iPad iPad Pro 2018

Não o faço profissionalmente. É mais a título de hobby ;)
Mas para mim foi uma grande viragem, porque, apesar do preço elevado do iPad Pro, acabei a poupar dinheiro no material que utilizava para desenho tradicional.

Profissionalmente, utilizo o iPad para gestão de projetos, documentos e desenvolvimento web. ;)

Mas deixo aqui um dos vários desenhos que fiz no iPad Pro / ProCreate, que serve também para aguçar o apetite para a próxima season da Casa de Papel :P
https://www.instagram.com/p/BiTtVZLHRXx/

Excelente trabalho :) Dá gosto ver a malta a tirar partido de todo o potêncial do iPad :) eheh
 
Bom resolvi fazer o seguinte quanto ás duvidas do tamanho...encomendei agora mesmo tb o de 12,9" .

Como a entrega é só lá para dia 20, penso que pelo menos até dia 15 nov deve dar para cancelar (não devem cativar dinheiro) e ai já terei uma ideia se o de 11" me agrada. Está feito.
 
Se a tua ideia é começar/aprender a desenhar o iPad não é a melhor opção para ti, mas sim papel e lápis ou caneta.

O iPad (desenho digital) é fantástico mas para quem tem noção dos 'princípios' do desenho. Sim porque digitalmente é ou pode ser desenhar com batota... alguns desenhos que se vê feitos digitalmente jamais a mesma pessoa o faria no papel.

Eu no teu caso poupava o guito, e evitava frustrações. Pegas em meia dúzia de euros e tens a tua base para aprender a desenhar.

Dito isto, tenho um iPad pro 10.5 e o pencil e quase só o uso para desenho, ainda não me decidi se invisto neste novo, mas provavelmente vou poupar o guito visto que o meu serve para o que faço por enquanto.

De qualquer forma é uma boa evolução, apesar de achar que o formato cortado do pencil não seja o melhor em termos de ergonomia, é uma questão de experimentar.

Aproveito para deixar alguns dos meus sketches www.instagram.com/_ricardo.p_/?hl=pt
Obrigado pelo teu feedback e pela partilha dos teus excelentes sketches!

Provavelmente não me fiz entender bem. Eu sei desenhar... Digitalmente é que nunca experimentei.

Acho que avançava para um Pro caso realmente necessitasse. No meu caso, acho que para hobby/lazer faço a festa com € 469 (iPad 9.7" 2018 + Apple Pencil).
 
Se a tua ideia é começar/aprender a desenhar o iPad não é a melhor opção para ti, mas sim papel e lápis ou caneta.

Aproveito para deixar alguns dos meus sketches www.instagram.com/_ricardo.p_/?hl=pt

Impecável ;) Excelentes trabalho que aí tens! Podia haver aqui uma secção no forum para o pessoal partilhar as várias formas de arte desenvolvidas no iPad Pro ;) Fica a dica!


Obrigado pelo teu feedback e pela partilha dos teus excelentes sketches!

Provavelmente não me fiz entender bem. Eu sei desenhar... Digitalmente é que nunca experimentei.

Acho que avançava para um Pro caso realmente necessitasse. No meu caso, acho que para hobby/lazer faço a festa com € 469 (iPad 9.7" 2018 + Apple Pencil).

Acho que fazes bem. Se não tens experiência no digital, o 9.7" de 2018 é um excelente ponto de partida. Eu comecei com uma daquelas mesas da Wacom, na altura por cerca de 100€. Por isso acredito que começando desta forma seja muito mais fácil evoluir na área.

Mais tardes, quando sentires que precisas de mais aí já não vais ter dúvidas em ir para um Pro. Por enquanto, parece-me uma boa aposta poupar o dobro do valor ;)
 
Obrigado pelo teu feedback e pela partilha dos teus excelentes sketches!

Provavelmente não me fiz entender bem. Eu sei desenhar... Digitalmente é que nunca experimentei.

Acho que avançava para um Pro caso realmente necessitasse. No meu caso, acho que para hobby/lazer faço a festa com € 469 (iPad 9.7" 2018 + Apple Pencil).


Ah ok, peco desculpa pela minha ma interpretação. Sendo assim e tudo uma questão de euros :).

Eu diria que para experimentar o iPad 9.7" e mais do que suficiente, a diferença de valores ainda e bastante. Tem em mente que desenhar num vidro e muito diferente de que no papel , para o caso de nao gostares sempre "perdes" menos dinheiro.

No caso da mesa Wacom (por acaso também comecei por ai) nao e bem a mesma coisa, pois estas a desenhar num sitio e o desenho esta a acontecer noutro (monitor), enquanto no iPad nao e assim.


Impecável ;) Excelentes trabalho que aí tens! Podia haver aqui uma secção no forum para o pessoal partilhar as várias formas de arte desenvolvidas no iPad Pro ;) Fica a dica!


Obrigado, de qualquer forma ainda tenho muito que melhorar :). Isso da seccao e uma boa ideia e ate servia para o pessoal partilhar tecnicas e dicas, mais um voto!

Estive a ver os teus desenhos e sao excelentes, preferes o iPad em vez do papel?


P.s: Desculpem a acentuação, estou com teclado UK.
 
Última edição:
Obrigado, de qualquer forma ainda tenho muito que melhorar :). Isso da seccao e uma boa ideia e ate servia para o pessoal partilhar tecnicas e dicas, mais um voto!

Estive a ver os teus desenhos e sao excelentes, preferes o iPad em vez do papel?

P.s: Desculpem a acentuação, estou com teclado UK.

Obrigado ;)
Partilhar técnicas, etc. seria top. No meu caso, não tenho qualquer formação na área, fui evoluindo de forma autónoma, por isso, todas as dicas são preciosas.
Acho que não se pode comparar a forma de desenhar em papel com a do iPad. Embora o Ipad consiga ser muito fiel na representação dos traços dos diferentes materiais, e tenhas toda a liberdade para criares os teus próprios brushes, a forma de desenhar em papel é completamente diferente e requer muito mais técnica, precisão, foco, etc.

Sempre que posso desenho em papel, porque gosto imenso do feeling, tanto dos diferentes papeis como dos diferentes materiais em uso. No iPad, a superfície é sempre igual e não tens feedback algum por parte do que estás a usar, seja um simples lápis, ou uma barra de carvão.

O iPad passou a ter um papel de enorme importância no meu dia-a-dia, porque permitiu que pudesse andar sempre com "material de desenho" para qualquer lado, e consequentemente fui poupando algum €€ nisso. É importante para mim todos os dias ter momentos dedicados a desenhar algo, quer para evoluir, ou por mera distração. Mas sempre que estou em casa e tenho mais tempo, lá estou novamente com o lápis e papel.
 
Atenção aos futuros compradores. Se quiserem ligar o iPad ao vosso Pc/Mac e este for dos “antigos” que ainda usam usb-A têm de comprar o cabo/adaptador à parte já que o único que vem com estes iPads é usb-c para usb-c.
 
Obrigado ;)
Partilhar técnicas, etc. seria top. No meu caso, não tenho qualquer formação na área, fui evoluindo de forma autónoma, por isso, todas as dicas são preciosas.
Acho que não se pode comparar a forma de desenhar em papel com a do iPad. Embora o Ipad consiga ser muito fiel na representação dos traços dos diferentes materiais, e tenhas toda a liberdade para criares os teus próprios brushes, a forma de desenhar em papel é completamente diferente e requer muito mais técnica, precisão, foco, etc.

Sempre que posso desenho em papel, porque gosto imenso do feeling, tanto dos diferentes papeis como dos diferentes materiais em uso. No iPad, a superfície é sempre igual e não tens feedback algum por parte do que estás a usar, seja um simples lápis, ou uma barra de carvão.

O iPad passou a ter um papel de enorme importância no meu dia-a-dia, porque permitiu que pudesse andar sempre com "material de desenho" para qualquer lado, e consequentemente fui poupando algum €€ nisso. É importante para mim todos os dias ter momentos dedicados a desenhar algo, quer para evoluir, ou por mera distração. Mas sempre que estou em casa e tenho mais tempo, lá estou novamente com o lápis e papel.


Quanto a formação isso e muito relativo, ajuda sempre claro pois existem coisas básicas no desenho que se aprendem na escola, mas nao acho de todo essencial para uma boa skill no desenho, basta olhar para o percurso de alguns dos grandes mestres. Eu próprio que me considero um gajo razoável no sketch/desenho, tenho anos de formação em desenho incluindo faculdade e posso dizer que 80% do que sei foi aprendido sozinho. Entao agora com o Youtube...

Subscrevo o que dizes inteiramente, o iPad ou outro meio (Wacom ainda melhor) e imbatível para algo que precises de ter no formato digital o mais rápido possível, no design de produto/industrial desenhar em papel já começa a ser coisa do passado, pois as vantagens do digital sao muito importantes neste meio, a possibilidade de em dois toques mudares uma cor, uma textura, uma forma e essencial.

Mas como dizes e bem quem gosta de desenhar nao abandona o papel, o cheiro, o barulho dos materiais o feeling tudo isto faz parte do processo. No meu caso quando estou a desenvolver algum projeto o iPad e a ferramenta utilizada, por outro lado quando quero fazer algo puramente pelo desenho em si, e o meio tradicional.

Continua com o teu trabalho :)



O que acham do formato do pencil cortado? sempre fui contra as formas nao convencionais das canetas digitais, nunca me adaptei bem a elas por isso, e umas das coisas que gosto bastante na geração anterior, apesar da sua distribuição de peso ridícula... espero que tenham melhorado isso nesta versao.


Estive a ver, se um gajo quiser so o novo pencil para usar no seu Ipad de geração anterior tem que comprar o novo Ipad pro, eles bem que se preocupam com os clientes ehehe.



P.s desculpem, mas nao tenho acentuação no teclado.
 
Última edição:
(…)
Estive a ver, se um gajo quiser so o novo pencil para usar no seu Ipad de geração anterior tem que comprar o novo Ipad pro, eles bem que se preocupam com os clientes ehehe.
(…)

Não discordo de que a Apple goste, como qualquer empresa, de ganhar dinheiro. No entanto, aqui percebo-os. Como é que carregarias o novo Pencil num iPad Pro antigo?
 
Se eles o quisessem projetavam no de forma a poder ser carregado no antigo IPad Pro , obviamente que desde o começo a intenção foi (também) restringir o uso ao novo iPad, isto é mais que planeado por eles.

Atenção que eu os percebo e admiro agora não caio é nessa da preocupação com o cliente. E digo mais eu acho que os preços provavelmente vão aumentar a cada ano que passa, desde que o pessoal compre é o que interessa.
 
Ninguém falou em preocupação com o cliente. Obviamente que a Apple se preocupa em primeiro lugar com a Apple. No entanto, não poderiam fazer um Pencil assim, com este tipo de carregamento e mantê-lo compatível com o iPad Pro anterior. A forma como emparelha com o iPad também é outra.

Se projetassem o Pencil para continuar a carregar com Lightning e a emparelhar como o anterior, seria outro produto. Se quisessem que carregasse de duas formas diferentes e que emparelhasse de duas formas diferentes, seria um produto pior e teríamos clientes a queixar-se por estar a pagar hardware (e peso) para carregar de duas formas e só usar uma e para emparelhar de duas formas e só usar uma.
 
Ninguém falou em preocupação com o cliente. Obviamente que a Apple se preocupa em primeiro lugar com a Apple. No entanto, não poderiam fazer um Pencil assim, com este tipo de carregamento e mantê-lo compatível com o iPad Pro anterior. A forma como emparelha com o iPad também é outra.

Se projetassem o Pencil para continuar a carregar com Lightning e a emparelhar como o anterior, seria outro produto. Se quisessem que carregasse de duas formas diferentes e que emparelhasse de duas formas diferentes, seria um produto pior e teríamos clientes a queixar-se por estar a pagar hardware (e peso) para carregar de duas formas e só usar uma e para emparelhar de duas formas e só usar uma.

Como o user Rseven referiu um dongle é um exemplo para se carregar o pencil no antigo.

Seria outro produto porque? Continuaria a ser um pencil mas que funcionava em diferentes versoes do iPad.

Certo, e por outro lado vendiam mais pencils a quem nao estivesse interessado no upgrade do ipad, apenas no pencil. O problema é que as margens de lucro no iPad devem ser mais altas.

É tudo uma questão de estratégia ou achas que fazem assim porque não dá de outra forma?
 
Acho que isto facilmente se resolvia.
Eu comprei um iPad 4th em lançamento. Na altura não dei mais de 600 euros.

Os preços do iPad têm aumentado de maneira ridícula.
Pelos 909 euros que pedem por este equipamento, tanto o teclado como pencil deviam de vir incluídos.

É a unica maneira de tirar partido deste equipamento.
A Apple sabe bem isso, basta verem as ads.
 
(…)
Certo, e por outro lado vendiam mais pencils a quem nao estivesse interessado no upgrade do ipad, apenas no pencil. O problema é que as margens de lucro no iPad devem ser mais altas.

É tudo uma questão de estratégia ou achas que fazem assim porque não dá de outra forma?

O que é que achas mais fácil: que houvesse pessoas a comprar um Pencil novo com novas funções ou que haja pessoas a comprar um iPad Pro novo de propósito por causa do Pencil novo?

Se achas provável que as pessoas comprem um iPad Pro novo (já tendo o anterior) por causa do Pencil, então fará sentido que a Apple o esteja a limitar intencionalmente. Se achas que não, então a Apple teria a ganhar em tornar o Pencil compatível com o iPad antigo e venderia mais Pencils novos (que não são baratos), se fosse viável fazer o Pencil retrocompatível.

Eu penso que o novo Pencil tem funcionalidade que só é possível com o novo conector presente nos iPads novos e que não faria sentido desenhá-lo com retrocompatibilidade sem que fosse pior. Não vejo qualquer problema nisto, até porque o anterior continua a existir para quem o queira.

Quanto aos preços altos, também acho que a Apple tem tentado aumentar o preço médio de venda dos produtos, com impacto evidente, especialmente em países onde as pessoas têm rendimentos relativamente baixos, como Portugal. No entanto, só compra quem quer e, enquanto as pessoas continuarem a comprar, a Apple não tem motivo para parar a clara escalada de preços.
 
Acho que isto facilmente se resolvia.
Eu comprei um iPad 4th em lançamento. Na altura não dei mais de 600 euros.

Os preços do iPad têm aumentado de maneira ridícula.
Pelos 909 euros que pedem por este equipamento, tanto o teclado como pencil deviam de vir incluídos.

É a unica maneira de tirar partido deste equipamento.
A Apple sabe bem isso, basta verem as ads.


Óbvio era só quererem. Curiosamente tive o mesmo iPad e era 540 o de 16gb se bem me lembro.

Concordo plenamente, qualquer dia andam aos mesmo preços das Wacom, é a tal coisa o pessoal continua a comprar...
 
Não sei se já foi postado por aqui mas penso que não.

Ao que parece só vamos ter 6GB RAM nas versões 1TB, as restantes versões terão apenas 4GB RAM. Só irá ser confirmado com 100% certeza esta semana bem como os respectivos testes mas 99,9% certeza que será isto.

Fica a nota já que me parece um factor bem mais limitativo que o processador para multitasking futuro (que se espera que o IOS comece a implementar cada vez mais) para quem pretende ficar com eles muitos anos com a melhor performance possível.

Sendo assim a escolha fica mais complicada entre um 10.5’ da geração anterior ou um 11’ desta geração. Se este novo tivesse 6GB RAM apesar da diferença de preço poderia ser uma boa aposta pela longevidade mas se se confirmar que tem apenas 4Gb RAM suspeito que o factor que lhe limitará uma excelente performance daqui a uns anos será este tal como no 10.5’ da geração anterior pois não me parece que seja pelos processadores que irão ficar “curtos” em futuros IOS’s.
 
O que é que achas mais fácil: que houvesse pessoas a comprar um Pencil novo com novas funções ou que haja pessoas a comprar um iPad Pro novo de propósito por causa do Pencil novo?

Se achas provável que as pessoas comprem um iPad Pro novo (já tendo o anterior) por causa do Pencil, então fará sentido que a Apple o esteja a limitar intencionalmente. Se achas que não, então a Apple teria a ganhar em tornar o Pencil compatível com o iPad antigo e venderia mais Pencils novos (que não são baratos), se fosse viável fazer o Pencil retrocompatível.

Eu penso que o novo Pencil tem funcionalidade que só é possível com o novo conector presente nos iPads novos e que não faria sentido desenhá-lo com retrocompatibilidade sem que fosse pior. Não vejo qualquer problema nisto, até porque o anterior continua a existir para quem o queira.

Quanto aos preços altos, também acho que a Apple tem tentado aumentar o preço médio de venda dos produtos, com impacto evidente, especialmente em países onde as pessoas têm rendimentos relativamente baixos, como Portugal. No entanto, só compra quem quer e, enquanto as pessoas continuarem a comprar, a Apple não tem motivo para parar a clara escalada de preços.


Acredito que poucas ou nenhumas pessoas vao investir tanto dinheiro apenas por causa do pencil e óbvio que o pessoal vai pelo iPad em si.

O meu ponto e que a Apple poderia dar a oportunidade as pessoas que se sentem satisfeitas com o seu iPad da geração passada, de usar o novo pencil com as suas novas funcoes, apenas e so isto. Agora se nao o fizeram e apenas pelo motivo que todos sabemos, porque desta forma rende mais o peixe... ou seja ganham mais dinheiro. Acreditar que qualquer empresa lider no mercado lança os seus produtos com o melhor que sabe e pode e um bocado ingénuo.

No meu caso eu era bem capaz de investir num pencil com novas funcoes, pois a nível de hardware do tablet estou mais que contente para o uso que lhe dou, claro que um entusiasta em tecnologia gosta de ter o ultimo grito, mas começa a ser demasiado guito para quem tenta ser racional nas suas escolhas.

De qualquer forma concordo contigo em relação aos preços, enquanto o povo comprar vai ser sempre a subir, e a lei do mercado.


p.s desculpem, teclado sem acentos.
 
Ja encomendei o meu de 11’, que deve chegar 4a feira.

A minha duvida agora é com as capas. Parece-me que, nesta altura, em que a oferta é reduzida e não há reviews, a melhor opção é mesmo as capas oficiais, sobretudo devido à compatibilidade com a caneta.

A minha dúvida é entre a folio normal ou com teclado. Este teclado não tem a opção de colocar as teclas atrás (ficar semelhante a uma smart case), e isso pode ser um problema. Utilizo muito o tablet para ver séries e ter ali o teclado sempre não dá muito jeito.

Por outro lado, o teclado pode dar jeito em várias situações e facilitar na escrita.

Se tivesse a possibilidade de comprar as duas capas ao mesmo preço, qual escolheriam?
 
Back
Topo