iPad iPad Pro 2018

Se o photoshop for um fator decisivo (e deixares mesmo o laptop) deixa sair para o iPad (este ano, não se sabe quando) , testa e decides.

Tenho usado cada vez mais o Ipad mini 4 com o Lightroom Mobile e SnapSpeed e arranjei um workflow porreiro. Edito mais fotos em menos tempo pois os Jpegs são muito mais leves(tenho uma a7R II com Raw´s de 45MB) e estas APP´s estão muito bem optimizadas para os Tablets/IPads. Na realidade grande parte das vezes os Jpegs são mais que suficientes.

Uso o Portátil(ligado a um monitos 4k) para os ficheiros(Raw´s) que exigem mais capacidade de processamento. Já vi 2 ou 3 videos de malta a editar raws com estes IPads e são mesmo máquinas com muita potência concentrada.
 
Isso aguenta na boa o raw da RII. Eu tenho importado os raws (uncompressed) da A7III e editado tudo directamente no Lightroom.

O único stress que tive foi armazenamento mas com o iOS 13 isso vai ficar resolvido (visto que vais poder importar as fotos para um SSD externo e tratar daí)

Neste momento só uso o MacBook Pro para vídeo. Fotografia passei a fazer tudo no iPad.
 
Inverti a ordem das frases das duas primeiras citações para dar a minha opinião.

Tenho visto muitos vídeos no YouTube e este IPad é de facto uma máquina impressionante! Para muitas pessoas substitui em quase tudo um portátil/desktop.

O problema é o quase. Eu também fui para o quadro branco colocar os prós e os contras e depos esbarrei aqui.

mas admito que 1300(com o Apple Pencil) pelo modelo de 256gb me está a fazer alguma urticária....

No meu caso em vez de urticária foi como é que conseguia explicar gastar isso para no final acabar a levar o portátil atrás. Depois de voltar a pensar nisto nos últimos dias depois de participar neste tópico a minha conclusão pessoal é, enquanto começar as frases por "falta isto ou aquilo no software" o hardware pode ser banhado a ouro que no meu caso ao preço que custa não vai substituir de forma capaz nada do que preciso.

O único stress que tive foi armazenamento mas com o iOS 13 isso vai ficar resolvido (visto que vais poder importar as fotos para um SSD externo e tratar daí)

Mas a partir do momento em que ficas com um acessório pendurado passa a ser mais parecido com um portátil do que um tablet. Vai haver uma marca de capas que vai criar uma capa com uma bolsa ou velcro para lá fixar o SSD. Percebo mas começa a perder a vantagem da mobilidade.

Por mais voltas que dê este SoC está perfeito para ser colocado num MacBook Air e a partir dai o iPad Pro evoluir para aquilo que a Microsoft tem à vários anos no Surface. Veremos o coleho que a Adobe tira da cartola apesar de eu não ser fã de subscrições em software e cada vez menos em tudo o resto. Um dia destes a nossa vida é subscrições para tudo.
 
Inverti a ordem das frases das duas primeiras citações para dar a minha opinião.



O problema é o quase. Eu também fui para o quadro branco colocar os prós e os contras e depos esbarrei aqui.



No meu caso em vez de urticária foi como é que conseguia explicar gastar isso para no final acabar a levar o portátil atrás. Depois de voltar a pensar nisto nos últimos dias depois de participar neste tópico a minha conclusão pessoal é, enquanto começar as frases por "falta isto ou aquilo no software" o hardware pode ser banhado a ouro que no meu caso ao preço que custa não vai substituir de forma capaz nada do que preciso.



Mas a partir do momento em que ficas com um acessório pendurado passa a ser mais parecido com um portátil do que um tablet. Vai haver uma marca de capas que vai criar uma capa com uma bolsa ou velcro para lá fixar o SSD. Percebo mas começa a perder a vantagem da mobilidade.

Por mais voltas que dê este SoC está perfeito para ser colocado num MacBook Air e a partir dai o iPad Pro evoluir para aquilo que a Microsoft tem à vários anos no Surface. Veremos o coleho que a Adobe tira da cartola apesar de eu não ser fã de subscrições em software e cada vez menos em tudo o resto. Um dia destes a nossa vida é subscrições para tudo.

Conheço algumas pessoas que desde que saiu a beta do iPadOS que deixaram de andar com o MBP atrás.. agora isso vai depender muito do dia a dia de cada pessoa.. eu comprei o Primeiro iPad Pro que saiu, e na altura vendi passado uns 8 meses, porque era o iPhone em Ponto gigante..
Neste caso já não é assim e vou voltar ao iPad Pro.. e aqui não está a questão do dinheiro, porque mais rapidamente justifico O ipad pro mesmo a custar 1300€ do que um MBA ou um MBP 13 (geracao sem touchbar) a custar praticamente o mesmo, mas com processamento muitoo inferior...
 
Inverti a ordem das frases das duas primeiras citações para dar a minha opinião.



O problema é o quase. Eu também fui para o quadro branco colocar os prós e os contras e depos esbarrei aqui.



No meu caso em vez de urticária foi como é que conseguia explicar gastar isso para no final acabar a levar o portátil atrás. Depois de voltar a pensar nisto nos últimos dias depois de participar neste tópico a minha conclusão pessoal é, enquanto começar as frases por "falta isto ou aquilo no software" o hardware pode ser banhado a ouro que no meu caso ao preço que custa não vai substituir de forma capaz nada do que preciso.



Mas a partir do momento em que ficas com um acessório pendurado passa a ser mais parecido com um portátil do que um tablet. Vai haver uma marca de capas que vai criar uma capa com uma bolsa ou velcro para lá fixar o SSD. Percebo mas começa a perder a vantagem da mobilidade.

Por mais voltas que dê este SoC está perfeito para ser colocado num MacBook Air e a partir dai o iPad Pro evoluir para aquilo que a Microsoft tem à vários anos no Surface. Veremos o coleho que a Adobe tira da cartola apesar de eu não ser fã de subscrições em software e cada vez menos em tudo o resto. Um dia destes a nossa vida é subscrições para tudo.

Estamos em total sintonia!

Eu colocava um touch screen no meu Air e ficava “perfeito” para a minha utilização atual.

O que o novo iPad OS promete é o que me faz falta para usar quase exclusivamente um iPad. Em teoria!

Também me faz confusão andar com gongles usb atrás mas acho que passaria a usar mais o iCloud para armazenar as coisas.

Claro que andar agarrado a planos de pagamento para tudo é algo que me faz confusão. É iCloud, é Adobe Lightroom, é Spotify...... e tantos outros que nos querem agarrar(YouTube......)
 
Perdi a cabeça!!!!!!

Vem um 12.9, 256GB em Cinzento Sideral + Apple Pencil.

Depois coloco umas fotos e dou a minha opinião.
 
Por várias semanas que tem estado a esse preço na Amazon Espanha.
Agora entretanto subiu um pouco

É um bom preço para o melhor tablet do mercado...

Eu só não compro porque não lhe vejo grande uso, pois faço tudo no MacBook Pro. Mas se não tivesse o Macbook, nem pensava 2 vezes.
 
Tem estado a esse preço.

Eu fui para o de 12.9 pois será para usar maioritariamente em edição de fotografia, seja em casa, casa dos meus pais/sogros, seja nas férias. Tenho dado comigo a editar cada vez mais no Ipad pelo que a compra de um Pro fazia todo o sentido(especialmente com o IpadOS).

Quem não queira editar muita fotografia/video julgo que o de 11 é mais apropriado. O de 12.9 torna-se desconfortável se for para estar nas mãos muito tempo.

O Apple Pencil é que é obrigatório. Nunca tinha usado e estou a adorar usar. Sei que passou pouco tempo desde a aquisição mas é muito útil e prático.
 
Eu tenho o de 12.9.

Costumo usar maioritariamente para Netflix, escrever artigos, editar fotos e editar um pouco de vídeo.
Tenho o Apple Pencil e a Smart Keyboard.

Tendo em conta o que faço, claramente a smart keyboard dá-me jeito por causa da escrita e o Apple Pencil para editar fotos e vídeo, pois torna tudo mais preciso. Até tenho pena de usar pouco o iPad para editar, pois está aqui uma grande máquina...

O que faço no PC e não consigo fazer no iPad é correr acções do Photoshop mas também só o faço na brincadeira.

Em termos de armazenamento, apesar de já ter o iPadOS, continuo a utilizar muito a iCloud da Apple.
 
Eu tenho o de 12.9.

Costumo usar maioritariamente para Netflix, escrever artigos, editar fotos e editar um pouco de vídeo.
Tenho o Apple Pencil e a Smart Keyboard.

Tendo em conta o que faço, claramente a smart keyboard dá-me jeito por causa da escrita e o Apple Pencil para editar fotos e vídeo, pois torna tudo mais preciso. Até tenho pena de usar pouco o iPad para editar, pois está aqui uma grande máquina...

O que faço no PC e não consigo fazer no iPad é correr acções do Photoshop mas também só o faço na brincadeira.

Em termos de armazenamento, apesar de já ter o iPadOS, continuo a utilizar muito a iCloud da Apple.

Eu não comprei o Smart Keyboard porque praticamente não escrevo nele. Quem, como tu, escreva bastante faz todo o sentido. Eu tenho um teclado Bluetooh que dá para configurar 3 aparelhos pelo que o irei usar quando necessário.

As edições pesadas(que faço cada vez menos) irei continuar a fazer no Macbook ou PC mas as ligeiras deverão ser efetuadas no IPad.

Relativamente ao armazenamento, estou a considerar fazer cada vez mais no Icloud. Quero ver se domino um pouco melhor. Como em menos de 2 anos fiquei com ecossistema Apple bem completo parece fazer todo o sentido usar o Icloud. Fico com a vantagem de ter uma Cloud e poder aceder facilmente em qualquer dispositivo.

Nas férias também deverá ser usado para ver uns episódios e videos no youtube.
 
Para mim a melhor solução de teclado para o iPad Pro é mesmo o SmartKeyboard Folio. É caro, sem dúvida.
Mas vale por toda a sua facilidade de integração, espessura do mesmo, e pelo facto de não necessitar de ser carregado.

O único problema que vejo, especialmente para mim que vinha de um Pro 10.5", é que ao não utilizar o teclado, o mesmo fica exposto nas costas do iPad e o facto de não ter uma terceira posição para desenho ou escrita com o Pencil no iPad.

Na minha opinião esses são os únicos problemas com que me confronto diariamente. Nice-to-have, seria eventualmente um material de contrução mais duradouro e resistente (dado que se risca facilmente) e algum tipo de retro-iluminação.


Comprei na Amazon uma capa acrílica, super fina que é utilizada em simultâneo com o SmartKeyboard Folio, que protege parte da traseira e todas as laterais do iPad, e cria ainda um local para guardar o Pencil, mantendo-o na dock de carregamento. Acho que é um excelente complemento.

https://www.amazon.es/i-Blason-Comp...=2025&creative=165953&creativeASIN=B07P5L87HX
 
Creio que na generalidade as pessoas que gastam 1000+ euros num iPad Pro, é com o objectivo pelo menos substituir o portátil lá de casa. Se fizer isso muito bem a etapa está ganha.

Quem precisa de elevada capacidade de processamento, o portátil sempre foi uma solução de compromisso. O desktop sempre deu melhor relação de custo beneficio nessa matéria. Pelo que, nesta situação, mantendo desktop, acredito que o iPad Pro e iPad OS será uma boa opção para desktop companion / mobile.

Nesta última situação, porque não um portátil padrão e desktop? Porque o esforço para manter tudo o que é necessário para trabalhar em duas estações de igual forma é superior ao benficio. Vale mais fazer remoting para o desktop para aquilo que não se consegue fazer no iPad Pro longe da estação, um conjunto cada vês menor. Por falar em remotiing, a Apple bem podia trazer de volta o Back To My Mac pelo menos para o iPad OS. Creio que apesar de haver soluções alternativas, uma nativa poderia ir mais além em integração.

EDIT: estou apenas a espera que saia à nova versão. Mas não compro o teclado. Tenho teclado no de 2017 mas é mesmo só para desenrascar, creio que há alternativas melhores.
 
Última edição:
Já agora,
Preciso de alguma coisa para proteger o ecrã contra dedadas... noto que o iPad Pro ganha 30x mais sujidade por dedadas do que o iPhone (por exemplo). Isto é extremamente incómodo, pelo menos para mim.

Não pretendo películas com acabamento mate, mas queria algo que fosse mais resistente às dedadas. Conhecem ou utilizam alguma coisa?

Cumps.
 
Back
Topo