1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Irá a Apple ultrapassar AMD, nVidia e Intel em performance?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por JPgod, 31 de Outubro de 2018. (Respostas: 41; Visualizações: 2009)

1. Trance

Trance Power Member

E sou da opinião que a abordagem de passar
    Referia-me ao mercado global de smartphones. Ou seja, se as vendas da Apple são constantes e o mercado está em expansão, perde quota de mercado como se tem verificado.

Para eles estarem agora a esconder esse indicador é que devem estar à espera de uma retracção. Aliás, a subida de preços já é para compensar isso ceio. Vamos ver é se não é uma dose tal que ainda retrai mais do que estavam á espera ...

Se apresentarem resultados muito bons novamente. Mas tenho a sensação que desta vez a conversa em torno dos valores vai ser mais redonda. Vamos ver.

PS: Isto apesar de mesmo assim estar a ter resultados financeiros fenomenais.

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu respeito as opiniões de todos e se achas que isso se pode colocar assim, tudo bem. A mim parece-me uma opinião muito simplista.

Se olharem para história da Intel, ela não funciona só à base de ameaças. Os Clientes também se compram. Eu vou dar dois exemplos muito recentes, para dar a entender este meu ponto de vista:
    1. A Microsoft queria colocar um processador ARM no Surface Go e a Intel interviu e "convenceu-os" a não usar. Não só o actual Snapsdragon 845 é uma má proposta a nível de performance/preço, como a Intel até criou um SKU próprio para a Microsoft usar no Surface Go.
    2. O CEO da Cloudflare disse que no fim de 2018 deveriam ter todos os servidores com processadores ARM. A Intel interviu, criou-lhes um SKU do Xeon só para eles e no fim, eles continuam a usar x86.
    Mais uma vez, acho que a tua opinião é simplista. Eu tenho sérias duvidas que um ISA, neste caso ARM, vá dominar todos os mercados. Exemplos rápidos:
    1. Se tiverem o ultimo Iphone XS ou XR, têm um processador x86 na baseband (que é feita exclusivamente pela Intel).
    2. Se tiverem uma Gráfica nVidia Pascal ou outra mais recente têm lá metidos uns processadores Risc-V no meio. O mesmo para discos muito recentes da Western Digital.
    3. A tão esperada conquista do Datacenter pela ARM, ainda não aconteceu e os dois maiores players (Qualcomm e Broadcom), decidiram sair desse mercado.
    4. Há mais exemplos, como muitos processadores Mips em equipamento de redes (provavelmente no vosso router em vossas casas), Power9, Sparc, etc.
    Por ultimo, a Intel é detentora de uma "Architecture license" da ARM, a licença com direitos mais elevados na ARM. Basicamente, quem tem esta licença, desde que cumpra o ISA da ARM, pode criar os processadores que bem entender.
    A Intel, no passado, vendeu processadores ARM durante anos a fio (XScale e afins), utilizados num sem numero de dispositivos (Ipaqs, Placas Raid, etc). A Intel vender processadores ARM não seria uma novidade para eles.

Eu aqui concordo plenamente. Até acho que vai acontecer mais cedo do que o esperado (2 ou 3 anos), mas não penso que seja consequência directa do ISA que a Apple usa nos seus processadores.

Partilhar esta Página