IS optica

Quetzal

Power Member
Boas,

Tenho uma canon 400D e gostava de saber se alguma das lentes da sigma vem com sistema de estabilização de imagem optico, ou se tenho mesmo que comprar uma das lentes IS's da canon?

Já agora pedia feedback para saber quão necessário é que elas são aqui para a comunidade... Não ando de tripé atrás (ainda... ) e ando sempre tentar tirar as fotos com o iso minimo possivel... o que normalmente resulta em 20498 fotos +/- tremidas antes de eu o aumentar :(
 
Ahh obrigado. Já agora mesmo nesse website (e considerando que infelizmente a nível de lentes ainda sou um bocadinho novato) as "DC Lenses for Digital SLR Camera" são as únicas que poderia escolher? Outra pergunta que tenho é sobre a luminosidade de uma lente... Como é que vejo isso? é pela apertura máx/min dela?
 
Qualquer sigma para canos funciona bem na tua camara. Quem tem de se preocupar com o DC e o DG sao os utilizadorres de camaras de filme ou com sensor full frame, que não é o caso da 400d.
A luminosidade da lente ve-se pelo numero F. Quanto mais peqeuno o numero, maior a abertura e maior a luminosidade.
 
Pois era o que eu estava achava :D Obrigado :)

Quem tem de se preocupar com o DC e o DG sao os utilizadorres de camaras de filme ou com sensor full frame, que não é o caso da 400d.

Então posso usar todas as que sejam compativeis com canon incluindo as DC?

Estive a ler um pouco, tou a pensar em ir para uma prime lense já que estas, para alem de mais baratas, têm aberturas excelentes...

Encontrei esta no website da sigma...
http://www.sigmaphoto.com/lenses/lenses_all_details.asp?id=3354&navigator=17

O objectivo para esta lente seria focar em pessoas e objectos com um ligeiro "zoom" a uma distância razoável (quanto maior melhor, mas não estava a planear comprar uma teleobjectivo por agora ;) )e conseguir o tal boukeh no background.
Que acham da lente? Tem alguma opção mais indicada para o que quero? Tenho que dizer que nunca percebi muito de distâncias focais... Uma distancia focal pequena consegues ter uma wide angle? ou é ao contrário :S?
 
Última edição:
epá, granda confusão que vai prái... :):)

antes de mais, aqui está a designação de DC nas lentes sigma:

"DC (DC Lens)
These are special lenses designed so that the image circle matches the smaller size of the image sensor of most digital SLR cameras. Their specialized design gives these lenses the ideal properties for digital cameras, the compact and lightweight construction is an added bonus ! including compact and lightweight construction."

Essa prime da sigma deve ser excelente...:) só não está na minha lista de compras porque já tenho a 50mm f/1.8, da canon e ainda não a "espremi" ao máximo...

Estas lentes não têm zoom, tal como referes no teu post. São de distância focal fixa, neste caso, 50mm, (que multiplicado pelo factor de crop da canon, 1.6, te dá uma distância focal de 80mm, full frame equivalent).
Ou seja, tens 80mm de distância focal e nada a mais nem a menos.
A grande vantagem é que a lente tem uma abertura de f/1.4 mínima... muito muito bom...
Permite uma versatilidade muito grande em termos de entrada de luz o que a torna muito boa para retratos em condições de pouca luz. Consegues até evitar por vezes a utilização do flash em interiores com iluminação débil.
O tal boukeh de background que referes, deve-se precisamente ao facto de puderes utilizar f/1.4 como abertura mínima, o que te reduz bastante a profundidade de campo provocando este efeito...

Uma Wide angle é precisamente... uma wide angle... :) Dá-te um ângulo de cobertura grande em relação ao que tens à tua frente...
Essas lentes podem ter aberturas mínimas na ordem dos 2.8 ou mais, depende... mas na verdadeira acepção da palavra, wide angle, é mesmo algo que te dá uma angulo grande de cobertura de imagem...

E por ultimo, sim... consegues também lentes da canon como esta... se quiseres uma opção mais barata e também muito boa, tens a que eu tenho... a Canon EF 50mm f/1.8... aconselho... e pelo preço, vale mesmo a pena... ;)
 
O problema das lentes de 50mm é que têm uma distancia focal do mais aborrecido que existe...


As grandes angulares dão um dramatismo enorme as fotografias com o exagerar das perspectivas.. As teleobjectivas, permitem comprimir essas perspectivas fazendo sobreposições interessantes de coisas que de outra forma ficariam distantes, e permitem por outro lado bokeh's fantásticos..

Já uma 50mm é uma lente.... Normal...
 
Discordo, mundano... peço desculpa...
a 50mm é uma lente tão normal como qualquer outra lente com distância focal fixa...
só precisamos ter a noção que não dá para tudo, como é óbvio...

uma 50mm f/1.4 ou mesmo a f/1.8 serve excelentemente para retratos e fotos generalistas onde não se tenha o problema do espaço físico para obter um enquadramento desejado...:)

em festas de anos, casamentos, batizados etc, enfim, em todos os sitios pouco iluminados onde o flash não seja aconselhável e onde possamos escolher a distância física em relação ao sujeito a fotografar, uma 50mm com estas aberturas é excelente...

comparativamente com uma lente de kit, onde normalmente a 50mm tens uma abertura de 4.5 ou 5.6... bom, que enorme diferença...

Pessoalmente prefiro montar a minha 50mm f/1.8, controlar a distância fisicamente e disparar, ao invés de usar a lente de kit, onde tenho uma abertura de 3.5 a 18mm e de 5.6 a 55mm...8|
 
Penso que isto da perspectiva equivalente aos nossos olhos só conta quando não temos um factor de conversão dado o tamanho do sensor, já que 50mm com o factor de conversão equivale a 75mm em Nikon e 80mm em Canon ;)

Para ser equivalente tinha que ser uma objectiva com 33mm ou 31mm, alguem corrija-me se estiver a dizer alguma azneira ;)

Cumps,

PCC
 
Normal = perspectiva normal, semelhante a perspectiva vista pelos nossos olhos. ;)

ok ok sidewalker... penso que seja isso também... :)

Penso que isto da perspectiva equivalente aos nossos olhos só conta quando não temos um factor de conversão dado o tamanho do sensor, já que 50mm com o factor de conversão equivale a 75mm em Nikon e 80mm em Canon ;)

Para ser equivalente tinha que ser uma objectiva com 33mm ou 31mm, alguem corrija-me se estiver a dizer alguma azneira ;)

Cumps,

PCC

é isso mesmo, PCC...
 
Quetzal... está aí uma confusãozita no ar... :)

zoom é a capacidade que a lente tem de variar a sua distância focal...
Uma lente Zoom, é uma lente que tem uma distância focal mínima e outra máxima...

Esta lente tem uma distância focal fixa que são 50mm... não tem zoom...

Numa 400d, a lente que te dá uma perspectiva parecida com o ângulo de visão humano é uma 30mm... portanto 50mm dá-te um ângulo de visão um pouquinho mais estreito...

Eu não acho nada aborrecida, uma lente de 50mm...
talvez o que tenham querido dizer é que se torna pouco versátil, devido à falta de capacidade de variar a distância focal...
Trata-se de uma lente que tem uma especificidade própria e não dá para todos os usos... só isso...
 
Pois, não era bem confusão era mesmo não ter palavras para descrever o que queria ;) Obrigado, é exactamente o género de lente que quero :)
 
Back
Topo