IRIS - Thread Oficial

Zero saturação, nunca sinto dificuldades com a Internet nem com a TV. Só me queixo do miserável alcance do WiFi...
Estou na zona da Quinta da Belavista.

Boa, eu também não me queixo de saturação aqui em Torres Novas, mas os relatos por aqui pelo forum são mais que muitos, em relação ao Wifi, que router tens? 3.0?
Eu com o Power Router 4.0 com equipamentos AC consigo ter os 200mb por wifi em qualquer ponto da casa, mas sinto que fora de casa, só com a rede 2.4Ghz consigo ter uma velocidade aceitável.
Em relação aos meus colegas, eles tecnicamente são da zona da Quinta das palmeiras que já é Oeiras (aquilo faz-me sempre confusão), mudas de estrada e já é outro concelho, e pelos vistos outra net. Mas para o que pagam... bem podem aguentar velocidades de 100mb em vez dos 200mb 1 ou 2x por semana.
 
Boa, eu também não me queixo de saturação aqui em Torres Novas, mas os relatos por aqui pelo forum são mais que muitos, em relação ao Wifi, que router tens? 3.0?
Eu com o Power Router 4.0 com equipamentos AC consigo ter os 200mb por wifi em qualquer ponto da casa, mas sinto que fora de casa, só com a rede 2.4Ghz consigo ter uma velocidade aceitável.
Em relação aos meus colegas, eles tecnicamente são da zona da Quinta das palmeiras que já é Oeiras (aquilo faz-me sempre confusão), mudas de estrada e já é outro concelho, e pelos vistos outra net. Mas para o que pagam... bem podem aguentar velocidades de 100mb em vez dos 200mb 1 ou 2x por semana.

O meu router é o 3.0 e tenho velocidade contratada de 200/20 (HTC) que, por cabo, é cumprida em qualquer período do dia e até chega a ser um pouco superior, segundo o Speedtest:


Sim, isso já é Oeiras, mas muito perto daqui, no máximo 10 minutos a pé :)

:offtopic:
Peço desculpa pelo off-topic - Fim do off-topic :)
 
Olha que aqui noto diferenças consideráveis, é possível que seja por ter reposto tudo de fabrica, e simultaneamente ter actualizado o firmware da box, agora é como dizes, vamos a ver se é sustentável no tempo...

E sim voto em que fixem o topido da Iris, porque o interesse voltou a ser notório por parte da NOS.
Sobre ser nova a minha teoricamente também seria nova mas calculo que seja "recondicionada" apesar de instalada agora (avaria do hdmi da original). Não é das mais antigas já vem com letreiro NOS gravado e por isso é pelo menos mais nova que a minha original ZON... Por outro lado já foi feita na China enquanto a primeira vinha do leste da Europa... Se isso tem influência não sei.
Quanto ao resto também hei-de repor a configuração de fabrica pois o que fiz foi - e não será muito diferente - forçar o upgrade que de diferente me parece ter a manutenção de algumas escolhas nossas como os favoritos e passwords além dum ou outro pormenor.
Há mesmo assim mais fluidez mas relato o que sinto - a passagem sendo mais rápida entre canais fica desvirtuada com a demora da imagem em surgir.
Mesmo assim não me estou a queixar porque não me queixava com o que tinha só reclamava que certamente seria possível melhor. E parece que se confirma que é possível só que só avançou com a renovada aposta no equipamento que estava a ser "abandonado" nas preferências da NOS. apesar de tudo acho que haver duas opções de box diferentes não é demais... Sei que há outros equipamentos com outras funções mas que no fundo não são alternativa só complemento... digo eu.
A parte restante - e fujo do tema - é conhecida pois sendo piloto do PowerRouter também acho que há muito a melhorar mas parece-me - opinião - que está em banho-maria no meio da avalanche das mudanças. Como o complemento com outros acabo por nem me preocupar muito, mas podia dar mais do que dá... Só que fiquemos com melhor serviço já vale a pena a espera, embora de preferência que avisem as pessoas que estão a ser cobaias da mudança como parece ser o caso do upload do giga HFC...
 
Olha que aqui noto diferenças consideráveis, é possível que seja por ter reposto tudo de fabrica, e simultaneamente ter actualizado o firmware da box, agora é como dizes, vamos a ver se é sustentável no tempo...

E sim voto em que fixem o topido da Iris, porque o interesse voltou a ser notório por parte da NOS.



A minha box 4.8 foi instalada nova em Abril deste ano quando mudei de tarifário, não estou a ver ela estar muito "pesada", em Alcanena sei de pessoas que ficaram sem serviço mais cedo, mas isso também não vem ao caso, podiam era dar uma compensação pelos transtornos, mas acho que nas condições gerais, falam que somente mais de 24h de indisponibilidade é que dá direito a isso...

Pelo que sei a mudança está para muito breve, e quem tem HFC, pode depois mudar para fibra sem prejuizo dos tarifários, e sem pagamento da "nova" instalação.
Isso é boa notícia :-) mas infelizmente por aqui nem todos com HFC NOS tem cobertura Vodafone fibra.
 
O meu router é o 3.0 e tenho velocidade contratada de 200/20 (HTC) que, por cabo, é cumprida em qualquer período do dia e até chega a ser um pouco superior, segundo o Speedtest:


Sim, isso já é Oeiras, mas muito perto daqui, no máximo 10 minutos a pé :)

:offtopic:
Peço desculpa pelo off-topic - Fim do off-topic :)

Se calhar por teres esse router perdes um pouco de capacidade no Wifi, se tiveres equipamentos com norma AC, terias uma performance muito superior com o 4.0 (podes sempre tentar pedir para alterar mediante uma nova fidelização de 12 meses creio eu, ou mediante queixas do Wifi), tens o mesmo tarifário que eu 200/20 (HFC) com 7.5€ S.A e mesmo com fibra à porta o preço de 28.99€ é bastante competitivo.

Quanto às velocidades aqui agora em Torres Novas tirei este teste, o que me parece bem bom:

7549823463.png


E sim pelos vistos é perto, mas nao sabemos as voltas que a "net" dá por ai, mas como é pontual nao é grave.


Sobre ser nova a minha teoricamente também seria nova mas calculo que seja "recondicionada" apesar de instalada agora (avaria do hdmi da original). Não é das mais antigas já vem com letreiro NOS gravado e por isso é pelo menos mais nova que a minha original ZON... Por outro lado já foi feita na China enquanto a primeira vinha do leste da Europa... Se isso tem influência não sei.
Quanto ao resto também hei-de repor a configuração de fabrica pois o que fiz foi - e não será muito diferente - forçar o upgrade que de diferente me parece ter a manutenção de algumas escolhas nossas como os favoritos e passwords além dum ou outro pormenor.
Há mesmo assim mais fluidez mas relato o que sinto - a passagem sendo mais rápida entre canais fica desvirtuada com a demora da imagem em surgir.
Mesmo assim não me estou a queixar porque não me queixava com o que tinha só reclamava que certamente seria possível melhor. E parece que se confirma que é possível só que só avançou com a renovada aposta no equipamento que estava a ser "abandonado" nas preferências da NOS. apesar de tudo acho que haver duas opções de box diferentes não é demais... Sei que há outros equipamentos com outras funções mas que no fundo não são alternativa só complemento... digo eu.
A parte restante - e fujo do tema - é conhecida pois sendo piloto do PowerRouter também acho que há muito a melhorar mas parece-me - opinião - que está em banho-maria no meio da avalanche das mudanças. Como o complemento com outros acabo por nem me preocupar muito, mas podia dar mais do que dá... Só que fiquemos com melhor serviço já vale a pena a espera, embora de preferência que avisem as pessoas que estão a ser cobaias da mudança como parece ser o caso do upload do giga HFC...

Eu percebo o que queres dizer, mas a caixa nao tinha ar de ser recondicionada, embora sei que existe disso.
A minha tem letreiro NOS, isso de ser fabricado na China... o que é que hoje em dia não é fabricado lá??? Até o Iphone...
Em relação à box e às melhorias é claro que existia margem para evolução a NOS é que queria estagnar a evolução na Iris para que mais pessoa aderissem à UMA, acontece que devido às diferenças de preço, as pessoas continuam a preferir o pacote Iris (basta ver o tópico de preços dos pacotes NOS), e isso faz com que essas pessoas façam pressão com mais reclamações de algumas situações.

Pois a NOS não se pode dar ao luxo de colocar os clientes descontentes ao ponto de sairem para a concorrência ou dar-lhes como alternativa pagar mais 7.50€ por um serviço igual, com a única diferença da box, e 7.50€ numa pacote de 28.99€ é quase um acrescimo de 25% no pacote por apenas um equipamento, portanto penso que seja por isso que a NOS decidiu revitalizar a Box Iris, e acho que deveria continuar a fazê-lo, reforço que deveria deixar a Uma para clientes que queiram 4K e Box wifi, mas não deveria a Box Iris ser inferior em funcionalidades relacionadas directamente com as opções da própria box.

O problema do power router é a falta da banda de 40 mhz na rede 2.4, o que faz com que não se consiga os 150€ em 2.4, mas sim apenas os 20mhz, nao usando o full duplex da coisa, só acho esquisito porque eles não alteram as coisas que só tinham a ganhar com isso.

Mas também com a cofnusão que anda na NOS (acordo ftth com a vdf, docsis 3.1) eles andam baralhados, e é so duplicação de equipamentos, serviços, pacotes, enfim...


Isso é boa notícia :-) mas infelizmente por aqui nem todos com HFC NOS tem cobertura Vodafone fibra.

São pois, é uma boa resposta da NOS à Meo, sem ter de investir grande dinheiro..
 
Eu percebo o que queres dizer, mas a caixa nao tinha ar de ser recondicionada, embora sei que existe disso.
A minha tem letreiro NOS, isso de ser fabricado na China... o que é que hoje em dia não é fabricado lá??? Até o Iphone...
Em relação à box e às melhorias é claro que existia margem para evolução a NOS é que queria estagnar a evolução na Iris para que mais pessoa aderissem à UMA, acontece que devido às diferenças de preço, as pessoas continuam a preferir o pacote Iris (basta ver o tópico de preços dos pacotes NOS), e isso faz com que essas pessoas façam pressão com mais reclamações de algumas situações.

Pois a NOS não se pode dar ao luxo de colocar os clientes descontentes ao ponto de sairem para a concorrência ou dar-lhes como alternativa pagar mais 7.50€ por um serviço igual, com a única diferença da box, e 7.50€ numa pacote de 28.99€ é quase um acrescimo de 25% no pacote por apenas um equipamento, portanto penso que seja por isso que a NOS decidiu revitalizar a Box Iris, e acho que deveria continuar a fazê-lo, reforço que deveria deixar a Uma para clientes que queiram 4K e Box wifi, mas não deveria a Box Iris ser inferior em funcionalidades relacionadas directamente com as opções da própria box.

O problema do power router é a falta da banda de 40 mhz na rede 2.4, o que faz com que não se consiga os 150€ em 2.4, mas sim apenas os 20mhz, nao usando o full duplex da coisa, só acho esquisito porque eles não alteram as coisas que só tinham a ganhar com isso.

Mas também com a cofnusão que anda na NOS (acordo ftth com a vdf, docsis 3.1) eles andam baralhados, e é so duplicação de equipamentos, serviços, pacotes, enfim...




São pois, é uma boa resposta da NOS à Meo, sem ter de investir grande dinheiro..
Embora também receba caixas um pouco maltratadas isso pode ser iludido com a gestão do armazém gigante que coloque uma nova desde que a referencie. A minha maltratada recebida no sábado com um modem multimedia substituto tem data de 3/2018 apesar de parecer ter passado pela guerra... A minha IRIS de 2014 que pifou, foi para trás com melhor aspecto exterior, digo eu, que a nova que recebi há meses e data salvo erro de 2015...

Há uma lógica encadeada nestes upgrades que possivelmente falhou por enquanto.
Não alinho com teorias da conspiração mas há um interesse mútuo da indústria fabricante e dos ISPs de criarem mercado através de upgrades muitas vezes desnecessários... Basta olhar para os telemóveis que com mais ou menos floreados muitas vezes são pouco melhores que os que sairam há 6 meses...
O upgrade de velocidade exige equipamentos cada vez mais performantes para tirar partido e o cliente vai acabar por querer tirar partido do que paga...
O wifi anunciado como o elixir da falta de net tem o potencial de criar novas aquisições para melhorar o wifi quando não mesmo compras novas...
Nas boxes o mesmo: Na NOS a UMA exige logo uma tv com hdmi e embora já seja vulgar nas tvs recentes nem todo o cliente tem. Nem estou a falar na tv 4k que é muito motivada pela capacidade da box (apesar de faltarem conteúdos como até há pouco faltavam em HD...). Depois por muito inovador e agradável que seja o interface ainda é um passo fora do habitual nos nossos hábitos de consumo de tv. A melhor solução foi mesmo revalorizar um equipamento ainda razoável com vantagem até na gestão do stock logo dando lucro à empresa
E depois temos o factor publicidade que queiramos ou não é bem gerido por eles e acaba por compensar algum desleixo com a parte principal do negócio...
No fim temos os exigentes que ou se passam para a concorrência por excesso de insatisfação ou são "retidos" in extremis com compensações melhores ou piores
Claro que depois temos os casos quase perdidos com eu que lá vou acreditando que ainda são capazes de voltar a um bom caminho que já vi em operadoras que fazem parte do espólio e cá vou continuando...
 
Não fui eu que descobri - foi o @AJ67 pelo que ficam os créditos - mas a App "NOS IRIS" (Android) dá erro a mais alguém?
Ao iniciar depois do logo fica ecrã negro e com jeito lê-se isto
bce0d1f7-b959-4481-86ca-5d5b91365622.jpg
 
Eu tenho notado a box da IRIS ainda mais lenta agora desde que saiu a atualização do software... Mais alguém com o mesmo problema?
Abrir o NOS Play na box agora é uma tarefa quase impossível! Demora tanto, mas tanto, e quando abre, bloqueia logo... No zapping, noto uma ligeira melhoria, mas na navegação em geral, houve um grande retrocesso, quer-me parecer!
 
Eu tenho notado a box da IRIS ainda mais lenta agora desde que saiu a atualização do software... Mais alguém com o mesmo problema?
Abrir o NOS Play na box agora é uma tarefa quase impossível! Demora tanto, mas tanto, e quando abre, bloqueia logo... No zapping, noto uma ligeira melhoria, mas na navegação em geral, houve um grande retrocesso, quer-me parecer!
Também fiquei um pouco de pé atrás mas depois fiz uma reposição de fábrica e melhorou. Não está perfeito porque continuo a achar que a imagem demora um pouco demais a surgir ficando um ecrã negro com a info... Ficou mesmo assim mais rápido do que quando atualizou. Vamos ver se se mantém.
NOS Play não tenho não sei. As Apps são - sempre foram - muito lentas... Uma que me desespera é a da configuração da própria IRIS na escolha dos canais a gravar. Parece ser feita para desistirmos tão má a ergonomia e a navegação dela... Basta um deslize do dedo para sairmos em vez de voltar ao menu... Um hino ao que não deve ser um interface amigável do utilizador.
Mesmo assim tivemos direito a uma atualização devíamos cantar "hosanas"
 
Também fiquei um pouco de pé atrás mas depois fiz uma reposição de fábrica e melhorou. Não está perfeito porque continuo a achar que a imagem demora um pouco demais a surgir ficando um ecrã negro com a info... Ficou mesmo assim mais rápido do que quando atualizou. Vamos ver se se mantém.
NOS Play não tenho não sei. As Apps são - sempre foram - muito lentas... Uma que me desespera é a da configuração da própria IRIS na escolha dos canais a gravar. Parece ser feita para desistirmos tão má a ergonomia e a navegação dela... Basta um deslize do dedo para sairmos em vez de voltar ao menu... Um hino ao que não deve ser um interface amigável do utilizador.
Mesmo assim tivemos direito a uma atualização devíamos cantar "hosanas"
Eu tenho NOS Play subscrito porque a minha mãe gosta de alguns dos filmes e séries que estão lá, só que ao abrir, é um aborrecimento, porque carrega, carrega, carrega e faz desesperar qualquer um. Chega a demorar uns 2 minutos só para abrir e depois quando se tenta explorar os filmes e séries, aquilo paraliza a meio, oferecendo uma má experiência... Uma pessoa assim nem pode escolher os filmes que quer ver, com tamanha lentidão e bloqueios sistemáticos da box. Está sempre a parar...
O que vale é que como somos persistentes, conseguimos sempre pôr a dar os filmes que queremos. Depois, na própria visualização dos filmes e séries, funciona bem, não tem qualquer paragem ou bloqueio de imagem. O problema é mesmo ao selecionar o conteúdo.
Quanto ao zapping, não é assim tão doloroso como ao abrir apps ou NOS Play.
Ao aceder às gravações automáticas ou ao recuar a emissão, a box até cumpre bem, não fica muito tempo a pensar, é rápida nesse sentido.
Como disseste também, outro problema é que a box demora muito tempo a arrancar.
De frisar, no entanto, que a minha box ainda é um daqueles monstros com disco rígido. Quando vou à loja, tento sempre trocá-la por uma sem disco, mas continuam a recusar! Da próxima vez, tento rescindir! Também noto que a box por vezes faz muito barulho, sobretudo de noite, outro motivo pelo qual pretendo a troca, mas dizem sempre que está boa!
O objetivo deles não deve ser proporcionar uma boa experiência televisiva aos clientes, mas uma má!
Acho que a interface da IRIS tem imenso potencial, se o equipamento em si fosse mais rápido, tivesse uma perfomance mais satisfatória, certamente seria uma das melhores box a serem disponibilizadas pelas operadoras.
 
Última edição:
Por momentos fiquei com curiosidade de mexer numa Iris com 4.9, para se falar em rapidez, um conceito estranho a esta box (ou software) :p
É tudo relativo mas não podemos desdenhar muito porque são todos artistas... Nem todos tem boxes ultrarápidas na concorrência e também nem tudo são rosas. Não ando muito pelos outros mas quando por lá passo não faltam queixas e problemas.
Não sei porquê na NOS nem os utilizadores (pelo menos uma boa parte) estão disponíveis para encarar alguns pontos negativos - e muito menos defender os positivos, nem a clientela da concorrência deixa de bater no ceguinho...
Tenho a dita, acho que podia dar mais, mas vou reclamando e tirando partido do que tenho... Defeitos há nas outras - ou havia - como complicação para ir ver as gravações nos sete dias que não sendo perfeita na IRIS cloud, está mais integrada que nas outras.

Tenho tido muitas experiências com boxes algumas de operadores e sendo certo que a NOS podia fazer muito melhor é o que vai havendo... Preferia uma derivação do do KODI como um isp multinacional fez com a HORIZONTV mas estamos cá e também pode haver quem não goste...
Acho interessante o modelo HbbTV que por cá nunca entrou e permite excelentes exemplos no estrangeiro, nomeadamente na França (FRANSAT e algumas emissoras individualmente), Alemanha e outros. É muito mais integrado e suave na navegação do que o que conheço por cá, mas as nossas operadoras e até os canais nunca se interessaram minimamente. Preferiram gastar balúrdios em 3D e agora UHD sem resultados benéficos para o utilizador comum... Já nem falo do utilizador que paga. E a falta de suporte do hardware a existir superava-se rapidamente como a falta de tvs compatíveis com dvb-t ou mais recentemente dvb-c se foi superando. Talvez com menos risco de ficarmos com monos, como aconteceu a muitas smartTVs que já não são mais atualizadas pelos fabricantes...
 
Por momentos fiquei com curiosidade de mexer numa Iris com 4.9, para se falar em rapidez, um conceito estranho a esta box (ou software) :p

acho que vale a pena, pelo menos o zapping e puxar programas para trás e para a frente ficou mais rápido, comparando com os meus sogros que tem uma a nível de rapidez já está mais próximo.
 
Boas pessoal, ontem o meu pai queixou-se que os canais HD na box IRIS falham e às vezes até nem abrem, e a situação já dura uma semana. Andei a ver os cabos e parece-me tudo ok, e temos um amplificador que já foi posto pela NOS já há uns 3 anos, mas parece estar funcional. Como ambos não temos estado por casa ainda não telefonamos à assistência para mandar um técnico, mas ainda assim queria a vossa opinião pois parece-me que o sinal está a chegar fraco à box. Deixo aqui a imagem:
7xF2G3D.jpg
 
Boas pessoal, ontem o meu pai queixou-se que os canais HD na box IRIS falham e às vezes até nem abrem, e a situação já dura uma semana. Andei a ver os cabos e parece-me tudo ok, e temos um amplificador que já foi posto pela NOS já há uns 3 anos, mas parece estar funcional. Como ambos não temos estado por casa ainda não telefonamos à assistência para mandar um técnico, mas ainda assim queria a vossa opinião pois parece-me que o sinal está a chegar fraco à box. Deixo aqui a imagem:
7xF2G3D.jpg
Só vou "pescando" o que para aqui vou absorvendo e o que os técnicos me "ensinam" mas acho que a legenda da rede da IRIS está a dizer que o sinal não está nem perto do ideal. Não te sabendo indicar muito sei que no caso faria tudo para ver se as ligações estão bem "roscadas" e se não há algum problema na ligação do amplificador - já me aconteceu a parte que o alimentava falhar (disparo no disjuntos) e ficar com a qualidade da linha a aguentar alguns canais mas não todos.
Por outro lado pode ser indicador que cá fora houve alterações ou avarias tendo ficado com menor sinal do que o que estava quando afinado e por isso insuficiente para a box (estou a inventar delirando...)
Vê se os parametros do modem da box coincidem com os do modem de internet... Pode haver problemas só num deles o que indicaria problema interno...
 
Só vou "pescando" o que para aqui vou absorvendo e o que os técnicos me "ensinam" mas acho que a legenda da rede da IRIS está a dizer que o sinal não está nem perto do ideal. Não te sabendo indicar muito sei que no caso faria tudo para ver se as ligações estão bem "roscadas" e se não há algum problema na ligação do amplificador - já me aconteceu a parte que o alimentava falhar (disparo no disjuntos) e ficar com a qualidade da linha a aguentar alguns canais mas não todos.
Por outro lado pode ser indicador que cá fora houve alterações ou avarias tendo ficado com menor sinal do que o que estava quando afinado e por isso insuficiente para a box (estou a inventar delirando...)
Vê se os parametros do modem da box coincidem com os do modem de internet... Pode haver problemas só num deles o que indicaria problema interno...

No router não tenho tido problemas, ainda há uma hora testei a velocidade e tenho o contratado, por isso já andei a ver o cabo que vai desde o amplificador até à box e está tudo direito, ou é a box ou o cabo suponho. Obrigada pelas dicas.
 
No router não tenho tido problemas, ainda há uma hora testei a velocidade e tenho o contratado, por isso já andei a ver o cabo que vai desde o amplificador até à box e está tudo direito, ou é a box ou o cabo suponho. Obrigada pelas dicas.
Desculpa a insistência mas verifica o cabo mais próximo da box - não será sempre mas pode acontecer de ficar solto ou menos bem colocado. Há dias tinha um caso na minha de paragens e cortes em alguns canais na emissão (curiosamente nas gravações não acontecia) e não estando ainda 100% seguro, pois poderá ter sido problema derivado do calor, julgo que resolvi a questão voltando a enroscar a ficha de compressão e a ficha de tv na box.
Mas como às vezes mexo mais que o normal pode só acontecer-me a mim...
 
Boas pessoal, ontem o meu pai queixou-se que os canais HD na box IRIS falham e às vezes até nem abrem, e a situação já dura uma semana. Andei a ver os cabos e parece-me tudo ok, e temos um amplificador que já foi posto pela NOS já há uns 3 anos, mas parece estar funcional. Como ambos não temos estado por casa ainda não telefonamos à assistência para mandar um técnico, mas ainda assim queria a vossa opinião pois parece-me que o sinal está a chegar fraco à box. Deixo aqui a imagem:
7xF2G3D.jpg

Tive esse problema. Primeiro os técnicos verificaram e reapertaram os cabos. Melhorou por uns dias acabou por voltar ao mesmo. Tiveram de substituir a box.
 
Estranhamente ontem à noite o sinal voltou ao normal, já está nos valores ideais. Penso que devem ter andado a mexer nos cabos próximo da minha casa, o que interessa é que já resolveu :) obrigado a todos
 
Back
Topo