iPod Black 30GB vs Zen Vision M Black 30GB

Qual escolher?

  • Zen Vision M Black 30GB

    Votes: 54 51,4%
  • iPod Black 30GB

    Votes: 51 48,6%

  • Total voters
    105
Quanto a mim, ficava me pelo Ipod! mas tu é que sabes de qual gostas.

Sem dúvida!;)

Três motivos para preferir o Zen: DivX, rádio e preço! Podia ainda falar da qualidade de imagem mas ao que parece agora já não é tão relevante a diferença...

Penso que o critério de escolha será sempre pessoal de acordo com os gostos estéticos e/ou necessidade de algumas funcionalidades que apenas um deles possui...

São sobretudo duas grandes máquinas e quem comprar qualquer uma das duas ficará certamentem bem servido, faz-me por isso alguma confusão o extremismo e publicitação de alguns users para com certo modelo ou marca...
 
em relacao a qualidade de som os dois leitores estao ao mesmo nivel porque e que realmente faz a diferenca com a o tipo de formato da musica, com a forma como a musica e ripada ou feito o download, com o bit rate da musica, o ruido, com o tratamento que pode ser dado com um programa de ediacao de audio, etc...

O facto de o ipod nao suportar dvix, nao ter radio e ser restrito ao itunes e desvantagem da apple mas o zen vision tem mais espessura que o ipod mas o que interessa e o desmpenho e qualidade nao o tamanho do aparelho, por isso quando se compara um leitor de musica portatil temos que esquecer um bocado o design e pensar na qualidade e nas funcionalidades e tirarmos as nossa conclusoes.

cumps :)
 
em relacao a qualidade de som os dois leitores estao ao mesmo nivel porque e que realmente faz a diferenca com a o tipo de formato da musica, com a forma como a musica e ripada ou feito o download, com o bit rate da musica, o ruido, com o tratamento que pode ser dado com um programa de ediacao de audio, etc...

O facto de o ipod nao suportar dvix, nao ter radio e ser restrito ao itunes e desvantagem da apple mas o zen vision tem mais espessura que o ipod mas o que interessa e o desmpenho e qualidade nao o tamanho do aparelho, por isso quando se compara um leitor de musica portatil temos que esquecer um bocado o design e pensar na qualidade e nas funcionalidades e tirarmos as nossa conclusoes.

cumps :)

Exactamente!

Quem preferir design, comodidade e elegância tem o Ipod, quem prefere funcionalidade tem o ZEN...

Parece-me que o que tem estado em causa é uma discussão entre um ícone da moda actual que por acaso também é um aparelho multimédia (a designação de mp3 vai ficando obsoleta) e outro que "apenas" é um aparelho multimédia...:-D
 
Scandisk é 2ª (com larga margem... 12-15%)
Samsung é 3ª (na casa dos 4-6%)

A Creative não deve ter mais do que 2-3%. Mas atenção, que estamos a falar a nível mundial.
 
Última edição:
Scandisk é 2ª (com larga margem... 12-15%)
Samsung é 3ª (na casa dos 4-6%)

A Creative não deve ter mais do que 2-3%. Mas atenção, que estamos a falar a nível mundial.


a creative nao lanca tatnos produtos e variedade de produtos como a samsung(que ate tv vende) com a creative que se dedica a mais de 20 anos a produzir excelentes placas de som e perifericos.

Acho que nao podemos comparar coisas diferentes. :wow:

cumps
 
" A Creative fez uma dieta nos modelos da sua linha Zen Vision, com o lançamento dos novos Zen Vision M e Zen Vision W, e o que já era bom agora ficou ainda melhor. Os dois modelos terão 60 GB de capacidade e serão 15% mais finos do que as versões anteriores. O Zen Vision M passou a medir 62 x 104 x 19 mm, pesando 170g, e o Zen Vision W agora mede 134 x 75 x 22 mm, pesando 280 gramas.


Esperemos é que isto chegue á Europa, pois a noticia teve origem no Japão e indicava o inicio da venda dos mesmos já para Março, pelo que me apercebi em Portugal não se falou disto...:zzz:

Confirma-se!


Apresentação do Zen Vision M 60Gb no site da Creative:

"O ZEN Vision:M 60GB da Creative tem agora o mesmo tamanho da versão original de 30 GB - mas com o dobro da capacidade e mais funções."


Não sei é até que ponto as lojas já tem a nova versão disponível, provavelmente primeiro escoam os antigos e depois surgem estes...


É um problema para quem compra on-line, que está à espera do peso-médio e leva com o peso-pesado...:-D


Alguém já viu a nova versão á venda?
 
"

Não sei é até que ponto as lojas já tem a nova versão disponível, provavelmente primeiro escoam os antigos e depois surgem estes...


É um problema para quem compra on-line, que está à espera do peso-médio e leva com o peso-pesado...:-D


Alguém já viu a nova versão á venda?

ainda nao vi nenhum a venda, mas deve estar para breve. :)
 
Eu ia pro Creative Vision M 30 GB.

Primeiro porque quando fosse na rua nao ia feito parvo agarrado a uma pastilha gigante (sim o apple parece uma pastilha de tao fino que é, so que grande... já para nao falar que tanta "finura" só serve para o mesmo cair ao chão). Eu como nao uso os bolsos para ter leitores, e a grossura do leitor nao me faz diferença, so por ai prefiro o Creative.

Depois... para que é que eu quero um leitor em que sou obrigado a usar especificamente um programa (itunes)? Para que é que vou pagar + por um leitor que tem menos funcionalidades? Pagar a marca? Nao obrigado!

E dps... o Creative facilmente se liga á TV. Basta comprar um cabo que até é relativamente facil de arranjar. O ipod tem d se gastar balurdios em docks e nao sei quê para ver na TV (se é que dá para ligar á TV... nem sei lol).

E dps... a Creative como foi dito e bem, é uma empresa que se dedica ESPECIALMENTE a componentes de audio e hi-fi. Vão-me dizer que a Apple terá melhor qualidade em realizar componentes audio como a Creative? Nao me parece... basta pegarem num leitor e no outro com uns fones como deve ser e verão que a qualidade de som do Creative é muito melhor que o do ipod.

Li algures ai que a qualidade depende do ficheiro e de como ele foi gravado... Também depende. Mas nao depende só disso. Sabias que os amplificadores tb metem ruido/distorcem o som? Nada no mundo electrónico é perfeito (tudo tem perdas), e em relação a isso, tenho muito mais confiança no creative que no ipod (nao fosse a creative uma empresa de hi-fi).

Isto tudo para dizer que vocês que defendem ipod, apenas o fazem porque ja gastaram o dinheiro e nao querem admitir que existem gadgets melhores do que andar com os gadgets da moda (que é o caso do ipod). Em Lx então em cada 10 jovens, 9 têm ipod (felizmente eu sou desses 10 o que nao tem).

Neste momento uso o meu mini disc para ouvir alguns sons que me apeteça (sim ai a qualidade é mt superior quer queiram quer nao), mas estou seriamente a ponderar investir num Creative M Vision.

Deixem de ser cegos com as marcas. Antes tb havia mt a moda de comprar tudo Sony porque é que era bom. E agr uma bomba... Sabiam que a tecnologia usada nos LCDs e Plasmas da Sony foi toda comprada á LG? :joker: fica aqui algo para vcs pensarem...

É so para mostrar que, nem smp o que é caro e está na moda, é sinonimo de ser O Melhor. Muitas vezes se compra melhor e mais barato. É só deixarem-se de sensos comuns (AKA amar cegamente uma marca/componente) e procurarem no mercado marcas/componentes equivalentes e verem quais as suas vantagens e desvantagens. A isso se chama ser um utilizador inteligente.

Pensem nisso...

Um Abraço
 
Última edição:
Depois... para que é que eu quero um leitor em que sou obrigado a usar especificamente um programa (itunes)? Para que é que vou pagar + por um leitor que tem menos funcionalidades? Pagar a marca? Nao obrigado!

Sem duvida o facto de ipod ser restrito ao itunes e um pouco fraco do ipod, mas quando te referes a optarem mais pelo ipod tem a haver com a popularidade do ipod e com o seu design e qualidadede de som.

Deixem de ser cegos com as marcas. Antes tb havia mt a moda de comprar tudo Sony porque é que era bom. E agr uma bomba... Sabiam que a tecnologia usada nos LCDs e Plasmas da Sony foi toda comprada á LG? :joker: fica aqui algo para vcs pensarem...

Nao sabia mas os Plasmas e LCDs da sony sao superiores aos da LG :)

cumps
 
Eu ia pro Creative Vision M 30 GB.

Olá! Eu não vou defender nem o iPod nem os Zen Vision, por isso vou falar apenas do que realmente sei, dado que não tenho nenhum leitor de MP3 mas conheço gente que tem.


Primeiro porque quando fosse na rua nao ia feito parvo agarrado a uma pastilha gigante (sim o apple parece uma pastilha de tao fino que é, so que grande... já para nao falar que tanta "finura" só serve para o mesmo cair ao chão). Eu como nao uso os bolsos para ter leitores, e a grossura do leitor nao me faz diferença, so por ai prefiro o Creative.

Quanto a bolsos, cada qual é que sabe para que os usa ;)


Depois... para que é que eu quero um leitor em que sou obrigado a usar especificamente um programa (itunes)? Para que é que vou pagar + por um leitor que tem menos funcionalidades? Pagar a marca? Nao obrigado!

Concordo plenamente com a tua pergunta de porquê pagar mais por um leitor que tem menos funcionalidades. Por exemplo o iPod não tem rádio integrado nem lê DivX, ao contrário do Zen que tem ambos.
Quanto ao iTunes, eu tenho uma opinião diferente. Recentemente adquiri um MacBook e desde então tenho usado o iTunes para gerir a minha biblioteca musical. Apesar de gostar do programa não vou usá-lo para defender que o iPod é melhor que o Creative. Vou fazer o oposto e criticar a Creative que tanto quanto sei não tem um programa para gerir as músicas no Mac e assim torna mais difícil a gestão nos Macs (corrijam-me se estiver errado). Desta forma qual das empresas se isola mais no seu mundo? A Apple que obriga a usar o iTunes mas que existem versões para Mac OS e para Windows? Ou a Creative que nem tem um programa proprietário para Mac OS mas que dá para usar o Drag'n'Drop? Em ambos os leitores penso que dá para usar programas de terceiros.
Mais uma coisa. Já experimentei carregar um Zen Microphoto no meu Mac através de uma porta USB. Esperei, esperei, esperei... e aquilo não carregou. Não é defeito da USB que funciona perfeitamente com ratos e pens... Penso que este leitor só carrega a bateria se o driver do Windows lhe der ordens para carregar. Se assim for está bem pensado para não carregar a bateria desnecessariamente. Por outro lado esta gestão devia estar ao nível do aparelho e não do driver. Será um defeito de firmware do aparelho que se resolva com um update ao firmware? Terá sido resolvido no Zen Vision? Talvez mas isto deixa-me apreensivo em comprar um Vision assim, mesmo tendo mais features que o iPod.


E dps... o Creative facilmente se liga á TV. Basta comprar um cabo que até é relativamente facil de arranjar. O ipod tem d se gastar balurdios em docks e nao sei quê para ver na TV (se é que dá para ligar á TV... nem sei lol).
E dps... a Creative como foi dito e bem, é uma empresa que se dedica ESPECIALMENTE a componentes de audio e hi-fi. Vão-me dizer que a Apple terá melhor qualidade em realizar componentes audio como a Creative? Nao me parece... basta pegarem num leitor e no outro com uns fones como deve ser e verão que a qualidade de som do Creative é muito melhor que o do ipod.
Li algures ai que a qualidade depende do ficheiro e de como ele foi gravado... Também depende. Mas nao depende só disso. Sabias que os amplificadores tb metem ruido/distorcem o som? Nada no mundo electrónico é perfeito (tudo tem perdas), e em relação a isso, tenho muito mais confiança no creative que no ipod (nao fosse a creative uma empresa de hi-fi).

Com o iPod também podes comprar um cabo para ligar à TV. Não precisas especificamente da Dock. Contudo, a Creative tem uma dock para iPod excelente com X-Fi e saídas de vídeo... é uma ironia... comprar um iPod e depois comprar a dock da creative com melhor qualidade de som... Não parece estar disponível ainda para Portugal e pelas características não me parece que custe menos de 100 euros, mas de certeza que tem uma qualidade de som excelente dado que usa a tecnologia de som X-Fi.
Quanto ao ruído ou distorção de som, duvido que seja perceptível com os fones que a maior parte do pessoal usa. Nem todos compram uns Shure de 200 euros para ouvir música e a maioria do pessoal que vejo no metro com Creatives usa os que vieram com o leitor e com esses nem dão pelo ruído dos amplificadores...
Já agora aproveito para deixar uma pergunta a ti LiveMetal. Já experimentaste os dois para dizeres que o Zen Vision tem melhor qualidade de som ou dizes isso porque a Creative tem mais experiência a desenhar e construir placas de som?


Isto tudo para dizer que vocês que defendem ipod, apenas o fazem porque ja gastaram o dinheiro e nao querem admitir que existem gadgets melhores do que andar com os gadgets da moda (que é o caso do ipod). Em Lx então em cada 10 jovens, 9 têm ipod (felizmente eu sou desses 10 o que nao tem).
Neste momento uso o meu mini disc para ouvir alguns sons que me apeteça (sim ai a qualidade é mt superior quer queiram quer nao), mas estou seriamente a ponderar investir num Creative M Vision.
Deixem de ser cegos com as marcas. Antes tb havia mt a moda de comprar tudo Sony porque é que era bom. E agr uma bomba... Sabiam que a tecnologia usada nos LCDs e Plasmas da Sony foi toda comprada á LG? :joker: fica aqui algo para vcs pensarem...
É so para mostrar que, nem smp o que é caro e está na moda, é sinonimo de ser O Melhor. Muitas vezes se compra melhor e mais barato. É só deixarem-se de sensos comuns (AKA amar cegamente uma marca/componente) e procurarem no mercado marcas/componentes equivalentes e verem quais as suas vantagens e desvantagens. A isso se chama ser um utilizador inteligente.


Não defendo nem um, nem outro. É uma questão de ponderar o que é que interessa. Tamanho, estética, qualidade de som, preço, funcionalidades, assistência técnica,... cada um tem que decidir com base no que sabe e quer. Eu, tendo em conta o que disse aqui, muito provavelmente iria pelo iPod pela questão principal de compatibilidade com o meu Mac. Mas não compraria os leitores de agora. Esperaria que viessem novos modelos a ver as melhorias (e os novos problemas) que trazem.
Uma falta que penso que é grave é que falta algum tipo de comunicação wireless dos leitores actuais com os PCs. Ligar à dock ou ao cabo USB carrega a bateria e eu gosto de carrega-la só quando há necessidade.
Suporte para mais formatos de ficheiro (DivX por exemplo) nos iPods é uma necessidade dado que hoje é preciso converter tudo para o formato do iPod para ser lido por ele.

Pronto, depois deste testamento despeço-me! Não era minha intenção aborrecer-vos :)
 
Mas não compraria os leitores de agora. Esperaria que viessem novos modelos a ver as melhorias (e os novos problemas) que trazem.

O problema é que não devem sair novos modelos tão cedo...

A Creative lançou recentemente o M 60GB e disponibilizou uma versão light do mesmo no mês passado...

A Apple também lançou recentemente o 80 GB e ainda por cima anda entretida com o iphone...

Não há perspectivas de novos modelos pelo menos até final de 2007, inicio de 2008... A não ser que a Creative aproveite a distracção da Apple com o iphone e lance algo inovador para apanhar a Apple desprevenida...
 
O problema é que não devem sair novos modelos tão cedo...

A Creative lançou recentemente o M 60GB e disponibilizou uma versão light do mesmo no mês passado...

A Apple também lançou recentemente o 80 GB e ainda por cima anda entretida com o iphone...

Não há perspectivas de novos modelos pelo menos até final de 2007, inicio de 2008... A não ser que a Creative aproveite a distracção da Apple com o iphone e lance algo inovador para apanhar a Apple desprevenida...

Era bem jogado por parte da creative se lanca-se um leitor em grandeno final do ano, assim ia por a apple o seu brinquedo novo e a preparar um novo ipod.

cumps
 
O problema é que não devem sair novos modelos tão cedo...

A Creative lançou recentemente o M 60GB e disponibilizou uma versão light do mesmo no mês passado...

A Apple também lançou recentemente o 80 GB e ainda por cima anda entretida com o iphone...

Não há perspectivas de novos modelos pelo menos até final de 2007, inicio de 2008... A não ser que a Creative aproveite a distracção da Apple com o iphone e lance algo inovador para apanhar a Apple desprevenida...

Eu sei... mas também não tenho muita pressa em ter um leitor de MP3. Não me importo de esperar, desde que as features do leitor façam valer a pena a espera :)
 
HEY! tenho um creative zen vision:m e gosto dele. tem melhor ecra e bateria que o ipod e tem radio fm.
Os ipods nao sao assim tao robustos que o de u colega meu o ecra deixou de funcionar e tava dentro de uma mochila..
Eu curto o zen e se fosse hoje comprava creative na mesma.

cumps
 
Back
Topo