iPhone iPhone X - Diário de bordo

Já tinha tantas saudades de ter um telemóvel mais pequeno.
Estive quase quase decidido a não comprar este ano, mas, não estou nada arrependido.
Ter a dual camera, ecrã ainda maior que o do 7 Plus e a traseira de vidro é linda, já tinha saudades da traseira de vidro.
Até agora faz-me confusão a "monocelha" e a facto de quase nenhuma app estar desenhada para este formato, parece que estou a usar um iPhone 7/8 de 4.7" sem touch-id, e claro, os gestos ainda me fazem alguma confusão, mas isso vai ser bastante rápido a habituar.

É isso mesmo! A “monocelha” faz mais confusão do que esperava... e o facto das apps não estarem preparadas também chateia.
E confesso que já fui “com o dedo” à procura do Touch ID.
Mas acho até bastante intuitivo. Já me adaptei aos gestos.

Algo engraçado que reparei e o facto de recebermos notificações e no ecrã bloqueado aparece “uma notificação” que só desvenda o conteúdo quando olhamos
 
É isso mesmo! A “monocelha” faz mais confusão do que esperava... e o facto das apps não estarem preparadas também chateia.
E confesso que já fui “com o dedo” à procura do Touch ID.
Mas acho até bastante intuitivo. Já me adaptei aos gestos.

Algo engraçado que reparei e o facto de recebermos notificações e no ecrã bloqueado aparece “uma notificação” que só desvenda o conteúdo quando olhamos

A mim estou a adaptar-me à cor ligeiramente mais "quente" dos AMOLED :) Mas está Fantástico :) eheh
 
Já consegui crashar o meu, ficou na spinning wheel durante 2h (tive uma reunião por isso deixei-o a moer a ver se saía do sítio), depois tive de lhe fazer um hard reset. Para já ainda está na fase de sacar as apps.

Resumidamente não estou muito impressionado, mas já estava um bocado à espera.

Como coisas boas:
- TrueTone está porreiro
- Ecrã bem grande
- Fotos top
- O facto da parte de trás ser em vidro permite pegar nele com muito mais segurança

Mau:
- FaceID relativamente hit or miss, 1 em cada 10 desbloqueios fico a olhar pó ecrã principal e nada
- Não me chateia o notch, mas chateiam-me um bocado os ícones da status bar e as horas, parecem-me muito grandes
- O "espaço morto" por baixo do teclado e a maior parte das apps que têm botões em baixo (Safari, Mail, Fotos)... Sinto que podia estar muito melhor aproveitado esse espaço

Coisas que não gosto mas o X não tem culpa:
- Claramente mais pesado que o meu 6S

Estou a ponderar devolver e manter o 6S durante mais um ano.
 
Última edição:
Já consegui crashar o meu, ficou na spinning wheel durante 2h (tive uma reunião por isso deixei-o a moer a ver se saía do sítio), depois tive de lhe fazer um hard reset. Para já ainda está na fase de sacar as apps.

Resumidamente não estou muito impressionado, mas já estava um bocado à espera.

Como coisas boas:
- TrueTone está porreiro
- Ecrã bem grande
- Fotos top
- O facto da parte de trás ser em vidro permite pegar nele com muito mais segurança

Mau:
- FaceID relativamente hit or miss, 1 em cada 10 desbloqueios fico a olhar pó ecrã principal e nada
- Não me chateia o notch, mas chateiam-me um bocado os ícones da status bar e as horas, parecem-me muito grandes
- O "espaço morto" por baixo do teclado e a maior parte das apps que têm botões em baixo (Safari, Mail, Fotos)... Sinto que podia estar muito melhor aproveitado esse espaço

Coisas que não gosto mas o X não tem culpa:
- Claramente mais pesado que o meu 6S

Estou a ponderar devolver e manter o 6S durante mais um ano.

Bom post... mais destes sff
 
Bem, aproveito para fazer também um breve resumo destas 2/3 horas de uso (no mesmo tom do m.costa).

Pro:
- O Face ID. As falhas (poucas) que tive agora foram menos do que as que tive só hoje com o Touch ID do 6S (eu sempre tive um ligeiro problema sempre que há dedo húmido. Talvez problema mesmo meu). E funciona no escuro, acabei de testar
- O ecrã maior é qualquer coisa! É elegante e bom para a vista
- Não mostrar o conteúdo das notificações até olhar (que pode tornar-se mau...)
- A câmara está bem melhor e a da frente nem se fala
- Bastante intuitivo! É tão fácil usar

Contras:
- O True Tone faz-me confusão. Mas acho que é mesmo uma questão de hábito. Não estava à espera
- Nem todas as apps estão prontas para isto (nem algumas da Apple. Como?)...
- O espaço morto também me faz confusão. Mas, mais uma vez, é uma questão de hábito
- O modo "Retrato" tem muito para desenvolver... está fraco! E disto, sim, esperava muuuito melhor!

Como já tinha dito, fiquei agradavelmente surpreendido e não me arrependo da troca pelo 6S (que, btw, é um telefone ótimo!)
 
A nível de som, posso adiantar que o volume máximo aproxima-se do iPad Pro 10,5”.
No entanto, nota-se uma distorção nos agudos quando está no máximo.
Em relação aos graves, são bons, mas como seria de esperar não se comparam com os do iPad.

Vindo do 6S, estou a adorar e como já alguns users referiram, é necessária uma habituação
 
Deparei-me com mais uma situação parva: estava a tentar sacar uma app da appstore, e quando clicam em obter aparece uma mensagem a dizer "Para obter, carregue duas vezes" com uma animação do lado direito.

Mas carreguem onde? Como? Tentei swype, tentei carregar em vários sítios, nada. Não está nada intuitivo. Na realidade é carregar duas vezes no botão Sleep. Fica aqui a dica.
 
Eu estou à espera da capa, no site da transportadora dizia por volta das 21h, mas até agora. Podiam, pelo menos, avisar se vêm mais ou se já não vêm hoje.

De resto, o telemóvel é espetacular.
Encontrei um bug lixado, estava a pesquisar na app do Mail, entrei no e-mail que queria e depois andei para trás, para os resultados e reparei que tanto o botão do “x” como o “Cancelar” estavam quase sobrepostos aos símbolos da bateria e afins. Por essa razão não conseguia sair dali, não dava para clicar nem fazer swipe para a direita.
Conclusão, tive que fazer swipe para cima e encerrar a app do Mail

Agora voltei a testar e já não deu erro
 
Esperava poder dar as primeiras impressões hoje, mas não deu. Já tenho aqui o X mas ainda está na caixa. Só amanhã vou poder abrir e testar. Mas ao menos já chegou :)
 
Em relação ao faceID, se estiver pousado na mesa e vocês estiverem a olhar para ele com alguma inclinação, ele desbloqueia ou têm de lhe pegar e apontar à cara?

14sopo0.jpg
 
Deparei-me com mais uma situação parva: estava a tentar sacar uma app da appstore, e quando clicam em obter aparece uma mensagem a dizer "Para obter, carregue duas vezes" com uma animação do lado direito.

Mas carreguem onde? Como? Tentei swype, tentei carregar em vários sítios, nada. Não está nada intuitivo. Na realidade é carregar duas vezes no botão Sleep. Fica aqui a dica.

Obrigado! Cheguei a desativar isso porque não percebia como...

Em relação ao faceID, se estiver pousado na mesa e vocês estiverem a olhar para ele com alguma inclinação, ele desbloqueia ou têm de lhe pegar e apontar à cara?

14sopo0.jpg

Com alguma inclinação desbloqueia
 
Pessoal, eu não estou a conseguir baixar a app do Millennium (banco), pede sempre oara clicar duas vezes no botão home para ativar o face ID e no fim pede confirmação dos meus dados do cartão de crédito para compra da app. Ora, a app é gratuita, que raio de compra a Apple quer que eu faça? É que o cartao que tenho associado ao meu Apple ID é um MBNET que está agregado à Apple Store, logo não consigo comprar app nenhuma, até que coloque os dados de outro cartão. Mas repito que a App é gratuita, logo, não sei que compra a Apple quer fazer. Isso não acontece com as outras apps pagas que baixei.
 
Eu aqui ainda estou a espera que o meu chegue, fiz uma reserva numa loja autorizada e hoje eles não receberam ainda, disseram-me que o mais provável era receberem segunda ou terça, então lá terei que esperar. Já o pude testar, desloquei-me a outra loja esta já ***** e eles já tinham os novos modelos para exposição, inicialmente não gostava muito do design mas ao vivo é incrível, é um aparelho mesmo premium. Escolhi o meu na cor Silver, gosto muito das laterais do silver. Estou super ansioso por o poder ter nas mãos. Mas também me questiono muito se será uma boa troca do 7plus para o X mas pronto já está já está, tenho por hábito comprar os novos modelos todos os anos. Sabem me dizer em qual dos dois é que se vai notar menos arranhadelas etc?
 
Back
Topo