iPod 20GB vs Zen Touch 20GB

kidloco

Power Member
Estou de volta a este assunto...mas agora já posso falar melhor pois já tenho um iPod...sim...tive a oportunidade de comprar um iPod por ~70€ (diferença para o preço do zen) pois o meu Zen começou a dar problemas num dos pcs lá de casa. Como o meu cunhado trabalha na *****, posso-me dar a estes luxos de experimentar e ficar com o que gostar mais :009:

Qto ao zen, realmente começou-me a dar problemas num pc lá de casa e nos macs aki do trabalho. O problema era que blokeava ao passar musicas (digamos 5 por ex). A principio pensava que era por causa dos drivers da creative mas como em mac nao ha drivers e ele fazia a mesma coisa, só podia ser do leitor. Falei com o meu cunhado pra ele me trocar por outro e ele disse-me que grande parte dos Zen Touch tavam a dar problemas. Fiquei ****** da vida e disse-lhe pra trocar por um iPod, e eu pagava a diferença (70€). La veio o iPod e conclusoes:

1º a caixa é bonita...mas quem tem/teve um mac já tá habituado

2º os cabos sao todos pipis...mas de novo, quem tem/teve um mac ja tá habituado

3º é mais fino/leve que o zen...nota-se bem

4º o acabamento é do melhor...é Apple, é normal...da gosto mostrar aos outros que temos um iPod

5º a bateria dura bem menos que a do zen (la terei k me habituar)

6º o som é bem pior que o zen (so com phones de 50€ que isto chega lá perto)...nao tem graves nenhuns kdo comparado com o zen...mas ja comprei uns phones melhorzitos e já tá perfeitamente aceitavel

7º os ipods europeus vêm limitados no volume...extremamente baixo a meu ver...se nao tivesse arranjado o "fix" tinha devolvido isto de imediato

8º a oportunidade de o usar como disco externo é agradavel, mas nao me
faz falta...so mesmo pra la meter os progs paralelos ao ipod :P mas sim.. e uma mais valia

9º o bundle de software da Apple é bem melhor que o da Creative...embora ache ridiculo só poder fazer eject do iPod dentro do iTunes (isto em win, pk em mac da no finder)

10º os menus sao mais faceis (adoro o facto de ele guardar o nosso ultimo caminho para cada secçao), podem ser alterados à nossa maneira e ter um link pra Backlight no menu é mto bom (o zen nao tem...talvez lá vá com firmwares...tal como as coisas que descrevi antes)

11º os jogos...sao inuteis para mim...mas pronto, deve haver quem goste. Axo a ideia do Music Quiz genial.

12º o touchpad é praticamente igual ao zen (em termos de toque)...é mais facil de usar (culpa da creative que meteu 3 pontos sensiveis) e consegue-se chegar ao fim de um menu sem levantar o dedo...claramente um ponto a favor do ipod

13º os butoes estao mto bem colocados (ipod 4G)...os do zen nao estavam mal, mas os de este ipod estao melhor...apenas axo que deviam ter uma saliencia, pois ando com isto no bolso e por vezes nao dou com os butoes (se o ipod tiver torto dentro do bolso)

14º nao tem volume por hardware...isto é negativo no meu caso, pois ando com isto no bolso..e nem sempre me dá jeito andar a rodar o dedo com a mao dentro do bolso...é facil sim, mas nao custava nada ter 2 butoes pro volume

15º o zen dava maiores possiblidades no que toca a musicas...isto é, dava pra apagar as musicas apartir dos menus do player...alem de dar pra juntar musicas ao que estamos a ouvir (criando assim playlists temporarias)...o ipod tem o "On the go playlist" mas aquilo é definitivo...nao nos da a hipotese de a apagarmos (sem ser no itunes) e criarmos outra...nisto o zen ganha claramente

16º falta um atalho no ipod pra voltarmos logo ao menu inicial...o zen tinha a tecla menu (que nos levava pro menu principal)...no ipod temos k andar a clickar no menu pra irmos descendo de hierarquia de pastas...ou sera que existe um atalho pra irmos logo pra "root" do ipod ? se nao há, o ipod perde aki tb

17º o pormenor da luz baixar/subir de intensidade kdo se liga/desliga é orgasmico

18º o pormenor de metermos os phones no jack e o ipod ligar tb é mto giro...e kdo se tira os phones do jack, o ipod mete a musica em pause...mto fácil e mto bem conseguido

19º feito pra funcionar em mac...ao contrário do zen...e passo 8 horas do dia em frente a macs...por isso...

20º só mesmo para acabar num numero par...já vos disse que parece uma cigarreira ? lol


Bem ... ha mto mais conclusoes, mas tb nao quero ser chato. Nao me queria meter no mundo dos iPods pk ja sei como sou...agora vem uma Dock e mais nao sei o que...nao posso ver nada.

No geral é melhor que o Zen...tem pior som, mas com uns phones de jeito, a coisa melhora. Em termos de look, bate o zen ao pontos...mas isso vê-se logo mal se tem os dois nao mao (nao é por causa disto que compro algo...mas se for bonito, melhor ainda). E principalmente, em termos de funcionalidade/usuablidade é tb bem melhor. Os drivers da creative sao mto maus, e axo que acabam por estragar um leitor (com defeitos é certo) que tem tudo (menos o look) pra ter sucesso. Não sei se isto tb se passa com os Micro...mas a acontecer...é mto negativo...mas pelo que o meu cunhado me diz, os zen touch têm dado problemas, mas os micro nem por isso. Qto aos ipods, nunca teve nenhum para troca...por isso este vai-me durar mais que o zen (knock knock knock...espero eu). Se tiverem o dinheiro pra um, acaba por valer mais a pena façe ao zen...eu já tive os dois, acreditem em mim...o bundle do ipod tá melhor...mas pronto...eu sei que custa dar mais 60€

Andava eu aqui a apagar ficheiros antigos no meu mac...kdo dou com um *.rtf de nome "comprar", criado em setembro do ano passado:

ipod19lo.jpg

ipod20jl.jpg


Coincidencia ou nao, parece que já estava destinado a acabar no ipod :lol:

ps: a maria disse logo "ahhhh, este é bem mais giro que o outro...nada a ver!"


Qto ao software que uso, ficam aqui alguns (pra osX):
-iPodVolumeBooster
-Xpod (bom)
-Robs iPod Exporter (fraquito)
-iLinkPod (bom)

Se alguem quiser link directo pro software que diga...é tudo freeware.

Cumps.
 
Última edição:
boas

tb tenho um ipod e kurto largo e e como dizes da gosto mostrar

agora aconselhote a comprares uma protecçao pro ipod pois o meu ja tem bastantes riscos..... :( mas pronto

parabens pela compra

abraço
 
Nao sou adepto dessas protecçoes...ele foi feito pra se riscar...por isso venham os riscos. Tenho sempre o medo que essas capas abafem o iPod, tal como acontece nos telemoveis.
 
lol

tass....eu nao comprei tb pk nao me apetecia gastar 49€ pelo capa
mas os riscos começam a meter nojo...lol

tass

abraço
 
o Kidloco tá lá! :D Grande comparativo mate! :D Eu ainda vou ficar à espera para ver o que a Sony tem a dizer com os novos MiniDiscs que parece que vêm brutais! :)

Mas o que me chateia no ipod é mesmo a bateria não durar mais (odeio tar sempre a carregar as cenas) e também o facto de já ter lido (e parece que se comprava) a qualidade de som e mais concretamente os baixos não serem nada de mais. Eu dou muita importância à qualidade de som. Vou esperar... :) Não tenho pressa!
 
1o Minidiscs ja tive 2 e nao aconselho a ninguem, ja expliquei as razoes na thread do cantinho dos ipods, tenho um ipod 20gb e n o trokava por 20 leitores de MD

2o Grande compra kidloco, ipod rula

Onde eh que aranjaste o fix para o volume?

Da para fazeres o eject do ipod em win sem o itunes, vais ao systray, ta la o icon remover o hardware c segurança.. o resto ja deves saber.

Quanto à on the go playlist.

Quando crias uma on the go, para apagares musicas desta playlist, basta ficares a carregar no botao do meio com essa musica selecionada, e da para gravares a playlist como "new playlist 1", "new play list 2", etc, o xato é que so da pa apagar as "new playlists" no itunes, mas podes construir a on the go, como kizeres....Para apagares a on the go, vais a play lists -> on the go playlist -> clear playlist e crias outra....


Nao sei se eh preciso um update do firmware para apagares musicas na on the go, eu tenho o ultimo firmware e funciona.

fka bem, boa compra

greven: não vas por ai, a esperar, espera por uma coisa de jeito
 
15º o zen dava maiores possiblidades no que toca a musicas...isto é, dava pra apagar as musicas apartir dos menus do player...alem de dar pra juntar musicas ao que estamos a ouvir (criando assim playlists temporarias)...o ipod tem o "On the go playlist" mas aquilo é definitivo...nao nos da a hipotese de a apagarmos (sem ser no itunes) e criarmos outra...nisto o zen ganha claramente

:lol: por acaso eu cada vez que crio uma playlist ao fim de algum tempo (2 dias talvez) a playlist desaparece..

7º os ipods europeus vêm limitados no volume...extremamente baixo a meu ver...se nao tivesse arranjado o "fix" tinha devolvido isto de imediato
onde foste arranjar o "fix"?


9º o bundle de software da Apple é bem melhor que o da Creative...embora ache ridiculo só poder fazer eject do iPod dentro do iTunes (isto em win, pk em mac da no finder)?
por acaso o " Remover o hardware com segurança" ejecta o ipod.. eu nao utilizo o iTunes para fazer o eject
se for ao " O meu computador" e carregar com o botao direito na drive pretendida e escolher "Ejectar" tambem consigo.. faço sempre isto para ejectar o ipod




btw.. que phones compraste? amanha vou ao vasco da gama aproveito e compro uns phones.. os que vieram com o ipod deram o berro... :'( alem de nao gostar da qualidade de som

Bom comparativo dude... ;) :)

EDIT: depois de ter lido a thread é que reparei que o Simao ja tinha mencionado praticamente o que eu tinha dito...
 
Última edição:
Já agora, que phones compraste seu preto feio com uns dentes horriveis! :D

Eu tenho uns Sony que me custaram 30 euros (daqueles pequenos de enfiar nos buracos dos ouvidos! :D). Dão um bom som, têm um boost de graves porreiros para uns phones daquele tipo.

Simao, se os novos HiMD trouxerem suporte para dados (como alguns já trazem), mp3 nativo, prefiro ter a minha colecção de musicas em MiniDiscs do que num leitor de XX GB. Mas isso sou eu e sempre gostei de MiniDiscs. A qualidade de som é boa. :)

Mas vou esperar, até gosto dos ipods, mas têm cenas que sinceraemnte poderia melhorar... pelo vistos, o som é uma delas e num leitor o mais importante é o som...

hazta.
 
Simao disse:
Quando crias uma on the go, para apagares musicas desta playlist, basta ficares a carregar no botao do meio com essa musica selecionada, e da para gravares a playlist como "new playlist 1", "new play list 2", etc, o xato é que so da pa apagar as "new playlists" no itunes, mas podes construir a on the go, como kizeres....Para apagares a on the go, vais a play lists -> on the go playlist -> clear playlist e crias outra....

Obg...nao sabia que dava pra as tirar da On The Go...e kto a isso dos saves tb nao sabia...tb ainda nao explorei isto ao maximo. O meu ipod já veio com o ultimo firmware.

Fix pro som:

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/23890
http://volumeboost.tangerine-soft.de/index.html

PodVolumeBooster is a little Application which acts as a Workaround for the Volume Limited iPod's which are sold in the Europe area.

In order to perform this, the program changes a database which is commonly maintained by the iPod.

Thus the mp3 files carried by the iPod will not be touched!



Fiz um boost pra 100% que significa um aumento de 30 (vejam as tabelas no site do prog)...agora no maximo fica alto (mto alto mesmo) por isso ja so ando com o volume a 2/3 :) ... já agora os graves aumentaram tb :P

Este prog para pc nao existe...existe outro mas nunca o testei...além de nao dar pra sacar do versiontracker...procurem no google:

euPOD VolumeBoost > http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/win/31394

Kto aos phones, comprei uns de 15€ da Sony pro desenrrasca (ate achar uns bons), ja que os outros que tinha antes rebentei-os (o zen manda mesmo mto som lol). Não são grande pistola, longe disso, mas no trabalho tenho uns Technics de 10contos e aí a coisa já muda de figura :D

ps: kdo comprar os phones ideais (preço/qualidade) eu aviso a malta :009:

greven disse:
Já agora, que phones compraste seu preto feio com uns dentes horriveis! :D

Moreno feio com dentes horriveis ainda era capaz de ser verdade.. :lol:

Greven...eu tenho 2 MD's e...só se deram um salto mto grande...pk de resto, ipod é melhor. Olha aqui a soluçao para ti:

http://www.apple.com/ipodmini/
http://www.apple.com/ipodmini/specs.html

O iPod mini (novo...saiu hj ou ontem) já aguenta 18 horas de playback, 4GB...199€ ... quite amazing.
 
Última edição:
O meu problema com o ipod mini é achar o bicho feio.. e aquelas cores... :puke:

:D

Mas pronto, eu fico à espera da versão 5 do ipod! Não tarda... está aí! :D
 
greven disse:
O meu problema com o ipod mini é achar o bicho feio.. e aquelas cores... :puke:

:D

Mas pronto, eu fico à espera da versão 5 do ipod! Não tarda... está aí! :D


O mini é quase igual ao ipod...nao tem akele aluminio atras e é colorido...mas de resto...


Mais umas conclusões acerca do ipod vs zen:

1º o iPod nao apaga playlists/musicas...o zen apaga...a Apple quer mesmo que usemos o iTunes por tudo e por nada...basicamente estao a tentar tornar o iTunes no principal player do mercado...mas eu já os tramei:

Dear Ricardo,
Thank you for your purchase!
Product: Anapod Explorer: iPod Edition
Payment: $25

Next, please download the full version of
Anapod Explorer from the following page and then
follow the activation instructions...


A redchair já me trocou a licença do Notmad para o Anapod, sem custos...grande empresa, nada arrependido de um dia lhes ter dado dinheiro por software...creio que todos voces deviam testar o Anapod, nem que fosse por 1 dia...pena é nao haver para mac.

2º No iPod nao dá pra renomear ficheiros...no zen dava...mas a razao é a mesma que acima mencionei

3º O iPod nao tem search...o zen tinha...embora nunca o tivesse usado, mas secalhar dava jeito :P

4º Qdo metemos o iPod pela 1ª x (se for num win) temos que o formatar em fat32...agora tenho isto em fat32 kdo queria em hfs+...axo que nao tenho paxorra pra fazer backups do ipod...logo se ve

5º O fast forward nao é progressivo, isto é, ele salta de X em X segundos sempre...no zen notei que ele começava por avançar (por ex: 5 segundos) e se continuassemos la com o dedo, esse gap ia aumentando (por ex:30 segundos)...creio que isto podia ser adicionado num firmware

6º Já que tem menos durabilidade que o zen (bateria), podiamos ter a opçao de cortar as animações de transição entre menus...tipo os telemoveis...isto tb podia ser adicionado num firmware

7º O monitor é mais luminoso que o zen

8º O monitor do iPod é bom para texto parado...dá realmente, mas o problema surge no proximo ponto

9º Se tivermos texto em movimento, ou scrolls de menus, o monitor faz um efeito de moireé ou arrasto...no zen isto nao acontece, por isso: monitor do ipod bom pra still text, monitor do zen bom pra animaçao

10º Um pormenor que nao gosto no iPod em relação ao zen, é o facto dos menus que sejam maiores (horizontalmente) que o monitor, nao mexerem...isto é, no zen se havia o nomes de musicas que nao cabiam no menu, se ficassemos lá 2 segundos, o nome animava para podermos ver o nome completo...creio que isto tb devia ser feito num firmware

11º esta nao é grave...mas podia haver um atalho pra mute

12º a possibilidade de ligar a backlight kdo ficamos com o dedo no "menu" é mto bem pensada...o zen nao tem isto...e faz falta, pk assim tenho sempre a backlight desligada e so ligo kdo faz falta

13º devia ter um auto-lock...eu sei que ia baralhar as coisas por causa do butao de lock do player, mas preferia ter 2 butoes de volume, ao butao do lock...o zen nao tem auto lock tb (pk tb tem um butao de lock)

14º o sleep timer está mto bem esgalhado...o zen nao tem esta opçao

15º devia haver um atalho pra irmos logo pra root dos menus...o zen tinha um butao pra isto...no ipod só mesmo com uma combinaçao de tecla/s...creio k podiam adicionar isto num firmware tb

Vou metendo aki mais coisas inuteis, cumps.
 
Qto ao Anapod...aqui vao as vantagens em relaçao ao iTunes:

http://www.redchairsoftware.com/anapod/ctable.php

Para quem nao conseguir abrir o site ficam aki as infos:

Anapod:

Explorer Integration: True Windows integration makes it easy, fast, and natural to manage your iPod using the familiar Explorer folder system.

Load Time: As fast as opening My Computer.

Footprint: 1MB. Fits on a floppy.

Update Frequency: Over the last two years, we have averaged a new release every 14 days with fixes, enhancements, and new features.

Access to Support: E-mail the people who write the software. Anapod OmniTome.

Fully Customizable Track Display: Use templates to define exactly how you like track names to be displayed.
Rename Categories: Right-click on any Artist, Album, or Genre to rename all tracks in that category. For example, update your Puff Daddy tracks to P.Diddy with one click.


Reorganize by Drag and Drop: Drag and drop files onto any Artist, Album, or Genre to move those tracks to a new category.

Universal Library Compatibility: Anapod transfers and syncs with the music on your PC no matter what software you use to manage it.

Playlist Import: Drop a playlist file into Anapod and Anapod transfers all tracks in that playlist to your iPod (smartly skipping files that are already on-board), and recreates the playlist on the device. Supports M3U, PLS, RMP, WPL, B4S, and BPL formats.

Bandwidth Meter: Transfer dialog displays the transfer rate you're acheiving with your connection. Compare to other users online.

Send To: Integration of your iPod into Windows' Send To menu makes it easy to browse around and transfer songs at your leisure.

Copy and Paste: If you prefer, you can "Copy" files in My Computer and "Paste" them to your iPod.

Last Transfer: Special folder always shows the tracks added during the last transfer. Helpful for making playlists of recent transfers.

Transfer Logging: Anapod keeps detailed logs of transfers so you can keep track of what's happening, and diagnose problems if you have them.

Drag and Drop: Drag to any folder on your PC, or the Desktop, to transfer tracks from your iPod.

Auto Folder Creation: If you like, Anapod can transfer tracks and put them into an artist/album folder structure on your PC.

Customizable Filenames : Use templates to tell Anapod exactly how to construct filenames so that they match the rest of your PC music collection.


Copy by Category: Drag and drop any Artist, Album, or Genre folder to the PC to transfer whole categories.

Export Playlists: Drag a playlist to your PC, and Anapod creates a folder, transfers all the tracks, and generates an M3U playlist for you.

Tag Preview: ATM mode allows you to preview, edit, and fix up the tags on your music tracks before you transfer.

Playlist Preview: Preview the playlists that Anapod plans to auto-create for you. Select the ones you want, skip the ones you don't.

Auto Tag Filling: ATM mode includes powerful abilities and options to guess, fill in, and manipulate tag fields.

Tag WriteBack: Changes made in the tag preview window can be automatically written back to the source MP3 or WMA files on your PC if you like

Change MP3 Bitrates: With compatible third party plugins, Anapod can alter the bitrate of MP3 files on-the-fly with options including a full range of bitrates and CBR or VBR modes.

WMA, Ogg, or FLAC to MP3 or WAV: If you have WMA, Ogg Vorbis, or FLAC files in your PC music collection, AudioMorph can use compatible third party plugins to convert them to MP3 or WAV so you can enjoy them on your iPod. iTunes has no idea what WMA, Ogg, and FLAC are.

WAV to MP3: AudioMorph can also convert WAV files to MP3 format on-the-fly to save space.

Universal Compatibility: Anapod's SpeedSync allows you select any number of folders on your PC to sync to. It doesn't matter what other software you use to manage your files, Anapod is compatible.

Portable Playlist Backups: Backup the playlists on your iPod so if you ever lose them, Anapod can reconstruct and restore them for you. These ultra-compact backup files are also portable, and are a great way to share playlists with friends.

Sort/Shuffle/Merge: Sort your playlists in trackname order, or shuffle for random playback. Even merge two playlists into one.

Category Playlists: To instantly create a playlist from an Artist, Album, or Genre folder, just right-click.

Playlist Index: Like an index in the back of a book, it lists all your tracks and shows which playlists they belong to.

MorphLists: This unique feature lets you give Anapod a simple criteria for picking music and then have it generate and regenerate dynamic playlists for you. You can even specify how long you want your MorphLists to be.

Universal Support: Anapod's HyperStream and TrueStream features let you playback your iPod tracks on the PC by streaming to any software that supports HTTP streaming, including Winamp, Windows Media Player, RealOne, and many others.

Web Interface: Anapod's unique Xtreamer feature gives you web based access to all the contents of your iPod. Browse your player using IE, Netscape, or any other browser.

Remote Access: By providing access through a web interface, Xtreamer also allows you to access your iPod from across a LAN, or even across the Internet!

Stream and Download: Playback or download your iPod tracks over a network connection to any MP3 software that supports HTTP streaming, including Winamp, Windows Media Player, RealOne, and many more.


Skins and Gallery: The Xtreamer interface can be customized using a simple but powerful skinning system. See the OmniTome for a tutorial on how to make your own Xtreamer Skin, or browse the gallery to see the handiwork of your fellow users.

Contact and Notes Support: Anapod fully supports your iPod's PDA organizer features. Create and edit contacts, store notes in folders on your iPod.

Synchronize with Outlook: You can use Anapod's easy interface to enter your own contact information, or just have Anapod automatically synchronize to the contacts in Microsoft Outlook, just like a PDA.

AnapodSQL Engine: Anapod includes a full-fledged SQL database engine that gives you powerful searching capabilities for your iPod contents.

Content Reports: Use the AnapodSQL engine to generate detailed reports on your iPod contents in text, HTML, or XML formats.

Track Database Repair: Anapod can detect and fix damage to the iPod database caused by accident or by other applications. This includes recovering missing tracks and restoring mislabeled tracks.

apMyComputer.gif


apTopLevel.gif


apAlbum.gif


apXtreamer.gif


Agora digam-me lá se por 25€ nao vale a pena um gajo dar dinheiro a estes gajos ? ficam com um programita 5* com updates vitalicios gratuitos...com preços destes, só nao compra software (em primor da pirataria) quem for mesmo retardado.

Cumps.
 
Última edição:
Eu defendia os Micro perante os iPod mini antes...nunca testei ambos por isso nao sei como se comportam e se o Micro dá os mesmos problemas que o meu zen deu....mas...os iPod mini 2G estao mto bons > 4GB / 18horas de bateria : 199€
 
Back
Topo