ISO VS VR/IS - Artigo interessante no Blog "The Online Photographer"

Vi e não me convenceu.

Esta comparação não faz sentido nenhum. É com dizer que um F1 é pior que um Fiat Punto pq não tem espaço onde levar as compras. Enerva-me um bocado o pessoal que faz comparações tudo menos científicas só com o objectivo de "provar" o seu argumento. Cá para mim o artigo é "isco para os clicks" no blog desse senhor.

Por exemplo, falta ver as fotos tiradas com a D700 a 1/15 ISO 1600 e a 1/30 ISO 3200. Se calhar podia haver um compromisso muito melhor do que o 1/60 ISO 6400 usados.

O único que o IS consegue compensar é a técnica hand-held do fotógrafo. Se a técnica for melhor ou for irrelevante (usando um tripé ou outro apoio estável) a vantagem do IS desaparece completamente. O ISO, pelo contrário, funciona 100% do tempo. Quem quer fotografar coisas que não mexem tem uma solução que ainda ninguém conseguiu superar: o tripé! Quem quer fotografar coisas que mexem só pode ir subindo o ISO. Em distancias longas o IS ainda se justifica pois a velocidade para congelar o movimento pode ser inferior à velocidade para garantir a estabilidade. Mas em 30mm?! Santa paciencia...

Ainda há dias andei a tirar fotos a ISO 1600, 50mm, 1/40s. Algumas ficaram bastante tremidas e não foi por causa do meu pulso (que tb não tenho nada firme), mas sim porque as pessoas mexem-se! O IS iria valer-me um tostão furado.
 
Acho uma comparação interessante, mas se formos a ver há lentes que ofereçem IS.

De qualquer forma, não deixa de ser curioso se formos a ver que as vantagens do IS aumentam se a distancia focal for maior.
 
Back
Topo