iPhone: limitações

Isso é o que a Apple sabe fazer de melhor, hardware ultrapassado e vende-lo a preço de ouro numa caixa bonita. Mas o que se passa e nisto a Apple é mestra, é a fazer a junção de hardware e software...e raios... funciona mesmo. Aqui passa-se a mesma história que nos mac's, eu quero um computador que funcione e que seja rápido, não quero a placa XPTO ou o processador da moda! Quero apenas que funcione!
Quer queiram, quer não o iPhone revolucionou a maneira como utilizavamos o telemóvel, nunca foi tão fácil ir a internet ou ver um mail, ou agora mesmo jogar através de acelerometros e touchscreen num dispositivo portátil.
Agora sinceramente, colocar o iPhone no mercado dos PDA's e smartphones é um erro. O iPhone é mais um "media phone" que outra coisa
 
[PT]latrine;3241927 disse:
Flames e hates à parte, existem algumas razões que se prendem neste mundo dos telemóveis, tal como no mundo da informática, com o gosto pessoal, e factores históricos. Eu vou deixar aqui os meus coments finais a este tema, e depois vou bloquear o mesmo para referência futura...

Ouvir uma pessoa que cresceu no mundo dos telemóveis como tive o prazer de ouvir na Sexta Feira passada, fez-se luz no que respeita a este equipamento.

Segundo ele
"O Iphone é um "marketing e design stunt" um produto desenhado a partir do marketing, até chegar à engenharia construído com componentes "rasca"". Pelo contrário, telefones como o htc diamond ou o samsung omnio, são proezas de engenharia que evoluiram com o topo de gama dos componentes de um telefone. Agora, esqueçam uma coisa... Se algum cliente vos pedir um iphone... digam logo que sim... não percam tempo a oferecer alternativas, ou a dizer mal (como fizemos aqui um exercício)."

É que a Apple no marketing é imbatível e mais uma vez pegou no design (interface física e software) e construiu algo que sendo ridiculamente simples, intuitivo e visual, faz com que quem o usa sinta-se anos luz à frente. Só que, e ele admitiu, este é o problema. As empresas de telemóveis, sempre foram empresas de hardware, deixando para a MS a componente de Software, descurando assim aquilo que é capaz de gerar paixões... que é a forma como se usa o telemóvel... a forma como se interage com o dito...

É claro que este telemóvel é fraco, e tem inúmeros problemas como os que já foram aqui levantados. Mas os outros telemóveis que existiram até agora perderam no domínio emocional... desde logo... e sem hipóteses... E isso é problemático. O HTC e o Samsung já representam uma reviravolta... são melhores em termos de hardware (plano racional) e com uma componente gráfica já aproximada, senão melhor que a do iphone... mas serão sempre os outros... os iphone killers... e aqui vitória do marketing da Apple.

Quanto ao resto, esta geração do iphone é melhor que a anterior, mas em termos de hardware não é nenhum topo de gama... mas quem o compra está-se a borrifar para isto... e nem é ir ao engano... é assumir as falhas em troca de um bem maior!

Uma coisa é certa...A próxima geração do iphone não terá tanto sucesso... pois htcs, samsungs, e nokias já abriram a pestana, e mais rapidamente inundam o mercado com soluções melhores em termos de hardware e apelativas em termos de software e com ganhos de escala infinitamente superiores.

(mas mesmo aqui terão problemas... e o Blastarr sabe muito bem que o dobro dos pixeis num ecrã deste tamanho não implicam software de maior qualidade ou melhor experiencia para o uittilizador... muito pelo contrário, já que está tudo formatado para a resolução anterior... não é a primeira vez que isto acontece no windows CE (oopss...), e que exige no mínimo um ano para que tudo fique ok... e aí o iphone tem mais uma janela de oportunidade em vingar como equipamento não para o heavy user, mas para aquele que compraria um N95 mas nunca instala a suite de gestão da nokia, nunca conseguindo fazer mais do que chamadas e fotos)

A Apple ficará com o que sempre teve nos computadores como vantagem competitiva face aos outros... integração com o hw Mac e pouco mais.

Vou bloquear isto... Às 24 de hoje...


A questão aqui é que podes ter um PDA avião, mas se o sistema operativo não corresponde, para que te vai servir? Dou como exemplo o HTC TyTn II. Um dos telemóveis com melhor hardware, e a HTC recusa-se a lançar drivers gráficas para ele. Ele tem um excelente chipset gráfico, mas a HTC simplesmente não lança drivers. Resultado? Má performance.
Depois podemos ir por outros lados. Eu no meu PDA tenho Windows Mobile 6.1 e aquilo é uma valente porcaria. Lento lento lento. Além de que o software não é nada intuitivo. Já viram como é fácil instalar software no iPhone? Já viram o tipo de aplicações construídas?
Neste momento estou a ponderar comprar o iPhone e encostar o PDA. Porquê? Porque o que adianta ter uma bomba, se o software não puxa por ele?

De notar que o Google Android é mesmo isso. Uma implementação de um sistema operativo inovador, com uma SDK bastante intuitiva, o que resulta em aplicações bem conseguidas e úteis. Quando sair, repensarei se volto ou não ao PDA...
 
[PT]latrine;3241927 disse:
(mas mesmo aqui terão problemas... e o Blastarr sabe muito bem que o dobro dos pixeis num ecrã deste tamanho não implicam software de maior qualidade ou melhor experiencia para o uittilizador... muito pelo contrário, já que está tudo formatado para a resolução anterior... não é a primeira vez que isto acontece no windows CE (oopss...), e que exige no mínimo um ano para que tudo fique ok... e aí o iphone tem mais uma janela de oportunidade em vingar como equipamento não para o heavy user, mas para aquele que compraria um N95 mas nunca instala a suite de gestão da nokia, nunca conseguindo fazer mais do que chamadas e fotos)

O que eu me ri a ler isto... :lol:

Então agora equipamentos como o N81, N82, N78, E71 e N95-8GB, HTC's, etc, tem aplicações "a mais", é isso ?
Acho que estás com o síndrome do "o-iPhone-terá-um-ecossistema-de-software-igual-a-zero-vírgula-um-em-relação-ao-windows-mobile-e-symbian-porque-as-aplicações-não-podem-ser-programadas-em-PC's-Windows-ou-Linux", e sentiste assim necessidade de fazer "downplay" das capacidades dessas plataformas, para de alguma forma tornar o iPhone num produto apetecível.

Come on
, até os mais "die-hard fans" na review exaustiva do Arstechnica baixaram a nota do iPhone de 8/10 na versão original, para apenas 6/10 na versão 3G.
Sim, ganhou HSDPA e "Pseudo"-GPS, big deal, mas num ano a concorrência evoluiu muito mais rapidamente...
 
Só para incitar um pouco mais....

42 Reasons You Still Don't Want an iPhone The recent announcement of a software development kit and the Microsoft Exchange Activesync support for the iPhone has raised the eyebrows of a few users who have remained hesitant from switching to the iPhone. Our own Brandon Miniman even exclaimed that now that the iPhone has Exchange support, various device form factors was the only reason left to stick to Windows Mobile.



On the contrary, here are 42 reasons you still don’t want an iPhone:
  1. You realize that having tactile hardware buttons is a faster and easier to use interface in many mobility-related scenarios
  2. You realize that being able to search contacts instantly after turning on the device is much easier for making phone calls.
  3. You like to use voice recognition to make phone calls, request appointment status, play music, request phone status, search contacts, launch programs, search locations (Live Search), etc.
  4. You like to see a clear view of your important daily information on the home screen without having to open individual programs or go through an unlocking procedure
  5. You like to hear your text messages, email subjects, caller ID names, appointment reminders and media selections announced audibly using text-to-speech.
  6. You hate iTunes
  7. You realize that Coverflow is a gimmick and really makes it difficult to find music compared to typing something and letting the media library find matches for you (or using Voice Recognition).
  8. You like to use any variety of GPS Navigation programs that have been in testing and development for years and support many destinations all over the world (without requiring an internet connection).
  9. You like having GPS hardware built-in
  10. You like to listen to music on wireless stereo speakers, wireless car stereos, or wireless headphones using the Bluetooth A2DP profile
  11. You like to receive MMS messages
  12. You like to run memory resident instant messaging or other enhancement applications that don’t close when you switch to another program. (more info)
  13. You like to do UMTS video calls
  14. You like to record video and send video emails while out and about
  15. You prefer a CDMA carrier
  16. You prefer UMTS/HSDPA internet access
  17. You use SIP voice over IP telephone services at work, home, or while roaming internationally
  18. You like to use Skype
  19. You use Tasks in Outlook
  20. You use Notes in Outlook
  21. You like to access network file shares
  22. You want to upgrade or swap out your storage card
  23. You want to be able to put in a fresh battery when battery life gets low instead of carrying multiple chargers around.
  24. You like to automatically synchronize your favorite recorded TV shows in Media Center instead of buying them.
  25. You like to synchronize TiVo TV shows on your phone automatically
  26. You need to be able to repurpose data found in other programs by copy/pasting it into something else
  27. You use OneNote and synchronize with your desktop
  28. You want to use optical character recognition on business cards
  29. You like to use Sling Player to watch TV
  30. You like being able to manage your website favorites from your desktop
  31. You like to use Java Midlet applications
  32. You need to edit Microsoft Word and Excel documents
  33. You like to switch between input methods based on what’s most appropriate to your current task
  34. You like to use handwriting recognition
  35. You need to record voice notes, lectures, or interviews
  36. You need to use Remote Desktop/Terminal Services or VNC
  37. You need to manage a server using SSH
  38. You need to show PowerPoint slides on a projector
  39. You don’t want to wait for software to be developed when the same functionality has been available for years (decades) on other platforms
  40. You have a job that already relies on existing or custom developed mobile applications
  41. You need to use your phone while wearing gloves or having long finger nails
  42. You want to do all of these things for less money than an iPhone
  43. You don't want to have to buy proprietary Apple chargers
  44. You want to run emulators on your phone without voiding your warranty.
  45. You want to play games with hard buttons, instead of pretend buttons.
  46. You want a high res screen instead of half-VGA.
  47. You want to develop for your phone and you don't live in America (the only place where its legal to have the iPhone SDK at present).
  48. You don't want Apple to know all the apps you buy.
  49. You want to watch video in codecs other than mp4.
  50. You want strip poker on your phone (disallowed by the SDK rules).
  51. You want to use your phone as a dial-up modem.
  52. You want a bigger choice of carrier than one per country.
  53. You want a Sim-free phone.
  54. You want a better camera than 2 megapixel.
  55. You want to develop an app but don't want to give Apple a cut of your revenue.
Now of course some of you iPhone fans are going to mention that maybe someday some of those features will be added to the iPhone through a ROM upgrade or through purchasing applications from 3rd party developers. That may be true, and maybe throwing pennies in a wishing well while wearing ruby slippers will help out with that. In the meantime, Windows Mobile users will continue using more powerful mobile devices with far less limitations.


"You want..."casar com ele (coisa que n é permitida pela apple já que obrigaria a ter relaçoes sexuais na lua de mel).... desculpem mas n resisti......Mas acho que está um bocado exagerado....mas de facto sao pontos fracos.
 
Última edição:
Nalgumas coisas esta, ate porque o 3g por exemplo tem navegaçao por UMTS e GPS incluido. Essas razoes eram todas validas para o V1. Contudo a maior limitação do 3g será que face ao v1 pouco ou nada trouxe de palpável. Os "maiores" defeitos (os mais unânimes) mantem-se. E acho que num telemovel de 500 euros, será essa a sua maior limitação. Que para fazer coisas básicas de qualquer telemovel de valor mt inferior, tenha o comprador de andar com apps e estratégias e voltas e as vezes soluções que a apple rotula de ilegais (software nao legitimo e afins).

cumpz
 
Yah é verdade o hardware do Iphone é fraco...sim é. Mas o software é muito bom... Só pagamos o Hardware??

é como nos portateis....existem portateis bem mais poderosos a nivel de hardware ao lado pelo mesmo preço...mas no entanto eles trazem OSX? Quem compra Apple e dá mais €€ por isso se calhar nao quer só hardware...
Axo que o Iphone é a mesma coisa..são pessoas que nao querem só hardware. De que me interessa que o HTC TOUCH fosse á net?? era mau mesmo... Ter poucas features mas as que tem fazer bem ou melhor que os restantes. Pahh ser sincero o Iphone está a milhas do HTC TOUCH (experiencia propria). O que é certo é que até pessoas que nao percebem puto de telemoveis no Iphone 10 min e prontux é intuitivo. Agora é caro? ..Sim é. Merece 500€? talvez nao. É o melhor telemovel que tive até ver?...Sim é.

Neste momento algo que eu axo que não faz bem é realmente o GPS...pahh akilo sem net nao faz nada :( ... Realmente ter ou nao ter neste momento mas ok. De resto as features que ele faz...faz bemm.. De que me interessa um NOKIA com 1000 funçoes e um Symbian lento?? O N73 atao era uma carrada de nervos é k nada era fluido... a NOKIA mete no mercado cada FLOP ás vezes...mas enfim...

Cumps ;)
 
para mim a maior falha até ao momento não é de hardware, mas sim de software.

Tudo o que vem de raiz com o iphone funciona a 100% sem qualquer tipo de problema.
Agora no que trata a aplicações obtidas a partir da app store já não se pod dizer o mesmo... Crasham com bastante frequência quando estão a ser abertas (mal começam a iniciar voltar para o menu principal). Ainda por cima só reiniciando o problema se resolve...

De qualquer modo tudo isto deve ficar resolvido com um update ao firmware.
 
Para mim a maior falha e o que me tirou logo todo o interesse que tinha por um iPhone é a camera ser de apenas 2MP e não ter flash nem autofocus. Especialmente se tivermos em conta que se trata de um aparelho que custa 500 e 600€. Depois todas as outras falhas basicas só serviram para esquecer o iPhone de vez.
 
Edu115 ehttp://www.techzonept.com/member.php?u=2952[PT]latrine quero-vos dar os meus parabéns aos vossos posts. Finalmente uns posts decentes! ;) Concordo a 100% com as vossas opiniões e ainda bem que as deixaram aqui registadas para que, futuros users, possam perceber a razão pela qual um simples gadget da apple é tão adorado.
Quanto ao Android... mantenham a pestana aberta, pois pode estar aqui, finalmente, um verdadeiro concorrente ao iPhone. Eu, se tudo correr bem, compro um gadget (não gosto do termo PDA ou SmartPhone, prefiro chamar Gadget pois é o que todos eles são) desta dimensão em meados de Novembro/Dezembro, por isso espero que o Android comece a mostrar as suas capacidades para poder escolher entre o simples e funcional iPhone ou uma verdadeira máquina de onde poderei puxar ao máximo pelo seu hardware.
 
[PT]latrine;3241927 disse:
Flames e hates à parte, existem algumas razões que se prendem neste mundo dos telemóveis, tal como no mundo da informática, com o gosto pessoal, e factores históricos. Eu vou deixar aqui os meus coments finais a este tema, e depois vou bloquear o mesmo para referência futura...

Ouvir uma pessoa que cresceu no mundo dos telemóveis como tive o prazer de ouvir na Sexta Feira passada, fez-se luz no que respeita a este equipamento.

Segundo ele
"O Iphone é um "marketing e design stunt" um produto desenhado a partir do marketing, até chegar à engenharia construído com componentes "rasca"". Pelo contrário, telefones como o htc diamond ou o samsung omnio, são proezas de engenharia que evoluiram com o topo de gama dos componentes de um telefone. Agora, esqueçam uma coisa... Se algum cliente vos pedir um iphone... digam logo que sim... não percam tempo a oferecer alternativas, ou a dizer mal (como fizemos aqui um exercício)."

É que a Apple no marketing é imbatível e mais uma vez pegou no design (interface física e software) e construiu algo que sendo ridiculamente simples, intuitivo e visual, faz com que quem o usa sinta-se anos luz à frente. Só que, e ele admitiu, este é o problema. As empresas de telemóveis, sempre foram empresas de hardware, deixando para a MS a componente de Software, descurando assim aquilo que é capaz de gerar paixões... que é a forma como se usa o telemóvel... a forma como se interage com o dito...

É claro que este telemóvel é fraco, e tem inúmeros problemas como os que já foram aqui levantados. Mas os outros telemóveis que existiram até agora perderam no domínio emocional... desde logo... e sem hipóteses... E isso é problemático. O HTC e o Samsung já representam uma reviravolta... são melhores em termos de hardware (plano racional) e com uma componente gráfica já aproximada, senão melhor que a do iphone... mas serão sempre os outros... os iphone killers... e aqui vitória do marketing da Apple.

Quanto ao resto, esta geração do iphone é melhor que a anterior, mas em termos de hardware não é nenhum topo de gama... mas quem o compra está-se a borrifar para isto... e nem é ir ao engano... é assumir as falhas em troca de um bem maior!

Uma coisa é certa...A próxima geração do iphone não terá tanto sucesso... pois htcs, samsungs, e nokias já abriram a pestana, e mais rapidamente inundam o mercado com soluções melhores em termos de hardware e apelativas em termos de software e com ganhos de escala infinitamente superiores.

(mas mesmo aqui terão problemas... e o Blastarr sabe muito bem que o dobro dos pixeis num ecrã deste tamanho não implicam software de maior qualidade ou melhor experiencia para o uittilizador... muito pelo contrário, já que está tudo formatado para a resolução anterior... não é a primeira vez que isto acontece no windows CE (oopss...), e que exige no mínimo um ano para que tudo fique ok... e aí o iphone tem mais uma janela de oportunidade em vingar como equipamento não para o heavy user, mas para aquele que compraria um N95 mas nunca instala a suite de gestão da nokia, nunca conseguindo fazer mais do que chamadas e fotos)

A Apple ficará com o que sempre teve nos computadores como vantagem competitiva face aos outros... integração com o hw Mac e pouco mais.

Vou bloquear isto... Às 24 de hoje...

Primeiro gostava de dizer que acho que foi a primeira análise do iPhone que li (e já li algumas:p) que não tomba nem para o lado dos Apple lovers nem para o lado dos Apple haters e por isso parabéns a quem assim o avaliou:P

Depois on topic... Só quero frisar uma das desvantagens que para mim que sempre admirei o Steve Jobs... se está a tornar estúpida para não dizer mais... ainda para mais depois de ler esta notícia na Engadget
Alguém me pode explicar porque raio é que não metem isto no iPhone... porra é que se dizem que o iPhone e tão intuitivo tão simples não sei quê... porque não ter algo tão simples como copiar um pedaço de texto para depois o trabalharmos em futuros editores... para copiarmos para o adress bar... custa assim tanto...

Eu depois de ler esta notícia, se me dessem um iPhone eu vendia-o!
 
Eu vejo isto como uma velhinha táctica utilizada no software: updates/upgrades, fazer render o peixe, ter sempre um trunfo, por mais pequeno que seja para se jogar naquele momento mais critico, para relançar a chama do produto.

Obviamente que é isto que a Apple está a fazer e, não o esconde a ninguém, a lista de prioridades assim o diz. É uma excelente estratégia de disponibilizar funcionalidades de acordo com o avançar dos rivais.

Ex.: Eu sou um dos que me custa muito aceitar a não presença de copy/paste, algo que utilizo de forma frequente no meu SE m600i. Neste momento é uma das razões pelas quais não me faz perder a cabeça pelo iPhone, mas admito que se daqui a uns tempos a Apple já o permita que mude de ideias. O mesmo se passa em relação à câmera. Não tem uma melhor porque assim a Apple a quer. A partir do momento em que passa a disponibilizar, nem que seja uma equivalente, mas com auto-focus e/ou com capacidade para vídeos, muitos mais vão mudar de ideias.
 
O que eu me ri a ler isto... :lol:

Então agora equipamentos como o N81, N82, N78, E71 e N95-8GB, HTC's, etc, tem aplicações "a mais", é isso ?
Acho que estás com o síndrome do "o-iPhone-terá-um-ecossistema-de-software-igual-a-zero-vírgula-um-em-relação-ao-windows-mobile-e-symbian-porque-as-aplicações-não-podem-ser-programadas-em-PC's-Windows-ou-Linux", e sentiste assim necessidade de fazer "downplay" das capacidades dessas plataformas, para de alguma forma tornar o iPhone num produto apetecível.

Come on
, até os mais "die-hard fans" na review exaustiva do Arstechnica baixaram a nota do iPhone de 8/10 na versão original, para apenas 6/10 na versão 3G.
Sim, ganhou HSDPA e "Pseudo"-GPS, big deal, mas num ano a concorrência evoluiu muito mais rapidamente...

Nop... nunca disse isso... se leres bem o teu post até vês que tu proprio te trocas :)

O iphone vai na versão 2.0 de software e já faz mais do que o windows mobile 5 que demorou 10 anos a chegar, e de uma forma mais bonita/userfriendly que a versão 7 que já se viu por aí na net, que mais uma vez... "gentlemens...start your.." nem vou por aí, mas que mais uma vez a MS vai a reboque... vai... vai tão a reboque que até a HTC desenvolve interfaces melhores...
O que eu quiz dizer é que a grande maioria dos utilizadores de iphone nem o vão ter para usar em pleno as capacidades do iphone como, futuramente de abrir words e exceis para edição, que incrivelmente na versão 2 já se consegue fazer (abrir pelo menos, porque para gravar exige licenciamento) enquanto que a MS teve que aturar cerca de 7 anos do PalmOS a conseguir fazê-lo até chegar o Win Mobile 4 ou 5!!!... e mesmo assim com resultados pioresdo que os conseguidos pela datavizz


O mercado do iphone não é o hard core professional que usa plenamente a suite da nokia para ter a sua vida digital. É o utilizador que quer mais do que fazer chamadas mas não usa o equipamento profissionalmente... é um media player... não é uma máquina fotográfica digital profissional.... e que eu saiba.. o ecossistema do Macosx Mobile já está melhor para a maturidade que tem, face à plataforma windows mobile... onde mais uma vez, nenhum sentido de estética e "UI" guidelines foram seguidas universalmente... Bolas...até os parcos jogos que há para o iphone dão dez a zero ao Ngage 2.0 ou jogos java que existem por aí... e olha que já existem à bem mais que seis meses...

Mas é como te digo... quando tiveres um omnio nas mãos, e as aplicações estiverem a ocupar meio ecrã, e tudo tão pequeno que não se consegue ler... :) aí falamos de novo... (eu já assisti a isto uma vez com o Toshiba e700, e 4 anos depois... repete-se)

Quanto À pontuação da Arstechnica... eu não tinha visto, mas sinceramente, até acho boa demais, face ao ano que passou... é como eu já disse... a Apple já inovou no mercado com a sua user interface, mas até isto, na próxima geração já não vai ser novidade face à concorrência.

Uma nota adicional... o Iphone está tão bem pensado para quem não se quer preocupar com nada, que até só há um sítio onde podes comprar/sacar software onde está tudo arrumadinho, limpinho, com reviews, com críticas, um sistema de compras seguras, e ainda por cima, com o selo de aprovação da Apple e com facturas... até parece o Palm OS ou o windows CE.

É este o tipo de utilizador que a Apple quer... não é o Blastarr que se pudesse abria o equipamento à primeira dúvida :)
 
Última edição:
Subscrevo cada palavra que acabaste de escrever.
O iphone faz um pouco de tudo e não percebo a insistência da câmara pois têm um ipod no telemóvel, os fantásticos phones da apple, pois quem quer uma boa camara não compra o iphone mas se quer musica compra um ipod a parte, espero que me tenha feito perceber.

Onde estão as fotos iphone X N95? não encontro..
 
Algumas daquelas 42 razões (que afinal são 55) são tão estúpidas!
Mas algumas são de notar: 39, 42, 46, 49 e 55.
Os comentários de falácia pragmática, não ajudam mesmo nada. Já todos sabem que há pessoas que não se importam disto ou daquilo porque para eles serve. Não é o que estamos a discutir.

É mesmo verdade que a SDK só é legal nos States?
Eu não tenho um iPhone mas se me oferecessem um e eu não o despachasse, iria muito provavelmente desenvolver software para o meu uso pessoal. Tinha de pagar por isso?
 
Back
Topo