iPad iPad Pro 2018

O que te recomendava neste caso era avançares com uma compra do iPad diretamente na Apple Store. Tens 15 dias para o testares em pleno e no terreno. Caso te adaptes, fica com ele, caso não gostes ou sintas que não te facilita todo o processo (ou simplesmente não te adaptaste) devolves o mesmo de forma gratuita e tens a totalidade do valor devolvida.
Era mesmo isto que ia sugerir ao @rzao . Se tiveres possibilidade, faz isto. Terás duas semanas de test drive, basicamente.

Vê se o Smart Keyboard da Apple serve para ti, pois vais escrever muito, convém que gostes do feeling e de o usar.
Vê se o tamanho de 12.9 é bom para ti ou se é muito grande.

Em relação ao Office, penso que para o básico chega mas depende dos recursos que tu utilizas...
Mas vê se utilizas algo muito especifico no Word, Excel e PPT e pesquisa no youtube ou google se é possível fazer no iPad.

E também tens a possibilidade de ligar o iPad a um monitor e fazer uma apresentação em reuniões, por exemplo.

Eu utilizo e edito regularmente um documento excel com mais de 30 folhas e imensas linhas. No stress...
Claro que só lá tenho fórmulas, etc... Para add-ons ou VBA utilizo o desktop ou portátil da empresa.

Acreditem que se o SAP existisse para iOS, o iPad passaria a ser a minha ferramenta diária.
 
Acreditem que se o SAP existisse para iOS, o iPad passaria a ser a minha ferramenta diária.

SAP GUI mal funciona no Mac OS, e diria que nunca vai chegar ao iOS, até porque a abordagem da SAP é Fiori e WebIDE e neste caso é funcional no iPad ou em qualquer outro dispositivo com um browser.
Mas no geral acho que a SAP anda sempre 10 passos atrás do resto do mundo e em Portugal essa diferença é ainda mais gritante.
 
Já agora, um pouco offtopic, mas ainda assim ontopic...

Dado que agora com o novo iPad Pro 12.9 estou 100% livre de armazenamento externo, estou a procurar uma solução NAS/Cloud que venha a substituir todas as subscrições de serviços que tenho, sendo elas Dropbox, iCloud e GoogleDrive.

Estou a tentar uniformizar tudo, inutilizando drives físicas e passar tudo apenas para 1 local onde tenha acesso a todos os ficheiros de forma simples, em qualquer lado ou device (iphone, ipad e mac).

Dentro disto, recomendam alguma coisa? Ando a ver as soluções da Western Digital (My Cloud, mais concretamente), mas ouço falar bem e mal ao mesmo tempo...
 
SAP GUI mal funciona no Mac OS, e diria que nunca vai chegar ao iOS, até porque a abordagem da SAP é Fiori e WebIDE e neste caso é funcional no iPad ou em qualquer outro dispositivo com um browser.
Mas no geral acho que a SAP anda sempre 10 passos atrás do resto do mundo e em Portugal essa diferença é ainda mais gritante.
Mas a empresa onde trabalho não tem subscrição ou não disponibiliza esse serviço, infelizmente.

Vou-me ficando com o PC Windows para SAP e Macros.

iPad para o resto!

Já agora, um pouco offtopic, mas ainda assim ontopic...

Dado que agora com o novo iPad Pro 12.9 estou 100% livre de armazenamento externo, estou a procurar uma solução NAS/Cloud que venha a substituir todas as subscrições de serviços que tenho, sendo elas Dropbox, iCloud e GoogleDrive.

Estou a tentar uniformizar tudo, inutilizando drives físicas e passar tudo apenas para 1 local onde tenha acesso a todos os ficheiros de forma simples, em qualquer lado ou device (iphone, ipad e mac).

Dentro disto, recomendam alguma coisa? Ando a ver as soluções da Western Digital (My Cloud, mais concretamente), mas ouço falar bem e mal ao mesmo tempo...

Eu vou continuar com a iCloud, tenho a subscrição de 200Gb, pois é onde guardo todas as fotos do iCloud em resolução total e no iDevice apenas está a thumbnail. Poupo imenso espaço...

Depois guardo os RAW que vou tirando em um disco externo no PC... Não é o ideal, mas pronto.

Claro que preferia uma NAS, mas os preços delas são caras :/
 
Muito obrigado a todos os que me ajudaram.

Com quase toda a certeza, vou avançar para a compra de um Ipad Pro 2018 de 256GB 12,9".

No entanto, acho que em primeiro vou tentar vender o meu Macbook Pro. Como vos tinha dito não tenho qualquer interesse em ter os dois. A minha ideia passar por vender o Macbook Pro e usar esse mesmo dinheiro para comprar o Ipad Pro 2018.

Vou tentar tratar do assunto!
 
Já agora, um pouco offtopic, mas ainda assim ontopic...

Dado que agora com o novo iPad Pro 12.9 estou 100% livre de armazenamento externo, estou a procurar uma solução NAS/Cloud que venha a substituir todas as subscrições de serviços que tenho, sendo elas Dropbox, iCloud e GoogleDrive.

Estou a tentar uniformizar tudo, inutilizando drives físicas e passar tudo apenas para 1 local onde tenha acesso a todos os ficheiros de forma simples, em qualquer lado ou device (iphone, ipad e mac).

Dentro disto, recomendam alguma coisa? Ando a ver as soluções da Western Digital (My Cloud, mais concretamente), mas ouço falar bem e mal ao mesmo tempo...

Na minha opinião, acho que as NAS são cada vez mais uma solução ultrapassada. Há quem defenda muito estes armazenamentos mas eu acho que já não fazem sentido para guardar os ficheiros rotineiros do dia a dia.

Acho que as clouds têm muito mais vantagens que as NAS.
- Backups redundantes (mesmo que arda um data center dificilmente perdes os teus dados, tendo a NAS em casa estás sujeito).
- Disponibilidade do serviço (se estiveres no exterior e ficares sem internet ou luz em casa ficas sem acesso aos teus ficheiros)
- Velocidade de acesso ( com uma NAS estás sempre limitado à velocidade de download/upload da tua internet).
- Gestão de versões das clouds
- Facilidade de configuração e manutenção das clouds.

Entre outras coisas, claro que também tem pontos negativos, por exemplo se manipulares ficheiros enormes regularmente, na cloud é complicado, se fizeres isso na tua rede interna terás mais facilidade.

Eu pago subscrição de de 200Gb do iCloud, mas só uso para as fotos e backups dos dispositivos Apple.
Tenho subscrição do Office 365, que me dá acesso ás ferramentas do office em qualquer dispositivo e 1Tb de armazenamento. Nos PCs e Macs podes usar ficheiros on-demand que possibilita ver todos os ficheiros sem que eles estejam a ocupar espaço fisico no disco.

Acho que preço/funcionalidades o OneDrive é imbatível, mas para quem só tem dispositivos Apple fica bem servido com o iCloud em detrimento de qualquer NAS, mas acho que basta ter apenas 1 serviço.
 
Tendo em conta o que me disseram anteriormente, estou a pensar adquirir o novo Ipad Pro juntamente com o teclado da apple + apple pencil e uma película para o ecrã.

Viajando bastante, acham que fico bem servido com o Wi-Fi ou deveria comprar o + Cellular? A diferença de preços ainda é considerável...
 
Tendo em conta o que me disseram anteriormente, estou a pensar adquirir o novo Ipad Pro juntamente com o teclado da apple + apple pencil e uma película para o ecrã.

Viajando bastante, acham que fico bem servido com o Wi-Fi ou deveria comprar o + Cellular? A diferença de preços ainda é considerável...

Podes sempre fazer o iPhone de hotspot para teres net no Ipad. Vai é concerteza consumir mais bateria no iPhone
 
@rzao
Depois dá feedback da tua experiência do iPad Pro no contexto da tua utilização. A mim parece-me que vai ser muito frustrante quando necessitares de coisas que são muito simples com um rato como copy e paste. Dou de barato a questão do armazenamento dos ficheiros e afins mas copy e paste, sublinhar artigos não consigo usar um iPad. Ainda por cima quando vais deixar de ter o Mac.

Sobre a questão do NAS ou não. É muito interessante a centralização mas perde na parte de backups para uma solução Cloud. São compromissos e vão depender de cada um. Nas marcas não optava pela WD. Iria para Synology ou Qnap.
 
Se for possível, não vendia já o Mac. Comprava o iPad na Apple Store Online e via a experiência, pois é algo diferente.

Basicamente é uma questão de veres se te habituas a este novo conceito de sublinhar, copy + paste, etc... Com o rato é tudo mais fácil e intuitivo, mas até te podes adaptar muito bem com o Pencil. Em principio o meu Pencil e Keyboard chegam hoje. Depois deixo-te aqui as primeiras impressões, especialmente a sua utilização em Word e Excel.

A parte da Cloud, como deve ser ficheiros pequenos [falo até 40Mb] o upload e download é relativamente rápido, logo acho que cumpre minimamente com o que precisas.
 
Tendo em conta o que me disseram anteriormente, estou a pensar adquirir o novo Ipad Pro juntamente com o teclado da apple + apple pencil e uma película para o ecrã.

Viajando bastante, acham que fico bem servido com o Wi-Fi ou deveria comprar o + Cellular? A diferença de preços ainda é considerável...

Deixa-me dar-te a minha experiência.
Em termos de Hardware, não há dúvida que é mais do que suficiente para k que queres.
Mas o iOS é de facto limitado para quem quer algumas funções básicas.
- Multitasking. Esquece. Se estás a trabalhar num word numa tabela e queres ir buscar dados a um ficheiro Excel é um stress. E se tens 4 ficheiros word mais 2 excel, mais 3 tabs abertos do browser é quase impossível gerir. Não te possibilita expandir o ambiente de trabalho para outro diaplay. Grande limitação.
- apontador: o touch não é a mesma coisa que rato. Tens uma. Tabela e queres aumentar a largura da coluna 1 caracter, com o iPad esquece. E de cada vez que queres interagir tens de levantar o braço. Não é natural.
- gestor de ficheiros. Só com cloud funciona de forma minimamente decente. Mas não é a mesma coisa e dificulta mesmo a produtividade.
-software. Não tens aplicações básicas necessárias a realização de tese, como por exemplo, referências bibliográficas. E as que tens não funcionam de forma tão bem como Mac.

É excelente para:
-browsing
-redes sociais
-ler ebooks em pdf. Tens apps magníficas para tomar notas, marcas...
-ver vídeo e ouvir música.
-tomar notas em reunião, aulas...
-e-mails, desde que não exijam grandes formatação nem várias janelas abertas.


Nunca me veria a escrever uma tese só com iPad. Seria impossível, no meu caso.
Tenho iPad 11 2018 com pencil e teclado, e Mac para trabalho de produtividade que exige mais recursos.
Está é a minha experiência que espero seja útil.
 
Deixa-me dar-te a minha experiência.
Em termos de Hardware, não há dúvida que é mais do que suficiente para k que queres.
Mas o iOS é de facto limitado para quem quer algumas funções básicas.
- Multitasking. Esquece. Se estás a trabalhar num word numa tabela e queres ir buscar dados a um ficheiro Excel é um stress. E se tens 4 ficheiros word mais 2 excel, mais 3 tabs abertos do browser é quase impossível gerir. Não te possibilita expandir o ambiente de trabalho para outro diaplay. Grande limitação.
- apontador: o touch não é a mesma coisa que rato. Tens uma. Tabela e queres aumentar a largura da coluna 1 caracter, com o iPad esquece. E de cada vez que queres interagir tens de levantar o braço. Não é natural.
- gestor de ficheiros. Só com cloud funciona de forma minimamente decente. Mas não é a mesma coisa e dificulta mesmo a produtividade.
-software. Não tens aplicações básicas necessárias a realização de tese, como por exemplo, referências bibliográficas. E as que tens não funcionam de forma tão bem como Mac.

É excelente para:
-browsing
-redes sociais
-ler ebooks em pdf. Tens apps magníficas para tomar notas, marcas...
-ver vídeo e ouvir música.
-tomar notas em reunião, aulas...
-e-mails, desde que não exijam grandes formatação nem várias janelas abertas.


Nunca me veria a escrever uma tese só com iPad. Seria impossível, no meu caso.
Tenho iPad 11 2018 com pencil e teclado, e Mac para trabalho de produtividade que exige mais recursos.
Está é a minha experiência que espero seja útil.

Pois, por acaso nunca tinha experimentado abrir dois documentos da mesma app ao mesmo tempo, simplesmente não é possível.
Seja no Page, seja no Word, seja no Docs... quando abres um o outro fecha.

Neste caso também acho que não era capaz de escrever uma tese no iPad.
Talvez a melhor alternativa para ter maior portabilidade e flexibilidade seria um Macbook Air ou mesmo um Macbook 12.
 
Alternativas de teclado à capa da apple? Escrevo muito esporadicamente no ipad, mas queria um teclado barato bluetooth para desenrascar. O problema e que na net quase todos sao a versão inglesa
 
Boas
O meu iPad Pro 12.9” chega amanhã ( que xitex) , mas não consigo encontrar o Smartkeyboard folio 12,9” em lado nenhum ...alguém sabe em Lisboa e arredores se há stock em algum lado? Não queria esperar por Janeiro q nem se sabe em que semana chegam...
Estive muito dividida entre o iPad e o Surface Pro , mas não resisti!
 
Recebi o meu ontem (12.9 256gb wifi), e para já impecável...
Usar LumaFusion neste equipamento é muito bom!
Também não consigo arranjar a capa/keyboard oficial...
 
O meu iPad chegou lá à loja, tinha feito reserva, caso chegasse primeiro que pela Apple Store, e na hora perguntei se tinham o Pencil2 e o KeyboardFolio.
Disseram logo que sim, que havia stock. Por isso se calhar vale a pena contactar.
Acho que na loja online deles também havia e estava com uma pequena promo.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo