IPTV/Net Vodafone com ONT(pfSense, Mirotik, etc.)

Obrigado pela partilha, acabei por mandar vir um TopTon que no site que partilhas-te falavam bem dos gajos e estavam por 150€ isso sim com o processador j4125 4gB de RAM e 4 intel i225
 
@passado também ponderei, mas algumas incertezas reportadas quanto ao suporte e a alguns problemas levaram-me a optar por esta solução (que também não é perfeita, não deixa de ser um equipamento com alguns anos).

Relativamente a APs Wifi 6 - alguma sugestão?

Se por ventura fosse um AP com portas LAN e 802.1Q (VLANs) minimizaria o número de equipamentos ligados (já estaríamos a falar em FGW6 + pfSense + Switch + AP).

Obrigado
 
Suporte nativo para VLANs entra em território Mikrotik/Ubiquiti ou high-end (e.g. Cisco). Alternativamente, firmware alternativo para modelos mais populares (e.g. Asus) que permita a configuração das VLANs.

Uma opção seria o Mikrotik hAP ax². Não sei quão bons serão os rádios, mas o spec sheet é interessante e o preço convidativo. Para que fique claro: não é uma recomendação, não tenho nem conheço ninguém que tenha, apenas acho interessante. Ou seja, aventureiros procuram-se.
 
Nos APs uso e recomendo os Ubiquiti, os meus nao tem WIFI 6. por serem a geração anterior, mas parecem relógios.
Tenho dois, ligados por uplink. O mais distante tenho 60MBs
 
Nos APs uso e recomendo os Ubiquiti, os meus nao tem WIFI 6. por serem a geração anterior, mas parecem relógios.
Tenho dois, ligados por uplink. O mais distante tenho 60MBs
Eu também uso unfi. Tenho dois wifi 6 … um light e um pro. para mim a maior vantagem é suportar múltiplas redes Wi-Fi. Tenho 3 redes a correr, duas com vlan no pfsense para separar tráfego, e tudo sem espinhas.
 
Estou a configurar a minha rede (ONT VDF + PFSENSE em VM) e nao estou a conseguir por isto a funcionar. Estes prints ajudaram já bastante, podes partilhar o print do Interface assigments e interface VLan (em MP se necessário a ver se confirmo se está tudo ok?
Qual é o problema exactamente ? Ê o pfsense que não fuchina de todo ou é um problema só na parte de IPTV ?
 
Não deve ter IGMP Snooping V3 esse switch, daí não funcionar.
Primeiro liga primeiro da box ao router sem switches pelo meio para despistar, se der já sabes que tens de comprar um switch novo (tipo TL-SG105/108E)
 
A falta de IGMP snooping não impede, tipicamente, o funcionamento do IPTV. O impacto principal até seria em tudo o resto que esteja ligado no switch, não na STB. Neste caso concreto, o switch parece suportar IGMP snooping, mas só v1/v2.

Mas nada como ligar directamente a STB e excluir o switch como fonte de problemas - até pode ser que o switch parta com tráfego IGMP v3.

Nesta fase é IPTV. Ele passa por um switch (DGS-1100-08V2) e ainda nao consegui por isto a funcionar.
De todo? Funciona em unicast mas não passa para multicast? A STB não carrega o software a partir da rede?
 
A falta de IGMP snooping não impede, tipicamente, o funcionamento do IPTV. O impacto principal até seria em tudo o resto que esteja ligado no switch, não na STB. Neste caso concreto, o switch parece suportar IGMP snooping, mas só v1/v2.

Mas nada como ligar directamente a STB e excluir o switch como fonte de problemas - até pode ser que o switch parta com tráfego IGMP v3.


De todo? Funciona em unicast mas não passa para multicast? A STB não carrega o software a partir da rede?
Nao tenho cabo de rede grande o suficiente para ligar o pfsense diretamente a STB :(. Neste momento todas as STB tem IP, aparece os menus mas nao tem imagem (fica preto). Nesta fase esta tudo ligado a um switch "normal", para colocar o que tenho Manage preciso pf de ajuda para saber que configuração lá colocar.
 
Eu também uso unfi. Tenho dois wifi 6 … um light e um pro. para mim a maior vantagem é suportar múltiplas redes Wi-Fi. Tenho 3 redes a correr, duas com vlan no pfsense para separar tráfego, e tudo sem espinhas.
isso interessa-me :). Neste momento tenho Mesh com os Deco da TP-Link mas isto so suporta um SSID + Guest e nao suporta Vlan. Quero separa IOT numa VLAN diferente e estou a pensar mudar o sistema Mesh. Podes partilhar o link desses modelos Unify pf'
 
isso interessa-me :). Neste momento tenho Mesh com os Deco da TP-Link mas isto so suporta um SSID + Guest e nao suporta Vlan. Quero separa IOT numa VLAN diferente e estou a pensar mudar o sistema Mesh. Podes partilhar o link desses modelos Unify pf'
loja europeia da unifi. Não posso por aqui links de lojas a não ser as autorizadas. É contra as regras do fórum.
 
Nao tenho cabo de rede grande o suficiente para ligar o pfsense diretamente a STB :(. Neste momento todas as STB tem IP, aparece os menus mas nao tem imagem (fica preto). Nesta fase esta tudo ligado a um switch "normal", para colocar o que tenho Manage preciso pf de ajuda para saber que configuração lá colocar.
Com menus e sem canais soa-me a DNS do IPTV partido. Eu começaria por confirmar que está tudo bem a esse nível: https://forum.zwame.pt/threads/iptv-net-vodafone-com-pfsense.1049250/post-17565440
 
Estou a configurar a minha rede (ONT VDF + PFSENSE em VM) e nao estou a conseguir por isto a funcionar. Estes prints ajudaram já bastante, podes partilhar o print do Interface assigments e interface VLan (em MP se necessário a ver se confirmo se está tudo ok?

Boas, nao o posso fazer hoje porque estou fora de casa, mas as interfaces tenho apenas as Vlans correspondentes associada a cada uma das interfaces, nada de especial
 
Olá malta,

Uma questão aos mais entendidos, alguem ja tentou com pfsense em DMZ no router da vodafone configurar a IPTV?
Hoje em dia é quase impossível ter ONT...

Tenho uma instalação vodafone recente e tenho um pfsense a trabalhar por trás do router da vodafone com a DMZ configurada e tenho várias VLAN entre as quais uma para o IPTV na rede 192.168.90.0/24 com os DNS manuais da vodafone 212.18.160.133 e 212.18.160.134 no DHCP.
Estive a analisar as vossas configurações mas não consegui perceber como adaptar o IGMCP e o Domain override para a minha situação, é necessário ?
O que acham que devo fazer?

Obrigado pelo feedback
 
Olá malta,

Uma questão aos mais entendidos, alguem ja tentou com pfsense em DMZ no router da vodafone configurar a IPTV?
Hoje em dia é quase impossível ter ONT...

Tenho uma instalação vodafone recente e tenho um pfsense a trabalhar por trás do router da vodafone com a DMZ configurada e tenho várias VLAN entre as quais uma para o IPTV na rede 192.168.90.0/24 com os DNS manuais da vodafone 212.18.160.133 e 212.18.160.134 no DHCP.
Estive a analisar as vossas configurações mas não consegui perceber como adaptar o IGMCP e o Domain override para a minha situação, é necessário ?
O que acham que devo fazer?

Obrigado pelo feedback
Em Dmz a box tem de ficar ligado ao router da Vodafone. As box não funcionam em double nat… fora a parte da vlan105 etc!
 
Boas,

Tenho um ONT encomendado que deve chegar na próxima semana.

Uma dúvida se puderem esclarecer:
Atualmente tenho uma porta lan do Smart Router ligada a um switch simples da Asus, que por sua vez liga todos os outros dispositivos inclusive a Vbox. E a box funciona normalmente.
Posso assumir que se funciona assim, também funcionará com o pfsense? Isto é se ele passa as Vlans com o smartrouter, também passará com o Pfsense?
 
Back
Topo