iPhoto

Yoshi Gouji

Power Member
Boas:D
Estive a organizar (pelo menos tentar) todas as minhas fotos no iphoto.
Criei varios albuns (uns sobre certos temas e outros catalogados por mês) e fiz um batch change a todas as fotos e organizei as por mes tambem.
O unico problema é que agora que esta tudo organizado queria apagar a pasta das fotos e ficar so com as originais do iphoto.
O unico problema é que o iphoto na pasta "originals" as fotos que eu organizei em 2006 vao parar a pasta de 2007 no entanto quando abro o iphoto esta tudo no sito.
Umas imagens
http://img214.imageshack.us/img214/8281/picture1nc2.png
http://img224.imageshack.us/img224/986/picture3qo4.png

Isto da para ser corrigido?
Obrigada e bom dia^^
 
Não sei se o iphoto reorganiza "fisicamente" as fotos só por mudares a data...

No entanto, aconselha-se a que assim que tens as fotos no iphoto... esquece as pastas... podes fazer tudo de dentro do iphoto ;), não precisas de estara arrumar as coisas fisicamente, com o risco de poderes duplicar conteúdos se o iphoto detectar a sua presença no disco e reindexar (não deve acontecer pois ele detecta duplicados)
 
Eu só me preocupo onde ponho as fotos (ou onde elas estão) quando as exporto para utilizar no blog, por exemplo.

Como não tenho flickr não preciso de saber onde andam as ditas (e mesmo que usasse, podia sempre utilizar o flickr uploadr).
 
[PT]latrine;1636392 disse:
Não sei se o iphoto reorganiza "fisicamente" as fotos só por mudares a data...

No entanto, aconselha-se a que assim que tens as fotos no iphoto... esquece as pastas... podes fazer tudo de dentro do iphoto ;), não precisas de estara arrumar as coisas fisicamente, com o risco de poderes duplicar conteúdos se o iphoto detectar a sua presença no disco e reindexar (não deve acontecer pois ele detecta duplicados)

Comecei hoje a usar o iPhoto, com umas fotos que tinha na maquina. Ao sacar as fotos da maquina para o iPhoto reparei que a data estava errada. Ao mudar a data nas informaçoes das fotos, reparei que ele organiza de novo as pastas reais. Ou seja, antes tinha uma pasta de 2004...e depois passei a ter uma pasta de 2007.
Por isso ele arranja fisicamente depois de corrigidas as informaçoes da foto.

Gostei bastante do iPhoto...desde as simples opçoes de ajustes da imagem que me derao um jeitao...ao simples facto de poder ter uma biblioteca organizada (keywords, etc).

So fiquei com uma duvida...como posso alterar a data de um grupo de fotos, ao mesmo tempo? Só criando algum tipo de workflow no Automator? É que eu so consegui mudar a data foto a foto (eram poucas tambem).

Usar o iPhoto como o Yoshi fez...parece-me que é estar a nao aproveitar as funcionalidades do iPhoto. Aparentemente o Yoshi criou pastas e arrastou as fotos que quiz para la. Posso estar errado, mas é isso que me deu ideia.
O ideal seria confirmar se todas as fotos tinham a data correcta....usar keywords...etc...

Depois quando se quer ver fotos por exemplo de um mes especifico...de algum local especifico, etc....é so vir cá abaixo (um bocado despercebido...canto inferior esquerdo) e usar a filtragem das keywords e calendario.

:)
 
Ric tens toda a razão... usar o iphoto ou o itunes ou quase todas as aplicações do ilife/apple, pressupõe um paradigma de arrumação "virtual" onde o que interessa são as informações meta de cada ficheiro que são indexadas pelo finder... e promove a arrumação virtual das "coisas"...no limite podes ter todos os teus ficheiros numa pasta, que se tiverem informação meta poderão ser reorganizadas pelos programas sem tua intervenção...

para alterares as datas/outras coisas numa série de fotografias basta seleccionares as fotos que queres alterar e ir a File>batch change e definires qual a propriedade e o valor a ser alterado... real simple...

os keywords é que são muito fraquinhos e difícieis de alterar... eu uso um add on que é o Keyword assistent que facilita muito a utilização de keywords.

http://homepage.mac.com/kenferry/software.html
 
[PT]latrine;1639087 disse:
para alterares as datas/outras coisas numa série de fotografias basta seleccionares as fotos que queres alterar e ir a File>batch change e definires qual a propriedade e o valor a ser alterado... real simple...

os keywords é que são muito fraquinhos e difícieis de alterar... eu uso um add on que é o Keyword assistent que facilita muito a utilização de keywords.

http://homepage.mac.com/kenferry/software.html

Porreiro, ja estava a achar estranho ter que mudar a data foto a foto...

so uma correçao...é Photos>Batch Change

Nao percebi o que quiseste dizer quando referes que as keywords sao fraquinhos e dificeis de alterar.
 
Última edição:
Simples... quando tens uma foto e queres adicionar uma keyword que ainda não está na base de dados tens que ir às preferencias, na tab das keyowrds adicionar a mesma e usá-la... com o keyword Assistant basta premir alt comand e K que aparece um "assistente" onde só tens que escrever a keyowrd pretendida que ela é automaticamente adicionada à foto... e organiza as keyords por ordem alfabética... Inclusivamente vai buscar à tua lista de contactos o primeiro ou o nome completo dos contactos à medida que vais escrevendo uma keyword nova...

Por exemplo uma foto de uma colega de trabalho chamada Leonor, à medida que escreves "leo" ele vai autocompletando com o nome mais aproximado... depois é só fazer "assign" que este nome passa a fazer parte das tuas keyowrds :)
 
Back
Topo