IPTV/Net Vodafone com ONT(pfSense, Mirotik, etc.)

Sim, usando o modo bridge e o IP da Vodafone como a box não tem acesso à internet não dá para aceder a gravações , Netflix etc.

(...)

Podias colocar também um print das area da interfaces e das vlans? Eu estou a fazer alguma asneira e não estou a ver bem onde. Obrigado desde já.
 
Podias colocar também um print das area da interfaces e das vlans? Eu estou a fazer alguma asneira e não estou a ver bem onde. Obrigado desde já.


Viva.
Peço desculpa não ter respondido mais cedo, mas não tenho tido tempo de vir aqui só fórum.
Aqui vai
4-A66525-B-98-F7-4-FA0-AAF4-6-CF27071-F0-C1.jpg


C65-D31-CD-5676-4-CF7-B87-C-915-C3-DEA0-A3-B.jpg
 
Tenho ideia que só com isso não te safas pois não?
Como ligas ai a BOX? Perdes a parte do online correcto? Tens a box 4k?

Nao, não tenho box 4K nem vbox, tenho uma hd da Thompson. De qualquer como tenho um ip local não um ip atribuído pela Vodafone , tenho acesso a net. Funciona tudo... gravações , Netflix etc...

A box está ligado a uma lan só porá ela pois tinha uma porta livre no router e preferi separar da lan onde tenho o resto das coisas. Não há ali bridges nem nada. Desde que tenhas os servidores de DNS a funcionar como deve de ser e ele encontre as gamas de ip que precisa , não há razão para não funcionar.
No início tive problemas porque meti DNS da Google na interface da wan e dava asneira.
 
Nao, não tenho box 4K nem vbox, tenho uma hd da Thompson. De qualquer como tenho um ip local não um ip atribuído pela Vodafone , tenho acesso a net. Funciona tudo... gravações , Netflix etc...

A box está ligado a uma lan só porá ela pois tinha uma porta livre no router e preferi separar da lan onde tenho o resto das coisas. Não há ali bridges nem nada. Desde que tenhas os servidores de DNS a funcionar como deve de ser e ele encontre as gamas de ip que precisa , não há razão para não funcionar.
No início tive problemas porque meti DNS da Google na interface da wan e dava asneira.

Interessante.
Então só para ver se percebi: tens a box ligada directamente no teu router e a única coisa que fizeste foi associar a essa porta de rede a Vlan? É que eu tentei fazer isso com openwrt e não bastou, aquilo fazia uns round robins marados à procura de uns IPs da Vodafone. O melhor que consegui ter foi:
-ONT ligado no meu router -> Router da Thomson ligado no meu router com passagem da vlan de IPTV ->Box ligada no router da thomson. Entretanto quando fiz upgrade da box para a versão 4k este setup deixou de funcionar.

O ideal era mesmo eliminar de vez o router da Vodafone e manter só o meu router e ONT :D
 
Interessante.
Então só para ver se percebi: tens a box ligada directamente no teu router e a única coisa que fizeste foi associar a essa porta de rede a Vlan? É que eu tentei fazer isso com openwrt e não bastou, aquilo fazia uns round robins marados à procura de uns IPs da Vodafone. O melhor que consegui ter foi:
-ONT ligado no meu router -> Router da Thomson ligado no meu router com passagem da vlan de IPTV ->Box ligada no router da thomson. Entretanto quando fiz upgrade da box para a versão 4k este setup deixou de funcionar.

O ideal era mesmo eliminar de vez o router da Vodafone e manter só o meu router e ONT :D


Não, exactamente. O pfsense não funciona assim. O que fiz foi associar as vlan 100,101 e 105 a porta que está ligada ao ONT ( wan) depois criei foi outra vlan interna na porta que está ligada ao switch para separar tráfego da minha rede interna do tráfego de IPTV. Configurei o IGMP proxy por causa do tráfego multicast da tv e mais nada. O pfsense é um router a sério e desde que não te ponhas a inventar com servidores de DNS e gateways estranhos o tráfego encontra o caminho certo.
Ainda cheguei a ter bridge entre a vlan da iptv e um porta do router..... o problema é que dessa forma q box ganhava IP directamente da rede da Vodafone e Netflix etc ( que precisa de acesso à internet ) não funcionava.
 
Boas tarde, tenho neste momento ONT ligada a um sw com vlans depois vai um cabo para o router vodafone para ter box e outro para um router com pfsense.
No router pfsense tenho apenas 2 portas de rede 1 Wan e 1 para Lan. a lan depois vai ligar a um sw que liga aos pcs tv etc ..
Acham que dá para por a box a trabalhar via pfsense neste cenário? o telefone não uso

Outra coisa o contrato acaba final do mês já me propuseram passar para 500/100 mais box 4K, neste caso vão ter que trocar o router certo?
Se for assim vou perder a ONT e ficar com o router deles e pode complicar as coisas.

Obg
 
Boas tarde, tenho neste momento ONT ligada a um sw com vlans depois vai um cabo para o router vodafone para ter box e outro para um router com pfsense.
No router pfsense tenho apenas 2 portas de rede 1 Wan e 1 para Lan. a lan depois vai ligar a um sw que liga aos pcs tv etc ..
Acham que dá para por a box a trabalhar via pfsense neste cenário? o telefone não uso

Outra coisa o contrato acaba final do mês já me propuseram passar para 500/100 mais box 4K, neste caso vão ter que trocar o router certo?
Se for assim vou perder a ONT e ficar com o router deles e pode complicar as coisas.

Obg
Eles só trocam equipamentos se quiseres. Eu tenho 500/100 actualizado em outubro do ano passado e não me trocaram nada pois eu disse que não queria. (Não preciso de vbox para nada ).
É perfeitamente possível por a box a funcionar só com duas portas. O pessoal nos tutoriais escolheu ( assim como eu ) criar uma lan separada para a iptv apenas para isolar tráfego, mas box funciona perfeitamente na lan normal. Basta por as vlans a funcionar e e ter i IGMP PROXY Comfigurado como deve de ser. Que ONT tens ? Se for um daqueles antigos da Ericsson digo-te já que o IGMP proxy não funciona com esse ont e como tal esquece iptv. Por enquanto ainda funcionam com os Thomson mas é até ver....
 
Obg , vou fazer o teste então ver se consigo. Em relação a ONT e Huawei hg8012h.
Mais uma dúvida para ter a vbox 4k só dava com o novo router certo?
 
Obg , vou fazer o teste então ver se consigo. Em relação a ONT e Huawei hg8012h.
Mais uma dúvida para ter a vbox 4k só dava com o novo router certo?

Não faço a mais pálida ideia... nunca mexi com uma vbox. Tenho uma HD e para mim chega e sobra! Aliás segundo um amigo meu que trabalha para a VDF as Thompson HD foram as melhores boxes que VDF alguma vez usou.
 
Já está a funcionar a box mas trabalha uns minutos be depois para. Desligo a box e trabalha mais uns minutos e volta ao mesmo.
A NET tb parou umas vezes mas parece que ok agora.
Eu tinha alterado os DNS a uns tempos será que e disso? Já não lembro como e as configurações de origem no pfsense se alguém poder por uns prints agradeço

Obg
PS: nem preciso desligar a box quando a imagem para basta mudar de canal e volta logo a imagem
 
Última edição:
Já está a funcionar a box mas trabalha uns minutos be depois para. Desligo a box e trabalha mais uns minutos e volta ao mesmo.
A NET tb parou umas vezes mas parece que ok agora.
Eu tinha alterado os DNS a uns tempos será que e disso? Já não lembro como e as configurações de origem no pfsense se alguém poder por uns prints agradeço

Obg
PS: nem preciso desligar a box quando a imagem para basta mudar de canal e volta logo a imagem


Se tens DNS alterados no interface ( tipo na lan) , sim de certeza que pode ser um problema, se for na comfig geral do pfsense a partida não deve haver grande chatice desde que os DNS atribuídos pelas vlans la estejam...digo eu!

Os 5 segundos é normal... visto que os canais de iptv passam nesse tempo de unicast para multicast. Se não passar a imagem pára ..

vê a configurações do IGMP proxy.
524-CFB33-085-C-4246-A450-17238-E88-EAD8.jpg


Eu tenho as minhas assim. Só tens de substituir o downstream para a subnet que usares na lan onde está a box.

Ps vê também as regras de firwall da interface wan da iptv e da lan....da lan deve estar tudo aberto se ligaste a box a rede que já tinhas. Da wan, procura no tópico que estão lá as mimnhas definições.
 
Já fiz o teste com essa configuração e continua igual. Trabalha uns 5 minutos e pára. Tenho 2 SW dlink DGS 1108d básicos pelo meio será disso? E que o pfsense está no escritório e a box na sala
 
Já fiz o teste com essa configuração e continua igual. Trabalha uns 5 minutos e pára. Tenho 2 SW dlink DGS 1108d básicos pelo meio será disso? E que o pfsense está no escritório e a box na sala

Ah sim... se o switch não suportar IGMP snooping o multicast não funciona. Com dois então ui... isso já passa o espectro dos meus testes.
 
bassopt já esta tudo ok. foi um erro meu nas regras da firewall, tinha posto ICMP e tinha que ser IGMP lol. bastou isso resolveu. este fim de semana vou ter mais tempo para testar mas a imagem nunca mais parou
Obrigado pela ajuda
 
No seguimento da conversa que estava a acontecer aqui, achei por bem passar a conversa para este tópico que me parece mais adequada.

Actualmente tenho o ONT (HUAWEI) da Vodafone ligado ao meu EdgeRouter-12, e a minha configuração actual envolve fazer tag e untag das VLANs. Gostava de trocar esta configuração por uma parecida com aquela que é aqui descrita, usando IGMP Proxy (sem fazer bridge, pois isto vai dar quase ao mesmo que fazer tag/untag das VLANs).

Já li o tópico todo, principalmente o post original, e os posts do @bassopt mais para o final do tópico que contêm informação valiosa. Mas infelizmente não estou a conseguir replicar esta configuração no ER-12.

Vou então por passos descrever aquilo que tentei...

PASSO 1)

No meu ER-12, as portas eth0-eth7 fazem parte de um switch0. É aqui que tenho as minha LAN principal com todos os meus devices ligados. É também aqui que tenho a configuração de tag/untag das VLANs actual, mas podemos ignorar isso por agora. As portas eth8 e eth9 são portas que posso usar para outros fins, assim como as portas eth10 e eth11 (contudo, estas últimas são SFP).

Dito isto, configurei a VLAN 100 (Internet) e a VLAN 105 (IPTV) na porta eth9 da seguinte forma:

Código:
interfaces {
    ethernet eth9 {
        description WAN
        duplex auto
        poe {
            output off
        }
        speed auto
        vif 100 {
            address dhcp
            description "WAN: Internet"
            mtu 1500
        }
        vif 105 {
            description "WAN: IPTV"
            mtu 1500
        }
    }
}

Observações:
  • É na porta eth9 que ligo o ONT da Vodafone
  • A VLAN 100 está configurada com DHCP para obter um IP publico
  • A VLAN 105 não está configurada DHCP e não obtém qualquer IP
PASSO 2)

Configurei o seguinte servidor DHCP para ser usado exclusivamente pela box da Vodafone:

Código:
service {
    dhcp-server {
        shared-network-name Vodafone {
            subnet 10.0.105.0/24 {
                default-router 10.0.105.254
                dns-server 87.103.119.196
                dns-server 213.30.36.212
                start 10.0.105.230 {
                    stop 10.0.105.249
                }
            }
        }
    }
}

Observações:
  • Todas as minhas LANs estão em subnets do género 10.0.X.0/24, usei uma igual aqui com 105 para associar facilmente à VLAN da IPTV da Vodafone
  • Usei os DNS especificados no post inicial e confirmei que estes são os DNS que a Vodafone atribui para a VLAN 105
PASSO 3)

Configurei a porta eth8 para usar o servidor DHCP criado no passo anterior:

Código:
interfaces {
    ethernet eth8 {
        address 10.0.105.254/24
        description "Client: STB-Vodafone"
        duplex auto
        speed auto
    }
}

Observações:
  • É na porta eth8 que ligo a box da Vodafone
PASSO 4)

Configure o IGMP Proxy da seguinte forma:

Código:
protocols {
    igmp-proxy {
        interface eth8 {
            alt-subnet 0.0.0.0/0
            role downstream
            threshold 1
        }
        interface eth9.105 {
            alt-subnet 0.0.0.0/0
            role upstream
            threshold 1
        }
    }
}

Observações:
  • Usei 0.0.0.0/0 tanto no downstream como upstream para não correr o risco de ter a coisa a não funcionar porque meti os valores errados
    • Mais tarde, quando tiver a coisa a funcionar, posso sempre editar e limitar estes valores ao estritamente necessário
PASSO 5)

Configurei a NAT da seguinte forma:

Código:
service {
    nat {
        rule 5010 {
            description "Masquerade for WAN: Internet"
            log disable
            outbound-interface eth9.100
            protocol all
            type masquerade
        }
    }
}

Observações:
  • Sem isto não tenho internet...
PASSO 6)

Configure a firewall da seguinte forma:

Código:
firewall {
    name WAN_INTERNET_IN {
        default-action drop
        description "WAN to internal"
        rule 10 {
            action accept
            description "Allow established/related"
            state {
                established enable
                related enable
            }
        }
        rule 20 {
            action accept
            description "Allow Multicast"
            log disable
            protocol udp
        }
        rule 30 {
            action accept
            description "Allow IGMP"
            log disable
            protocol igmp
        }
        rule 40 {
            action drop
            description "Drop invalid state"
            state {
                invalid enable
            }
        }
    }
    name WAN_INTERNET_LOCAL {
        default-action drop
        description "WAN to router"
        rule 10 {
            action accept
            description "Allow established/related"
            state {
                established enable
                related enable
            }
        }
        rule 20 {
            action accept
            description "Allow ICMP"
            log disable
            protocol icmp
        }
        rule 30 {
            action accept
            description "Allow IGMP"
            log disable
            protocol igmp
        }
        rule 40 {
            action drop
            description "Drop invalid state"
            state {
                invalid enable
            }
        }
    }
}

Observações:
  • Vi estas regras numa configuração semelhante, mas para a MEO (referência), estou aqui a replicar as mesmas porque me faz sentido
  • Não sei se faz sentido estar a permitir o ICMP, mas mal não faz, se quando tiver a coisa a funcionar vir que não é preciso, removo
  • Na configuação da MEO que podem ver no link que deixei, a regra de Multicast estava a limitar a comunicação entre IPs da IPTV da MEO, como não sei esses IPs para a Vodafone, optei por não incluir isso
PASSO 7)

Reiniciar o router e posteriormente a box... Era esperado que o IPTV da Vodafone estivesse a funcionar, mas não está. Não tenho qualquer imagem para além do logo da Vodafone. Passado uns segundos recebo uma mensagem a dizer que a box não conseguiu estabelecer ligação e a pedir para reiniciar o router/box. O que me estará a escapar para ter isto a funcionar com IGMP Proxy?

Eu sei que este tópico é para pfSense, mas a teoria deve ser a mesma desde que o router em questão (no meu caso um EdgeRouter) tenhas as funcionalidades necessárias, que eu julgo ter, ou será que falta qualquer coisa ao EdgeRouter para a IPTV funcionar?
 
Boas
Tenho acompanhado este topico mas infelizmente tenho um VDF SmartRouter 3 portanto nunca consegui implementar nada do genero com o meu EdgeRouter-X.

Ao ler o teu post fiquei intrigado com uma coisa, tens o IGMP Proxy configurado mas as interfaces da IPTV não fazem parte do mesmo switch. Se calhar estou a dizer a maior barbaridade do mundo, mas já tentaste colocar a eth9.105 e a eth8 na mesma interface de switch?
 
Alguém com vbox ou vbox 4k pode confirmar que as boxes funcionam sem smart router to da vdf? Já me ligaram 3 vezes para trocar equipamentos mas eu não quero Trocar sem ter a certeza ...
 
Back
Topo