iPod no carro

AlexT

Power Member
Comprei o meu primeiro iPod (classic 120gb) na semana passada e até agora estou muito satisfeito. A minha questão prende-se com o seu uso num carro, como fonte de música para o autorádio. No carro da minha mulher resolvemos com a compra de uma cassette adaptadora e ficou a funcionar bem. No meu carro a questão é outra, o autorádio é de cds (Renault Clio, ano 2002) e não há maneira directa de alimentar a música ao autorádio de origem.

Pelo que percebo tenho várias opções:
-trocar de autorádio - perco os comandos no volante e indicação no visor do topo do tablier. Altero também um pouco da estética do tablier.
- usar um transmissor FM - tenho algumas dúvidas que existam frequências limpas na zona de Lisboa, talvez fora de Lisboa a coisa seja um pouco melhor.
- introduzir uma alteração no autorádio de origem para passar a aceitar uma ligação auxiliar, para ligar ao iPod.


A minha pergunta vai para as pessoas que já se encontraram na minha situação, o que fizeram? Que erros fizeram e o que recomendam?

Obrigado
 
Como o outro post foi fechado decidi abri-lo de novo, desta vez na secção correcta.

Vou transcrever o que já tinha sido escrito:

mad16v

Vê lá se isto te serve: http://www.lojamac.com/product_info....ucts_id=100032


Eu montei um no meu Audi A4, muito bom.... tem alguns ligeiros bugs que não incomodam muito. E sempre são 6x99 músicas que lá consigo ter.



MadLance

Boas

Nunca tentei fazer o que dizes, mas conheço um amigo que usa o sistema de transmissor FM e ate não é mau de todo, compensa muito o carro dispor de um local onde possas pousar o iPod de forma a ficar por cima do autoradio, é o local onde apanha melhor a transmissão (deve depender de carro para carro nao sei) .
Julgo que ele usa a frequencia 100.00, para a zona da grande lisboa.

P.S.: visitei esse site que aqui meteste mad16, realmente e uma soluçao porreira, mas 450 euros.....
 
Em relação ao transmissor FM, alguém sabe se depois acaba por ser preciso andar sempre a mudar de frequência, conforme se vai andando de carro?

Em relação ao adaptador, parece-me óptimo mas um pouco caro. Eu não me importava de ter apenas uma entrada auxiliar e controlar as músicas pelo ipod. Recomendam fazer estas alterações na marca ou numa loja de áudio automóvel?

Obrigado pelas respostas.
 
Eu tenho um transmissor FM da Belkin ESTE MODELO e funciona muito bem. Nas 2 ou 3 primeiras vezes que utilizei tive de fazer pesquisa de frequencias até encontrar uma estável.
Actualmente uso sempre a mesma e raramente tem interferências.
 
Existe uma coisinha chamade de iTrip, coisa que por en quanto uso. Isto funciona da seguinta maneira: metes uma frequencia livre no iTrip e a mesma no radio e fica a dar é como eu uso, se be mque por fezes a qualidade nao é muito boa e existe interferencia.

itrip-dockblk.jpg



Ou entao o seguinte

metes um xcarlink (coisa que estou seriamente a pensar meter no carro)

http://www.xcarlink.com/
 
Em relação ao transmissor FM, alguém sabe se depois acaba por ser preciso andar sempre a mudar de frequência, conforme se vai andando de carro?

Em relação ao adaptador, parece-me óptimo mas um pouco caro. Eu não me importava de ter apenas uma entrada auxiliar e controlar as músicas pelo ipod. Recomendam fazer estas alterações na marca ou numa loja de áudio automóvel?

Obrigado pelas respostas.

Por 100 euros compras um qualquer rádio com AUX e é só ligares o iPod, só que o controlo é feito através do iPod.
Por 250 euros na marca fazem integração com iPod, ficando a funcionar controlos, isto em bmw e audi pelo menos, na renault não sei se o fazem, nada como passares lá.
 
Obrigado pelas respostas.

Não sei se confio muito nos transmissores FM, tenho algumas dúvidas que em Lisboa exista alguma frequência completamente limpa e sem estática. Tenho de pensar no que fazer em relação ao autorádio. Por um lado se trocar perco os controlos no volante, o equilíbrio do tablier (talvez menos importante) mas acima de tudo ganho insegurança no carro pois rádios aftermarket são sempre convites a roubo e carregar as frentes dos rádios é uma chatice. Se ficar com o mesmo rádio posso tentar ligar o ipod ao conector da caixa extra de cds (penso que o rádio tem) e pelo menos ficar a funcionar como entrada auxiliar. O que não sei é se será muito caro fazer isto, vou ter de me informar. Alguém tem alguma recomendação de lojas especializadas nestas coisas (também vou à renault mas é bom ter uma alternativa)?
 
podes sempre trocar pelo radio igual mas com leitor de cassetes, e usar um adaptador. deve sair barato e manténs as funções do comando satélite e ecrã.
 
Também já tinha pensado nisso, é uma ideia a reter. A única coisa que me retém é o facto de pagar para ficar um modelo inferior de rádio... Psicologicamente é estranho. Às vezes até pode ser a melhor ideia, é simples, barato e funciona bem (pelo menos no carro da minha mulher).
 
Também já tinha pensado nisso, é uma ideia a reter. A única coisa que me retém é o facto de pagar para ficar um modelo inferior de rádio... Psicologicamente é estranho. Às vezes até pode ser a melhor ideia, é simples, barato e funciona bem (pelo menos no carro da minha mulher).

Tanto com cassete como por FM a qualidade é algo fraca. A diferença é notória para quem ouve mp3 a 320 kbps ou aac superior a 128 kbps e completamente impensável para quem apenas ouve música em ALAC.
 
Já uso o meu iPod nano 2g com o Airplay da xtrememac à cerca de 2 anos e sempre funcionou. Aliás em termos de qualidade de transmissão e bastante superior ao itrip de uns colegas.

base_media


Já utilizei em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, "Algarve" e ando sempre com a mesma frequência. Como só ouço rádios como a Antena 3 e TSF, acabei por tirar a antena do carro, tendo assim menos interferências
 
Eu no meu vou meter o xcarlink alem de ligar o ipode da par meter cartoa d memoria pen e ate mesmo aux. so estou a espera de t€€mpo. para mim é a melhor solucao.

Da uma vista de olhos no link acima que te dei tambem tem la para renault
 
As únicas interferência que noto com o transmissor FM são as mesmas que acontecem com o auto-rádio sintonizado em qualquer frequência FM. Há locais onde passo habitualmente, que por proximidade de outras antenas causam pequenas interferências. Tenho uma frequência fixa que não me deixa ficar mal. Para ouvir música no auto-radio sem qualquer interferência só mesmo em CD ou ligação directa ao aparelho.
 
Podes sempre comprar um kit bluetooth da parrot da série MKI que funciona lindamente com ipod/iphone dá para ligar lindamente ao teu rádio e ainda ficas com um kit mãos livres bluetooth.
Para teres um ideia o 9100 custa 159€ e o 9200 custa 200€, preços daquela loja que é para os que não são parvos ;)
Os rádios da renault têm fichas iso normais e não precisas de comprar mais nada. Podes montar tu facilmente ou levas isso a um electricista auto para montar. Basicamente no teu carro a parte mais complicada é retirar o rádio.
Eu tenho um MKI9100 e trabalha lindamente.

http://www.parrot.com/uk/products/for-ipod-and-iphone
 
Eu tenho um Astra 00 e tive o mesmo problema.
Perdia os comandos e o ecran no tablie, mas prefiro isso e ouvir musica com qualidade e sem interferencias.
tenho um Sony de 89€ e deu sem problema e da bom som.
Sei que existe uma peça que se adapta aos radios e os comandos funcionam..basta procurar nas casas especializadas.
 
Podes sempre comprar um kit bluetooth da parrot da série MKI que funciona lindamente com ipod/iphone dá para ligar lindamente ao teu rádio e ainda ficas com um kit mãos livres bluetooth.
Para teres um ideia o 9100 custa 159€ e o 9200 custa 200€, preços daquela loja que é para os que não são parvos ;)
Os rádios da renault têm fichas iso normais e não precisas de comprar mais nada. Podes montar tu facilmente ou levas isso a um electricista auto para montar. Basicamente no teu carro a parte mais complicada é retirar o rádio.
Eu tenho um MKI9100 e trabalha lindamente.

http://www.parrot.com/uk/products/for-ipod-and-iphone

Esta solução, apesar de não ser a mais barata, é muito boa. Eu comprei um MK6000 e um adaptador bluetooth para o meu ipod nano. Ganhei um kit mãos livres de boa qualidade, e som digital do ipod nas colunas do carro.
Eu experimentei um adaptador FM (não me recordo a marca) e fiquei desiludido. Rádio AM tinha melhor qualidade.

Se tiveres €€€ e não tiveres um kit mãos livres, opta pelo bluetooth.
 
Back
Topo