iPhone low cost?

A apple não tem que perceber nada, ai é que está. Nós é que temos que perceber que apesar do iphone 5 começar nos 699 euros (desbloqueado), vende-se mais que qualquer outro android high-end. vejo muitas, mas muitas mais pessoas com iphones, do que com samsung's galaxys e coisas do genero. Agora não vejo qual o interesse da apple em criar um iphone low-cost, por mais que nós o quiramos.

Como disseram antes, o iphone 4 actualmente é um iphone low-cost, obvio que não tem o desempenho do iphone 5, mas por isso mesmo chama-se low-cost. E sim, quando sair o IOS 7, o iphone 4 já não se vai aguentar, mas quando essa altura chegar o preço do 4s de certeza que descera com a saida do 5s, ou o que seja, e passa esse a ser então um low-cost.

A apple já tem aparelhos low-cost, com bons preços e com qualidade apple, apenas são low-cost caros, mas prefiro isso do que ter um iphone a 200 euros que não tenha a mesma qualidade apple dos aparelhos actuais.

Isso é tudo muito bonito, mas a verdade é que a google está a ganhar cada vez mais cota de mercado á custa dos modelos acessíveis, e quanto maior for a sua cota, mais interesse se vai gerando á sua volta, é um efeito bola de neve...

Então nos mercados emergentes como a China e afins (que são extremamente importantes em termos números de clientes) ainda mais se coloca a questão, uma coisa é nos USA em que quase toda a gente compra os telemóveis subsidiados, agora nestes países o mercado é bem diferente.


A longo prazo a Apple (provavelmente) vai se ressentir por não ter um modelo que lhe permita manter as vendas em alta do IOS para fazer frente ao S.O. Android e quando der conta tem uma percentagem residual do mercado móvel, com as consequências que daí advêm...

A questão dos modelos antigos fazerem o papel de modelo low cost em grande parte não funciona porque:

- Estamos a falar de modelos já com algum tempo de mercado, logo sem aquele factor novidade para apelar á compra.

- São modelos que devido aos seus materiais "premium" continuam a ter custos de produção algo elevados (embora já optimizados) face a um modelo com uma solução construtiva mais simples. O que permitiria ter um telemóvel com características técnicas actualizadas (processador, camera, etc) mantendo as mesmas margens de lucro.

Logo acho que é mais que natural que a apple esteja a estudar opções para introduzir no mercado. ;)
 
Low-cost um iphone 4? Essa definição de low-cost é muito boa. Mas pronto como a maioria das pessoas gosta é de ter as coisas. É como comprar um mac com 4 anos só por ser mac, ou um android/iphone para enviar msg e fazer telefonemas e ir há casa de banho.

Desculpa mas todo mundo quer um iphone low-cost a um bom preço, acho que o iphone 4 enquadra-se nessa categoria. E nao estas a pensar muito na situaçao. Já usaste um iphone 4? ja viste o desempenho que tem? tem um desempenho exelente com a fiabilidade do ios, já tive um 4 e fazia tudo com ele e nunca me bloqueou, ou foi abaixo ou coisas do genero só o troquei pelo meu actual 4s por ter tido uma oportunidade de negocio muito boa. Senao ficava com aquele e nao o trocava por nada.

Youbi, a quesáo é que para ter outro low-cost terias que abdicar dos materias que ja tens, e que ja muitas pessoas dizem que sao materiais frageis. agora imagina com um iphone menos robusto. E nao estou a ver a apple fazer entrar no mercado outro iphone que nao o acima do 5, pois isso faria com que o 4 e o 4s simplesmente deixassem de vender, e qualquer stock actual de 4 e 4s simplesmente ficariam parados em armazem. E nao recuperariam essas perdas com vendas do novo 5s e um novo low-cost.
 
Última edição:
Mantenho que duvido que a Apple vá para a opção do modelo de baixo custo, mesmo que façam um iPhone mais barato vai ser sempre mais caro que soluções equivalentes.
Basta ver nos iPods que tiveram modelos baratos (Shuffle anyone), mas que vinham com características muito inferiores à concorrência, pois nem LCD tinham.

Acresce que na maioria dos países que interessam à apple, um iPhone nem sequer é caro.
 
Youbi, a quesáo é que para ter outro low-cost terias que abdicar dos materias que ja tens, e que ja muitas pessoas dizem que sao materiais frageis. agora imagina com um iphone menos robusto. E nao estou a ver a apple fazer entrar no mercado outro iphone que nao o acima do 5, pois isso faria com que o 4 e o 4s simplesmente deixassem de vender, e qualquer stock actual de 4 e 4s simplesmente ficariam parados em armazem. E nao recuperariam essas perdas com vendas do novo 5s e um novo low-cost.

Sim, os materiais teriam que ser diferentes de forma a conseguir manter as margens de lucro. Mas não é por isso que deixariam de ser eficazes a proteger o mesmo, a sensação "premium" é que se perderia.

Claro que se a Apple avançar para um modelo mais acessivel, os stocks dos modelos anteriores teriam que ser geridos eficientemente antes do lançamento de forma a não ficarem com muitos stocks.

Mantenho que duvido que a Apple vá para a opção do modelo de baixo custo, mesmo que façam um iPhone mais barato vai ser sempre mais caro que soluções equivalentes.
Basta ver nos iPods que tiveram modelos baratos (Shuffle anyone), mas que vinham com características muito inferiores à concorrência, pois nem LCD tinham.

Acresce que na maioria dos países que interessam à apple, um iPhone nem sequer é caro.

Sim, se lançar um modelo "low cost" creio que será sempre na casa dos 300€ -> 400€, provavelmente para combater os modelos nexus da Google. Nunca será para combater os huaweis, ZTE's e afins. ;)

No fundo a questão mais importante nestas coisas são sempre as margens de lucro, se a Apple conseguir manter as margens de lucro, não vejo o porquê de não avançar para uma proposta pseudo "low cost".
 
Este, para já, ainda não é real. Mas se for também não vai custar 800€ ;). E pelo menos é unibody.
Não tem nada a ver :). Há pessoas que simplesmente preferem outro material que não alumínio ou vidro, o preço não tem nada a ver. Se o iphone fosse de papel custava o mesmo que custa agora, um coisa não está relacionada com a outra. Também posso dizer que o HTC ONE tem mais ecrã, vidro e metal que o iphone, pela tua lógica deveria ser mais caro então que o iphone5 e não o é. Ou dizer que esse não consegues mexer nele com luvas ou mesmo sem sequer tocar no ecrã :).

Mas é como digo, o meu comentário foi apenas e só à diferença de tratamento que esse site em particular dá exactamente ao mesmo material, se for uma marca é plástico rasca e reles. Já este não é nada disso, é apenas polycarbonato.
 
Última edição:
Quanto ao valor do market share que um android low-end acrescenta eu acho desprezável, em certa medida o valor dos SO está nas lojas e nesses modelos isso é um característica mais teórica que outra coisa.

A nova oferta da apple passaria a ser
iphone "low cost" com especificações idênticas ao iphone 4s (pelos rumores é isso) com preços a rondar os €300
iphone 5 16gb
iphone 5s 16,32,64gb!
Não acredito muito, até dentro das consolas portáteis o iPod touch consegue ser um êxito, descer-lhe o preço e espetar-lhe com antena de rede e GPS não é muito "apple" (mas já engoli com o iPad mini).

Também posso dizer que o HTC ONE tem mais ecrã, vidro e metal que o iphone, pela tua lógica deveria ser mais caro então que o iphone5 e não o é.
O custo da engenharia do iPhone não deve ser minorado assim. Basta ver o video de apresentação (da keynote) para ver que o grande trabalho está no tamanho e peso do iPhone.
 
Eu não estou minorar nada, estava a contradizer outro user que disse que se a apple lançasse um iphone de policarbonato este não custaria 800 euros e que pelo menos era "unibody". Dei então exemplos que o material não tem nada a ver com o preço de venda, se fosse de papel o preço era o mesmo. Não estava a minorar o custo de engenharia do iphone no entanto já que falas nisso eu coloco todos em pé de igualdade nesse aspecto.

Para mim um Xperia Z, um HTC ONE e mesmo o tão mal falado S4 entre outros que me estou a esquecer certamente (Lumia 920) são peças de engenharia tão notáveis como o iphone5, e os custos a desenvolvê-los também devem ser comparáveis, ou os engenheiros da apple são mais que os outros?. Cada um desses telemóveis à sua maneira são peças de engenharia geniais, não vejo onde o iphone5 seja superior aos outros.
 
Só se lançarem dentro da gama dos 300-350 para uma versão 8 gbs, o que ainda vai aumentar o leque a quem está indeciso entre o ipad mini wi-fi 8 gbs e o ipod touch 5G 32 gbs.
 
Eu sou apologista do iPhone low-cost. Há muita gente por aí que gostava de ter um iPhone e não tem possibilidades... Mas a Apple quando lança um iPhone novo, deixa sempre as duas gerações anteriores mais acessíveis. Não deviam era passado uns anos deixar de ter actualizações vindas da Apple.
 
Eu sou apologista do iPhone low-cost. Há muita gente por aí que gostava de ter um iPhone e não tem possibilidades... Mas a Apple quando lança um iPhone novo, deixa sempre as duas gerações anteriores mais acessíveis. Não deviam era passado uns anos deixar de ter actualizações vindas da Apple.

A Apple ainda é a que mantém atualizações por mais tempo, que o diga o meu 3GS, modelo lançado em Junho de 2009 com o iOS 3.0, com o iOS 6.3.
 
Desde que o iPhone low cost não seja uma treta de plástico como os telemóveis da Samsung.. No geral acho bem, quem me dera poder usar iMessage com todos os meus amigos :-D
 
Eu sou apologista do iPhone low-cost. Há muita gente por aí que gostava de ter um iPhone e não tem possibilidades... Mas a Apple quando lança um iPhone novo, deixa sempre as duas gerações anteriores mais acessíveis. Não deviam era passado uns anos deixar de ter actualizações vindas da Apple.

E? continuo sem perceber porque eles tem que se adaptar as pessoas,se não tem possibilidades não compram,as pessoas sempre gostaram de ter certas coisas que não tinham possibilidade de comprar,essa de porque há muita gente sem possibilidade de ter um iphone os vai obrigar a lançar um iphone low-cost não faz sentido principalmente quando 50% da revenue deles vem do iphone,irem para um modelo low-cost aumenta os custos e o lucro por cada iphone low-cost deveria ser mais baixo que o do iphone.

As críticas ao marketshare da Apple e que tem que lançar um iphone low-cost para competir com a Google não fazem sentido,mais de 60/70% dos android são aqueles android low-cost,uma área que até actualmente a Apple nunca teve interesse em competir, logo nunca iria ganhar essa parte do mercado,ainda assim manterem a que tem com apenas 2/3 modelos mostra o interesse e peso que a marca iphone tem no mercado. A única área que penso que eles tem "melhorar" é o iOS que algumas partes tem que ser repensadas. De resto,lucros mantêm-se altos,a satisfação do cliente também por isso os rumores do declínio da Apple são exagerados em muito pelos "analistas".
 
Já disse uma vez que a Apple com uma pequena parte do mercado acaba por ter a maior parte do lucro do mesmo (não me recordo dos valores exactos, mas é tipo terem 10% do mercado e 80% do lucro do mesmo), por isso não lhes interessa vender muito e perder margem de lucro.

Já disse também que nos países que lhes interessa o iPhone não é caro por isso não faz muito sentido fazerem um mais barato.
 
Já disse uma vez que a Apple com uma pequena parte do mercado acaba por ter a maior parte do lucro do mesmo (não me recordo dos valores exactos, mas é tipo terem 10% do mercado e 80% do lucro do mesmo), por isso não lhes interessa vender muito e perder margem de lucro.

Já disse também que nos países que lhes interessa o iPhone não é caro por isso não faz muito sentido fazerem um mais barato.

Nos Estados Unidos, os moradores podem comprar um iPhone 5 por 199$ (cerca de 150€) bloqueado a uma rede e com contracto de 24 meses...

Em Portugal e restantes países, exploram... Só compra quem quer...
 
Nos Estados Unidos, os moradores podem comprar um iPhone 5 por 199$ (cerca de 150€) bloqueado a uma rede e com contracto de 24 meses...

Em Portugal e restantes países, exploram... Só compra quem quer...

E acabas por pagar mais nos EUA que em Portugal....é que tens de ver que os planos deles são exageradamente caros (mesmo para eles). Só que eles vão nisso porque não se pode comparar o enorme poder de compra deles com o nosso, cada vez mais pequeno.

A T-Mobile é a que oferece melhor, sem contrato (como nós), com possibilidade de pagamento em 24 meses de $20 por mês (isto não é o plano, é para pagar o valor total do iPhone com mensalidades) e entrada de $199 ou $99, dependendo do modelo.

Os contratos são a pior coisa que existe - queres mudar e não podes.
 
Mas nos EUA todos têm contrato, os pré-pagos não têm a mesma implementação que por cá.
Acresce o facto que 60$ por mês tendo em conta a diferença de rendimentos não é nada para um americano médio comparativamente a um português médio.
 
E acabas por pagar mais nos EUA que em Portugal....é que tens de ver que os planos deles são exageradamente caros (mesmo para eles). Só que eles vão nisso porque não se pode comparar o enorme poder de compra deles com o nosso, cada vez mais pequeno.

A T-Mobile é a que oferece melhor, sem contrato (como nós), com possibilidade de pagamento em 24 meses de $20 por mês (isto não é o plano, é para pagar o valor total do iPhone com mensalidades) e entrada de $199 ou $99, dependendo do modelo.

Os contratos são a pior coisa que existe - queres mudar e não podes.

Tenho amigos que teem os Planos Família nos EUA (para quem tem mais de 2 tlms) e compensa-lhes!

Eu comprei um iPhone 4S na Apple Store em Chicago por 420€ (já nao me recordo quanto era em dólares).
Desbloqueado a qualquer rede, sem compromisso de contracto, funciona sem problemas em Portugal e tinha garantia de 1 ano. Cá em Portugal, o mesmo iPhone na altura custava uns 600€...

E vi brasileiros a comprarem os modelos de 199$! E faziam o tal "contracto" de 24 meses. Disseram-me que quando chegassem ao Brasil que o desbloqueavam... Não faço ideia que morada davam, mas eram apenas turistas!
 
Mas nos EUA todos têm contrato, os pré-pagos não têm a mesma implementação que por cá.
Acresce o facto que 60$ por mês tendo em conta a diferença de rendimentos não é nada para um americano médio comparativamente a um português médio.

Não é completamente verdade, a T-Mobile é contractless, por exemplo.
 
Back
Topo