iPhone iPhone 13 e 13 mini

Isso não explica o argumento: "mas o carregador da Apple só não é ainda GaN porque a tecnologia é mais cara"

9d23bb3dfa1819bb1ed4b339704c91b8.png


Existem outras marcas como a Xiaomi que já têm carregadores GaN para os seus aparelhos. O ano passado ainda chegaram a mandar um em caixa, antes de seguirem a Apple com a política de não oferta de carregador.

Talvez tenhas achado há uns anos que a Apple nunca ia seguir o caminho do "fast charging", e que iam ficar para sempre nos 5W.

O meu salto lógico não tem nada de surpreendente.
 
USB-C Power Delivery é um protocolo, nada mais. Os carregadores da Apple também obedecem a esse protocolo. O carregador de 20 W tem uma tensão de saída de 9 V.

Existem é várias tecnologias para atingir o mesmo fim. Por uma questão de escala, sendo o silício dominante, assumo que este é mais barato. Sendo um acessório original da Apple, a concorrência têm de definir preços em torno disto. Se o preço for o mesmo entre um carregador de uma marca conceituada em GaN e o original da Apple, a grande maioria das pessoas vai comprar o da Apple. Para a maioria das pessoas a tecnologia, eficiência não interessa para nada. Interessa que o produto funcione. E se o preço é o mesmo, têm mais "confiança" ao comprar o carregador original.

Qualquer dia a Apple perde uns minutos de uma Keynote a explicar os anos de trabalho que tiveram para reinventar o carregador e que tal tamanho e eficiência só foi possível com a adooção de novas tecnologias como o GaN :lol:
 
USB-C Power Delivery é um protocolo, nada mais. Os carregadores da Apple também obedecem a esse protocolo. O carregador de 20 W tem uma tensão de saída de 9 V.

Existem é várias tecnologias para atingir o mesmo fim. Por uma questão de escala, sendo o silício dominante, assumo que este é mais barato. Sendo um acessório original da Apple, a concorrência têm de definir preços em torno disto. Se o preço for o mesmo entre um carregador de uma marca conceituada em GaN e o original da Apple, a grande maioria das pessoas vai comprar o da Apple. Para a maioria das pessoas a tecnologia, eficiência não interessa para nada. Interessa que o produto funcione. E se o preço é o mesmo, têm mais "confiança" ao comprar o carregador original.

Qualquer dia a Apple perde uns minutos de uma Keynote a explicar os anos de trabalho que tiveram para reinventar o carregador e que tal tamanho e eficiência só foi possível com a adooção de novas tecnologias como o GaN :lol:

Não interessa para nada porque tb não sabem bem o que estão a comprar. Um consumidor mais escarecido, que se informe, estará sempre em vantagem. É a mesma coisa que uma marca conceituada do mercado lançar um carro que consome mais, aquece mais o motor, desgasta-se mais. Um exemplo. Eu ao comprar uma marca menos conhecida mas que é um upgrade em tudo em relação à outra, estou a comprar melhor. O que faz mover o carro mecanicamente e eletronicamente é toda a tecnologia que o compõe. A marca por si só não faz o carro ser melhor.
 
Não interessa para nada porque tb não sabem bem o que estão a comprar. Um consumidor mais escarecido, que se informe, estará sempre em vantagem. É a mesma coisa que uma marca conceituada do mercado lançar um carro que consome mais, aquece mais o motor, desgasta-se mais. Um exemplo. Eu ao comprar uma marca menos conhecida mas que é um upgrade em tudo em relação à outra, estou a comprar melhor. O que faz mover o carro mecanicamente e eletronicamente é toda a tecnologia que o compõe. A marca por si só não faz o carro ser melhor.
Eu concordo com tudo o que dizes, mas a realidade é que há muitas pessoas que pura e simplesmente não gostam de ter trabalho a informar-se. Nunca trabalhei num centro de reparações de computadores/telemóveis e outros aparelhos electrónicos, mas tenho a certeza que uma boa parte dos pedidos de assistência com que essas pessoas lidam eram perfeitamente dispensáveis se os proprietários dos produtos lessem o manual de instrucções.

O exemplo que dás do carro é o melhor exemplo de uma compra que de lógica e racional não têm nada.
 
Eu concordo com tudo o que dizes, mas a realidade é que há muitas pessoas que pura e simplesmente não gostam de ter trabalho a informar-se. Nunca trabalhei num centro de reparações de computadores/telemóveis e outros aparelhos electrónicos, mas tenho a certeza que uma boa parte dos pedidos de assistência com que essas pessoas lidam eram perfeitamente dispensáveis se os proprietários dos produtos lessem o manual de instrucções.

O exemplo que dás do carro é o melhor exemplo de uma compra que de lógica e racional não têm nada.

É como digo, eu até anteontem tb não sabia o que era a tecnologia GAN. Foi através de um user daqui que despertei para ela (e bendita a hora). Fui buscar a informação sobre o tema, li vários artigos, e cheguei à conclusão que um carregador com essa tecnologia tem várias vantagens sobre os ditos convencionais (partindo do princípio que carregar, carregam todos, é a função deles). Mas nem tudo é igual.
Saber mais nunca fez mal a ninguém, pelo contrário.
 
Eu também sou como tu, gosto imenso de aprender. Passo imensas horas na Wikipédia/YouTube/entre outros a aprender coisas novas ou a descobrir algo sobre algo que apanhei algures como um acontecimento histórico por exemplo. Mas não somos todos iguais.

Lembro-me quando tive programação do professor falar num conceito chamado "abstracção de dados". Tinha a ver com a utilização de funções e da boa documentação das mesmas. Deu o exemplo da direcção de um carro. A maioria das pessoas não sabe (nem lhe interessa saber) como aquilo funciona. O que sabem é que se viraram o volante para um dos lados as rodas viram para esse lado. Eu gosto mais do exemplo de um matadouro. Não interessa como o processo funciona, o que interessa é que entra porco e sai chouriço :lol:

Acho um pouco triste a maioria das pessoas serem desinteressadas e no fim muitas vezes tu é que ficas "mal visto", és cromo e tal, mas pronto, as pessoas são assim.

Já que se está a falar de carregadores, fica a informação que este ano o iPhone 13 Mini continua limitado a um carregamento até 12 W.
 
Depende. Eu posso afirmar que o meu iPhone 12 Pro Max nunca foi carregado com nada a não ser o carregador Apple de 20w.
E nunca descarregou abaixo dos 25% e nunca carregou acima dos 85%.
Mas isso sou eu que tenho OCD e sou muito picuinhas… :)

Eu carrego com o do Mac de 30W. E não estou preocupado com os 25%, os 85% ou o que quer que seja.
Picuinhas ou não, isso não interessa! O que interessa cabe a cada um de nós! Apenas isso.
 
Não quero estar a induzir em erro mas parece-me que com o carregador Belkin GAN de 30 Watts o smartphone carregou cerca de 53%/54% em 30 minutos. É a primeira vez que o carrego.
 
Estive hoje numa grande superfície e tinham os 4 modelos para exposição. O mini é espetacular. Um telefone daquele tamanho ter a capacidade que tem é excelente.

Pena estar habituado aos retratos com a telephoto dos Pro's porque de resto é uma maravilha a facilidade que é mexer no bicho
 
Não quero estar a induzir em erro mas parece-me que com o carregador Belkin GAN de 30 Watts o smartphone carregou cerca de 53%/54% em 30 minutos. É a primeira vez que o carrego.
A limitação do carregamento está no iPhone. Até podes carregar com o carregador de um MBP 16” de 96 W. O iPhone vai limitar o carregamento a um máximo de 20 W.
 
Eu utilizo o carregador do iPad para carregar, agora tanta mensagem sobre o tema aqui, e o meu conhecimento sobre o tema é tão pouco, faz mal? Posso continuar a carregar? A verdade é que carrega rápido.
 
Sim. Isso eu nunca faço, só se for uma situação que eu esteja mesmo a espera. Mas caso contrário não deixo descarregar. Costumo e por a carregar durante a noite.

Já devo ter chegado tarde mas se carregas durante a noite usa o de 5W da Apple que tenhas para ai na gaveta, não precisas de fast charge durante a noite ele tem mais de tempo de carregar suavemente.

Eu tenho o de 20W que veio com o iPad quando o comprei em Março, desde essa altura devo ter usado 2 vezes no telefone pois precisava mesmo de carregar rápido, efectivamente carregou rápido mas aqueceu o telefone algo que as baterias não gostam muito. Só uso mesmo em emergência, fora isso é sempre 5W ou no escritório ainda faço pior carrego por USB ligado ao PC da empresa, tem tempo não precisa de mais potência.
 
Já devo ter chegado tarde mas se carregas durante a noite usa o de 5W da Apple que tenhas para ai na gaveta, não precisas de fast charge durante a noite ele tem mais de tempo de carregar suavemente.

Eu tenho o de 20W que veio com o iPad quando o comprei em Março, desde essa altura devo ter usado 2 vezes no telefone pois precisava mesmo de carregar rápido, efectivamente carregou rápido mas aqueceu o telefone algo que as baterias não gostam muito. Só uso mesmo em emergência, fora isso é sempre 5W ou no escritório ainda faço pior carrego por USB ligado ao PC da empresa, tem tempo não precisa de mais potência.
Como eu já disse aqui muitas vezes, isso é desnecessário. Carrega com o de 20 W à vontade. O telemóvel não carrega sempre a 20 W.

Uma bateria é carregada primeiro a corrente constante e depois a tensão constante.

EDIT:
lipo-f1.gif


Devido a isto, é que um carregador de 100 W não carrega em metade do tempo de um de 50 W porque a potência de carregamento não é constante. Os 20 W é a potência máxima, não significa que esteja sempre a ser usada. Lá por um carro ter 150 cv não significa que essa potência seja utilizada.
new.jpg
 
Como eu já disse aqui muitas vezes, isso é desnecessário. Carrega com o de 20 W à vontade. O telemóvel não carrega sempre a 20 W.

Uma bateria é carregada primeiro a corrente constante e depois a tensão constante.

EDIT:
lipo-f1.gif


Devido a isto, é que um carregador de 100 W não carrega em metade do tempo de um de 50 W porque a potência de carregamento não é constante. Os 20 W é a potência máxima, não significa que esteja sempre a ser usada. Lá por um carro ter 150 cv não significa que essa potência seja utilizada.
new.jpg

O de 5W não me aquece o telefone o de 20W aquece isto para mim é suficiente para fugir dos 20W! Até prefiro carregar por USB ligado ao PC ele carrega lentamente tenho tempo não há necessidade de estragar o material. O fast charge é para ser usado numa emergência não há necessidade de a bateria lidar com o calor se não vou necessitar do telefone, isto sou eu obviamente cada um sabe de si. Mesmo que daqui a 1 ou 2 anos a Apple lance 50W eu usarei sempre o de 5W, tenho o carregador na gaveta se precisar sei onde ele está, se não precisar o de 5W chega bem.

A termo de curiosidade já que tu usas sempre o de 20W, quantos ciclos tem a tua bateria e quanta percentagem tem?
 
A malta dos pro fala tanto na diferença dos 120hz e do promotion que começo a ficar arrependido de não ter optado pelo pro, a diferença nem era nada de especial…

Aparte disso, bateria (principal motivo para trocar) fantástica em relação ao meu velhote Xs. Estou a acabar o dia a chegar a casa com 40% bateria (e sai de manhã as 7:30).
 
O de 5W não me aquece o telefone o de 20W aquece isto para mim é suficiente para fugir dos 20W! Até prefiro carregar por USB ligado ao PC ele carrega lentamente tenho tempo não há necessidade de estragar o material. O fast charge é para ser usado numa emergência não há necessidade de a bateria lidar com o calor se não vou necessitar do telefone, isto sou eu obviamente cada um sabe de si. Mesmo que daqui a 1 ou 2 anos a Apple lance 50W eu usarei sempre o de 5W, tenho o carregador na gaveta se precisar sei onde ele está, se não precisar o de 5W chega bem.

A termo de curiosidade já que tu usas sempre o de 20W, quantos ciclos tem a tua bateria e quanta percentagem tem?


Voltamos à tecnologia GAN que acaba por trazer carregadores melhores que o oficial da Apple.
Carregas a 20W e é garantido que o smartphone não aquece. É esse um dos pressupostos da tecnologia GAN.
 
Última edição:
O que não aquece (tanto) é o carregador... porque é mais eficiente em entregar a potência.

Exatamente, porque chegando mais perto da bateria carregada muda o "chip", e deixa de carregar de forma rápida. Tu leste esses 2 artigos que deixei aí? Não me parece. Uma das grandes vantagens da tecnologia GAN é precisamente haver mais eficiência (inteligência) no carregamento, e este não sobrecarregar o smartphone/bateria. Eu já ando a dizer o mesmo, e a deixar artigos uma página atrás mas pelos vistos há gente que não os lê. :D
 
Back
Topo