poder que estes novos iPad Pro tem!

Cada vez estou mais convencido em comprar um, neste caso o de 12.9 [pena a situação dos 6Gb de RAM só estarem nos modelos de 1TB :( ]
 
boas,
ando à procura de um conversor usb-c para headphone sem ser o original.
alguém tem conhecimento de um que funcione? existem muitos à venda mas ainda não vi ninguém dizer um que funcione no ipad pro
 
Mas se é assim porque não olham a coisa de outra forma, voltam a ter um PC de secretaria sem compromissos de mobilidade e um iPad potente para trabalho ocasional fora da secretaria.

É este o meu caso. Sempre preferi ter um desktop em vez de portátil e embora sentisse necessidade, nunca achei que se justificasse ter um portátil + desktop. Agora tenho um iMac e o iPad Pro e estou muito satisfeito. Comprei um Magic Keyboard que ligo para a escrever/rever artigos, uma Apple Pencil para tirar notas (já eliminei todos os meus cadernos) e pronto, está feito.

Do que sinto falta nestas primeiras semanas? 1) Suporte para rato. Estou a escrever este post com o teclado e ter de levar os dedos ao ecrã para selecionar texto (ou ir para outro sítio qualquer) é mau (ah e a seleção de texto é péssima) e selecionar com o teclado demora muito mais tempo. 2) Apps Pro da Apple (e outros). Gostava muito que houvesse uma versão completa do Logic para iPad, que é o que uso no iMac. De resto estou à espera do Photoshop, por isso nem olhei para outras apps de edição já disponíveis.

Se no meu caso o iPad Pro substitui um portátil? Sem dúvida. Mas só porque tenho o iMac. Se não tivesse outro computador não seria um substituto.
 
Eu não gosto muito do teclado folio da Apple e acabo por escrever de forma mais intensiva raramente.

Assim, queria um teclado portável e não muito caro. Alguma recomendação? Vi o logitech keys to go, mas um pouco caro.
 
encontrei a minha solução para o problema da falta headphone jack

Fioo ubtr
prefiro gastar 25E em algo que transforma qq device em bluetooth e poder carregar o ipad ao mesmo tempo.
 
É este o meu caso.

Eu ainda não dei o salto, pois o meu MacBook Pro de 2016 ainda trabalha muito bem como Workstation e o iPad Pro de 2017 é um espetáculo para edição de fotografia.

Por outro lado, face à minha experiência com o iPad Pro, para a minha forma de usar o suporte para rato/trackpad é fundamental quando preciso editar longos textos. Até para escrever este texto dá muito maiss jeito. Por outro lado a solução que a Apple tem em termos de teclado é mesmo só para desenrascar, para mim face a minha experiência com o de 2017 São dois pontos que tem que melhorar para mim para ser algo sem qualquer inconveniente!!

Assim que o meu MBP estiver em performance muito mais aquém, mudo então para uma combinação de Workstation de Secretária e iPad Pro 12.9". O tempo está do meu lado para as coisas melhorarem nos pontos que assinalei. Mas se o MBP precisasse de ser substituído dava o salto já.

Eu não gosto muito do teclado folio da Apple e acabo por escrever de forma mais intensiva raramente.

Assim, queria um teclado portável e não muito caro. Alguma recomendação? Vi o logitech keys to go, mas um pouco caro.

Eu comprei o teclado da Apple para o iPad Pro de 2017 e uso-o muito pouco, pensava que iria usar mais. Isto por diversas razões. No de 2018 não sei, mas não me parece muito melhor.

Se o teclado não é algo fundamental, eu aguardaria! Ou compraria algo para desenrascar. Se te vires a usar muito então comprar algo muito melhor. Creio que vão aparecer soluções, ,muito melhores do que estão disponíveis. Então agora que o iPad Pro 2018 é um Magnet podem aparece keyboard docks muito interessantes:


11.0-and-12.9-Front-Open-web-banner2_2000x.progressive.jpg


https://www.brydge.com/pages/2018-ipad-pro-keyboard-interest-form

Para mim isto é o ideal se o processo de acoplar e desacoplar o iPad for sem espinhas. Nesse sentido não gosto muito da forma como estão a segurar a tela. Creio que se usassem o novo magnet traseiro disponível no iPad Pro 2018 além de não obstruir a frente, seria muito mais simples acoplar e desacoplar on the fly.

Creio que a começar já este ano, os próximos dois anos vão ser transformadores para o iPad e o iOS para o iPad. E se a coisa correr bem vamos ter daqui a uns anos mais uma variante do iOS, um iPad OS. Só não é agora para não assustar os devs iOS.

A ver vamos.
 
Última edição:
iPad de 12.9 64Gb Space Gray + Apple Pencil + Apple Keyboard encomendado.
Data prevista de entrega: 12Dez - 17 Dez [mandei gravar umas cenas no iPad e Pencil]

Se não gostar do Keyboard, devolvo e compro só a capa.
 
Back
Topo