iPhoto e disco rígido externo

tourist

Power Member
Olá,

Estou com um sério problema de espaço no meu macbook. O que se passa é que desde que comecei a fotografar o espaço diminui exponencialmente (consequência de fotografar em raw).

Como uso o iPhoto para gerir as minhas fotos, passando as que interessam depois pelo o Aperture para serem exportadas, fico com muito do espaço do disco ocupado com imagens, neste momento cerca de 45 Gb.

Gostaria de saber se existe alguma maneira inteligente de guardar estas fotos num disco externo (HD). Isto é, cada vez que for guardar as fotos no HD não quero ter de trocar os nomes e também não quero correr riscos de sobrepor bibliotecas para não perder nenhumas fotos.

Alguém me poderá ajudar ou dar sugestões acerca deste processo?

Thks in adv!
 
Podes colocar a biblioteca do iPhoto num disco externo.
A biblioteca deve chamar-se "iPhoto Library", e deve estar dentro da pasta Pictures na tua home.

Basta moveres esse ficheiro (na verdade é uma pasta, mas "encapsulada", um package) para outra localização qualquer.
Na próxima vez que iniciares o iPhoto ele deve queixar-se que não consegue aceder à biblioteca, e dá-te a opção de a localizares. Fazes isso, e dás o novo caminho, e está feito :)


"Sincronizar" a do portátil com a do disco externo é outra conversa.
Existe software que te permite fazer isso, um exemplo é o iPhoto Library Manager.
No entanto o que queres, ter a library completa no disco e a do Mac para as mais recentes não é bem sincronizar, pelo que convinha veres o que esse software faz mesmo antes de tentares mexer na library.

Voltando ao caso do disco externo, eu tenho a library do iPhoto num disco externo (era impossível te-la aqui no MBP) apenas. Quando quero aceder a alguma foto ou importar novas fotos, ligo o disco. É um bocado chato, mas parece-me mais simples que o sistema (que é bastante lógico e interessante) que propões.
 
obrigado pelo conselho.
Tenho o sábado livre e por isso já sei o que fazer.

Vou dar uma vista de olhos de qualquer maneira ao software que me falaste, mas não ponho de parte a 1ª opção, que me parece mais straight forward.

Depois dou feedback

Thks
 
Podes colocar a biblioteca do iPhoto num disco externo.
A biblioteca deve chamar-se "iPhoto Library", e deve estar dentro da pasta Pictures na tua home.

Basta moveres esse ficheiro (na verdade é uma pasta, mas "encapsulada", um package) para outra localização qualquer.
Na próxima vez que iniciares o iPhoto ele deve queixar-se que não consegue aceder à biblioteca, e dá-te a opção de a localizares. Fazes isso, e dás o novo caminho, e está feito :)


"Sincronizar" a do portátil com a do disco externo é outra conversa.
Existe software que te permite fazer isso, um exemplo é o iPhoto Library Manager.
No entanto o que queres, ter a library completa no disco e a do Mac para as mais recentes não é bem sincronizar, pelo que convinha veres o que esse software faz mesmo antes de tentares mexer na library.

Voltando ao caso do disco externo, eu tenho a library do iPhoto num disco externo (era impossível te-la aqui no MBP) apenas. Quando quero aceder a alguma foto ou importar novas fotos, ligo o disco. É um bocado chato, mas parece-me mais simples que o sistema (que é bastante lógico e interessante) que propões.

Obrigado mais uma vez pelas dicas.
Optei por uma diferente.
Hás-de experimentar iniciar o iPhoto com o botão alt. Se assim o fizeres ele pergunta-te que library queres utilizar. O que fiz foi copiar a lib que tinha no disco para o HD e agora posso gerir facilmente 2 libs com o iPhoto: uma no MacBook outra no HD ;)

Abraço
 
Back
Topo