IPv6 na NOS?

hoje tive uma intervenção cá em casa por causa de um problema de sinais e o router foi desligado. Quando se voltou a ligar já não tinha o ipv6 ativo.
 
Nota-se que o ASN da nos começou a fazer grandes avanços esse ano talvez ipv6 para todos os clientes ate final do ano?
raw
 
Passou a estar ativo (sem qualquer intervenção), já faz o tráfego do google, ytb e assim em IPv6.

unknown.png


unknown.png

Nem sei se é ou não preciso esconder o IP, penso que seja local, mas de qualquer forma risquei.
 
Só hoje confirmei isto: que a NOS/router/infraestrutura da NOS (pelo menos até minha casa) não suporta IPv6.

Não me querendo alongar nas palavras, é uma falha gravíssima.
 
No 6.0 FTTH não vem ativado (estou em Aveiro), mas com um simples comando é fácil ativá-lo, embora não seja persistente após um reboot
 
Não sei que versão os meus pais têm mas no fum de semana configurei um router em bridge com OPNSense e ganhou imediatamente Ipv6. o mais estupido é que o AIO deles continua sem Ipv6 LOL
 
Não sei que versão os meus pais têm mas no fum de semana configurei um router em bridge com OPNSense e ganhou imediatamente Ipv6. o mais estupido é que o AIO deles continua sem Ipv6 LOL
Acabei de experimentar em Aveiro via HFC, e também tenho IPv6 no modo bridge :O
 
A nível de rede móvel testei alterando nas definições de rede ( APN) e após muitas tentativas consegui ligar os dados móveis com sucesso, porém não tinha acesso à Internet.
 
Ya, comigo, por HFC e com o Hub 5.0v2 (Hitron Chita?), também tenho prefixo /64 em modo bridge.
No 6.0 FTTH não vem ativado (estou em Aveiro), mas com um simples comando é fácil ativá-lo, embora não seja persistente após um reboot
Que comando? Dará para fazer no 5.0v2 HFC?
 
No 6.0 FTTH, no próprio AIO (e não por bridge), oferecem um prefixo /64 se não me engano
Em bridge oferecem /60 ! Muito provávelmente aparece /64 no AIO porque aquilo só suporta uma subnet e não deve estar minimamente preparado para delegar mais prefixos ! Se quiserem usar um segundo router sem ser em modo bridge com IPv6 é só configurar sem delegação de prefixo e DHCP-RA. Pfsense / OPNsense OpenWRT dá para fazer isso sem grande stress. É uma config manhosa mas funciona 🤣
 
Em bridge oferecem /60 ! Muito provávelmente aparece /64 no AIO porque aquilo só suporta uma subnet e não deve estar minimamente preparado para delegar mais prefixos ! Se quiserem usar um segundo router sem ser em modo bridge com IPv6 é só configurar sem delegação de prefixo e DHCP-RA. Pfsense / OPNsense OpenWRT dá para fazer isso sem grande stress. É uma config manhosa mas funciona 🤣
Comigo aparecia /64 no meu segundo router em modo bridge.
 
Reparei que hoje já aparece um número no bloco ipv6 da página do router, mas nos testes diz que não está activo... não compreendo...
Resta saber como é que NOS configurou isso e se configurou como deve de ser. Por exemplo os telefones android não suportam DHCPv6 so SLAAC. De qualquer forma num pc Windows ou Mac devia funcionar.
 
Back
Topo