iptv ,300 mil é o fim!

assim não vamos lá. se o que um técnico diz vale o que vale,posso deduzir que o que vocês dizem também vale o mesmo? uma coisa garanto não será a pt admitir e a tornar oficial que a sua rede iptv não da para mais de 300mil clientes. iptv com milhares de clientes? digam-me onde.
 
assim não vamos lá. se o que um técnico diz vale o que vale,posso deduzir que o que vocês dizem também vale o mesmo? uma coisa garanto não será a pt admitir e a tornar oficial que a sua rede iptv não da para mais de 300mil clientes. iptv com milhares de clientes? digam-me onde.

O que eu te possa dizer vale tanto como o que vale o que o técnico te disse.

Para teres uma ideia neste momento no mundo existem 24.7 Milhoes de clientes assentes em plataforma IPTV (Cobre/ADSL/VDSL) até 2010 são esperados 48.8 Milhoes.
 
Isto terá a ver com o fim do IPV4? Bom basta fazer uma actualização para IPV6 e pronto. Podem ter clientes quase infinitos. Acho que não iriam fazer uma plataforma sem hipóteses de passar para o "novo" tipo de IP.


Cumps
 
o que o tecnico da visabeira me disse é que a actual rede cobre da pt nao suporta mais que 300 mil clientes iptv. a partir dai começa a haver degradaçao em futuros clientes.
Podes estar descansado, até aos 300 milhões de clientes não deve haver problema...daí para cima só o técnico da visabeira saberá responder....

Pessoal, todos nos (ou quase todos) sabemos as limitações que o cobre tem, o autor do topico (tag351) ouviu isto de um tecnico da visabeira, outro utilizador postou que o proprio administrador da Vodafone disse o mesmo, foi postada aqui um excerto de uma notícia. è assim tão dificil de acreditar? Olhem para a ZON, em algumas zonas os users têm velocidades miseráveis porque a zona tá sobrecarregada...

Cumps

A tecnologia zon é do século passado, não tem nada a ver com IPTV....
 
Última edição pelo moderador:
J[PT];3814239 disse:
Alguns desses "rapazinhos" que por aí andam precisam de uma grande formação... precisam precisam...:rolleyes: ;)

J[PT] subscrevo-te totalmente!!!
Quando vieram fazer umas medições cá em casa isto porque a linha só suportava 6 mbps, e quando na minha terrível inocencia pergunto: "a ligação ficou em adsl2+?" resposta da visabeira: "sim ficou!"
Realidade: Gmdt! nem com Gmdtbisplus forçado no router!!!
 
Podes estar descansado, até aos 300 milhões de clientes não deve haver problema...daí para cima só o técnico da visabeira saberá responder....

bom,mas eu estou descansado. certamente a pt devera ter uma alternativa,alias o satelite meo nao esta so para enfeitar. agora se me perguntarem se é verdade que o cobre nao suporta mais que 300mil clientes iptv,vou responder que nao faço a menor ideia.
 
J[PT];3814228 disse:
É para mim é dificil de acreditar. Se quiseres argumentar mais um bocadinho, até me posso dar ao trabalho de te explicar as diferenças da rede de cobre para a de cabo. Caso pretendas tambem posso escrever um pequeno resumo de como funcionam redes MPLS, ATM, etc, etc. E da forma como é supervisionado e escalonado todo o trafego dentro da rede. (Neste caso PT).

Continua a velha questão. Mito Urbano...

A rede não tem falta de capacidade para trafêgo! A questão é mesmo as caracteristicas da implementaçao do cobre e as distancias a que os clientes estão dos "exchanges". A maioria dos problemas prende-se pela falta da velocidade devido à distancia/caracteristicas/qualidade do cobre, e não dos equipamentos de suporte e que alimentam as centrais.

Abraçoes.

Então olha, o que queres que t diga?!, independentemente das diferença entre cobre e cabo, todas as redes estão sujeitas a ficar sobrecarregadas... Se o próprio administrador da Vodafone disse isso dos 300 Mil, que queres que te diga mais... Agora, se a rede fica ou não sobrecarregada com 300 mil clientes, isso já não posso dizer, ou esses 300 mil poderão ser os clientes elegíveis (petro da central) para receber IPTV, mas isso ja não sei, até porque apesar de gostar muito desta secção de ISPs, redes não é a minha área de especialização. Aliás, eu não tenho uma área de especialização xD... Se me perguntares de que percebo mais, aí posso responder que é de sistema operativo Windows, mas haverá certamente muito pessoal que percebe mais que eu...

Grande tanga de tópico... uma coisa é um gaijo do MKT dizer isto, outra coisa é um técnico.
Essa afirmação só pode vir dum moço do MKT que quer impingir a fibra. Há redes IPTV com muitos milhões de clientes em cobre e nunca se ouviu falar em limitação do número de utilizadores.

Além disso, que sentido faria a PT lançar um serviço para em menos de um ano deixar de aceitar novos clientes porque a rede está cheia? Tonteria!

Porque o meo não se baseia somente em IPTV Cobre, grande parte dos clientes são Satélitee a Meo tem uma componente IPTV Fibra não oficial...

Isto terá a ver com o fim do IPV4? Bom basta fazer uma actualização para IPV6 e pronto. Podem ter clientes quase infinitos. Acho que não iriam fazer uma plataforma sem hipóteses de passar para o "novo" tipo de IP.


Cumps

Não tenho a certeza, mas acho que o problema do IPv6 é que ainda nem toda, ou quase nada da estrutura, está preparada para IPv6, aliás, deu uma notícia que a China está a ficar sem~IPs para atribuir, por isso essa migração vai ter de ser feita mais tarde ou mais cedo...

Cumps
 
Última edição:
Não tenho a certeza, mas acho que o problema do IPv6 é que ainda nem toda, ou quase nada da estrutura, está preparada para IPv6, aliás, deu uma notícia que a China está a ficar sem~IPs para atribuir, por isso essa migração vai ter de ser feita mais tarde ou mais cedo..

Lembrem-se que no caso do Meo estamos a falar duma estrutura acabadinha de estrear pelo que de certeza tem IPv6 em todo o lado excepto quando os clientes tentam aceder à Net e recebem um endereço IPv4 a tirar da pool de endereços adquiridos pelo operador - que pode ou não ser único. Lembram-se da altura em que quase todos os clientes Netcabo partilhavam o mesmo IP e andavam aos berros porque sites como o Rapidshare diziam que tinham esgotado o tráfego?

Isto é assim para ADSL, cobre, fibra ou qq. outra tecnologia actual.

Quanto à escassez de endereços ando a ouvir notícias sobre este assunto há meia-dúzia de anos e as previsões catastrofistas têm sempre falhado.
 
vou repescar um comentário meu de à uns tempos e rematar com o seguinte:

A cabeça de muita gente é que está sobrecarregada....



Deixem a gestão da rede/meo para os responsáveis da mesma.
 
vou repescar um comentário meu de à uns tempos e rematar com o seguinte:

A cabeça de muita gente é que está sobrecarregada....



Deixem a gestão da rede/meo para os responsáveis da mesma.

>(>( És tão simpático>(>(

Espero que o cliente 300.000 não seja atingido este fim de semana... ( a ver se tenho um fim de semana descansado hihihi
 
J[PT];3819014 disse:
>(>( És tão simpático>(>(

Espero que o cliente 300.000 não seja atingido este fim de semana... ( a ver se tenho um fim de semana descansado hihihi


Lool, tipo, partindo do pressuposto que de facto 300.000 é o numero limite, não signifike que o cliente nº 300.001 fike prejudicado, supostamente, quantos mais clientes houver, mais velocidade vai sendo retirada a todos os 300.000 clientes para compensar, ou não??
Vai tirando para compensar, certo? Ou seja, se temos uma mala cheia de objectos, se queremos la por mais objectos, todos os objectos dentro da mala vão ter de ser comprimidos, certo? (eu sei que a analogia é erstúpida, mas pronto)...

Cumps
 
Lool, tipo, partindo do pressuposto que de facto 300.000 é o numero limite, não signifike que o cliente nº 300.001 fike prejudicado, supostamente, quantos mais clientes houver, mais velocidade vai sendo retirada a todos os 300.000 clientes para compensar, ou não??
Vai tirando para compensar, certo? Ou seja, se temos uma mala cheia de objectos, se queremos la por mais objectos, todos os objectos dentro da mala vão ter de ser comprimidos, certo? (eu sei que a analogia é erstúpida, mas pronto)...

Cumps

Boas, corrijam-me se estiver enganado sff.

Explica-me lá porque raio os 300.000 +/- será o limite? Falta de largura de banda? Sobrecarga nos DSlam's?

Primeiro, se houver uma sobrecarga será por zonas, nunca total... Zona X, Y ou Z estrá sobrecarregada por qualquer motivo, como sobrecarga nos dslams por todas as pessoas de uma certa zona resolverem ver canais HD todas ao mesmo tempo na central X, Y ou Z. Nas outras zonas continuará tudo normal.

E numa hipotética situação de sobrecarga, não era o FTTH que iria salvar alguém, de facto até deveria sobrecarregar mais depressa não? Pois com maior largura de banda até ao cliente, incita-se mais consumo a este e, por conseguinte uma maior probabilidade de se chegar ao limite da central (que não faço a mínima quanto deve ser).

Cumprimentos.
 
Boas, corrijam-me se estiver enganado sff.

Explica-me lá porque raio os 300.000 +/- será o limite? Falta de largura de banda? Sobrecarga nos DSlam's?

Primeiro, se houver uma sobrecarga será por zonas, nunca total... Zona X, Y ou Z estrá sobrecarregada por qualquer motivo, como sobrecarga nos dslams por todas as pessoas de uma certa zona resolverem ver canais HD todas ao mesmo tempo na central X, Y ou Z. Nas outras zonas continuará tudo normal.

E numa hipotética situação de sobrecarga, não era o FTTH que iria salvar alguém, de facto até deveria sobrecarregar mais depressa não? Pois com maior largura de banda até ao cliente, incita-se mais consumo a este e, por conseguinte uma maior probabilidade de se chegar ao limite da central (que não faço a mínima quanto deve ser).

Cumprimentos.


Tb não sei bem qual seria o factor limitante, tanto pode ser banda (sendo 300.000 um numero medio de todo o país??), ou pode ser 300.000 o numero de clientes elegíveis (perto da central) para receber o sinal IPTV. Se for esse o caso, aí o FTTH já aumentava muito, uma vez que faria chegar mais longe (se bem que existe o problema do investimento e que o FTTH não vai chegar a todo lado)...

Cumps
 
Tópico evitado!

A rede não está saturada, nem nada que se pareça. O único factor a ter em causa é somente a atenuação existente no clássico cobre em linhas extensas. Mas quem tem IPTV não vai ter problemas por existir mais x clientes. A plataforma suporta muitos clientes meus amigos.

Enfim, falar sem saber é quase um crime.
 
Tópico evitado!

A rede não está saturada, nem nada que se pareça. O único factor a ter em causa é somente a atenuação existente no clássico cobre em linhas extensas. Mas quem tem IPTV não vai ter problemas por existir mais x clientes. A plataforma suporta muitos clientes meus amigos.

Enfim, falar sem saber é quase um crime.

:p:p

Exactamente colega.

Não podemos esquecer e que existem outros operadores no mercado, e que em breve será:

Novis Telecom - Smart TV
PT COM - MEO IPTV
Vodafone - IP TV

ou seja, a nivel de infra-estrutura apenas a PT COM tem tudo normalizado, ou seja detem a rede de cobre e a rede core de suporte.

As outras empresas usam a sua rede CORE e recorrem à ORLA ou ORRAL para desagregação do lacete local de forma a ser usado nos seus serviços.

Neste ultimo caso, se não existir um bom suporte na rede core do operador e boa capacidade de trâfego, nada adianta a rede de cobre ser boa ao má.

Neste momento o grande cerne da questão é ter-se uma boa gestão do trafêgo e uma boa plataforma de suporte e controlo.
 
Ainda fiquei a pensar no que foi dito pelo funcionário da Viatl. O objectivo para já é de 300 Mil clientes. Provavelmente foi isso que lhe foi dito, mas quem não sabe diz essas asneiras.
 
Ainda fiquei a pensar no que foi dito pelo funcionário da Viatl. O objectivo para já é de 300 Mil clientes. Provavelmente foi isso que lhe foi dito, mas quem não sabe diz essas asneiras.

nao,ele disse que a rede nao suporta mais que 300 mil,e e que o jogo benfica x napoles no canal benfica tv deu problemas, havendo clientes que nao conseguiam ver o canal e o jogo.mais, alguem que esta em casa do meu sobrinho a instalar o meo e a dizer isto parece-me estar a ser sincero,ate demais.
 
nao,ele disse que a rede nao suporta mais que 300 mil,e e que o jogo benfica x napoles no canal benfica tv deu problemas, havendo clientes que nao conseguiam ver o canal e o jogo.mais, alguem que esta em casa do meu sobrinho a instalar o meo e a dizer isto parece-me estar a ser sincero,ate demais.
Pois, mas isso do Benfica por exemplo não é bem assim. Segundo as explicações que se podem ler num blog que agora não me apetece procurar, o problema foi nas ligações entre ISPs que não estavam preparadas para tanto tráfego. Dentro da rede PT não terão existido problemas.

Além disso não tem uma coisa a ver com a outra. Uma coisa é um canal de TV, outra coisa é a transmisão do site sapo: essa é que deu problemas.
 
Bem, da transmissão no canal Benfica TV no MEO n posso falar, sobre a transmissão no SAPO, vi o jogo sem problemas com a Telepac como ISP, mas sei de quem, com a Cabovisão como ISP n conseguiu ver o jogo com a mesma qualidade...

Quanto aos 300 mil clientes de tecto, havia de fazer grande sentido, com o investimento q foi feito no MEO (a todos os níveis) e depois o limite da rede ser o nº desses, se assim fosse, nem tão pouco MEO tinha visto a luz do dia...

Aliás, quem lida volta e meia com estes "técnicos" de instalações/reparações dos ISPs, sabe muito bem o q "a casa gasta", na maioria dos casos, é entrar por um ouvido e sair pelo outro, o q n quer dizer q n apareça de vez em quando um ou outro q realmente percebe daquilo q fala, mas n me parece q seja este o caso...
 
Bem, da transmissão no canal Benfica TV no MEO n posso falar, sobre a transmissão no SAPO, vi o jogo sem problemas com a Telepac como ISP, mas sei de quem, com a Cabovisão como ISP n conseguiu ver o jogo com a mesma qualidade...

Quanto aos 300 mil clientes de tecto, havia de fazer grande sentido, com o investimento q foi feito no MEO (a todos os níveis) e depois o limite da rede ser o nº desses, se assim fosse, nem tão pouco MEO tinha visto a luz do dia...

Aliás, quem lida volta e meia com estes "técnicos" de instalações/reparações dos ISPs, sabe muito bem o q "a casa gasta", na maioria dos casos, é entrar por um ouvido e sair pelo outro, o q n quer dizer q n apareça de vez em quando um ou outro q realmente percebe daquilo q fala, mas n me parece q seja este o caso...

Mas se esse numero for real, temos de considerar que o MEO tb foi feito a pensar na RNG

Cumps
 
Back
Topo