1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

iPhone + Aditivos Navegar/Internet = Armadilha

Discussão em 'Dispositivos iOS, watchOS e tvOS' iniciada por Hesed, 16 de Julho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 5887)

1. Hesed

Hesed Power Member

Adquiri um iPhone3G na Vodafone. A fim de utilizar o terminal e enquanto aguardava a portabilidade do meu anterior número, resolvi experimentar as funcionalidades do novo aparelho.
    Para isso carreguei com €10 o cartão que vinha com o iPhone ficando com €15 na conta (€10+€5 de bónus).
    No sentido de experimentar a ligação 3G e ter uma ideia do tráfego de dados que gasto com o telefone resolvi subscrever o Aditivo Navegar (€7,5 para 100MB por 30 dias). Isto dar-me-ia uma ideia para no futuro subscrever um tarifário adequado ao meu perfil. Fiquei portanto com cerca de €7,2 de saldo no cartão.
    Sem ter feito nenhuma chamada de voz e apenas tendo mandado um SMS, resolvi confirmar o saldo. Para meu espanto recebi a informação de €1,2(!!)

Enviei imediatamente um mail para o Apoio ao Cliente e aguardo resposta.
    Depois de analisar tudo o que fiz, parece-me o seguinte:
    - O Aditivo Navegar não serve para o iPhone (por precisar duma configuração de APN que o terminal não possui), por isso taxaram-me os €3 de tarifa diária de internet. Certamente a dobrar.
    - Perdi portanto os €7,5 do Aditivo Navegar pois não posso configurar o iPhone para usufruir dele.
    - No total as perdas são de €13,5 (€7,5 do Aditivo + €6 de tarifa diária de dados iPhone).

As causas disto são:

- Total ausência de informação que os Aditivos Navegar e Internet não são possíveis de utilizar com o iPhone (pela impossibilidade de configurar o APN), levando os clientes a cair na armadilha de subscrever estas funcionalidades.
    - Total ausência de informação nos tarifários iPhone sobre a impossibilidade de utilizar os Aditivos Navegar e Internet.

Evidentemente que vou aguardar uma resposta satisfatória ao mail que enviei para o apoio ao cliente, mas encaro desde já fazer uma Reclamação Oficial. Parece-me incrível que a Vodafone não tenha acautelado toda a informação relativa ao uso do iPhone3G. Certamente teve muito tempo para isso.

(Nota: encontrei agora um post na Techzone que dá indicações para alterar o APN no iPhone3G. Porém nada disso altera, na minha opinião, a situação que acima descrevo e que pode estar a prejudicar muitos utilizadores. A responsabilidade da informação é da Vodafone, já que é ela que comercializa o aparelho bloqueado à sua rede e impõe as tarifas).

2. wenning1982

wenning1982 Power Member

essa é boa também!!!!!!! isto está lindo está.:mad:

3. JedWar

JedWar Power Member

O Iphone tem forma de configurar o APN! O facto de estar bloqueado a operadora é que não disponibiliza essa opção, usando por isso o aditivo de 9.90 para o iphone, para contornar na secretaria o automatismo que já estás sujeito.

Quanto à situação bem vindo ao clube: Dos que foram apanhados de surpresa por um lado e por outro dos que já encontraram a solução (temporária, mas que a deles não deverá andar muito longe disso)

A insatisfação de muitos está já aqui.... mais pancada menos pancada ando tudo igual

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=304329

Última edição: 16 de Julho de 2008
  4. asturmas

asturmas Power Member

Realmente a vodafone faz tudo para ter muito brevemente n processos crime...
    Faz queixa ao dep de qualidade e exige reembolso e compensação senão deco e asae

5. rmarinheira

rmarinheira Banido

O Iphone está a ter em Portugal os problemas que se esperavam: num país onde os operadores cobram balúrdios, quando comparado com outros países, e onde não existem pacotes de dados ilimitados, só podia dar nisto!

Enquanto não houver uma mudança de fundo nos tarifários oferecidos o Iphone é um autêntico sorvedouro de dinheiro, e quem o compro porque até gosta do interface, do design e tudo mais, vai ao fim de algum tempo, se não tiver o devido cuidado, desejar nunca o ter comprado, tantos são os custos associados ao seu uso em pleno!

Um produto destes resulta bem nos EUA, onde podemos ter planos de voz e dados sem quaisquer limites a troco de um punhado de dólares por mês!

6. Zoo TV

Zoo TV Power Member

É por estas e por outras que eu gosto da Optimus e sou cliente deles há quase 10 anos, sem qualquer motivo para mudar. :P

O aditivo Internet de 7,5€ da Optimus funciona sem espinhas no meu iPhone, juntamente com o meu tarifário TAG e ainda recebo o bónus da campanha 1 euro sempre que carrego.

Simples e sem complicações ou gamanços.

Por isso o título desta thread devia começar com a palavra "VODAFONE", seguida do que já lá está escrito, ou seja:

"VODAFONE + iPhone + Aditivos Navegar/Internet = Armadilha"

Cumps :)

Última edição: 22 de Julho de 2008
  7. asturmas

asturmas Power Member

Eu não vou para optimus pois 100MB de aditivo é MUITO pouco

8. danpxy

danpxy Power Member

não compreendo o porquê desta apreciação, tendo em conta que o Aditivo Iphone tem custo de 9.90€ mensais com 250MB de trafego, que comparado ao referido aditivo da Optimus é de todo vantajoso...

9. MultiSpeed

MultiSpeed [email protected] Member

Lê melhor o 1º post

Quer-me parecer que o criador da Thread diz no seu 1º post que se trata do Aditivo Navegar de 7,5 euros/mês por 100MB, conforme se vê no quote a seguir:

Logo, a comparação do ZooTV com a Optimus tem toda a lógica, em minha opinião.

Aparentemente a Optimus dá o que realmente publicita, a VDF não.

Além disso a Vodafone mentiu ao cliente ao dizer que o iPhone não possui configuração do APN. Eu tenho um iPhone e sei bem que existe a opção para configurar o APN.

O que se passa é que a Vodafone (como é habitual) quer é "chular" os clientes, mas tb a verdade é que só é cliente da VDF quem não faz bem contas de cabeça.

Fui uma vez cliente da VDF pq queria mt um tlmóvel que só ela vendia. Passado 3 meses vendi-o e voltei à Optimus. O tlm que comprei à VDF vinha todo "capado" nos menus, faltavam opções que estavam no manual do aparelho e nem deixava usar os MP3 como toque apenas pq a VDF tinha bloqueado essa opção, pois o tlmóvel estava preparado para tal. Só que a VDF tinha os toques pra vender e como tal há que bloquear o uso aos clientes dos seus próprios MP3.

VDF = Gamanço

Cheers :)

Última edição: 22 de Julho de 2008
  10. siniux

siniux Power Member

Mentiu e não mentiu.
    Na versão 2.0 o menu de configuração de APN desapareceu no iPhone. Há aquele programa que foi posto aí o link, mas ainda não experimentei.
    De qualquer forma, mesmo alterado o APN no menu que tás a falar, esse aditivo não funciona porque precisa de aceder através de proxy, que no iPhone não consegues alterar.

Agora se a vodafone devia ter um apn "internet" sem acesso através de proxy como a optimus e a tmn têm, isso é outra conversa. :D

11. macintoshh

macintoshh Power Member

onde esta o alarido todo?

nos tarifarios na pagina diz la TODOS os serviços que podem ser utilizados no Iphone, n fala no Aditivo navegar na internet..

E a mm coisa que subscreverem o tarifario com msn num 3310 e irem-se queixar que queriam msn no 3310 e virem culpar a Operadora..

sinceramente

12. pox

pox Power Member

O user que iniciou a thread deve estar referir-se aos tarifários que existiam anteriores à saída do iphone 3G, esses sim eram incompatíveis com o iphone V1, só existia um aditivo que funcionava em plano pós-pago.

De referir que a vodafone era a única operadora em que os aditivos de dados em plano pré-pago não funcionavam.

Actualmente qualquer iphone com o firmware 2.0, as definições de APN são configuradas automaticamente pela vodafone através do iTunes se desejarmos, no meu caso cancelo sempre.

13. MPMachado

MPMachado Power Member

Acho que isso só aconteceu por falta de informação. No meu caso fui avisado, e quando aderi, voltei a informar-me sobre o aditivo.

Ao aderir, temos de ouvir as opções todas e só ai é que escolhemos. Eu aderi ao aditivo iphone, visto o navegar não ser vantajoso, como referido na pagina de tarifários.

É verdade que as operadores não andam aqui para fazer caridade, daí na hora de pagar, convém estarmos informados

14. Zoo TV

Zoo TV Power Member

Só se for no teu iphone.

Eu tenho o iphone 3G com firmware 2.0 e a configuração de APN está lá, ao vivo e a cores.

Uso Optimus e provavelmente a Optimus não escondeu essa opção (akliás nem sequer é hábito da Optimus "capar" as funções dos telemóveis que vende, ao contrário da Vodafone).

Última edição: 23 de Julho de 2008
  15. JedWar

JedWar Power Member

Para me poupares um restauro....permite-me perguntar!!

Se não aceitar aquela pequena actualização logo no inicio fico com a opção de configurar ou ligar/desligar APN acessível directamente no iPhone (e que nunca deveria ter sido escondida), à semelhança de um desbloqueado?

@Zoo TV : Provavelmente a Optimus não o "escondeu", é que de facto tb já procurei! E bem. Uso vodafone e única coisa visível com nome parecido é o VPN, mas como sabes com funções bem destintas.
    No entanto manda os "steps", sempre posso estar a perder algo.

Última edição: 23 de Julho de 2008
  16. Zoo TV

Zoo TV Power Member

Uso Optimus e vi essa opção do APN algures num sub-sub-sub-menu nas configs do iPhone, sinceramente já não me lembro bem onde e agora não tenho tempo para procurar (estou no trabalho :D), mas em casa depois vejo isso com calma.

17. JedWar

JedWar Power Member

OK Tanks...

Mas julgo que a haver estará aqui:

Especificações --->Geral ----> Rede.

Confirma então depois logo sff. Nos vodafone nesse menu não aparece a opção que permite o conf. do APN, aparecendo s´estas opções...logo provavelmente falta aí uma!!!

18. pois tenho o mesmo problema aqui, o que fazer?

nao aparece o menu para configurar...e nao tenho acesso a internet.

e nao consigo configurar

logo o que fazer?

Partilhar esta Página