iPhone iPhone X - Diário de bordo

(…)
Vai lá ver a “barraca” que foi o x.

Na realidade, os últimos resultados apresentados pela Apple (referentes ao primeiro trimestre com venda de iPhone X) indicaram um aumento no número de iPhones vendidos e um preço médio de venda também superior, o que mostra claramente que o aumento de vendas não foi à custa de iPhones mais baratos e sim do X. Isto são factos, não rumores.

(…)
O iphone X faz-me lembrar o huawei porshe degin ou lá como se chama. São brutais mas a relação custo-benefício é muito má, afinal temos dispositivos a fazerem 99% do que o que estes fazem a custarem 1/3 terço. Num bem tão dispensável como um telemóvel (é um dispositivo permanentemente a ser trocado, não tem o mesmo tempo de vida de um carro, portátil etc) é difícil justificar. A diferença é que um é claramente feito para um nicho e praticamente só para show-off, o outro supostamente é para ser vendido em larga escala mas pelas notícias que têm vindo a sair ao longo do ano grande parte dos consumidores, os que pagam "full price" sem terem o dispositivo de oferta da empresa ou com descontos brutais, não estão para aí virados.

"When it came to overall customer satisfaction, iPhone X owners in our study gave the product an overall 97% customer satisfaction. While that number is impressive, what really stands out when you do customer satisfaction studies is the percentage who say they are very satisfied with the product. Considering you add up the total number of very satisfied, and satisfied, to get your total customer satisfaction number a product can have a high number of satisfied responses and lower number of very satisfied responses and still achieve a high number. The higher the very satisfied responses, the better a product truly is. In our study, 85% of iPhone X owners said they were very satisfied with the product."

Fonte: https://techpinions.com/top-takeaways-from-studying-iphone-x-owners/52639

97% de utilizadores satisfeitos. 85% de utilizadores muito satisfeitos. Tomara qualquer outra empresa em qualquer outra área de negócio ter estes números de satisfação em qualquer dos seus produtos.

Tens razão ao dizer que a maioria das pessoas não vai comprar um iPhone X. O único erro é pensar que ele foi feito para a maioria das pessoas. Se uma pessoa em cada vinte (ou seja, uma minoria de 1 contra 19) quiser comprar um iPhone num dado ano, já seria o melhor ano de sempre em vendas para a Apple.

O que custa a pagar a uns não custa a outros. As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média. Não me custou nada comprar o meu iPhone X no dia em que saiu. Isto, obviamente, só é verdade porque tenho rendimento acima da média.

No próximo dia 1 de maio a Apple vai apresentar resultados trimestrais. Não falta muito e, nessa altura, já poderemos ter opiniões e conclusões baseadas em factos e não rumores absurdos.
 
Tens razão ao dizer que a maioria das pessoas não vai comprar um iPhone X. O único erro é pensar que ele foi feito para a maioria das pessoas. Se uma pessoa em cada vinte (ou seja, uma minoria de 1 contra 19) quiser comprar um iPhone num dado ano, já seria o melhor ano de sempre em vendas para a Apple.

O que custa a pagar a uns não custa a outros. As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média. Não me custou nada comprar o meu iPhone X no dia em que saiu. Isto, obviamente, só é verdade porque tenho rendimento acima da média.

No próximo dia 1 de maio a Apple vai apresentar resultados trimestrais. Não falta muito e, nessa altura, já poderemos ter opiniões e conclusões baseadas em factos e não rumores absurdos.

Não concordo em nada com a tua analogia.
Então partes do principio que só pessoas com rendimento acima da média é que vão comprar o iPhone X? Diria que não há nada mais enganador do que partir desse principio.
Depois afirmas "As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média." O que queres dizer realmente com isso?
 
Que iphone é para quem pod€ e não para quem quer. No entanto, aposto o dedo mindinho em como a grande maioria é paga em planos de prestação mensal.
 
Não concordo em nada com a tua analogia.
Então partes do principio que só pessoas com rendimento acima da média é que vão comprar o iPhone X? Diria que não há nada mais enganador do que partir desse principio.
Depois afirmas "As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média." O que queres dizer realmente com isso?

Não é querer estar a defender o ponto de vista de um ou de outro. Mas sinceramente até tem uma certa razão no que é dito. Seja iPhone seja qualquer outra marca. Tudo o que seja acima de 900€ por um telemóvel, não é para quem quer, mas sim para quem pode. Porque se todos pudéssemos não tínhamos carros com 100CV mas sim com 300CV para cima...

E só compra este bem material em prestações aqueles que não o podem comprar a pronto seja em 12 ou 24 ou 36 meses. (sendo este um ponto sem discussão, pois cada um faz o que quiser). Sendo que nos carros de 300CV para cima ninguém lhes toca, pois não à €€ para isso :lol:
 
Que iphone é para quem pod€ e não para quem quer. No entanto, aposto o dedo mindinho em como a grande maioria é paga em planos de prestação mensal.

sim tenho de concordar contigo, eu por exemplo posso chegar ali e comprar um Iphone x ou um S9 plus, a pronto sem problema nenhum e sem recorrer a créditos como se nada fosse, mas a maioria recorre a créditos...

mas eu é mais uma questão de bom senso, 1000 e upas por um smartphone a meu ver é demasiado, 500\600€ no max a esticar a corda 700€ ainda se come, agora os valores praticados só mesmo para quem pode ou para aqueles que gostam de ter o ultimo grito para se mostrar e não se importam de se individuar...
 
O elitismo do Iphone no seu melhor. Conheço imensa gente com Iphones, como os compram é lá com eles. Agora estar aqui a divagar se é a prestações ou não, é ridículo. Tenho o X e para mim é só aquele telefone que veio depois de um Note 8 (que me custou na altura menos 20 euros que o meu X). Não é por ter um X que me sinto mais que ninguém. Cada um compra o que quer e - muito importante - cada um dá prioridade ao que mais gosta. Suponhamos que gosto muito de caça. Terei muito mais gosto de ter uma boa arma do que um bom telemóvel, até porque, neste exemplo, não ligo a tecnologias. E por aí fora. Cada um sabe de si.
 
Estas enganado. Ha MUITA gente a mudar de iOS para Android (não só para Samsung)

É a tua opinião não sei com base em quê. Claro que há gente que muda de iOS para Android. E muita gente a mudar de Android para iOS. E nestas mudanças o saldo é muiitooooo positivo para iOS, como revelam os dados oficiais. E o mercado português é um grão de areia para a Apple. Neste mercado o que conta, de facto, é EUA, China, Índia, UK, França e Alemanha. O resto são trocos. 10000 portugueses que deixem iOS, caso aconteça, não conta para nada.
 
Não é querer estar a defender o ponto de vista de um ou de outro. Mas sinceramente até tem uma certa razão no que é dito. Seja iPhone seja qualquer outra marca. Tudo o que seja acima de 900€ por um telemóvel, não é para quem quer, mas sim para quem pode. Porque se todos pudéssemos não tínhamos carros com 100CV mas sim com 300CV para cima...

E só compra este bem material em prestações aqueles que não o podem comprar a pronto seja em 12 ou 24 ou 36 meses. (sendo este um ponto sem discussão, pois cada um faz o que quiser). Sendo que nos carros de 300CV para cima ninguém lhes toca, pois não à €€ para isso :lol:

Mas porquê 900€ e não 800 ou 500? Cerca de 30% dos portugueses que trabalham ganham menos de 600€. De facto telefones acima do ordenado mínimo são proibitivos para muita gente. Os preços são mesmo relativos
 
Não concordo em nada com a tua analogia.
Então partes do principio que só pessoas com rendimento acima da média é que vão comprar o iPhone X? Diria que não há nada mais enganador do que partir desse principio.
Depois afirmas "As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média." O que queres dizer realmente com isso?

Parece-me evidente que um telefone de mil euros não foi pensado para pessoas que estão desempregadas e que mal conseguem comprar comida, tal como um telefone de cinquenta euros não é pensado para quem anda num Bentley. Deverá haver pessoas muito pobres com iPhone tal como poderá haver um milionário com um telefone baratíssimo qualquer, mas não são o público habitual para estes dispositivos e, portanto, não serão as pessoas que os produtores têm em mente quando os desenham.

Quanto à minha frase que colocaste a bold, parece-me que fui claro mas posso tentar expressar a ideia com exemplos. O que quero dizer é exatamente o que disse. O iPhone X não foi feito para o cidadão médio (que ganha o salário médio, etc.). Se fosse desenhado para agradar a esse consumidor, não custaria mais de mil euros. Um BMW i8 também não é feito para esse consumidor, porque custa 150.000 €. A diferença é que no mercado automóvel, o mais caro do mundo custa milhões de euros, enquanto no mercado de telemóveis, um iPhone X é, em termos absolutos, menos dispendioso. No entanto, em ambos os casos, há alternativas muito mais baratas para quem os considerar caros (ou até para quem, não os achando caros, simplesmente não tem possibilidade de os comprar).

Não é elitismo dizer que o iPhone X não é para todos. É factual que não é para todos! E nem digo isto por custar mais de mil euros (já sei que há quem tenha comprado mais barato e quem desconte o IVA, etc.), digo-o por haver alternativas a custar muito menos. Quem se vê aflito para comprar comida para os filhos só compra um iPhone X se for inconsciente. Quem se queixa do preço de um produto que tem centenas de alternativas mais baratas tem tanta razão como eu teria se viesse aqui dizer que a Ferrari anda a gozar comigo por não me querer vender um carro novo por menos de 300 mil euros.

Mas porquê 900€ e não 800 ou 500? Cerca de 30% dos portugueses que trabalham ganham menos de 600€. De facto telefones acima do ordenado mínimo são proibitivos para muita gente. Os preços são mesmo relativos

Aqui está uma grande verdade que muita gente parece não perceber. O que parece caro a uns não parece caro a outros. Não podemos dizer de forma objetiva que um iPhone X é caro, tal como não podemos dizer que um carro de cem mil euros é caro. Depende sempre do rendimento disponível e do interesse que temos no produto.

Acho que o facto de isto parecer estranho a tanta gente é um sintoma da lamentável falta de poder económico da maioria dos portugueses.
 
Notou-se como o modelo de negócio deles resultou. Vai lá ver a “barraca” que foi o x.
A barraca: https://www.counterpointresearch.co...ed-35-total-handset-industry-profits-q4-2017/

iPhone X Alone Generated 35% of the Total Handset Industry Profits in Q4 2017
“Global handset profits declined 1% YoY, but Apple grew 1% YoY even with the iPhone X being available for only two months in Q4 2017. The iPhone X alone generated 21% of total industry revenue and 35% of total industry profits during the quarter and its share is likely to grow as it advances further into its life cycle. Additionally, the longer shelf life of all iPhones ensured that Apple still has eight out of top ten smartphones, including its three-year-old models, generating the most profits compared to current competing smartphones from other OEMs.”
 
97% de utilizadores satisfeitos. 85% de utilizadores muito satisfeitos.

(NOTA: offtopic de boa disposição. Eu sei perfeitamente que, embora haja alguns assim, a maioria dos números de satisfação são realistas. E eu pessoalmente concordo.)
Nunca na vida vou dizer que não estou satisfeito com o meu telemóvel de 1300€ que é anunciado como o melhor dos melhores :D
Se fosse um de 130 se calhar já dizia mal à vontade. :004:


/ontopic
@Bzaina há uma grande superfície com uma campanha de 0% juros apenas em produtos Apple. Numa hora mais concorrida em termos de clientes em loja, as filas para o balcão dos financiamentos são surreais. Já noutras ocasiões em que eles fizeram o mesmo aconteceu a mesma coisa.
 
Mas porquê 900€ e não 800 ou 500? Cerca de 30% dos portugueses que trabalham ganham menos de 600€. De facto telefones acima do ordenado mínimo são proibitivos para muita gente. Os preços são mesmo relativos

Foi apenas a título de exemplo! Provavelmente, não tendo sido o mais acertado.

Mas independentemente dos valores praticados, não consigo perceber o porquê de ainda fazer confusão a tantas pessoas! Quem fala em telemóveis, fala em casas, carros, viagens, roupa etc... (já estando a entrar um pouco off topic)

Se eles existem é porque à mercado para tal, se assim não fosse nem sequer existiam.

Lá porque 30% da população receba ordenado mínimo, não é por isso que vai deixar de existir em Lisboa um stand da Lamborghini. Não é por isso que se vão deixar de fazer anúncios de casas de 1 milhão para cima.

A única coisa que as pessoas gostam é apenas de se meter na vida dos outros ou porque não podem ou porque têm inveja. Pura e simplesmente. E é este ponto que faz com que todos falem sem razões por preço Y ou X.

Mas espera lá? 30% da população (como tu afirmas, dados recolhidos apenas por tuas informações) ganha 600€, mas têm dinheiro para comprar maços e maços de tabaco...Isso já ninguém fala?

Sinceramente sejam 1000€ ou 10.000€ por um telemóvel compra quem quer, seja a pronto ou a prestações, ninguém, mas ninguém, tem direito a lançar postas de pescada com o que cada um faz com o SEU dinheiro.
 
Epá vamos lá deixar o off-topic.. De tempos a tempos lá vem a conversa do caro, barato e afins. Compra quem quer, pode, como entender e em consciência.
Falemos sobre o equipamento e as suas coisas boas, más e duvidas e para outras questões paralelas abram-se tópicos.
 
Tudo é feito para quem pode comprar. Pode haver uns que podem comprar mais coisas que outros, apenas isso. Isto nao implica que se compre melhor ou pior qualquer das formas. Claro quem pode comprar mais coisas pode atirar mais dinheiro para a parede. Isso é bom para quem pode comprar menos coisas, porque as funcionalidades acabam por escalar para dispositivos mais baratos por múltiplas razões.

Como o meu sogro diz. Falando apenas financeiramente, compra a casa mais pobre no bairro mais rico ;)

O iPhone X foi feito para se encaixar em alguns cenários de utilização mais avançados na sua trajectória. O pricing por seu lado é feito sempre para se maximizar lucro independentemente de quem pode ou não comprar. Se der mais lucro vender mais barato vende-se. Se der mais lucro vender mais caro também se vende-se. Se nem de uma forma nem de outra, está-se lixado.

Isto para esclarecer alguém que pense que este ou aquele produto foi feito para ele ou para o seu grupo. Ninguém acorda e pensa “vou fazer um smartphone apenas para quem pode ou é mais inteligente”. Mas para quem aprecia o suficiente ao ponto de pagar. O Warren Buffet por exemplo não usa smartphones e tem um investimento considerável na Apple. Outros de igual capacidade financeira já usam iPhones e outras coisas da Apple.

Há muita escolha. A Apple tem smartphones que vão dos 300 e picos euros aos 1000 e tal. Isto para não falar em dispositivos de outras marcas.

Siga.
PS: Tenho um iPhone X
 
Última edição:
Na realidade, os últimos resultados apresentados pela Apple (referentes ao primeiro trimestre com venda de iPhone X) indicaram um aumento no número de iPhones vendidos e um preço médio de venda também superior, o que mostra claramente que o aumento de vendas não foi à custa de iPhones mais baratos e sim do X. Isto são factos, não rumores.



"When it came to overall customer satisfaction, iPhone X owners in our study gave the product an overall 97% customer satisfaction. While that number is impressive, what really stands out when you do customer satisfaction studies is the percentage who say they are very satisfied with the product. Considering you add up the total number of very satisfied, and satisfied, to get your total customer satisfaction number a product can have a high number of satisfied responses and lower number of very satisfied responses and still achieve a high number. The higher the very satisfied responses, the better a product truly is. In our study, 85% of iPhone X owners said they were very satisfied with the product."

Fonte: https://techpinions.com/top-takeaways-from-studying-iphone-x-owners/52639

97% de utilizadores satisfeitos. 85% de utilizadores muito satisfeitos. Tomara qualquer outra empresa em qualquer outra área de negócio ter estes números de satisfação em qualquer dos seus produtos.

Tens razão ao dizer que a maioria das pessoas não vai comprar um iPhone X. O único erro é pensar que ele foi feito para a maioria das pessoas. Se uma pessoa em cada vinte (ou seja, uma minoria de 1 contra 19) quiser comprar um iPhone num dado ano, já seria o melhor ano de sempre em vendas para a Apple.

O que custa a pagar a uns não custa a outros. As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média. Não me custou nada comprar o meu iPhone X no dia em que saiu. Isto, obviamente, só é verdade porque tenho rendimento acima da média.

No próximo dia 1 de maio a Apple vai apresentar resultados trimestrais. Não falta muito e, nessa altura, já poderemos ter opiniões e conclusões baseadas em factos e não rumores absurdos.
??? Ninguém falou em percentagens de utilizadores satisfeitos, para o que eu escrevi é irrelevante se tem 0% de satisfação ou 100% de satisfação. Podes ter 100% de utilizadores satisfeitos e teres 1/100 das vendas esperadas, uma coisa não tem directamente a ver com a outra.

Não acho que seja erro meu porque não me parece que o iPhone X seja direcionado para um nicho. Um nicho de milhões de pessoas? Não, é claramente um produto para as massas, não tem como objectivo vender apenas uns milhares, isso sim seria um nicho.

Mais uma vez interpretaste mal o que disse. Qualquer pessoa com o ordenado mínimo consegue comprar um se tiver alguma disciplina financeira, não é preciso ser-se milionário. Agora o número de pessoas dispostas a pagar por ele é que parece ter diminuído, principalmente quem paga “full price” (quem dá logo o dinheiro todo pelo produto e não o obtém através de ofertas de empresa, tarifários à lá USA/UK etc).

A mim não me custa nada comprar um carro, se achar que ele vale aquilo, no entanto custa pagar pelo iPhone X, compreendeste a diferença? Não é por teres o dinheiro que estás disposto a achar que o produto vale aquilo e vais pagá-lo.

Posso estar errado claro, mas é a minha percepção e os rumores todos têm apontado nesse sentido, dia 1 veremos.
 
Última edição:
Eu não podia estar mais contente com o meu. O Face ID e excelente e para mim vale muito mais que o Touch ID.
O ecra e impecável mas espero que no iOS 12 maximizem mais o espaço útil. Há aqui muita coisa que ainda tal mal “feita”.

E rápido que até faz impressão. E com uma capinha de 0.35mm tá impecável :)
 
Eu não podia estar mais contente com o meu. O Face ID e excelente e para mim vale muito mais que o Touch ID.
O ecra e impecável mas espero que no iOS 12 maximizem mais o espaço útil. Há aqui muita coisa que ainda tal mal “feita”.

E rápido que até faz impressão. E com uma capinha de 0.35mm tá impecável :)
Sem tirar nem pôr. E pensar que há pouco mais de 6 meses era fanboy Android. Não tenciono voltar por nada. Este bicho com uns Airpods é uma combinação fantástica.
 
O meu sonho de muitos anos era ter um iPhone com oled.

Não tenho o iPhone X. Não consigo justificar o preço de um "sonho". Tenho o SE porque quis na altura mais pequeno, tenho o ipad 2018 (excelente custo benificio), apple watch 3 ... entre outros. Se o X custasse até uns 700eur, concerteza o teria. Se saísse um SE com oled era o ouro para mim. Mas não desdenho, cada um faz com o dinheiro aquilo que quer.
 
Na realidade, os últimos resultados apresentados pela Apple (referentes ao primeiro trimestre com venda de iPhone X) indicaram um aumento no número de iPhones vendidos e um preço médio de venda também superior, o que mostra claramente que o aumento de vendas não foi à custa de iPhones mais baratos e sim do X. Isto são factos, não rumores.



"When it came to overall customer satisfaction, iPhone X owners in our study gave the product an overall 97% customer satisfaction. While that number is impressive, what really stands out when you do customer satisfaction studies is the percentage who say they are very satisfied with the product. Considering you add up the total number of very satisfied, and satisfied, to get your total customer satisfaction number a product can have a high number of satisfied responses and lower number of very satisfied responses and still achieve a high number. The higher the very satisfied responses, the better a product truly is. In our study, 85% of iPhone X owners said they were very satisfied with the product."

Fonte: https://techpinions.com/top-takeaways-from-studying-iphone-x-owners/52639

97% de utilizadores satisfeitos. 85% de utilizadores muito satisfeitos. Tomara qualquer outra empresa em qualquer outra área de negócio ter estes números de satisfação em qualquer dos seus produtos.

Tens razão ao dizer que a maioria das pessoas não vai comprar um iPhone X. O único erro é pensar que ele foi feito para a maioria das pessoas. Se uma pessoa em cada vinte (ou seja, uma minoria de 1 contra 19) quiser comprar um iPhone num dado ano, já seria o melhor ano de sempre em vendas para a Apple.

O que custa a pagar a uns não custa a outros. As pessoas parecem não conseguir perceber que um iPhone X não é feito para agradar ao cidadão médio, é feito para agradar a quem tem rendimento disponível acima da média. Não me custou nada comprar o meu iPhone X no dia em que saiu. Isto, obviamente, só é verdade porque tenho rendimento acima da média.

No próximo dia 1 de maio a Apple vai apresentar resultados trimestrais. Não falta muito e, nessa altura, já poderemos ter opiniões e conclusões baseadas em factos e não rumores absurdos.

Aqui não está em causa o que custa a pagar, nem estamos aqui a medir pilinhas. Está em causa que o X não se vendeu tanto como eles pensavam que iam vender.
Se me perguntares se estou satisfeito com o meu X? Estou muitíssimo satisfeito. No inicio andava meio fulo pelo Face ID não funcionar como devia, mas após atualizações e após colocar varias vezes a face de novo, lá começou a funcionar bem. Continua a falhar 100% todos os dias de manhã ao acordar. Não desbloqueia nem a tiro. Nunca percebi se é defeito ou feitio. Como preciso do telefone nunca me meti em garantias.
Falando da “inovação” que foi o Face ID, o s9+ desbloqueia tão bem como o iPhone, mas tem uma coisa que para mim a Apple falhou, que foi ter retirado o leitor de impressões digitais.
 
Back
Topo