iPad iPad Pro 2018

E como fazer com a gestão do catalogo de fotos?
Faço isso no Lightroom ... será que vamos conseguir usar o Lightroom sem ser a versão Cloud para o efeito?
Disco USB-C ligado com o catalogo fotográfico ..

Oi. Eu faço a gestão do meu catálogo no Photos. Para o meu trabalho como amador de fotografia chega. Tenho os meus RAWs todos na Cloud com um backup em pastas organizados por datas em discos externos (fora do catálogo).

Para mim isso não é uma limitação.

Mas quem tem um workflow como o teu só o tempo e a Adobe o dirá. Mas não vejo porque não até determinado ponto. Quem tem teras e mais teras e mais teras de videos e imagem não vejo que o o iPad Pro substitua um desktop PC.

Como diz o video, para trabalho profissional mais técnico nesta área ou outra não vejo que o iPad Pro substitua o Desktop para quem precise. Será sim um "Companion" para trabalho fora da secretaria. Como já foi dito, não é esse o objectivo.

PS: Os portáteis a determinada altura evoluíram para tentar substituir totalmente o desktop em todos os casos. Ao ponto de se criar um novo género, os transportáveis de tão pesados que eram estes, além de uma autonomia de um par de horas. Não me parece que é isso que se pretende com o iPad Pro. Os inconvenientes de uma abordagem desse género alguns já foram descritos aqui.

Quem tem um portátil potente por necessidade e o usa como desktop ao considerar uma solução deste género terá de considerar um Desktop PC ou Mac e um iPad Pro. Esta mentalidade da máquina única faz sentido apenas até determinado ponto. Como também o iPad Pro sem desktop. Passado esse ponto entras num espaço dos "diminished returns", caso concreto portáteis com Core i9 e afins com performance sustentada inferior que um desktop com Core i7, e alguns a reclamar por transportáveis para os padrões de hoje. A insanidade tem limites :)
 
Última edição:
Perguntei precisamente por isso .. dependência do Lightroom da qual quero sair.
O meu problema com o Photos é usar desktop/portátil com Windows. Mobile uso iPhone e iPad Pro.

Mas a ideia de colocar os RAW de parte e ter á mão os "jpg" para easy access agrada-me bastante.
 
O meu problema com o Photos é usar desktop/portátil com Windows. Mobile uso iPhone e iPad Pro.

Tens o iCloud Photos para o Windows. Mas não te posso afiançar a robustez porque não uso (tenho Mac). Também tens o Photos na Web.

A gestão de catálogos do LR tem mais funcionalidades, para lá do Photos. Como a gestão por tags. E é uma solução integrada edição como suporte para presets e coisas mais. As apps no iPad Pro funcionam como Companion.

Mas para quem não precisa dessas funções .... O Photos funciona como repositório de imagens onde os apps de edição múltiplas de terceiros vão ler e depositar informação. No Photos dá para gerir a coisa por albums, ranking, gentes e locais. Além de sugerir "diaporamas digitais", engraçados. Para mim serve.

Este ano não deve sair mais nenhum pro, segundo tenho lido é quase certo. Vão ser outros modelos (versão estudante?).

Se não sair, não sai. O que se sabe é que saiu um em 2016, outro em 2017 e por fim outro em 2018. Mas, tens razão é algo que só se saberá em Setembro ou Novembro. Creio é má politica tomar decisões com base em rumores. Até no que consta em versões beta! Por exemplo o suporte nativo do rato ainda não está garantido para a versão final. Quem pode e está a pensar nisto é aguardar, é isso estou a vou fazer.
 
Última edição:
Ao nível de RDP não vai ter problemas. Tens é que configurar a coisa bem.

Tens n pessoas que já optaram por essa solução. Ainda sem o iPad OS que já suporta nativamente o rato e trackpad.




Para mim não é confortável para trabalhar horas e tenho um de 10.5". Eu já o fiz isso. Pelo que um de 12.9" ou maior é algo que não abdicaria para o efeito.

Ao nível de comunicações, quando preciso de trabalhar rapidamente arranjo um ponto Wifi se é que já não tenho. Sendo que, por vezes mesmo estando num ponto Wifi, nem me dou ao trabalho de ligar, vai por tethering 4G uma vez que muitas das vezes é uma ligação mais rápida que a partilhada. Eu tenho um plano de 10GB mês, nunca o consumo na totalidade.

O RDP como disse, pese embora ainda não tenha um de 12.9" nem rato para o iPad, tenho uma ideia muito aproximada, apenas será necessário para coisas que o iPad OS não suporta para o meu trabalho.

Nomeadamente o Desenvolvimento em Docker, Kubernetes, VMs, VS Code e VS Developer, ... Para Web, Email, word e markdown editor (documentação e propostas), Excel (custeio de projectos), Powerpoint (slides e apresentações), Project Management, o iPad Pro chega e sobra para o efeito. Para video conferência serve muito bem, boa câmera etc etc. Para reuniões, demos e apresentações é excelente, (com ou sem caneta). Isto é, o RDP é mesmo apenas para casos muito específicos de utilização.

Depois tenho o meu hobbie a sério, a fotografia. E nessa matéria é até mais rápido em processamento de imagem que o meu MacBook Pro de 2015" que vou me desfazer dele assim que adquirir do 12.9" pelo menos já feito para o iPad OS quando sair no final do ano. Existe software profissional nesta matéria para o iPad OS, como por exemplo o Affinity Photo, tanto que no meu caso acabou de substituir o portátil em tudo neste contexto. Quem tem workflows em torno do Adobe CC está também muito bem servido, sendo que ainda este ano vai sair o Photoshop CC completo para o iPad OS, a peça que faltava para muito para substituir o portátil. Só aqui ser bem vindo, vejo o USB-C e a abertura para discos externos (gigas de imagens e videos).

Por falar nisso em "final do ano", é a única coisa que iria sugerir. Aguardar pela saída dos novos modelos. Comprar agora não faria sentido para mim. Além de o próximo iPad Pro certamente estar ainda mais apto para o efeito, há a questão do software ainda não estar adaptado. Por exemplo o software demonstrado no video ainda não está adaptado para tirar partido do suporte nativo do rato no iPad OS.

Relativamente a performance, está sobejamente demonstrado é mais rápido que muitos ultra portáteis e alguns não tão ultra conforme indiciado por testes sintéticos. Portanto essa não é para mim a questão, mas sim aquilo para que o iPad OS foi feito. É isso que de momento define se vale a pena ou não.

Neste contexto, para trabalho, custos de manutenção mais baixos não existe. Não tens que gerir anti-vírus e coisas mais, dando não só trabalho, custa $$ e te tira performance ao dispositivo. Não tens que levar com updates frequentes porque quem mantêm o OS não está a fazer o seu trabalho como deve ser. Funciona com a mesma robustez de um telemóvel topo de gama, isto é, muito muito robusto. Preço do software por norma mais baixo além de permitir o uso por toda a família (App Store). Simplicidade ....

Visto isto principal desvantagem do iPad Pro para trabalhar neste workflow é não ser "lappable". O que pode dar jeito para trabalhar sentado numa cadeira ou sofá sem superfície para o poisar. Por outro lado, pese embora não seja disso que estejamos a falar, quem precisa de flexibilidade total, para fazer de "banheira" experimental localmente em desenvolvimento software (experimentar bases de dado, web servers e coisas mais) ou outras coisas mais técnico científicas, o iPad OS obviamente não serve, daí a necessidade do RDP (ou remoting em geral). Se precisas de algo nesse sentido, as vantagens anulam-se então todas a favor desta necessidade, pelo que algo como o Surface Go apesar de menos poderoso em performance, ou melhor como o SP6, poderá ser o mais indicado para ti, e os inconvenientes deixam de ser relevantes, "work as usual" (continua leve e fino).,

É isto que penso de momento.

Fica bem.

@Metro se for para fazer código devia olhar para o 12,9" realmente, tinha ideia que 11" era suficiente, mas ao ver hoje na loja fiquei inclinado para o 12,9".

@Trance não tinha visto esse video, mas fiquei surpreendido, acho que estou convencido, a tua resposta falou de muitos pontos que queria :), a minha utilização RDP seria exactamente para software como esse que falaste (docker, vscode, intellij , etc), claro que coisas como Slack, skype, etc iria usar a versão nativa do iPadOS. Mas no meu caso, eu trabalho fora de casa mesmo muito raramente, acabo por usar sempre o desktop, e o iPad pro é um dispositivo fantástico que adoraria que fosse a minha unica solução mobile, e com o RDP não estou a ver nenhuma utilização que não consiga.

Falaste de novos iPad's no final do ano, estava convencido que este ano não iam lançar nova versão, mas tenho a sensação que este ano não vão renovar. Eu posso esperar sem problema, porque primeiro queria que o iPadOS fosse oficialmente lançado, e tenho um macbook 2014, que ainda se vai desenrascando bem para essas situações.

Já agora alguém sabe se é possível ligar o iPad a um monitor , com extended? em vez de mirror? Isso seria a cereja no topo no bolo, 1 ecrã = RDP e o ecrã do iPad para as aplicações nativas (isto porque as vez quando tenho de trabalhar fora de casa, tenho acesso a 1 monitor).
 
Última edição:
Se não sair, não sai. O que se sabe é que saiu um em 2016, outro em 2017 e por fim outro em 2018. Mas, tens razão é algo que só se saberá em Setembro ou Novembro. Creio é má politica tomar decisões com base em rumores. Até no que consta em versões beta! Por exemplo o suporte nativo do rato ainda não está garantido para a versão final. Quem pode e está a pensar nisto é aguardar, é isso estou a vou fazer.

Pequena Correcção, 1ªGEN iPad Pro saiu em Setembro de 2015, 2ªGEN Junho 2017, 3ªGEN Outubro 2018, por isso o tempo médio é ano e meio :)
 
Já agora alguém sabe se é possível ligar o iPad a um monitor , com extended? em vez de mirror? Isso seria a cereja no topo no bolo, 1 ecrã = RDP e o ecrã do iPad para as aplicações nativas (isto porque as vez quando tenho de trabalhar fora de casa, tenho acesso a 1 monitor).

Infelizmente apenas faz mirror. Isso era a cereja no topo do bolo...
 
A mim parece-me que todos os cenários que aqui estão a discutir gritam por um portátil com o SoC do iPad Pro e ficaria admirado que a Apple não desse esse salto já em 2020. Mas é tudo futurologia. Ai sim não teria reservas na minha recomendação. Até lá eu próprio à uns tempos já peguei numa folha em branco e numa caneta e comecei a fazer contas ao preço do iPad Pro de 12,9", teclado, Pencil 2 e desisti depressa. Vou continuar a acompanhar mas demasiadas adaptações.

Mas continuarei a ler o feedback. Não vou continuar a repetir os meus argumentos porque penso que já estão claros :)
 
Ora bem, aconteceu-me uma coisa engraçada este fim de semana.
Resolvi dar uma limpeza nos devices, para me livrar de algumas trabalhas que estavam instaladas e reorganizar tudo de melhor forma.
Estando ciente que tinha backup do iPad, e todos os dados estavam sincronizados com iCloud, lá fiz o reset no iPad Pro, e iniciei uma configuração completamente nova do mesmo.

Instalei novamente coisas que precisava, iniciei sessões, fiz sync de dados e definições e tudo ficou novamente ok, pronto para voltar à carga, só que.... para meu espanto, o ProCreate (ferramenta que utilizo bastante para desenho) aloja todos os dados no backup automático do iPad e não num folder algures na iCloud (como seria esperado). Consequência, fiquei a 0.

A única forma agora de voltar a ter todo o trabalho é repor o backup anterior do iPad e voltar ao estado anterior do mesmo.

Sei que não há alternativa a isto neste momento, apenas partilho aqui a situação e lamento o facto de uma aplicação como o ProCreate não ter uma outra forma de guardar a informação.
 
Tenho seguido e lido este tópico e estão com opiniões interessantes.

Por este lado encontro-me exactamente no mesmo dilema.

Fiquei sem portátil a algum tempo ( MacBook Pro de 2010 que morreu) e estou agora EXTREMAMENTE indeciso entre comprar MacBook vá iPad Pro.

Como estou a algum tempo sem portátil já me habituei a usar iOS para tudo e com o 13 e iPadOS parece vir a ficar ainda melhor. Por outro lado portátil e sempre portátil e tenho receio de arriscar no iPad e depois não me adaptar.... vou continuar a estudar o assunto e ver o que me devido lol.
 
Tenho seguido e lido este tópico e estão com opiniões interessantes.

Por este lado encontro-me exactamente no mesmo dilema.

Fiquei sem portátil a algum tempo ( MacBook Pro de 2010 que morreu) e estou agora EXTREMAMENTE indeciso entre comprar MacBook vá iPad Pro.

Como estou a algum tempo sem portátil já me habituei a usar iOS para tudo e com o 13 e iPadOS parece vir a ficar ainda melhor. Por outro lado portátil e sempre portátil e tenho receio de arriscar no iPad e depois não me adaptar.... vou continuar a estudar o assunto e ver o que me devido lol.


Compras online na Apple Store, testas durante 15 dias, se não gostares devolves ;)
 
Compras online na Apple Store, testas durante 15 dias, se não gostares devolves ;)

Não sou muito apologista dessas coisas. Para mais 15 dias não chega para testar tudo.... só em situações de dia a dia e que as coisas se vai vendo como funcionam e se realmente me safo só on iPad ou se “fazia falta” o portátil.
 
Só para dar o meu feedback em relação ao teclado. Como já tinha o teclado do iMac, experimentei durante uns tempos usá-lo no iPad e tornou-se impossível. Sempre que o voltava a ligar ao Mac, era um filme ligá-lo de novo ao iPad... acho que posso dizer que nunca funcionou sem antes ter de esquecer o dispositivo nas definições.

Na altura ainda faltava muito tempo até sair o Brydge e acabei por optar pelo da Apple. Hoje estou muito satisfeito. Mudou a forma como uso o iPad e não sei se optaria pelo Brydge agora (o tamanho, peso extra e dificuldade de tirar o iPad deixam-me de pé atrás). Este da Apple é muito fininho e encaixa-se com muita facilidade mesmo. Quando quero estar em “modo tablet”, desencaixo o iPad do teclado num instante. Também não notei nenhum sinal de desgaste, por isso, para mim, está uma solução vencedora.
 
Só para dar o meu feedback em relação ao teclado. Como já tinha o teclado do iMac, experimentei durante uns tempos usá-lo no iPad e tornou-se impossível. Sempre que o voltava a ligar ao Mac, era um filme ligá-lo de novo ao iPad... acho que posso dizer que nunca funcionou sem antes ter de esquecer o dispositivo nas definições.

Na altura ainda faltava muito tempo até sair o Brydge e acabei por optar pelo da Apple. Hoje estou muito satisfeito. Mudou a forma como uso o iPad e não sei se optaria pelo Brydge agora (o tamanho, peso extra e dificuldade de tirar o iPad deixam-me de pé atrás). Este da Apple é muito fininho e encaixa-se com muita facilidade mesmo. Quando quero estar em “modo tablet”, desencaixo o iPad do teclado num instante. Também não notei nenhum sinal de desgaste, por isso, para mim, está uma solução vencedora.

Obrigadk pelo feedback :) tudo indica que vá voltar ao iPad Pro este ano com o ios 13 :) tive o iPad Pro 1Gen, mas vendi passado uns meses, agora que vem com iPadOS, para o que faço vai substituir o meu Portátil :)
 
A mim parece-me que todos os cenários que aqui estão a discutir gritam por um portátil com o SoC do iPad Pro e ficaria admirado que a Apple não desse esse salto já em 2020.

Como assim. Em que medida um Windows PC ou o Mac iria obviar a questões mencionadas. Nomeadamente custos / esforço de manutenção, licenciamentos de software, autonomia, funcionamento manual melhor e coisas mais? Creio que há um mito que o ARM como funciona bem para telemóveis e tablets é pau para toda a obra. Sim o Windows 10 modo S tenta resolver algumas coisas, mas lá está, tem que levar com o Legacy de tudo o resto antes.

O que está em cima da mesa são conceitos e abordagens destintas sobre o papel de um portátil-tablet deverá assumir no espaço digital.

Veja-se a linha Surface. O problema na minha opinião não está em trabalhar em cima do SoC/ARM ou não. Tenho há anos, desde o SP2, o que verifico é que como portátil é fraco, como substituto de um desktop ainda pior, e como tablet é sofrível. É isso que para mim define a categoria dos híbridos nos moldes de hoje. Uma categoria que "desenrasca tudo" mas nada faz efectivamente bem.

Não quero isso para o iPad Pro. Tens razão, que quando colocas em cima de um suporte brydge parece um portátil. Mas o conceito começa e termina no suporte.

Os portáteis PC sempre foram o PC possível num portátil. O PC nasceu no desktop e é aí onde o custo beneficio é mais equilibrado. Isto digo eu que abandonei os desktops há 15 anos. Isto é há 15 anos que uso apenas portáteis.

Até lá eu próprio à uns tempos já peguei numa folha em branco e numa caneta e comecei a fazer contas ao preço do iPad Pro de 12,9", teclado, Pencil 2 e desisti depressa.

Vamos então a esse exercício. Imagina que tens 3000 euros de budget. Os portáteis mais rápidos do mercado bem artilhados custam entre 2000 e 3000 euros. A 3000 estamos a falar com CPUs do género do Intel Core i9-8950HK (mobile CPU).

O equivalente a este em desktop é o Intel Core i7-9700K (mais coisa menos coisa). Já nem falo em marcas brancas, mas com este CPU consegues arranjas desktops de marca entre 1100 1 os 1400 euros.

Para quem trabalha em secretária 80% do tempo o problema da peformance para trabalho está resolvido com muito mais flexibilidade que um portátil. Fica faltar decidir o que fazer para trabalho longe. Tipicamente quem está nesta situação não vai escolher um transportável. Quer algo que lhe dê o mínimo de trabalho de manutenção (já basta o desktop), que dê para trabalhar longe e que seja leve.

Face ao budget, aqui a escolha está entre o melhor tablet do mercado que também suporta teclado e rato e que lhe cobre um conjunto de necessidades para lá de um PC ou algo móvel que faz o que o desktop PC que tem faz mas pior. A opção não tem nada a haver com o preço. Mesmo que o tablet custe 1500 ficas aquém do budget, com vantagens evidentes quando comparado com o conceito do portátil/desktop único. Ou seja, a questão é entre manter dois PCs, um portátil e outro de secretária, ou manter um de secretaria e um iPad Pro (o tablet de topo de gama).

Dito isto concordo um bocado contigo. Creio que o preço é elevado para um modelo computacional que ainda não provou ao mercado, se o objectivo é mesmo transformar! Se a Apple quiser mesmo transformar a coisa teria de custar 25% menos do que custa um iPad Pro e acabar com o Air e o iPad Pro 2017 (só existem para esmifrar valor). O Tim é o tipo que está ao leme. Creio que foi uma escolha excelente para maximizar o lucro do iPhone, um barco que já estava em pleno mar alto quando a coisa foi-lhe passada para as mãos. Mas que ele levou a empresa a territórios financeiros nunca dantes explorado por ela.

Esquece-se que quando este barco zarpou foi por 599 euros. Se na altura tivessem pedido 1200 como fazem hoje não saia da cepa torta. Creio que é isto que falta à Apple, neste momento tem ao leme um tipo cuja visão começa e termina nas métricas e no lucro, e parece mais interessado no "social engeneering" nas suas lojas ... tentando não estragar a marca de qualidade. Daí creio, a Apple não ter conseguido ultrapassar ainda a barreira do Trilião apesar dos lucros, pois o mercado financeiro apercebe-se que há uma peça fundamental que falta para a coisa não colapsar. Um tipo que consiga pegar num novo produto ou conceito/visão e implanta-lo no mercado ultrapassado o sucesso pelo menos do Mac.

Está a aplicar o mesma abordagem de venda do no iPad que aplica no iPhone. Em contra ponto creio que está a conduzir o Apple Watch de uma forma muito melhor, por sinal num mercado com um modelo de sucesso mais incerto.

Talvez o problema para o Tim seja que ambos correm o mesmo SO. Talvez agora o com iPad OS siga uma estratégia comercial destinta. Resta saber se é para cima ou para baixo. Se as métricas falaram certamente é para um pouco mais baixo.
 
Última edição:
@Trance, a Apple já passou a barreira do Trilião durante aproximadamente 2 meses, mas as sanções e guerras comerciais entre China e USA afectaram imenso a Apple... Agora está mais calmo o mercado, mas mesmo assim vai demorar a subir novamente..
 
@Trance, a Apple já passou a barreira do Trilião durante aproximadamente 2 meses, mas as sanções e guerras comerciais entre China e USA afectaram imenso a Apple... Agora está mais calmo o mercado, mas mesmo assim vai demorar a subir novamente..

No entanto outros com os mesmo desafios passaram e se mantiveram. Creio que uma empresa que estava a liderar o pelotão nessa matéria, ficou para trás. Creio que isso é significativo da forma como o mercado encara a robustez da empresa face aos seus congéneres. Em suma, mais frágil apesar de um cofre invejado por todos elas. Entretanto aposta no negócio dos media, vai fazer séries e filmes. Uma empresa que foi por aí foi a MS, mas teve o bom senso de antes entrar pelas empresas a dentro. Foi o que lhe valeu. Se não fosse isso já tinha ido.

É preciso aproveitar oportunidades.

Bom isto tudo para explicar porque concordo que o preço do iPad Pro ser um tanto elevado para o contexto. Não é tanto o preço nominal, mas o facto de ainda não ter provado inequivocamente que é uma alternativa. Como provou o iPhone. No meu intender a empresa precisa hoje de uma posição muito mais sólida no mercado móvel para lá do iPhone, certamente não é o Apple Watch que faz isso e muito menos o HomePod. Vem um vendaval e cai a pique.

Mas vamos ver.
 
Última edição:
No entanto outros com os mesmo desafios passaram. Creio que uma empresa que estava a liderar o pelotão nessa matéria, ficou para trás. Creio que isso é significativo da forma como o mercado encara a robustez da empresa face aos seus congéneres. Em suma, mais frágil apesar de um cofre invejado por todos elas. Entretanto aposta no negócio dos media, vai fazer séries e filmes. Uma empresa que foi por aí foi a MS, mas teve a bom senso de antes entrar pelas empresas a dentro. Foi o que lhe valeu.

Bom isto tudo para explicar porque concordo que o preço do iPad Pro creio ser elevado para o contexto. No meu intender a empresa precisa hoje de uma posição muito mais sólida no mercado móvel para lá do iPhone. Vem um vendaval e cai a pique.

Mas vamos ver.

Actualmente tens Microsoft, amazon e Apple, as 3 mais valiosas, a microsoft e a amazon, não tem tanto impacto como a Apple no mercado chinês, estamos a falar da produção de todos os equipamentos na china... A china fechava a torneira à Apple e como era? O que eu quero dizer é que a Apple é a que tem mais a perder com estas guerras, perdeu 300.000.000 em bolsa e já recuperou 200.000.000... por isso acho que não está assim tão mal, porque as outras não cresceram os 200.000.000 no mesmo periodo de tempo que a Apple..

Em relação ao iPad Pro, o preço base não está mau, tendo em conta que agora vai ter iPad OS, antes achava caro, o que está caro é os upgrades... Mas isso, o Surface é igualmente caro... por isso, com o iPadOS já consigo justificar mais o preço do que sem o iPadOS.
 
ctualmente tens Microsoft, amazon e Apple, as 3 mais valiosas, a microsoft e a amazon, não tem tanto impacto como a Apple no mercado chinês, estamos a falar da produção de todos os equipamentos na china... A china fechava a torneira à Apple e como era?

Sim. Mas se as vendas dos outros produtos, nomeadamente do iPad OS fossem 3 vezes mais do que o Mac certamente apesar do desaire da China, lá se manteria.

Creio que é evidente que a Apple hoje é um centro de gravidade menos potente sobre o utilizador do que tinha há 6 anos.

Mas isso, o Surface é igualmente caro... por isso, com o iPadOS já consigo justificar mais o preço do que sem o iPadOS.

Quais são as diferenças ao nível de funcionalidades novas entre o iOS 13 e o iPad OS. Neste momento é principalmente engenharia social. Ou seja, não é isso que justifica para mim o preço actual, trata-se para já de uma evolução do iOS. Creio que no futuro isso será mais marcante.
 
Back
Topo