iPhone iPhone 11

Mas este ano houve reunião com os investidores, essas coisas todas mexem. Porque as pessoas cada vez menos querem saber dos iPhones, preços altos, telefones cada vez menos vendidos... qualquer dia a Apple pode perder uma quota daquelas que não está à espera.
Geralmente iOS fideliza muito e é isso que a Apple se faz valer. Por norma, quem experimenta iOS costuma gostar e fidelizar. As marcas, não só a Apple, vai esticando a barra [entenda-se por preço] e ver até onde o consumidor está disposto a ir, tendo em conta as novas features que apresentam. Acredito que o preço fique por aqui: 1179€ [iPhone XS] e 1279€ [iPhone XS Max].

Não acredito que perca, pois as outras marcas continuam a ter os seus flagships nesta fasquia de preço: Samsung e Huawei. Aliás, o mercado é muito mais perigoso para estas duas, pelo facto de terem um sistema Android. Ou seja, o consumidor pode trocar sem perder muitas features. Trocar de iOS para Android o vice-versa já é muito diferente, dai eu dizer que a Apple se faz valer muito do seu iOS.

So vou considerar este caso venha com USB-C (o que não parece provavel). Senao o XS Max que tenho vai durar mais um ano.
Também me daria jeito uniformizar o USB-C, pois tenho o iPad Pro e o desktop também tem USB-C. Mas se não trouxer, devo comprar na mesma, pois o que me move a comprar é a câmera.

Qual é a vossa opinião sobre investir neste próximo iphone?
Sinceramente o facto de não trazer 5g não tou a ver a ser algo favoravel, tendo em conta que os iphones são para durar, mesmo no mercado de usados..
Máximo 1/2 anos sairá 5g em portugal?
se sim não estou a ver ninguem a comprar este iphone nessa altura, mesmo que usado
Até o 5G estar a rolar como deve ser, acredito que ainda demore uns 4/5 anos.
Vi um video do MKBHD sobre 5G nos States e requer muito investimento em antenas, etc... Ou seja, será que as operadoras em PT vão fazer esse investimento? Será que precisamos mesmo do 5G? O que o 5G traria de benefico à nossa uitlização diária?
No meu caso, o 4G chega e sobra para a minha utilização: redes sociais e web browsing. Quando quero ver videos ou video chamada, costumo sempre utilizar WIFI por causa dos dados mas o 4G é suficiente, se precisar.
Com isto, quero dizer que no meu caso, ter ou não 5G não fará qualquer diferença. Aliás, se o preço for diferente entre ter ou não ter 5G, escolho o que não tiver e for mais barato, consequentemente.
 
Eu prefiro ter 4g em 100% do território nacional que 5G em Lisboa...

Sobre o novo iPhone, gostava que a bateria fosse mais durável (eu acho que há pouca evolução nos cpu, memórias, vou, em termos energéticos).

Por exemplo, ter a mesma performance do XS mas a consumir metade, porque não?
 
Eu prefiro ter 4g em 100% do território nacional que 5G em Lisboa...

Sobre o novo iPhone, gostava que a bateria fosse mais durável (eu acho que há pouca evolução nos cpu, memórias, vou, em termos energéticos).

Por exemplo, ter a mesma performance do XS mas a consumir metade, porque não?

A evolução dos Cpu normalmente trás mais performance com menor consumo. As vezes ao ponto de reduzirem nos mha da bateria.

O que deviam fazer, agora com estes ecrãs maiores, era aumentar as baterias.
 
Tal e qual. Uma maior autonomia sem sacrificar a performance actual era fantástico. Toda a gente quer melhor autonomia!

Nem toda a gente :)
Eu uso 50% da bateria do meu 8 Plus e mesmo assim dá-me para mais de um dia.
O que eu quero mesmo é melhoramentos na câmara que se vejam, quer a nível do hardware, quer do processamento e do portrait mode.
Isto porque actualmente a maioria das fotografias que tiro são com o iPhone e se a câmara melhorar e se aproximar cada vez mais do nível de uma dslr, para min já justifica o upgrade.
Isso e o a13 que deve vir um monstro!
 
@Bugu1990 Mas se começares a exigir mais do iPhone, devido à utilização da câmera, vais querer melhor performance.

No resto, concordo contigo. Gostava de ter uma melhor câmera, principalmente o sensor. O do XS é maior e nota-se a diferença para o meu X. Uma melhoria em relação ao XS ainda era melhor! Também pedia do portrait, mas como é por software, acredito que por agora seja dificil passar do que o Pixel oferece. Ou seja, é muito diferente face a um DSLR [e devia ser, não é isso que está em causa]. É mesmo limitação técnica.
 
Uso iOS há cinco anos, desde que comprei o iPhone 6. Como o período de "amortização" do equipamento já se cumpriu, este ano é ano de smartphone novo, até porque o iPhone 6 não vai ter o iOS 13.

Sou fã o iOS. Simplesmente funciona, até com 1GB de RAM durante 5 anos sem falhas! O passo normal seria comprar o novo iPhone a ser lançado daqui a duas semanas, mas sinceramente tenho grandes dúvidas. Gosto muito de fotografia e vídeo - tenho uma a6000 para trabalhos mais "profissionais" - pelo que me fico a babar quando vejo um huawei mate 20 Pro a trabalhar! Já nem falo do p30 Pro. No meu entender, o XR é uma aberração em termos de design e o XS passa em muito aquilo que acho razoável em termos de preços e deixa a desejar em termos de capacidade fotográfica. Mas por outro lado, o iOS, como já disse, simplesmente funciona. Um caso prático, que neste momento me apoquenta tem a ver com o CarPlay vs Android Auto. Como o meu iPhone 6 ligo ao rádio e voilá: waze, google maps, whatsapp, rádio comercial, my túnel radio a bombar. No mate 20 pro ou outro android, tenho algumas dúvidas que funcione assim tão bem!

Para quem se habitua ao iOS é um problema abandoná-lo!
 
Eu este ano estou com muita fé no substituto do XR!
Para mim o XR só não foi opção pela falta da tele objectiva.
Como tenho um filho e o iPhone é a câmara que anda sempre comigo, muitas das fotografias que tiro são com a telefoto e o portrait mode.
Se o substituto do XS e do Max vier com 3 câmaras e o Substituto do XR deixar cair a Ultra grande angular mas mantiver a câmara principal e tele igual, com o mesmo SOC, e o preço à volta dos 650 euros como o XR, para mim vai ser esse o eleito!
Até porque antes do 8 Plus tive um 7 com o 326 ppi e a resolução não me faz confusão nenhuma.
Venha o XR 2 ou lá como eles queiram chamar que a minha carteira está pronta!
 
Uso iOS há cinco anos, desde que comprei o iPhone 6. Como o período de "amortização" do equipamento já se cumpriu, este ano é ano de smartphone novo, até porque o iPhone 6 não vai ter o iOS 13.

Sou fã o iOS. Simplesmente funciona, até com 1GB de RAM durante 5 anos sem falhas! O passo normal seria comprar o novo iPhone a ser lançado daqui a duas semanas, mas sinceramente tenho grandes dúvidas. Gosto muito de fotografia e vídeo - tenho uma a6000 para trabalhos mais "profissionais" - pelo que me fico a babar quando vejo um huawei mate 20 Pro a trabalhar! Já nem falo do p30 Pro. No meu entender, o XR é uma aberração em termos de design e o XS passa em muito aquilo que acho razoável em termos de preços e deixa a desejar em termos de capacidade fotográfica. Mas por outro lado, o iOS, como já disse, simplesmente funciona. Um caso prático, que neste momento me apoquenta tem a ver com o CarPlay vs Android Auto. Como o meu iPhone 6 ligo ao rádio e voilá: waze, google maps, whatsapp, rádio comercial, my túnel radio a bombar. No mate 20 pro ou outro android, tenho algumas dúvidas que funcione assim tão bem!

Para quem se habitua ao iOS é um problema abandoná-lo!

não concordo com a questão da câmara e as vezes nem percebo como as pessoas ignoram esse ponto. Hoje em dia toda a gente se foca em fotografias à noite, em wide angle, em zoom, entre outras novas features que vao aparecendo, e esquecemo-nos do básico: fotografias durante o dia.

neste aspecto curiosamente o iPhone é um dos melhores, ou até eventualmente o melhor. O smart HDR é reconhecido como algo que faz o iPhone ter o melhor dynamic range de todos os smartphones. Se formos falar em vídeo, então a diferença é gigante. Gosto particularmente das reviews de câmaras deste youtuber, que no fundo exemplifica um pouco o que estou a tentar dizer:
(isto não é um iPhone vs Android, é só um exemplo que mostra que todos os smartphones têm aspectos muito fortes)

Isto para dizer que há smartphones melhores numas coisas e piores noutras. Esse da concorrência que referiste aí é “fraquinho” em dynamic range e na forma como faz a exposição das fotos, assim como o iPhone XS é fraquinho em fotos com pouca luz.

A vantagem da evolução tecnológica é que daqui a um mês se calhar tudo isso muda. A desvantagem é que se calhar daqui a 6 meses muda outra vez e o telefone que tu compraste já está muito atrás em algumas coisas.
 
Última edição:
não concordo com a questão da câmara e as vezes nem percebo como as pessoas ignoram esse ponto. Hoje em dia toda a gente se foca em fotografias à noite, em wide angle, em zoom, entre outras novas features que vao aparecendo, e esquecemo-nos do básico: fotografias durante o dia.

neste aspecto curiosamente o iPhone é um dos melhores, ou até eventualmente o melhor. O smart HDR é reconhecido como algo que faz o iPhone ter o melhor dynamic range de todos os smartphones. Se formos falar em vídeo, então a diferença é gigante. Gosto particularmente das reviews de câmaras deste youtuber, que no fundo exemplifica um pouco o que estou a tentar dizer:
(isto não é um iPhone vs Android, é só um exemplo que mostra que todos os smartphones têm aspectos muito fortes)

Isto para dizer que há smartphones melhores numas coisas e piores noutras. Esse da concorrência que referiste aí é “fraquinho” em dynamic range e na forma como faz a exposição das fotos, assim como o iPhone XS é fraquinho em fotos com pouca luz.

A vantagem da evolução tecnológica é que daqui a um mês se calhar tudo isso muda. A desvantagem é que se calhar daqui a 6 meses muda outra vez e o telefone que tu compraste já está muito atrás em algumas coisas.

Concordo sem dúvida!
Já experimentei muito Android, mas volto sempre para o iPhone pela câmara.
Não por ser a melhor em absoluto, mas porque pra mim é sempre a mais consistente!
A que produz resultados fantásticos a favor da luz, contra a luz, ao meio dia, à sombra, ao sol...
É a melhor point and shoot e a que permite sempre captar os momentos certos.
 
Eu este ano estou com muita fé no substituto do XR!
Para mim o XR só não foi opção pela falta da tele objectiva.
Como tenho um filho e o iPhone é a câmara que anda sempre comigo, muitas das fotografias que tiro são com a telefoto e o portrait mode.
Se o substituto do XS e do Max vier com 3 câmaras e o Substituto do XR deixar cair a Ultra grande angular mas mantiver a câmara principal e tele igual, com o mesmo SOC, e o preço à volta dos 650 euros como o XR, para mim vai ser esse o eleito!
Até porque antes do 8 Plus tive um 7 com o 326 ppi e a resolução não me faz confusão nenhuma.
Venha o XR 2 ou lá como eles queiram chamar que a minha carteira está pronta!
XR 2 a 650€?
O xr nem agora ha a 650€, pelo menos eu não encontro, e quase um ano depois do lançamento... este novo deve de ir para os 800€
Eu tambem estou com um olho neste xr e a ver o que vai ser o novo também :)
 
Uso iOS há cinco anos, desde que comprei o iPhone 6. Como o período de "amortização" do equipamento já se cumpriu, este ano é ano de smartphone novo, até porque o iPhone 6 não vai ter o iOS 13.

Sou fã o iOS. Simplesmente funciona, até com 1GB de RAM durante 5 anos sem falhas! O passo normal seria comprar o novo iPhone a ser lançado daqui a duas semanas, mas sinceramente tenho grandes dúvidas. Gosto muito de fotografia e vídeo - tenho uma a6000 para trabalhos mais "profissionais" - pelo que me fico a babar quando vejo um huawei mate 20 Pro a trabalhar! Já nem falo do p30 Pro. No meu entender, o XR é uma aberração em termos de design e o XS passa em muito aquilo que acho razoável em termos de preços e deixa a desejar em termos de capacidade fotográfica. Mas por outro lado, o iOS, como já disse, simplesmente funciona. Um caso prático, que neste momento me apoquenta tem a ver com o CarPlay vs Android Auto. Como o meu iPhone 6 ligo ao rádio e voilá: waze, google maps, whatsapp, rádio comercial, my túnel radio a bombar. No mate 20 pro ou outro android, tenho algumas dúvidas que funcione assim tão bem!

Para quem se habitua ao iOS é um problema abandoná-lo!

Em termos de low light o XR/XS ficam um pouco aquém da concorrência, mas tens aplicações que tentam de certa forma emular o comportamento do Night Sight dos Google Pixel com bracketing e denoise, como por exemplo as apps NeuralCam(https://apps.apple.com/us/app/id1474856599) e Cortex Camera(https://apps.apple.com/us/app/id517488939). Certamente que a Apple irá tocar neste ponto nas revisões deste ano, agora que em termos de HDR já se encontram num patamar muito satisfatório.

Em temos de qual o melhor all-around point and shoot e low light neste momento, para mim sem dúvida os Pixel 3/3a, especialmente este último que em termos de preço é imbatível(~400€). Tanto o Mate 20 Pro como o 30 Pro apresentam um color science mais errático, apesar dos bons resultados e funcionalidades extra. Já em termos de video, o XR/XS é rei e senhor. Veremos como ficam as coisas neste campo após o lançamento do iPhone 11(?) e Pixel 4.
 
Qual é a vossa opinião sobre investir neste próximo iphone?
Sinceramente o facto de não trazer 5g não tou a ver a ser algo favoravel, tendo em conta que os iphones são para durar, mesmo no mercado de usados..
Máximo 1/2 anos sairá 5g em portugal?
se sim não estou a ver ninguem a comprar este iphone nessa altura, mesmo que usado

O 5G até estar massificado em Portugal.. se é esse o teu blocker, eu comprava este iPhone sem problema.
 
@prick nem era o meu blocker real, mais depressa será o preço...
Estava a lançar a questão para o ar e saber da vossa opinião acerca desse facto.

Por exemplo eu se comprar o iphone será para certamente daqui a um par de anos vender e comprar depois um modelo mais recente.

Questiono se o facto de não ter 5G agora e se daqui a alguns anos o 5G atacar em força este novo não irá desvalorizar e ter pouca procura no mercado de usados?

Será o ultimo iphone iphone não 5g que lançam talvez?

Pergunto se o ultimo modelo da apple a ser lançado sem 5g se no futuro não sofrerá uma maior desvalorização... Que acham?
 
Concordo sem dúvida!
Já experimentei muito Android, mas volto sempre para o iPhone pela câmara.
Não por ser a melhor em absoluto, mas porque pra mim é sempre a mais consistente!
A que produz resultados fantásticos a favor da luz, contra a luz, ao meio dia, à sombra, ao sol...
É a melhor point and shoot e a que permite sempre captar os momentos certos.

Não experimentaste o Android correcto. Para mim concorrente directo do iPhone é o Pixel.

Este ano vou trocar de telemóvel e a minha indecisão está entre os dois modelos de cima. Curioso para ver o que cada empresa vai lançar para depois decidir :D
 
@prick nem era o meu blocker real, mais depressa será o preço...
Estava a lançar a questão para o ar e saber da vossa opinião acerca desse facto.

Por exemplo eu se comprar o iphone será para certamente daqui a um par de anos vender e comprar depois um modelo mais recente.

Questiono se o facto de não ter 5G agora e se daqui a alguns anos o 5G atacar em força este novo não irá desvalorizar e ter pouca procura no mercado de usados?

Será o ultimo iphone iphone não 5g que lançam talvez?

Pergunto se o ultimo modelo da apple a ser lançado sem 5g se no futuro não sofrerá uma maior desvalorização... Que acham?

Ninguém sabe muito bem mas provavelmente só terás 5G em Portugal daqui a 1-2 anos. Repara, a Anacom só agora (a semana passada) definiu o calendário para o TDT mudar de frequência para dar espaço para o 5G. Essa mudança vai acontecer no início de 2020 e estima-se que só a partir de Junho/Julho do próximo ano é que estará disponível para a implementação do 5G. Entre estar disponível e a rede estar em qualidade aceitável... só lá para 2021/2022.

Além disso o 5G está longe de estar disseminado por esse mundo. Nem se sabe bem que frequências vão usar os países por esse mundo fora. Quando tu lês que o país X já tem 5G, bem, provavelmente funciona pouco melhor do que o 4G e sem grandes vantagens.

Por alguma razão nenhuma marca lançou o 5G de forma mainstream. Algumas marcas já têm versões 5G dos seus dispositivos mas são sempre versões alternativas, mais caras, com maior bateria (porque o 5G gasta mais bateria se for usado na sua plenitude), e em quantidades limitadas. Além dizer que uma cidade está coberta por 5G muitas vezes é uma "mentirinha", digamos assim, porque para atingires aquelas velocidades absurdas quase não te podes mexer 1 metro para o lado.

Este vídeo é interessante:

Posto isto, claro que era melhor se o iPhone trouxesse 5G principalmente para quem o compra e quer ficar com ele durante muitos anos. Mas para quem o quer para os próximos 2/3 anos acho sinceramente que é um non issue.

Para dar um exemplo de timelines, o 4G foi lançado em Portugal em 2011. Só praí em 2013 é que começaste a ter smartphones que suportavam todas as frequências em Portugal (exemplo do iPhone 5 em 2012 que só suportava 1 das frequências). O meu primeiro smartphone que suportou todas as frequências aqui em Portugal foi o iPhone 6S em 2015 e sinceramente nunca senti que isso foi um problema. Se pensarmos bem na evolução do 4G demorou algum tempo até termos uma maior e melhor cobertura 4G relativamente ao 3G. Aqui vai ser igual. Duvido que antes de 2021 traga alguma vantagem realmente perceptível ter um smartphone 5G. Duvido que até 2023 sintas falta do 5G (sentir falta é sentir o desinvestimento do 3G/4G ou sentir que a performance já não é suficiente, como acontece actualmente com o 3G em relação ao 4G).
 
Não experimentaste o Android correcto. Para mim concorrente directo do iPhone é o Pixel.

Este ano vou trocar de telemóvel e a minha indecisão está entre os dois modelos de cima. Curioso para ver o que cada empresa vai lançar para depois decidir :D

Nunca experimentei o 3 nem o 3a.
Mas já experimentei o 2xl que é um smartphone de 2017, o mesmo ano do meu 8 Plus e preferi a consistência e processamento do iPhone.
Além de que como já disse, para mim a lente 2x é de grande utilidade. :)
 
Back
Topo