iPad Pro arrasa MacBook Pro 15" Quad Core Intel Iris Pro

Trance

Power Member
Ok, o titulo é um bocado clickbait, mas não muito.

Um pequeno teste: Encoding para 1080p de um video de 12 minutos gravado com a resolução de 3686x2304 (AAC, H264), 1.98GB file. Para fazer upload pra o Youtube.

iPad Pro 2017 vs MacBook Pro 15" de 2015 / Core i7 2.2 Ghz Quad Core / 16GB / Intel Iris Pro 1536 MB.

Adivinhem quem fez a tarefa em menos tempo?


Resultado:

iPad Pro com o Splice


MacBook Pro com o Handbreak

https://youtu.be/2EmxTt5h7j0
 
Última edição:
Naturalmente que general-purpose microprocessors, como o que tens nesse MBPr, têm à partida uma menor eficiência que DSPs especificamente talhados para operações aritméricas típicas de decode e encode, muito na onda dos ALUs e FPUs presentes nos CPUs. É exactamente esse o teu proof of concept(nada surpreendente).

Resumindo, tens essa performance deficiente no teu MBPr porque o Handbrake não suporta os ASICs do Intel QuickSync Video no macOS e corre única e exclusivamente no CPU(general-purpose = ineficiente). Aliás, segundo um dos devs do Handbrake, a culpa dessa decisão reside na implementação crippled da Apple ao QS:
Cito "Since Apple has hidden the power of Quicksync behind a highly abstract API, that doesn't even allow quality based encoding, it's hard to come up with a good justification to include it."
 
Estranho porque também arrasa o Surface Pro e o Surface Book 2 com placas íntegradas.. O que o dev do Handbreak tem a dizer em relação a isso? Já agora, arrasa até mesmo não usando o Handbreak mas o iMovie.

Queres que te dê o original do vídeo para experimentares no teu Surface Go ou Surface Pro?

Acho que pegas num conjunto de factos técnicos sistematicamente e os moldas para chegar a qualquer conclusão que queiras. Neste caso a má fé que por defeito atribuis a qualquer ação da Apple.

Aliás como foi provado na teoria do multasking dos 30 segundos.

Nem acho que fazes de propósito o que torna ainda mais complicado desenrolar esses novelos tecnológicos que me pareces criar.
 
Última edição:
O homem nem falou em Surfaces... :facepalm:

"Resumindo, tens essa performance deficiente no teu MBPr porque o Handbrake não suporta os ASICs do Intel QuickSync Video no macOS e corre única e exclusivamente no CPU(general-purpose = ineficiente). Aliás, segundo um dos devs do Handbrake, a culpa dessa decisão reside na implementação crippled da Apple ao QS:
Cito "Since Apple has hidden the power of Quicksync behind a highly abstract API, that doesn't even allow quality based encoding, it's hard to come up with a good justification to include it."

Apenas lhe quiz fazer ver que esta parte do diagnóstico não explica a diferença de performance porque o Handbreak no Windows não tem tal limitação. Suponho que o Surface ainda corra Windows, e como tem pelo menos um, o Surface Go, pode muito bem experimentar. Até me ofereci para lhe dar um Sample.

:facepalm:

https://github.com/HandBrake/HandBrake/issues/720
 
Última edição:
Mas explica. Isso não é uma comparação "apples to apples" ( :002: )

É optimo que o iPad inclua aceleração de codificação por hardware, sem dúvida. E até é possível que seja mais rápido que o Quicksync da Intel. Mas não foi essa a comparação que fizeste.
Software vs software ou hardware vs hardware iriam dar resultados bem diferentes dos que obtiveste.
Assim, a comparação é "desleal". ;)
 
Mas explica. Isso não é uma comparação "apples to apples" ( :002: )
É optimo que o iPad inclua aceleração de codificação por hardware, sem dúvida. E até é possível que seja mais rápido que o Quicksync da Intel. Mas não foi essa a comparação que fizeste.;)

Uma coisa que em engenharia existe é um noção de blackbox testing. Duas caixas, mesmo input, qual o output? Não se esqueçam que o resultado prendido é o upload no YouTube para as pessoas verem.

Podemos melhorar a perfomance das caixas para o mesmo input, ou até criar outras, ... Força.

https://share.icloud.com/photos/0dpM8F1P2py7hiP-3Ne01-QgA#Home
 
Última edição:
Back
Topo