Is DOS gaming dead?

Korben_Dallas

Zwame Advisor
http://www.monster-hardware.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=89

Monster Hardware has posted an article called "Is DOS gaming dead?" Here is a bit: "Since I am running Windows XP I decided a good place to start trying to play my dos games would be the Microsoft program compatibility wizard. After fooling around with a number of games I was able to get a few of them half-way working, but none of them with sound. Slightly more alarming than the lack of sound was the "not enough EMS" message I kept receiving no matter how much EMS I had assigned the program under the memory tab. At this point things weren't going too well, so having run into a wall I decided to look for some other solutions."

De facto o windows tem falhado a nível de compatibilidade com cenas antigas... será assim tão difícil criar uma app q reserve uma ramzita e corra o Dos numa ramdrive e emule o ambiente a 100%? Qt mais nos afastamos do DOS pior vai ficando a cena da compatibilidade. Há sempre a opção de criar outra partição.

Tenho aqui um P1 166 parado que vai ter o destino de retro-machine aliás ainda tenho de ver se isto corre emus de Neo Geo e 16-bit / 8bit.
 
Epah...

Scummvm para jogos da Lucasarts que correm com o motor scumm (e mais uns quantos não da lucasarts). Para além disso, têm outro goodies como 2XSAI, Super Eagle, etc etc.

Para o resto deles, o VDMsound funcionou quase na perfeição com todas as minhas experiências. Consegui som em tudo quando experimentei, bem ao estilo do meu belo 486 com uma poderosíssima Sound Blaster Pro ISA :D Voltar a ouvir o prince a fazer *AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHH*SPLAT* ao caír de um precipício traz de volta recordações...

Alguns links úteis :)

http://vogons.zetafleet.com/ (inclui secção de VDMsound)
http://www.scummvm.org
 
Korben_Dallas disse:
Tenho aqui um P1 166 parado que vai ter o destino de retro-machine aliás ainda tenho de ver se isto corre emus de Neo Geo e 16-bit / 8bit.

eu tinha aki um P1 a 100 parado e agora tá a fazer de servidor/firewall/router tá excelente...
Uptime 7 days 18 hours 47 minutes (visto que só o configurei há uma semana n pode ser mais :P)

ahh... ja agora... o SuSE linux traz um emulador de DOS... mas ainda n experimentei correr lá jogos.. vou ver se dá :D
 
Felizmente ainda ha prai mto "cota" com uma maquina mais cota ainda ;) e que tem montes de saudades dos seus velhinhos jogos que tanto prazer deram na altura ;)

Acho q e' por causa disso q o jogar em DOS nunca bai realmente acabar ;)
 
o meu antigo stor de portugues só queria era jogos tipo doom, quake 1, rise of the triad, etc.. e jogava com as seguintes teclas:

A - cima
Z - baixo
O - esquerda
P - direita
Espaço - disparar

era um atrofio ver o homem a jogar assim porque ele até podia usar o rato :P mas o homem dominava akilo tudo... foi ao fim do quake 1 numa semana (só tinhamos aulas com ele 4 ou 5 horas por semana, e era durante as aulas k ele jogava) :D
 
Conheço uma pessoa que faz no rato os movimentos. Botão da esquerda para a frente, direita para trás, movimento com o rato para os lados para virar. CTRL para disparar e se não me engano SHIFT para saltar.

É o melhor jogador de Quake 3 que eu conheço. Durante 1 ano, raramente alguem o conseguia vencer.
 
lol eu usava essas teclas pra jogar quase todos os jogos no dos especialmente carros do tipo Lotus e WackyWheels e futebol (Striker) :001:

Saudades dos velhos tempos...
 
ok eu n sou old school mas...
z e x para strafe (left e right)
rato (botão direito) - andar para a frente.
rato (botão esquerdo) - disparar.
space - saltar.
a - para andar para trás.
(dps as outras teclas depende dos jogos...mas costuma ser os leans no rato tb...etc...) :007:
 
Silver Wolf disse:
eu usava o QAOP e o M ;)

ainda hoje se puder são as teclas q uso :)

são coisas q ficam do 48k

SW

Podes crêr. Eram as belas teclas do "target: renegade", do "Butragueno", etc.. Onde andará o meu spectrum? :'(
 
por acaso o meu já n ligo à mto tempo.... mas há lá jogos q para mim ainda batem mtos dos jogos dos pc's :)

com esta nostalgia vou instalar de novo um emulador :)

apetece-me dar porrada com um target: renegate :) ou uma futebolada com o Match Day II ;)

SW
 
O meu querido Spectrum +3 com aquelas disquetes de 3´ de dois lados :lol:
Ainda tenho ali na caixa embalado novinho um timex 2068 e logo ao lado um AMIGA 600 q so funcionou meia duzia de vezes pq antes tive um AMIGA 500 q foi jogar ate derreter :-D
Quando navego por essas paginas a relembrar os jogos em que passei tantas horas so me apetece cantar "OH TEMPO VOLTA PRA TRAS" Sao tantos com tantas horas perdidas...Acho q o jogo em que mais joguei e com os amigos aquilo era de mais foi o F1 pro spectrum ainda com o Lotus JPS com o nikki lauda no mclaren...que jogo.Aquela imagem vista de cima em que tinhamos q mudar os pneus XIIIIIIIIIIIII inesquecivel! Q A O P SPACE :-D
Com o Far Cry o Painkiller o UT2004 ali pra jogar e ando a jogar o Sam & Max e na pascoa acabei o Secret of Monkey Island...Nostalgia...As K7´s do spectrum a fazer aquela xinfrineira toda , 5 minutos pra carregar um jogo e muitas vezes toca a rebobinar a K7 pq nao correu bem!Enfim bons tempos...Acho q teria aqui pano pra mangas falar disso tudo!Sabem que mais ???? LOAD "" :004:
Fiquem bem.
 
Back
Topo