IPTV/Net Vodafone com ONT(pfSense, Mirotik, etc.)

Olá,

entretanto consegui avançar um pouco mais na configuração com Unifi (ONT Huawei + USG ubiquiti + Switch Unifi )

Estado atual:

Consigo que a Box (penso que seja a VBOX 4k):
  • Imagem dos canais durante alguns segundos, depois fica tudo preto (penso que seja pq o multicast nao esteja a funcionar correctamente).
  • Aplicações: Netflix, Youtube e Amazon prime funcionam bem.
  • A box mostra na mesma o erro a dizer que a ligação falhou a validação, mas após carregar No netflix e voltar ao menu anterior la mostra algum sinal de vida. (tenho de perceber quais os steps para reproduzir isto correctamente :facepalm:)
Algumas questões:
No IGMPProxy tenho isto da seguinte forma: (comando no uso -> show ip multicast interfaces)
Intf BytesIn PktsIn BytesOut PktsOut Local


eth0.105 41.24MB 32795 0.00b 0 10.99.44.7


eth1.106 0.00b 0 41.23MB 32789 192.168.1.65

eth0.105 -> vlan da vodafone para IPTV
eth1.106 -> a minha vlan interna (ip a começar no 192.168.1.66 -> que é o atribuído a box)

Eu vejo que os BytesIn e BytesOut vai crescendo contudo a box continua com o ecrã preto após transição para o multicast.
  1. Nos vossos logs o Local também é o router da vlan interna so para IPTV?
  2. Como estão a fazer debug do IGMPProxy ? não consigo ver nada nos logs :S
  3. O wireshark também não esta a ajudar grande coisa mas reparei que se usar o router da Vodafone ele mostra IGMPv2 e IGMPv3 e com o Ubiquiti apenas diz IGMP, igual no vosso caso?
Image do Wireshark router da Vodafone:
https://ibb.co/FVs7WKd
Image do wireshark do router Unifi:
https://ibb.co/sH3nXNq



Se alguém tiver interessado na config parcialmente a funciona para um usg :
https://gist.github.com/lopesdasilva/984678cbe2eb429f9526375ffcd0e0ee
 
Olá a todos, este guia é possível de seguir com o Smart Router 2.0 como WAN do PfSense? Ou é preciso mesmo ter um ONT puro?

Obrigado ;)
 
Boas malta, tenho a internet a funcionar com ONT ¡ Pfsense, com tudo falta-me a TV, tenho um porto disponivel entao usei o guia para bridge, mas a TV funciona uns segundos e depois bloqueia....que deve estar a faltar?
 
O do inicio, ja o fiz e refiz uma data de vezes :D
O igmp proxy do pfsense está meio marado desde há várias versões.
Liga a box e depois reinicia o proxy nos serviços .
Neste momento ja não tenho VDF mas aqueles endereços comigo nunca funcionaram.
sempre usei 10.0.0.0/8 como upstream e a gama de ip/24 onde está ligada a box como downstream. Alem disso em bridge nem deveria ser preciso IGMP proxy pois a box saca ip directamente da rede da Vodafone e o proxy é feito directamente pela rede deles . Algo que não recomendo de todo pois as apps não vão funcionar. Nas Vbox entao nem sei se funciona.
 
Apos varias tentativas de configuração achei estranho nem uns segundos ja ter imagem....
Liguei a box ao router da VDF e nem ai funciona, depois de falar com eles ao telefone tenho a boa no estado SA005 :D por isso bem me posso esforçar que nao chego a lado nenhum
 
Já que estamos em volta do assunto TV, por alguma razão o meu router pfSense às vezes confunde-se e pensa que consegue chegar à AWS (que a Vodafone usa para servir metadata e firmware) pela VLAN105.
Ainda não tive tempo para investigar a sério, mas tenho alguma curiosidade em saber se mais alguém teve este problema.

A solução força bruta é naturalmente forçar tudo o que não seja estritamente streams de IPTV (e mais alguma coisa que venha da rede interna da Vodafone) a sair pela WAN na VLAN100, com rotas estáticas.

Sidenote: Nunca operei um ISP, mas tenho dificuldade em perceber o interesse em despejar o hosting do firmware e outras porcariazitas na cloud da AWS. Se fosse alguém sem infraestrutura, tudo bem, mas um ISP?
 
Já que estamos em volta do assunto TV, por alguma razão o meu router pfSense às vezes confunde-se e pensa que consegue chegar à AWS (que a Vodafone usa para servir metadata e firmware) pela VLAN105.
Ainda não tive tempo para investigar a sério, mas tenho alguma curiosidade em saber se mais alguém teve este problema.

A solução força bruta é naturalmente forçar tudo o que não seja estritamente streams de IPTV (e mais alguma coisa que venha da rede interna da Vodafone) a sair pela WAN na VLAN100, com rotas estáticas.

Sidenote: Nunca operei um ISP, mas tenho dificuldade em perceber o interesse em despejar o hosting do firmware e outras porcariazitas na cloud da AWS. Se fosse alguém sem infraestrutura, tudo bem, mas um ISP?
Os IPSs fazem todos isso. Já ninguém tem infraestruturas próprias ( pelo menos a um certo nível ). Está tudo na AWS ou na azure, etc! Para empresas do tamanho de um isp o custo é muito menor.
 
Back
Topo