iPhone e as SMS com caracteres especiais

hYpe

Portugal@Home Member
Como podem haver mais interessados, aqui fica o email que enviei para a Optimus agora mesmo.

Assim que obtiver resposta, coloco aqui.

Boa tarde,

Venho por este meio reportar um problema com este equipamento, que desejo ver resolvido o mais cedo possível.

O problema consiste no envio de mensagens escritas (vulgo SMS).

Ao enviar uma mensagem que tenha caracteres especiais, nomeadamente letras com acentos (ã, é, õ) ou o "ç", o equipamento tem necessidade de fazer o encoding de tal caracter em formato Unicode.

Acontece que no formato Unicode o limite máximo das SMS passa para 70 caracteres, menos de metade de uma SMS dita normal.

Uma vez que não existe maneira de ligar/desligar tal tipo de codificação, e que não fui avisado de tal situação no momento de compra, parte da Optimus fazer a respectiva filtragem dos caracteres ou arranjar outro tipo de solução.

Gostaria de saber como resolver este problema, e se existe alguma maneira de reaver o dinheiro que me foi cobrado indevidamente.

Com os melhores cumprimentos,

[O meu nome]
93xxxxxxx

Alguém já reclamou da mesma situação e/ou arranjou solução?
 
Eu reclamo junto da entidade que me vendeu o equipamento.

Já reportei a situação nos fóruns da Apple, mas também não me deram solução.
 
a solucao e escrever sem: ç ã â é è, etc...

alias, como se faz em mts outros telemoveis, o meu SE k610i tb nao tem tal opcao e nao e por isso k me vou keixar a minha operadora...

nao vejo pq a optimus tenha de filtrar as mensagens, e se em alguma altura kiseres enviar uma mensagem escrita sem erros?

a seguir vais querer que quando tiveres a navegar a optimus remova a publicidade das paginas nao? ou avisaram-te que ias ver publicidade em paginas web no momento da compra?
 
A solução passaria por um contador de caracteres para saberes que quais podes ou não usar contando apenas como um caracter, isso certamente será implementado no futuro.
A operadora nada poderá fazer, GSM é mesmo assim.
 
Acho ridículo não verem legitimidade na queixa deste utilizador.
Eu próprio no inicio enviava uma sms que sabia não ultrapassar o número de caracteres estipulado por 1 SMS, e reparava que me era descontado o valor de 2/3 sms no saldo.
Porque escrevo português no IPhone devo ser descriminado?
É ridículo.
 
a solucao e escrever sem: ç ã â é è, etc...

Wrong, podes mandar os ' é ' que quiseres, é um caracter normal. O ' à ' está no mesmo caso que o ' é '.

Mas concordo plenamente que deveriamos poder escrever uma sms ortográficamente perfeita sem sermos limitados a 70 caractéres.
 
Wrong, podes mandar os ' é ' que quiseres, é um caracter normal. O ' à ' está no mesmo caso que o ' é '.

Mas concordo plenamente que deveriamos poder escrever uma sms ortográficamente perfeita sem sermos limitados a 70 caractéres.

É limitação da tecnologia. Passa-se em todo o mundo, com muitos telemóveis.
 
Isto já existe há tantos anos em tantos telemóveis e acham que descobriram a pólvora? As operadoras permitem sms dos dois tipos, cabe ao fabricante escolher, um, outro, ou os dois à escolha. Se estão insatisfeitos, o único responsável é o fabricante do equipamente, a operadora apenas se encarrega de enviar aquilo que recebe do telemóvel.
 
Isso não devia ter sido enviado à optimus, mas sim à Apple.

Não vejo qual é a responsabilidade da Apple! Visto o problema não ser do iphone mas da rede gsm que não reconhece os caracteres especiais!

Quanto mt um Mail a pedir a Apple que implemente algo para desactivar os caracteres especiais e a contagem dos mesmos!

cmp's
 
Acho ridículo não verem legitimidade na queixa deste utilizador.
Eu próprio no inicio enviava uma sms que sabia não ultrapassar o número de caracteres estipulado por 1 SMS, e reparava que me era descontado o valor de 2/3 sms no saldo.
Porque escrevo português no IPhone devo ser descriminado?
É ridículo.
Rapaz, todos os telemoveis comportam-se dessa maneira, e uma limitacao do protocolo de envio de SMS.

The maximum single text message size is either 160 7-bit characters, 140 8-bit characters, or 70 16-bit characters. Characters in languages such as Arabic, Chinese, Korean, Japanese or Slavic languages (e.g., Russian) must be encoded using the 16-bit UCS-2 character encoding (see Unicode).

Larger content (Concatenated SMS, multipart or segmented SMS or "long sms") can be sent using multiple messages, in which case each message will start with a user data header (UDH) containing segmentation information. Since UDH is inside the payload, the number of characters per segment is lower: 153 for 7-bit encoding, 134 for 8-bit encoding and 67 for 16-bit encoding. The receiving handset is then responsible for reassembling the message and presenting it to the user as one long message. While the standard theoretically permits up to 255 segments, 6 to 8 segment messages are the practical maximum, and long messages are often billed as equivalent to multiple SMS messages. See Concatenated SMS for more information.

Das duas uma, ou se reescreve o protocolo e substitui todos os telemoveis GSM k existem no mundo para continuar td compativel ou continua tudo como esta. agora adivinhem kal das 2 vais acontecer :P

Se o Iphone nao mostra o numero de caracteres disponiveis ou numero de mensagens k vai enviar, isso ai podem ter razao de keixa, keixem-se a apple, nao a optimus, nao foi ela k desenvolveu o software do telemovel, se nao gostam das funcionalidades do iphone (ou a falta delas, nao o comprassem, e teem bom remedio, trokem).

Mas metam isto na cabeca: se continuarem a escrever em portugues correcto, nao interessa kal o telemovel k usem/comprem, vao pagar sempre mais do k uma mensagem caso ultrapassem o limite de caracteres.

PS: kem gasta +400€ num telemovel esta preocupado com 0.02€ de 1 sms? isso e k e ridiculo! especialmente tendo em conta k ja existe mt variedade de tarifarios sem limite de sms
 
Os Nokias não têm esse problema. Escrevo com ç, à, é, á, etc, e conta sempre 1 caracter. Nos caracteres especiais passam a caracteres normais (na mensagem recebida) ou são mantidos como especiais, conforme a opção que eu tiver nas definições. O que falta é, se calhar, a Apple adicionar esta opção de mudar conforme o que o utilizador deseje.
 
Última edição:
PS: kem gasta +400€ num telemovel esta preocupado com 0.02€ de 1 sms? isso e k e ridiculo! especialmente tendo em conta k ja existe mt variedade de tarifarios sem limite de sms

lamento dizer isto, mas concordo completamente !, é tanto os SMS, e o não usar a internet móvel, afinal de contas quando se compra um porsche tem que se ter dinheiro para a gasosa não ? ...
 
Os Nokias não têm esse problema. Escrevo com ç, à, é, á, etc, e conta sempre 1 caracter.

Depende dos modelos. Uns dá para escolher escrita simplificada, e mesmo que apareça lá os caracter na mensagem escrita, esse caracter não é enviado, é apenas visto por ti.
Isto já foi discutido neste forum.
 
Os Nokias não têm esse problema. Escrevo com ç, à, é, á, etc, e conta sempre 1 caracter. Nos caracteres especiais passam a caracteres normais (na mensagem recebida) ou são mantidos como especiais, conforme a opção que eu tiver nas definições. O que falta é, se calhar, a Apple adicionar esta opção de mudar conforme o que o utilizador deseje.

Mas aposto que a pessoa que recebe a mensagem recebe " Coracao " em vez de " Coração ". O Nokia de uma amiga minha faz isso, muda a mensagem para ficar sem acentos, til, cedilhas, etc.
 
Vai-lá a tabela do protocolo e vê se encontras "ã", "ç","ê" é depois diz se foi a Apple que se esqueceu de os por lá!

http://www.smsmac.com/help/discover/about-sms/gsm7bit/

Não estou a ver o interesse deste post, não responde a nada nem acrescenta nada ao que já foi discutido.

Do que a Apple se esqueceu, foi de dar a possibilidade ao utilizador de escolher se quer enviar com ou sem caracteres regionais, que sendo suportados pelo protocolo, inplicam imediatamente um limite de 70 caracteres.

Se não queres entender, não sou eu que vou insistir no assunto.
 
Back
Topo