iPad iPad Pro 2018

iPad Pro só chega amanha, pois Abrantes é considerado zona remota :( Mas pronto, ainda chega a tempo do fim de semana :D

Keyboard e Apple Pencil foram adiados para dia 19 de Dez - 28 de Dez :O Estava inicialmente previsto para dia 12 Dez...

O Apple Pencil não me importo, pois tem um gravação e prefiro esperar. Agora o keyboard fez-me comprar uma capa de 11€ pela Amazon para desenrascar e não arriscar a ter riscos, pois não encontro em lado nenhum o keyboard para o de 12.9... Se alguém souber, avise que cancelo as duas coisas e compro em PT.

Afinal fui hoje buscar o meu ;)
Não me aguentei até amanhã e na hora de almoço fiz Porto - Braga - Porto só para o ir buscar lol

Já cá canta o iPad Pro 12.9 + Keyboard + Pencil, agora o unbox vai ter de esperar até à noite x)

Compreendo essa tua ansiedade, não dá para esperar ahaha.

Depois bota aqui fotos desse lindo menino e primeiras impressões!

Já agora, qual vai ser o teu main use?
 
Compreendo essa tua ansiedade, não dá para esperar ahaha.

Depois bota aqui fotos desse lindo menino e primeiras impressões!

Já agora, qual vai ser o teu main use?


Logo a noite já coloco fotos ;)

O main use do iPad Pro vai ser basicamente isto:
- Gestão de projetos de desenvolvimento;
- Elaboração de documentos (word / excel);
- Desenvolvimento Web;
- Algumas tarefas de design vectorial (affinity designer);
- Desenho (procreate).


Consigo ter todo o meu workflow diário, sem qualquer problema, no iPad, com a grande vantagem de ainda ter a capacidade de desenhar nele, da bateria (e optimização do iOS) ser muito superior ao Macbook e a questão da mobilidade.
Utilizo sempre o Macbook Pro em casa, quase como que se tratasse de um desktop, mas prefiro macbook porque posso precisar de algo mais específico para levar para qualquer lado. Tirando isso, utilizava sempre o iPad. A diferença de tamanho no ecrã da migração do 10.5 para o 12.9 vai fazer uma enorme diferença no meu dia-a-dia.
 
Eu como vendi o Macbook de 12', sinto falta de um device que me complete quando estou fora de casa ou mesmo ao sofá, por exemplo.

Tenho o desktop e o iPhone mas não é a mesma coisa. Aliás, o uso do iPad será aquele que Steve Jobs apresentou na altura. Um device que esteja entre o smartphone e computador. É para isso que serve um iPad e o teu uso mostra isso claramente! Melhor exemplo era impossível!
 
O main use do iPad Pro vai ser basicamente isto:
- Gestão de projetos de desenvolvimento;
- Elaboração de documentos (word / excel);
- Desenvolvimento Web;
- Algumas tarefas de design vectorial (affinity designer);
- Desenho (procreate).

Que aplicação usas no iPad para Gestão de projetos se não te importares de partilhar claro?
 
Logo a noite já coloco fotos ;)

O main use do iPad Pro vai ser basicamente isto:
- Gestão de projetos de desenvolvimento;
- Elaboração de documentos (word / excel);
- Desenvolvimento Web;
- Algumas tarefas de design vectorial (affinity designer);
- Desenho (procreate).


Consigo ter todo o meu workflow diário, sem qualquer problema, no iPad, com a grande vantagem de ainda ter a capacidade de desenhar nele, da bateria (e optimização do iOS) ser muito superior ao Macbook e a questão da mobilidade.
Utilizo sempre o Macbook Pro em casa, quase como que se tratasse de um desktop, mas prefiro macbook porque posso precisar de algo mais específico para levar para qualquer lado. Tirando isso, utilizava sempre o iPad. A diferença de tamanho no ecrã da migração do 10.5 para o 12.9 vai fazer uma enorme diferença no meu dia-a-dia.

Vais adorar, não tenho dúvidas.
Mas o iPad sem rato e iOS sem um gestor de ficheiro decente é limitador, a começar pelo uso do Word e Excel. Desejo ardentemente um ipadOS...
De resto é uma máquina.
 
Como é escrever nesse teclado, gostas?

Super natural. Sempre gostei do feel destes teclados (já gostava no 10.5"), mas no modelo de 12.9" acho que consegue ser mais natural devido às teclas serem maiores ou ligeiramente mais espaçadas.
São clicky na medida certa ;)

A única coisa que não gosto neste face ao de 10.5" que tive é que o teclado fica sempre exposto, quer com a capa dobrada para trás ou quando o ipad está guardado. No 10.5" ficava sempre escondido, nem ficava nas costas do ipad nem sobre o ecrã. Contudo, percebo o compromisso de terem colocado capa traseira nestee isso não ser possível.

É caro! Doeu-me pagar 200€ por ele, mas na realidade, dou-lhe bastante uso e não consigo encontrar uma alternativa à altura e com a mesma portabilidade / flexibilidade.
 
Super natural. Sempre gostei do feel destes teclados (já gostava no 10.5"), mas no modelo de 12.9" acho que consegue ser mais natural devido às teclas serem maiores ou ligeiramente mais espaçadas.
São clicky na medida certa ;)

A única coisa que não gosto neste face ao de 10.5" que tive é que o teclado fica sempre exposto, quer com a capa dobrada para trás ou quando o ipad está guardado. No 10.5" ficava sempre escondido, nem ficava nas costas do ipad nem sobre o ecrã. Contudo, percebo o compromisso de terem colocado capa traseira nestee isso não ser possível.

É caro! Doeu-me pagar 200€ por ele, mas na realidade, dou-lhe bastante uso e não consigo encontrar uma alternativa à altura e com a mesma portabilidade / flexibilidade.
A minha dúvida será mesmo o feeling que me vai proporcionar, vamos ver.

Concordo contigo, é pena estar sempre exposto mas entendo o compromisso que tem de ser feito.

O único que gosto é o Magic Keyboard da Apple mas é sempre mais uma peça que tem de andar comigo. Deixa de ter a portabilidade que procuro. Sendo assim, o meu Magic Keyboard ficará perto do monitor lá de casa para quando quiser escrever com o iPad ligado a ele. [duvido que lhe dê muito uso].
 
Já agora, para quem usa o Pro como ferramenta de trabalho e precisa de receber vários ficheiros .zip, há uma pequena app "Zipped" que custa "1.09€" que é fantástica.

Fazem save dos ficheiros .zip na app "Files", e depois é só abrir com a "Zipped" e escolher o local de extração. Flawless.
 
Já agora, para quem usa o Pro como ferramenta de trabalho e precisa de receber vários ficheiros .zip, há uma pequena app "Zipped" que custa "1.09€" que é fantástica.

Fazem save dos ficheiros .zip na app "Files", e depois é só abrir com a "Zipped" e escolher o local de extração. Flawless.
Isto vai dar muito jeito, thanks pela dica.

Já chegou o menino! Top, que ecrã enorme e um regalo para os olhos! Estou habituado ao OLED do iPhone mas se for para deixar os 120Hz, prefiro o LCD. Mesmo muito bom!

Só falta o teclado e o Apple Pencil. Mas já abri um ficheiro PSD com o Affinity Photo, que performance!
No Air 2 nem abria, no desktop que tenho na assinatura não é totalmente fluido, no iPad nem se queixou!
 
Para os utilizados do IPAD Pro 18, ou até para aqueles que têm conhecimento sobre o produto, preciso da vossa sincera ajuda.

Neste momento possuo um MacBook Pro 16 i5 com touch bar 13". Estou bastante satisfeito com o portátil. Foi o primeiro dispositivo Apple que tive e não demorei muito para me apaixonar. Tudo é fantástico. O detalhe, a construção e o desempenho. No entanto, nos últimos tempos tenho me deparado com um dilema.

Sou trabalhador/estudante (mestrado, Gestão de Empresas). Passo também imenso tempo em viagens. Com o tempo, comecei a precisar de um dispositivo que me acompanhe de forma diferente nas viagens. No avião, no centro da cidade, até mesmo em reuniões. O ecrã tátil era algo que me dava bastante jeito e também a possibilidade de separar o ecrã do teclado. Não me é tão prático transportar o computador comigo embora seja bastante leve e de 13".

Dou por mim a não usar o meu Macbook. No sentido em que, durante a semana trabalho com o portátil da empresa. Uso o Macbook essencialmente para trabalhos académicos. (Muito Word como editar textos grandes, trabalhos académicos, pesquisa... Muito PowerPoint para preparar apresentações e também Excell com bastantes linhas. Utilizo o Mac para pesquisa e para Netflix, música, vídeos e pouco mais). Por agora não tenho necessidade de usar aplicações específicas, a não ser o Outlook). Isto leva-me ao seguinte... Pensei seriamente em vender o meu Macbook e ficar com dinheiro para comprar um Ipad Pro 18.

As minhas questões principais são:
- Será o Ipad Pro prático para criar, editar e trabalhar textos grandes como trabalhos académicos de 30-40 páginas? É prático, intuitivo e rápido?
- É o Ipad Pro prático para criar PPTs e para editar Excells com muitas linhas?
- O teclado é prático?

Para quem tiver um pouquinho de paciência e tempo... Fica aqui o meu caso. Preciso de ajuda para tomar uma decisão, de facto.

Muito obrigado!
 
Bom dia, eu acho não ser muito pratico para o que queres visto ser algo que precisas para um certo trabalho mais profundo e aqui não tens o rato essencial para o que pretendes no word e excell.

Se for trabalhos ocasionais ou pequenos tudo bem, mas ok, tb te podes habituar a tal, além de aqui não teres gestor de ficheiros, basicamente trabalhas nas nuvens.
 
Para os utilizados do IPAD Pro 18, ou até para aqueles que têm conhecimento sobre o produto, preciso da vossa sincera ajuda.

Neste momento possuo um MacBook Pro 16 i5 com touch bar 13". Estou bastante satisfeito com o portátil. Foi o primeiro dispositivo Apple que tive e não demorei muito para me apaixonar. Tudo é fantástico. O detalhe, a construção e o desempenho. No entanto, nos últimos tempos tenho me deparado com um dilema.

Sou trabalhador/estudante (mestrado, Gestão de Empresas). Passo também imenso tempo em viagens. Com o tempo, comecei a precisar de um dispositivo que me acompanhe de forma diferente nas viagens. No avião, no centro da cidade, até mesmo em reuniões. O ecrã tátil era algo que me dava bastante jeito e também a possibilidade de separar o ecrã do teclado. Não me é tão prático transportar o computador comigo embora seja bastante leve e de 13".

Dou por mim a não usar o meu Macbook. No sentido em que, durante a semana trabalho com o portátil da empresa. Uso o Macbook essencialmente para trabalhos académicos. (Muito Word como editar textos grandes, trabalhos académicos, pesquisa... Muito PowerPoint para preparar apresentações e também Excell com bastantes linhas. Utilizo o Mac para pesquisa e para Netflix, música, vídeos e pouco mais). Por agora não tenho necessidade de usar aplicações específicas, a não ser o Outlook). Isto leva-me ao seguinte... Pensei seriamente em vender o meu Macbook e ficar com dinheiro para comprar um Ipad Pro 18.

As minhas questões principais são:
- Será o Ipad Pro prático para criar, editar e trabalhar textos grandes como trabalhos académicos de 30-40 páginas? É prático, intuitivo e rápido?
- É o Ipad Pro prático para criar PPTs e para editar Excells com muitas linhas?
- O teclado é prático?

Para quem tiver um pouquinho de paciência e tempo... Fica aqui o meu caso. Preciso de ajuda para tomar uma decisão, de facto.

Muito obrigado!


De forma muito prática...
Não sei porque valor consegues vender o Macbook Pro no mercado de usados;

Comprar um iPad Pro, para ter a flexibilidade que pretendes terias de partir para o modelo de 12.9" com o mínimo de 256Gb de armazenamento e adicionar a capa com teclado, o que dá um valor final > 1400€.

Pessoalmente, consigo fazer tudo o que pretendo no meu, não desilude em nada, sendo extremamente leve e portátil para andar comigo para todo o lado. Acho que a utilização do Word/Excel/Powerpoint também é muito simples e intuitiva. Tenho subscrição do Office365.

Creio que o pessoal diga que falta um rato para ser mais intuitivo, mais por uma questão de hábito. Com o touch e com o teclado é possível fazer exatamente o mesmo, apenas a experiência de utilização é que muda. Não é melhor, nem pior, é algo diferente.


Se utilizas o Macbook Pro apenas para isso, acho que um iPad Pro cumpriria com todos os teus requisitos sem qualquer problema, dado que a nível de processamento é uma besta!
 
Dando aqui o meu testemunho!

Em termos de processamento, fica descansado que vais ter capacidade para tudo o que tu queres e muito mais.

Acho que dependerá do quão "viciado" estás no rato e no gestor de ficheiros, Finder.

Com o rato, no meu ver, é mais fácil e intuitivo seleccionar partes do texto, por exemplo. Com o Apple Pencil também o consegues mas acho que não é tão directo como no rato. Mas em reuniões conseguirás tirar notas muito mais rápido com o Pencil na aplicação notas ou ir fazendo anotações, pois a escrita é muito próxima do real.

Na parte do gestor de ficheiros, o @JCmendes tem razão e trabalharás muito à base da Cloud, por enquanto [vamos rezar para o iOS 13 e uma melhor utilização do USB-C]. Eu trabalho com a Cloud, logo, estou completamente à vontade com isso. Tendo essa Cloud no computador da empresa, consegues assim ter os documentos em vários lados, sem grandes problemas.

Agora o @kripton2007 escreveu algo importante. O valor deste novo iPad com tudo fica a sensivelmente 1500€. É um investimento avultado e que terás de ponderar bem, especialmente se o teu Macbook for o Dual Core, pois tem um valor e procura de mercado um pouco mais baixo que o Quad Core [edição de fotografia e vídeo]

Eu tenho utilizado imenso o iPad e estou super satisfeito. Consegue fazer tudo o que quero e o que não consigo, ligo ao meu desktop via Teamviewer. O ecrã de 12.9 dá-te uma excelente resolução para utilizares o desktop em Teamviewer.
 
Em primeiro lugar quero agradecer as vossas respostas. Sem dúvida alguma, precisava de ler algo assim para ficar mais esclarecido.

Em relação ao meu Macbook é um Touch Bar e Touch ID Processador Quad-core a 2,3 GHz com 256GB de armazenamento (2099€ no site da Apple).

De facto, a grande parte da utilização do Ipad Pro será mesmo para edição de texto (trabalhos extensos), apresentações PPT, excell e pesquisa, muita pesquisa. Não sou de jogar, pelo que prefiro ler ou ver uma série. A questão da leitura é outra... A possibilidade de ler (livros digitais) no Ipad.

Eu entendo perfeitamente, quando tenho amigos meus que me dizem que são coisas completamente distintas, mas dou por mim a não usar o meu Macbook a não ser para trabalhos da Universidade, porque com o pouco tempo que tenho e com as viagens que faço necessito de algo muito mais prático e intuitivo. De levar e transportar para qualquer lado com imensa facilidade. Ou seja, de chegar ao hotel enviar uns e-mails, sair com ele e no meio da cidade assim que precisar responder a alguém ou até mesmo editar um texto rápido. Esta é a minha verdadeira necessidade... Ou até mesmo durante o dia de trabalho. Estou na empresa, mas quando saio vou directo para as aulas, e aí ter um dispositivo leve na mochila com tudo o que necessito é fantástico. Para além disso, a possibilidade de substituir os cadernos agrada-me imenso...

Claro está, que eu não quero ficar com os dois dispositivos... A ideia passaria por vender o Mac e comprar o Ipad. O meu grande receio é mesmo que na questão do escrever trabalhos longos académicos sinta "dificuldade". Há quem já me tenha dito que para grandes criações e edições de texto necessitaria de um Macbook.

Cada vez mais sinto que necessito de um dispositivo como o Ipad. Intuitivo, rápido de utilizar seja onde for e prático para todas as necessidades que terei.

O Word, Excell e PPT são completos como no Mac?

Uma vez mais, muito obrigado. Vocês são uma enorme ajuda para eu tomar esta decisão.
 
Em primeiro lugar quero agradecer as vossas respostas. Sem dúvida alguma, precisava de ler algo assim para ficar mais esclarecido.

Em relação ao meu Macbook é um Touch Bar e Touch ID Processador Quad-core a 2,3 GHz com 256GB de armazenamento (2099€ no site da Apple).

De facto, a grande parte da utilização do Ipad Pro será mesmo para edição de texto (trabalhos extensos), apresentações PPT, excell e pesquisa, muita pesquisa. Não sou de jogar, pelo que prefiro ler ou ver uma série. A questão da leitura é outra... A possibilidade de ler (livros digitais) no Ipad.

Eu entendo perfeitamente, quando tenho amigos meus que me dizem que são coisas completamente distintas, mas dou por mim a não usar o meu Macbook a não ser para trabalhos da Universidade, porque com o pouco tempo que tenho e com as viagens que faço necessito de algo muito mais prático e intuitivo. De levar e transportar para qualquer lado com imensa facilidade. Ou seja, de chegar ao hotel enviar uns e-mails, sair com ele e no meio da cidade assim que precisar responder a alguém ou até mesmo editar um texto rápido. Esta é a minha verdadeira necessidade... Ou até mesmo durante o dia de trabalho. Estou na empresa, mas quando saio vou directo para as aulas, e aí ter um dispositivo leve na mochila com tudo o que necessito é fantástico. Para além disso, a possibilidade de substituir os cadernos agrada-me imenso...

Claro está, que eu não quero ficar com os dois dispositivos... A ideia passaria por vender o Mac e comprar o Ipad. O meu grande receio é mesmo que na questão do escrever trabalhos longos académicos sinta "dificuldade". Há quem já me tenha dito que para grandes criações e edições de texto necessitaria de um Macbook.

Cada vez mais sinto que necessito de um dispositivo como o Ipad. Intuitivo, rápido de utilizar seja onde for e prático para todas as necessidades que terei.

O Word, Excell e PPT são completos como no Mac?

Uma vez mais, muito obrigado. Vocês são uma enorme ajuda para eu tomar esta decisão.

Eu não tenho o iPad Pro (tenho o iPad 2018) e não tenho um Mac (tenho um portátil Windows da empresa).

O Office para iPad não é igual ao do Mac, não tem tantas funcionalidades, mas na minha opinião dá perfeitamente para fazer trabalhos de 30/40 paginas.

Como alternativa tens ainda as ferramentas da Apple, Pages, Numbers e keynote que no iPad também permitem fazer coisas interessantes.
Claro e as da Google também.

Na minha opinião, se tens acesso a um PC da empresa(não sei se é um portátil?) eu abdicava do Macbook eu detrimento do iPad Pro 12.9 LTE.
Quando precisa-se de algo complexo, pontualmente utilizava o PC da empresa.

Acho que a utilização do iPad, não tendo rato, é uma questão de habito... simplesmente estamos formatados para usar rato.
 
Em primeiro lugar quero agradecer as vossas respostas. Sem dúvida alguma, precisava de ler algo assim para ficar mais esclarecido.

Em relação ao meu Macbook é um Touch Bar e Touch ID Processador Quad-core a 2,3 GHz com 256GB de armazenamento (2099€ no site da Apple).

De facto, a grande parte da utilização do Ipad Pro será mesmo para edição de texto (trabalhos extensos), apresentações PPT, excell e pesquisa, muita pesquisa. Não sou de jogar, pelo que prefiro ler ou ver uma série. A questão da leitura é outra... A possibilidade de ler (livros digitais) no Ipad.

Eu entendo perfeitamente, quando tenho amigos meus que me dizem que são coisas completamente distintas, mas dou por mim a não usar o meu Macbook a não ser para trabalhos da Universidade, porque com o pouco tempo que tenho e com as viagens que faço necessito de algo muito mais prático e intuitivo. De levar e transportar para qualquer lado com imensa facilidade. Ou seja, de chegar ao hotel enviar uns e-mails, sair com ele e no meio da cidade assim que precisar responder a alguém ou até mesmo editar um texto rápido. Esta é a minha verdadeira necessidade... Ou até mesmo durante o dia de trabalho. Estou na empresa, mas quando saio vou directo para as aulas, e aí ter um dispositivo leve na mochila com tudo o que necessito é fantástico. Para além disso, a possibilidade de substituir os cadernos agrada-me imenso...

Claro está, que eu não quero ficar com os dois dispositivos... A ideia passaria por vender o Mac e comprar o Ipad. O meu grande receio é mesmo que na questão do escrever trabalhos longos académicos sinta "dificuldade". Há quem já me tenha dito que para grandes criações e edições de texto necessitaria de um Macbook.

Cada vez mais sinto que necessito de um dispositivo como o Ipad. Intuitivo, rápido de utilizar seja onde for e prático para todas as necessidades que terei.

O Word, Excell e PPT são completos como no Mac?

Uma vez mais, muito obrigado. Vocês são uma enorme ajuda para eu tomar esta decisão.


Quanto à tua questão do Office, no iPad sim, são completos.

O que te recomendava neste caso era avançares com uma compra do iPad diretamente na Apple Store. Tens 15 dias para o testares em pleno e no terreno. Caso te adaptes, fica com ele, caso não gostes ou sintas que não te facilita todo o processo (ou simplesmente não te adaptaste) devolves o mesmo de forma gratuita e tens a totalidade do valor devolvida.

Acho que só dessa forma consegues durante alguns dias testar tudo a fundo. Muitas vezes, com 1 ou 2 horas numa loja com o device não dá para ter total percepção de como se vai comportar no dia-a-dia, no teu caso em específico.

Para mim, enquanto developer, project manager e ceo funciona na perfeição, tendo o macbook ficado em casa sempre desde que comprei o novo ipad pro 12.9, no entanto, conheço várias pessoas que carecem da mesma utilização que não se conseguiram adaptar.
 
Quanto à tua questão do Office, no iPad sim, são completos.

O que te recomendava neste caso era avançares com uma compra do iPad diretamente na Apple Store. Tens 15 dias para o testares em pleno e no terreno. Caso te adaptes, fica com ele, caso não gostes ou sintas que não te facilita todo o processo (ou simplesmente não te adaptaste) devolves o mesmo de forma gratuita e tens a totalidade do valor devolvida.

Acho que só dessa forma consegues durante alguns dias testar tudo a fundo. Muitas vezes, com 1 ou 2 horas numa loja com o device não dá para ter total percepção de como se vai comportar no dia-a-dia, no teu caso em específico.

Para mim, enquanto developer, project manager e ceo funciona na perfeição, tendo o macbook ficado em casa sempre desde que comprei o novo ipad pro 12.9, no entanto, conheço várias pessoas que carecem da mesma utilização que não se conseguiram adaptar.

Eu não conheço o Office para Mac OS, mas atenção que a versão do iPad não permite fazer tudo o que a versão do Windows permite.

@rzao
A versão do iPad é muito semelhante à versão web do office(com muito melhor desempenho), podes ir a:
https://office.live.com/start/Word.aspx
https://office.live.com/start/Excel.aspx
https://office.live.com/start/PowerPoint.aspx

e ver o que consegues fazer.

De referir que para puderes editar documentos do office no iPad precisas de uma subscrição do Office 365.
 
Back
Topo