Is an expensive HDTV cable really better than a cheap one?

Acho que este vídeo responde a muitas questões, de facto.
bom post

excelente post, da que pensar e penso que ajuda muito boa a gente a poupar muito nos seus cabos hdmi.

eu próprio vou precisar de um cabo de 15 metros para ligar um media player a um televisor e não tive mais nada, fui ao ebay á 2 dias e comprei um por 80 euros já com o envio de Inglaterra para cá, e tinham um mais barato 20 euros, mas de pior qualidade dizem eles, acabei por comprar o mais caro devido ao comprimento do cabo, porque penso que para cabos pequenos talvez não haja diferenças mas para cabos com 15 metros de comprimento talvez ajude um melhor. digo eu. por 20 euros de diferença, arrisquei. vamos ver o que vai dar.
de qualquer forma se fosse comprar um cabo de marca com 15 m de comprimentos, precisava de algumas centenas de euros.é de malucos, qualquer dia os acessorios custam todos juntos mais que os televisores.
 
acredito que isto e verdade e foi provado mas para sinais analogicos o caso nao deve ser igual no caso de digital funciona e como novo...
 
Como já tinha sido dito aqui neste fórum, como se trata de sinais digitais o cabo é irrelevante. Em sinais analógicos (SCART, etc) a coisa é completamente diferente.
 
acredito que isto e verdade e foi provado mas para sinais analogicos o caso nao deve ser igual no caso de digital funciona e como novo...
O teste profissional mostrou que o sinal que entra é igual ao que sai do cabo, logo é igual para todas as fontes.
Mesmo assim acredito que ainda deve haver pessoal que diz que os cabos caros são melhores, mas pronto...
Bom tópico.
 
Este tópico devia estar "sticky" para que toda a gente que vemha a este fórum o leia e nã seja enganado pelos vendedores das lojas.
P.S. Pelos vistos no Canadá a ética de marketing é tão boa como a nossa, LOL
 
Este teste de facto dá para tirar algumas conclusões, mas penso que na vida real os resultados não sejam tão lineares como aqueles apresentados. Isto porque o teste foi realizado ligando cada um dos cabos ao aparelho de testes e sem qq fonte de interferência por perto.

Agora imaginem, juntamente com o cabo HDMI na parte de trás do móvel têm: (no meu caso)
- Cabos eletricidade:
-- TV
-- HTPC
-- PS3
-- Wii
-- Modem TVCabo
-- Router Wireless
-- Zon Box
-- Amplificador Logitech
- Cabos HDMI:
-- HTPC-TV
-- PS3-TV
-- Zon Box-TV
- Cabos Componentes:
-- Wii-TV
- Cabos Rede RJ45:
--
Modem-Router
-- Router-PS3
-- Router-Wii
-- Router-HTPC
- Cabos Ópticos SPDIF:
--
HTPC-Amplificador
-- PS3-Amplificador
- Cabos Coaxiais:
-- Tomada-Repartidor
-- Repartidor-Zon Box
-- Repartidor-Modem
-- Zon Box-TV
- Outros Cabos:
-- Antena Wireless Router
-- Receptor wireless rato e teclado

Com este aglomerado de cabos, o nível de interferências de certeza que é elevado. Tenho quase a certeza que um cabo HDMI de 5€ deixa entrar algum ruído contrariamente a um cabo de 30 ou 40€.

É a minha opinião.

PS: No entanto sou da opinião que um cabo de 30 ou 40€ da phillips ou profigold é mais que suficiente, não sendo necessário dar 100 ou 150€ por um cabo MONSTER ou IXOS...
 
Última edição:
Este teste de facto dá para tirar algumas conclusões, mas penso que na vida real os resultados não sejam tão lineares como aqueles apresentados. Isto porque o teste foi realizado ligando cada um dos cabos ao aparelho de testes e sem qq fonte de interferência por perto.

Agora imaginem, juntamente com o cabo HDMI na parte de trás do móvel têm: (no meu caso)
- Cabos eletricidade:
-- TV
-- HTPC
-- PS3
-- Wii
-- Modem TVCabo
-- Router Wireless
-- Zon Box
-- Amplificador Logitech
- Cabos HDMI:
-- HTPC-TV
-- PS3-TV
-- Zon Box-TV
- Cabos Componentes:
-- Wii-TV
- Cabos Rede RJ45:
-- Modem-Router
-- Router-PS3
-- Router-Wii
-- Router-HTPC
- Cabos Ópticos SPDIF:
-- HTPC-Amplificador
-- PS3-Amplificador
- Cabos Coaxiais:
-- Tomada-Repartidor
-- Repartidor-Zon Box
-- Repartidor-Modem
-- Zon Box-TV
- Outros Cabos:
-- Antena Wireless Router
-- Receptor wireless rato e teclado

Com este aglomerado de cabos, o nível de interferências de certeza que é elevado. Tenho quase a certeza que um cabo HDMI de 5€ deixa entrar algum ruído contrariamente a um cabo de 30 ou 40€.

É a minha opinião.
Mas esse ruido interfere nos cabos analogicos, no digital não, os dados que vão no cabo não são alterados por interferencias.
 
Este teste de facto dá para tirar algumas conclusões, mas penso que na vida real os resultados não sejam tão lineares como aqueles apresentados. Isto porque o teste foi realizado ligando cada um dos cabos ao aparelho de testes e sem qq fonte de interferência por perto.

Agora imaginem, juntamente com o cabo HDMI na parte de trás do móvel têm: (no meu caso)
- Cabos eletricidade:
-- TV
-- HTPC
-- PS3
-- Wii
-- Modem TVCabo
-- Router Wireless
-- Zon Box
-- Amplificador Logitech
- Cabos HDMI:
-- HTPC-TV
-- PS3-TV
-- Zon Box-TV
- Cabos Componentes:
-- Wii-TV
- Cabos Rede RJ45:
-- Modem-Router
-- Router-PS3
-- Router-Wii
-- Router-HTPC
- Cabos Ópticos SPDIF:
-- HTPC-Amplificador
-- PS3-Amplificador
- Cabos Coaxiais:
-- Tomada-Repartidor
-- Repartidor-Zon Box
-- Repartidor-Modem
-- Zon Box-TV
- Outros Cabos:
-- Antena Wireless Router
-- Receptor wireless rato e teclado

Com este aglomerado de cabos, o nível de interferências de certeza que é elevado. Tenho quase a certeza que um cabo HDMI de 5€ deixa entrar algum ruído contrariamente a um cabo de 30 ou 40€.

É a minha opinião.

Para o transporte de sinais analógicos a qualidade do cabo é muito importante. Se ligar o meu DVD através de um cabo SCART dos mais baratos a imagem é visivelmente pior se o ligar através do cabo SCART Flat que me custou uma pipa de massa.
No caso de sinais digitais o envio dos dados é acompanhado de check digits e os equipamentos receptores têm algoritmos de correcção de erros (não conheço a norma do HDMI, mas deve ser igual às outras), por isso não há necessidade de cabos tão caros. Esta é a grande vantagem do digital...
 
Mas esse ruido interfere nos cabos analogicos, no digital não, os dados que vão no cabo não são alterados por interferencias.

Para o transporte de sinais analógicos a qualidade do cabo é muito importante. Se ligar o meu DVD através de um cabo SCART dos mais baratos a imagem é visivelmente pior se o ligar através do cabo SCART Flat que me custou uma pipa de massa.
No caso de sinais digitais o envio dos dados é acompanhado de check digits e os equipamentos receptores têm algoritmos de correcção de erros (não conheço a norma do HDMI, mas deve ser igual às outras), por isso não há necessidade de cabos tão caros. Esta é a grande vantagem do digital...

Tal como vocês referem e bem, HDMI é digital. Isso não quer dizer que não possa haver erros e perca de dados. As interferências nestes cabos incidem principalmente nos nº de erros provocados e consequente diminuição de largura de banda disponível. Para além que a capacidade de tratamento de erros já depende dos aparelhos que estão ligados ao cabo.
 
Há sempre possibilidade de interferências em cabos "digitais".
Em redes Ethernet pode-se utilizar por exemplo 3 tipos de cabos, cabo UTP, STP e FTP, sendo o STP e FTP blindados e o FTP com mais blindagem que o STP.

Se não me engano o limite actual para o HDMI 1.3 anda perto dos 10Gbit e em redes Ethernet, 10Gbit é o limite do cobre também (para já) e tem de ser do tipo FTP, isto se quisermos atingir 100m de cabo a 10Gbit sem problemas.

Portanto a construção de "qualquer" cabo é determinante para a redução de erros de transmissão.

Na minha opinião deviam ter feito um cabo em fibra óptica para AV.
 
Acho que a importância da qualidade dum cabo destes depende da utilização e de outros factores como os equipamentos ligados, distâncias e possíveis interferências...

Para a grande maioria das utilizações mais comuns eu, pessoalmente, não optaría por algo muito dispendioso, mas também não iría por um cabo de 5,00EUR...

Por exemplo, acabei de comprar um Audioquest de 2m por 39,99EUR na ***** para ligar o meu leitor DVDs ao plasma!...

Abraço...
 
Última edição:
A questão é: QUALIDADE vs ERROS DE TRANSMISSÃO.

A transmissão digital está sujeita a interferências e consequentes erros na tranmissão de dados.

Não está no entanto sujeita a diferenças de qualidade: melhores ou piores cores, maior ou menor definição, e por aí fora.


Claro que há diferenças nos materiais, na resistência a interferências, etc. No entanto:
-Não afectam a qualidade mas sim se o sinal chega ou não completo: as falhas são visíveis.
-Só a perda total do sinal é que causa problemas (só mesmo quando um 1 é indistinguível de um 0), pelo que só é relevante em distâncias superiores a 2 metros (Maior distância = maior perda de sinal e maior possibilidade de interferências)
 
O manual do meu LCD Samsung alerta para a qualidade do cabo quando queremos ligar uma fonte 1080p que esteja distante do LCD. Acho que em cabos de 1,5 ou 2 metros não deve ser assim tão importante.
Eu tenho dois cabos HDMI - o que veio com a ZonBOX e um que comprei da Profigold. A qualidade de construção e dos materiais usados no Profigold está muitos furos acima do outro, agora em termos de imagem... igual.
 
Back
Topo