iPhone iPhone SE (2016)

4.5' vs 5.5'. Acho que devias começar por aí na decisão.

O SE não tem 4.5", tem 4".


Eu acho que vou comprar um SE. Uso duas operadoras, o cartão da MEO está no iPhone 6s Plus e neste momento tenho o cartão da Vodafone (que uso mais recentemente) num smartphone de marca branca da minha cara metade, com Windows Phone 8 que me está a moer o juízo (as apps fecham sozinhas, mal aguenta com o Internet Explorer -browser de origem - está sempre a fecha-lo). Como tenho o tarifário Yorn X 5GB, é um desperdício estar a usar um tarifário com tantas ofertas num smartphone fraco como este. Provavelmente irei para o de 64gb, porque custa apenas mais 50eur. Sinceramente não preciso de 64gb num smartphone, mas por um valor tão baixo, face aos 100eur de diferença entre os armazenamentos a que a Apple nos habituou, acho que é de aproveitar. São 4 vezes mais armazenamento por 50eur.

Eu adoro phablets, pelo conforto que oferecem no consumo de média, mas para segundo smartphone gosto de ter um mais pequeno, até porque é bastante ergonómico, face às versões Plus, e há situações em que dá muito jeito usufruir da ergonomia e das vantagens de um smartphone mais pequeno. Na rua e quando temos as mãos ocupadas (ou seja, quando podemos apenas usar uma mão para manusear o smartphone) são dois exemplos.

O problema é que tenho de comprar um iPad, pois desde que me furtaram o iPad Air 2, há uns meses, ainda não comprei um. Tenho de me decidir se opto primeiro por um iPhone SE ou se por um novo iPad Air 2 ou Pro.
 
Última edição:
Tens razão, estava com ideia que o 4/4S tinham 4' mas realmente não pensei bem, se o 6 tem 4.7' nunca na vida os 5/5S/SE têm 4.5'. Grande falha da minha parte, bastava pensar um bocadinho.

Mas sendo assim ainda pior, 4' VS 5.5'. Acho que devia começar por aí antes de tudo, são dois bichos completamente distintos, mais que até o SO em si (caso seja indiferente qual usa e se adapte aos dois).
 
Vou comprar à minha mulher o SE silver. Gosto imenso das capas de pele oficiais, por ventura algo caras. Alguém que tenha um SE silver que me diga qual a cor da capa que melhor combina?
Cumps
Eu tenho um e tenho a capa azul entre outras que não são da apple. É uma capa robusta e com um wallpaper azul fica um mimo mas isso é gosto pessoal.
 
Sinceramente não preciso de 64gb num smartphone

assim que tiveres 10 a 20 apps + fotos/videos/música vais logo sentir te apertado. no brainer comprar smartphones com apenas 16/8 gb nos dias de hoje.

as apps cada vez maiores e a qualidade das fotos tbm (mais espaço ocupam).

com 64, 32, 128gb nunca terás de te preocupar com o ficar sem espaço disponível.
 
O meu 6s Plus é de 16GB e tenho tudo o que preciso. Eu sou, por norma, muito organizado. Detesto ter apps que não uso, só instalo as que me são essenciais e as que uso de forma de forma mais frequente (que não são poucas) e a nível de música uso o Spotify (não tenho paciência para ligar os meus iDevices, um a um, ao iTunes cada vez que quero colocar uma ou mais músicas novas). O Spotify está em todos os meus iDevices, se crio uma nova playlist ou guardo um álbum na minha conta, automaticamente essas alterações ficam disponíveis em todos os gadgets onde tenho o Spotify instalado. O mesmo acontece com as fotos. Tenho-as no OneDrive e cada alteração que faço, alguma foto nova que coloque, fica disponível em qualquer device, sem Airdrop, sem ligar ao iTunes... Cloud is the new thing. :)
Não mudo o meu uso pelos 16GB, simplesmente nunca precisei de mais. Os meus tarifários também permitem que tenha um uso tão baseado na Web. No caso do Spotify, nem preciso de colocar as músicas em offline, pois o streaming é gratuito (não gasta dados).
 
alguem ja mandou vir skins da dbrand?
No tempo do meu nexus 4 comprei lá, uma tipo pele, era impecável.

assim que tiveres 10 a 20 apps + fotos/videos/música vais logo sentir te apertado. no brainer comprar smartphones com apenas 16/8 gb nos dias de hoje.

as apps cada vez maiores e a qualidade das fotos tbm (mais espaço ocupam).

com 64, 32, 128gb nunca terás de te preocupar com o ficar sem espaço disponível.

Apesar de usar muito poucas apps concordo. Tenho o de 16Gb e 2.04Gb livres (tenho umas musiquitas offline no spotify e umas fotos).

Alguém aqui com problemas com as mensagens? Costumo mandar mensagens para um certo número e volta e meia há mensagens que a pessoa não recebe.
Já agora, em alguns casos quando me enviam links de instagram, em vez de abrir na app abre no safari, existe maneira de contornar isso?
Bem como o facto de ter de ter a app mail para poder enviar mails quando clico num link.
Obrigado
 
O meu 6s Plus é de 16GB e tenho tudo o que preciso. Eu sou, por norma, muito organizado. Detesto ter apps que não uso, só instalo as que me são essenciais e as que uso de forma de forma mais frequente (que não são poucas) e a nível de música uso o Spotify (não tenho paciência para ligar os meus iDevices, um a um, ao iTunes cada vez que quero colocar uma ou mais músicas novas). O Spotify está em todos os meus iDevices, se crio uma nova playlist ou guardo um álbum na minha conta, automaticamente essas alterações ficam disponíveis em todos os gadgets onde tenho o Spotify instalado. O mesmo acontece com as fotos. Tenho-as no OneDrive e cada alteração que faço, alguma foto nova que coloque, fica disponível em qualquer device, sem Airdrop, sem ligar ao iTunes... Cloud is the new thing. :)
Não mudo o meu uso pelos 16GB, simplesmente nunca precisei de mais. Os meus tarifários também permitem que tenha um uso tão baseado na Web. No caso do Spotify, nem preciso de colocar as músicas em offline, pois o streaming é gratuito (não gasta dados).

Não querendo discordar, mas relativamente ao Spotify, a verdade é que o comportamento dele é muito erróneo, especialmente em movimento e ligado a colunas/headphones bluetooth (lá vêm as grandes ideias da Apple). Tanto eu como a minha mulher temos Spotify e o tarifário sem custos de streamming. Ainda assim, quando vamos no carro, tanto o meu telefone (Galaxy) como o dela (5S) interrompem a reprodução ou causam muitas falhas de reprodução (silêncios, som distorcido) em virtude do movimento da viatura, do facto de reproduzirmos em shuffle/skip track e de também ainda ter de estar a reproduzir o som para uma fonte externa via BT. Em casa, parado em cima da mesa e a reproduzir para um sistema BT, se não abusarmos muito do skip track ainda se aguenta +-. Ainda estamos um pouco longe para que esta solução seja mesmo "reliable".

Isto sem falar na dependência energética que causa e no consequente "Wear and Tear" das baterias.

Com playlists offline o caso já muda de figura.

Se há coisa que aprendi em mais de 20 anos ligado à informática é que memória nunca é demais, independentemente do seu tipo :D
 
Hey!
Andei indecisa durante algum tempo sobre comprar um novo tlm, queria comprar o Nexus 5X ou o OnePlus 3 e acho que finalmente me decidi e vou optar pelo SE, visto que dos outros dois um não existe em lojas físicas e ainda aumentou de preço com nova versão e o outro só oferece 1 ano de updates de software. No entanto uma colega contou-me que o marido dela trabalha numa destas empresas de redistribuição de produtos apple e também tem um SE e disse que é suposto este tlm só ter mais 2 anos de updates... isto é credível? Por acaso estava à espera de uns 3-4 anos de updates....
 
Hey!
Andei indecisa durante algum tempo sobre comprar um novo tlm, queria comprar o Nexus 5X ou o OnePlus 3 e acho que finalmente me decidi e vou optar pelo SE, visto que dos outros dois um não existe em lojas físicas e ainda aumentou de preço com nova versão e o outro só oferece 1 ano de updates de software. No entanto uma colega contou-me que o marido dela trabalha numa destas empresas de redistribuição de produtos apple e também tem um SE e disse que é suposto este tlm só ter mais 2 anos de updates... isto é credível? Por acaso estava à espera de uns 3-4 anos de updates....

Não me parece de todo credível...se o SE tem o mesmo hardware do 6s.
Então tudo 6s e tudo o que iria para trás ficava sem updates.
Mas também se é para continuarem a lançar updates para piorar a bateria mais vale estarem quietos.
 
Como se por trabalhar numa empresa de distribuição de produtos Apple lhe desse algum conhecimento previlegiado do roadmap de updates da Apple.
Partindo do princípio que para o ano cai o 5 (2017 - iOS 11), no seguinte o 5s (2018 - iOS 12), a seguir o 6 (2019 - iOS 13), só em 2020 é que ficas sem updates e ainda tens 3 updates pela frente.
Pode ainda levar mais 1 update dependendo do que a Apple fizer.

Mas mesmo acreditando nos 2 updates, apenas em Setembro de 2019 é que ficava "desatualizado", acho que não encontras nada que tenha esse tempo com updates.
 
Obrigada pelas respostas!
Estou a pensar comprá-lo amanhã, mas com a black friday não haverá alguma promoção para este terminal? Eu vi uma promoção a 475 eur, será que ainda poderá baixar mais? (Isto é, se costuma acontecer noutros anos.)
 
Obrigada pelas respostas!
Estou a pensar comprá-lo amanhã, mas com a black friday não haverá alguma promoção para este terminal? Eu vi uma promoção a 475 eur, será que ainda poderá baixar mais? (Isto é, se costuma acontecer noutros anos.)
Numa grande superficies esteve a 426 dando uma retoma em que avaliavam em 60eur, mas não sei as condições.
 
Última edição pelo moderador:
Eu e a Maria compramos um para ela usar, mais por insistência minha porque pensei que a nível de durabilidade e a nível de rapidez pudesse melhor que um Android.

No entanto há coisas no iOS que me deixam um bocado desiludido em como não dá para fazer. Principalmente:

Não existir relatórios de entregas dos sms...

Não conseguir colocar uma música com mais de 25s como toque de sms...

Houve outras coisas que explorei ontem que também não me deixaram particularmente impressionado. Eram pequenas coisas, que hoje não me lembro com exactidão, mas sei que me senti desiludido...

Poderei também andar um pouco à nora e não saber como fazer as coisas no iOS.

No geral fiquei um pouco surpreendido porque sempre entendi Apple, iPhone e iOS como algo superior. É verdade que tudo parece muito fluído e o hardware no papel parece excelente mas penso que estava com as expectativas demasiado elevadas.

Parece-me um excelente smartphone mas o SO poderia menos restritivo.

No fundo ela é que tem que gostar dele e espero que assim seja, senão terá que procurar um novo dono.
 
Eu e a Maria compramos um para ela usar, mais por insistência minha porque pensei que a nível de durabilidade e a nível de rapidez pudesse melhor que um Android.

No entanto há coisas no iOS que me deixam um bocado desiludido em como não dá para fazer. Principalmente:

Não existir relatórios de entregas dos sms...

Não conseguir colocar uma música com mais de 25s como toque de sms...

Houve outras coisas que explorei ontem que também não me deixaram particularmente impressionado. Eram pequenas coisas, que hoje não me lembro com exactidão, mas sei que me senti desiludido...

Poderei também andar um pouco à nora e não saber como fazer as coisas no iOS.

No geral fiquei um pouco surpreendido porque sempre entendi Apple, iPhone e iOS como algo superior. É verdade que tudo parece muito fluído e o hardware no papel parece excelente mas penso que estava com as expectativas demasiado elevadas.

Parece-me um excelente smartphone mas o SO poderia menos restritivo.

No fundo ela é que tem que gostar dele e espero que assim seja, senão terá que procurar um novo dono.

Compreendo-te perfeitamente porque venho de anos e anos de android, desde low end a high end.
Dou-te a razão, em termos de funcionalidade acho que o android ganha.
Em rapidez e fluidez não tanto, principalmente ao longo do tempo.
Essas "pequenas coisas" às vezes chateiam, mas no fim do dia, passas à frente e aproveitas.
Mas sim essa teoria de que o Ios é mais rápido e fiável é um bocado treta hoje em dia.
Já tive 2 ou 3 bloqueios na operação de realizar chamadas, coisa que nunca me aconteceu em anos de android, mesmo com roms.
Mas no geral estou satisfeito.
 
Back
Topo