iPhone iPhone 6s / 6s Plus

As baterias de lítio tem uma janela de funcionamento. Quantos aqui já deixaram os seus telemóveis ao sol ou em lugares quentes? Eu sei que já.
E isso da cabo da bateria. No manual vem lá indicado a temperatura de funcionamento. Claro que ninguém liga a isso, mas o telefone e bateria são feitos para durar dois anos nessas condições, e não fora delas.

E isto e para qualquer dispositivo com bateria, independentemente da marca.
Claro que têm, isso é óbvio mas tu é que estás a misturar as duas coisas, não sei se propositadamente de forma a baralhar os users ou mesmo por ignorância metendo tudo no mesmo saco. Se quiseres até te explico a química delas e em que é que consiste essa "janela de funcionamento" como lhe chamas, mas isso é irrelevante porque não tem a ver com o problema mas se quiseres explico na mesma ou indico os artigos onde possas ver isso, e verificares que nada tem a ver com o que está a ser discutido, estás a baralhar as coisas.
De forma resumida elas vão-se degradando e perdendo capacidade levando a uma menor autonomia, mas não se começam a desligar do nada, simplesmente têm menor autonomia do que quando estão novas.

"Quantos já deixaram os telemóveis ao sol ou em lugares quentes? Eu sei que já."
Mais uma vez isso é completamente irrelevante para o que estávamos a falar mas de qualquer maneira vou dar a resposta e pensa nela um bocadinho. Ficam tantos iphones ao sol ou em lugares quentes como ficam telemóveis de outras marcas, mas só um dos dois grupos apresenta problemas, a dedução é óbvia. Mas reforço, quanto muito o calor irá degradar a bateria e influenciar na "janela de funcionamento", não no facto de a bateria ter de ir dos 100 aos 0 sem falhas, entendes a diferença?

Manual a sério? Estás a querer dizer que se toda a gente lesse o manual os telemóveis não se iam desligar porque as baterias magicamente não apresentariam as falhas? Espero que não estejas a querer dizer isso que é ridículo. Mas já agora, sim toda a gente devia ler o manual e não, mesmo que lesses o manual não te safavas já que o problema continuava lá.

@JXulo , não vale a pena argumentar com quem não quer ver o que está na sua frente, a Apple claramente tem as baterias mal projetadas para os equipamentos, as consequências não são tão graves como o que aconteceu com o note 7 mas continua a ser uma questao de projecto.

Quando a argumentação passa por aconselhar a leitura artigos, verdadeiros é certo mas que nada adiantam para o caso é simplesmente para não continuar qualquer conversa.
Pois já reparei que não, temo que esteja a "chover no molhado" e a ser vítima de trollanço.

Curioso que a Apple decidiu colocar uma opção dando a opção de escolha ao consumidor, afinal afinal, surpresa das surpresas, as coisas não estão assim tão bem como estão agora e vão meter as coisas como deve ser. Se vão perder dinheiro com isso? Óbvio, mas eles podem bem com as perdas, não têm de as imputar aos consumidores realizando artimanhas destas de forma a perderem o minímo dinheiro possível.
 
@JXulo tambem te posso explicar o porque dos equipamentos se desligarem, novamente, nao e especifico a uma marca. Ate tenho a impresao que ja escrevi um exemplo neste topico umas paginas atras.

Mas como a minha escrita causou-te confusou, deixa-me esclarecer o meu ponto de vista.

Varios consumidores se tem queixado do telefone se desligar, e depois de uns updates, do throttling que e aplicado.

Vamos primeiro ao desligar-se, algo que comecou a acontecer com mais frequencia em 2015.

Supoe que a bateria do telefone e feita com a capacidade de fornecer 4v maximo. Ao longo da vida (e por vida da bateria, entende o numero de ciclos para o qual foi programada), esta capacidade de fornecer 4v vai decrescendo.

O CPU, e restante electronica contudo, ao longo da sua vida, requer sempre a mesma voltagem. Se chega um momento em que o equipamento necessita de 3.8v, mas devido ao tempo de vida da bateria a mesma so consegue fornecer 3.7, o que acontece? Exacto, o equipamento desliga-se.
Entao porque nao colocar uma bateria com uma voltagem inicial mais alta? Excelente questao. Porque nao e possivel ter uma bateria com um numero alto de ciclos, uma voltagem inicial alta e uma espessura minima, e seguranca para ser usado num telemovel. Algo nesta lista tem de ceder.

Viajemos agora ate 2017, quando o throttling se foi feito sentir e as noticias apareceram. Porque fazer throttling? Para que quando o cpu, que e, a par do flash, o que provavelmente exige mais da bateria num curto espaco de tempo, chegar a 100%, a bateria consiga continuar a fornecer a voltagem pedida. Diminuindo a velocidade do cpu faz com que ele deixe de pedir por exemplo 3.8v e passe a pedir 3.7 ou 3.6.

Agora dizes, muito bonito e tal, mas nao falaste da temperatura e deixar ao sol e temperaturas de funcionamento. Bem visto, ja la vou chegar.

Se leres varias queixas, aqui e noutros sitios, ves uma queixa muito recorrente de "tenho o telefone a volta de um ano e ja tem problemas". A razao de trazer a temperatura de funcionamento, deixar ao sol e como isso afecta a bateria, e exactamente por isso. Existem certos procedimentos que podem diminuir bastante o tempo de vida normal de uma bateria. Se achas isso irrelevante, tudo bem. E analogo a fazer todo o terreno com um carro com uma baixa altura ao solo e ao fim do dia dizer que a marca nao presta porque o fundo do carro e os parachoques estao danificados.

Vao colocar a opcao porque e o que deviam ter feito de inicio, e pode ser que assim deixem de bater na mesma tecla. Quem quiser o comportamento A tem A, e quem quiser o comportamento B tem B.

Por fim, uma rapida pesquisa no google mostra-te que varios dispositivos de outras marcas tambem apresentam problemas de bateria, com os mesmos a se desligarem aleatoriamente quando as baterias ja tem varios meses de uso. Nao fazem e throtling, simplesmente desligam (que era o que Apple fazia ate 2015).
 
Após alguns anos, e ainda usando um 4S como leitor de mp3, eis que volto a usar iOS como main system outra vez... com um iPhone 6S.
Apreensivo com os problemas da bateria, e da dificuldade em haver stock de baterias para substituição, eis que tiro as dúvidas e aparece-me isto:


Acho que no final consegui fazer um bom negocio... na casa dos 250€ um 6S 32GB desbloqueado, ainda com ano e meio de garantia.
 
Após alguns anos, e ainda usando um 4S como leitor de mp3, eis que volto a usar iOS como main system outra vez... com um iPhone 6S.
Apreensivo com os problemas da bateria, e da dificuldade em haver stock de baterias para substituição, eis que tiro as dúvidas e aparece-me isto:


Acho que no final consegui fazer um bom negocio... na casa dos 250€ um 6S 32GB desbloqueado, ainda com ano e meio de garantia.

Foi um bom negócio :) eu não vendo o meu de 16GB por menos de 400€ ^^
 
@oscarolim quem deu exemplos e quem explicou fui eu e não tu ora vai ver! A tua escrita não causou confusão nenhuma e ao contrário de ti parece que a minha memória está em melhor forma, foste bem claro várias vezes mas estás sempre a fugir do essencial e a repetir as mesmas banalidades relativamente à garantia como se fosse a única solução (e a mais adequada). Tu achas que a única solução era lançar o update e a única alternativa ao update era o telemóvel desligar-se, e não há mais opções que não essas por isso fizeram bem. Certo?
Para ti só existem essas duas opções, a Apple lançou telemóveis com as baterias mal dimensionadas/defeituosas/whatever e pronto, o mal está feito agora é levar com o update e usar o ferrarri como papa-reformas não vá as rodas saírem. Paralelamente temos de ir trocando a bateria ad eternum até adquirirmos dispositivos novos e/ou nos fartarmos das trocas. Já todos percebemos isso.

Até vou repetir novamente o exemplo já que te esqueceste. Era o Nexus 6P, e volta e meia aparecem alguns (poucos) dispositivos em quase todas as marcas e as marcas não lançam updates para diminuir as especificações do aparelho para que não lhe saiam as rodas como até bem disseste no último parágrafo.
O que te faltou dizer é que eles após "simplesmente" se desligarem o utilizador não fica com o defeito na mão a viver com isso, trocam por dispositivos novos ou no caso do 6p que foi generalizado nem se dão ao trabalho, estão a trocar por outros/devolver o dinheiro já que por mais que lhes troquem as baterias o problema volta sempre já que o defeito é crónico do modelo.

É esta terceira alternativa, que seria a mais correcta, que te está a falhar quando repetidamente dás a entender aos users que a Apple fez bem já que era a única opção que podia tomar e isso é falso, é isso que critico e foi isso que corrigi na primeira intervenção quando acrescentei mais um ponto ás tuas soluções que só contemplavam aquelas duas descritas acima.

Vão colocar a opção porque lhes "descobriram a careca", não é complicado juntar as peças e chegar a essa conclusão. Da maneira que escreves até parece que a empresa está a fazer um enorme favor aos consumidores ao colocar a opção, epá uma enorme chatisse "tomem lá e não chateiem mais". Epá não, estão é com os calos apertados e a ver se minimizam estragos, simplesmente isso já de que facto não tomaram a atitude correcta.

Ah, e não acho irrelevante que um mau uso da bateria lhe diminua as capacidades, não foi isso que escrevi, o que acho é que um mau trato origina o que deve originar, a diminuição do tempo de autonomia e não uma falha que o leva a desligar mais cedo, não confundas as coisas.

A analogia está errada, a correcta seria assim...tu compras um jipe que supostamente estaria preparado para todo o terreno e ao fim de uns meses ele começa subitamente a parar a meio das viagens, descobre-se que o problema é do depósito do gásoleo que tem um formato mal projectado para a actividade de todo o terreno e com os solavancos e algum uso deixa de fornecer combustível ao motor levando este a desligar-se subitamente, a marca quando se apercebe do problema apresenta a solução dizendo que o melhor será não utilizar o veiculo nesse tipo de pisos e que se andar em estrada normal o problema já não se manifesta, além disso oferece trocar por depósitos novos por um preço simpático apesar de o defeito ser de origem e ir manifestar-se daí a uns meses novamente.
A maior parte das pessoas que compra o modelo acha que não é aceitável e exige um modelo com o depósito re-projectado para a sua função/devolução do dinheiro pois não cumpre com as especificações com as quais foi vendido.
E depois tens alguns que pronto, já que compraram com defeito não há nada a fazer, é ir trocando os depósitos, se necessário pagar por eles até e seguir as recomendações que passam por evitar fazer todo o terreno e andar com ele apenas em estrada plana.

Também já disse no passado e posso repetir. Estás no teu direito de para ti achares que é melhor o teu dispositivo ter esse comportamento do que a marca assumir que não foi bem feito e trocar por um sem esse problema/devolver o valor dele. Nada contra, absolutamente nada.
Agora não venhas dizer que isso é o correcto e que era a única alternativa porque não era/é. O que vale é que isto é apenas um telemóvel e correspondente valor, fosse um carro ou uma casa comprados com defeitos de origem já as coisas eram consideradas de outra maneira porque o valor monetário tinha muito mais peso, como neste caso "nem é assim tanto" é mais fácil ir vivendo com isso e esquecer o assunto porque dá trabalho e chatices, mas o princípio não deixa de ser incorrecto. É com o exemplo que o @ciberg deu noutro tópico, tecnicamente o cliente teria direito a uma película nova, na prática como o valor é reduzido mais vale assumir a despesa e deixar andar.

Cumprimentos.
 
desde que fiz esta ultima actualização a bateria em vez de durar dia e meio com uso intensivo, agora nem um dia chega ( e sem usar quase nada) ! com a aplicação para ver a saúde da bateria aparece na cor vermelho (degradação muito alta)

o telemovel tem 13 meses...

Acham que será problema da actualização ou é mesmo da bateria?
 
Última edição:
O meu iPhone 6sPlus parece-me claramente capado.
Info da bateria e do antutu:
13caf8e84c060f52a19ae26e7b1696f1.jpg

Vi agora esse teste e fui fazer no meu, mesmo ligado à ficha está a uns 50% do desempenho inicial. E foi trocado há um ano no programa de baterias da altura.
 
O meu agora sempre que ponho a carregar, com o cabo e adaptador oficial, diz "acessório não suportado", passado uma hora lá dá para carregar. Que atrofio.
 
Back
Topo