Isolamento acústico barato

A esferovite é um excelente isolante termico mas um péssimo isolante acustico....devem-se utilizar materiais adequados para o efeito....eu revesti o interior do meu computador com telas da akasa (passo a publicidade) e senti uma redução apreciavel....o ruido ficou mais abafado...e as temperaturas até desceram embora muito ligeiramente.

preço ?

não existem uma malha qualquer que se pode colocar à volta do bicho para abafar o som ? ouvi falar nisso à uns tempos.

Outra coisa, já vi que alguém pensou em insonorizar o pc ? mais ou menos usando o mesmo sistema que se usam nos carros ...
 
30 euros na ***** office center....mas acredito que se possa encontrar mais barato noutro sitio....mas era o que tinha à mão ao pé de casa:)

já vem cortado à medida das duas tampasa laterais e dos topos ...e é autocolante


já passei por varias fases:

1º aumentar a performance

2º reduzir as temperaturas

3º reduzir o ruido a todo o custo (mesmo compromentendo as duas anteriores e sem meter água no computador....só tenho pena da minha MB não permitir underclock)
 
30 euros na ***** office center....mas acredito que se possa encontrar mais barato noutro sitio....mas era o que tinha à mão ao pé de casa:)

já vem cortado à medida das duas tampasa laterais e dos topos ...e é autocolante

[...]

presumo que seja "Akasa Paxmate" o que compraste. Tive a ler reviews e dizem que reduz um pouco o barulho mas não faz milagres. O que achaste ?
 
é isso mesmo....."abafa" um pouco o ruido mas não faz milagres mesmo......digamos que dá uma pequena ajuda....mas nisto do ruido qualquer ajuda é bemvinda
 
Encontrei outro produto análogo a esse da akasa, mas desta vez da marca BeQuiet! É este aqui.
O preço é sensivelmente o mesmo, mas segundo me disseram é melhor que o da Akasa.

Alguém aqui já usou ?
 
BeQuiet

Viva:

ruído no pc chateia-me mesmo muito
isolei / forrei uma Antec Solo com o tapete da BeQuiet
é bastante bom

ver aqui:

http://www.*****.pt/forum/viewtopic.php?t=23199

cumprts
 
Com tanta opinião, depois de ler esta thread fiquei sem perceber se o esferovite dá realmente resultado ou não. lol
 
Olá pessoal. De facto sou mais um entre muitos, com o problema de ruido provocado pelo computador.

Pois bem a unica coisa que fiz para reduzir o barulho, foi tirar o cooler de origem P4 2.8 Ghz, que anda por volta das 5500 rpm e instalei um cooler da Zalman (alum+cob.) este anda nas 2600 rpm. Notei (na altura da troca) uma redução drástica do ruido. Agora já me habituei a este barulho que apetece-me voltar a reduzir.

Começo já por referir que o capital a investir tem de ser bem baixo. Estive a ver este site (http://www.*****.pt/forum/viewtopic.php?t=23199&postdays=0&postorder=asc&start=0), onde está aqui umas boas ideias.

Dessas ideias todas a que me interessa mais é o isolamento acustico da caixa. Eu tenho duas ventuinhas de caixa. Mas só uma é que está a funcionar, é a da frente da caixa puxando o ar para o interior, jugando o pó em cima do disco :-D :-D .

Tenho é uma dúvida em relação à bricolage feita pelo nosso amigo do referido site que coloquei em cima. Ele colocou o motherboard em cima da tela?

(Ver imagem)
http://img175.imageshack.us/img175/6550/imagem024yu6.jpg

A motherboard não aquece demasidado podendo queimar/derreter a tela?

Já agora qual a marca que me aconcelham akasa ou a be-quiet? Onde posso encontrar estes produtos?

Claro que também estou a pensar em fazer uma base em espuma para as fan's da caixa.

(Ver imagem)
http://img76.imageshack.us/img76/1746/imagem021ga4.jpg

Claro que se houver melhores ideias (isto é, boas e económicas) tambem são aceites!

Esqueci-me de referir, a caixa que tenho é uma "rasca" que já vinha com fonte de alimentação de 400w. É azul, tem uma pega no topo (entada de ar sob esta), com um painel de acrilico na lateral com uma fan com luz verde e tem duas portas USB na parte inferior à frente! Estão a ver mais ou menos o tipo de caixa que é.
 
Última edição:
Pois bem perdi algum tempo na net a procura do material para isolar a caixa do PC.

E encontrei várias opiniões negativas sobre as placas da marca Akasa, deixando em aberto para a minha escolha a marca concorrente, a Be Quiet!

Pois bem comecei a procura dessas placas (Be Quiet), e encontrei um local em Lisboa onde vende o "Be Quiet Noise Absorber Kit Mid Tower BK" por 22€. Agora pergunto será que o pacote Mid Tower dá para a minha caixa?

Podem estar a pensar, "porque que não vais ao site do fabricante e vez as medidas das placas de isolamento!", o problema está ai, no site as medidas apresentadas para o pacote "Big" são as mesmas para o pacote "Mid".

Já vi que isto na minha caixa vai ser fácil de fazer, pois as laterias da caixa deslizam para fora facilitando o trabalho. Ficando só a parte traseira, dianteira e o topo da caixa por isolar! Claro que não vou fechar de forma estanque a caixa.

Tenho como objectivo colocar uma fan no frente a puxar o ar, e outra na traseira da caixa a empurrar o ar para fora. Uma cena "fixe", é que entre a base de apoio da motherboard e o painel lateral devo ter +- 10mm de espaço para colocar as placas.

Para além deste Kit da "Be Quiet", tenho de ver onde posso comprar espoja (tipo amarela, ou outra cor), para colocar entre a caixa e as placas de isolamento.

Espaço na caixa é o que não me falta, por isso, agora é "encher"!

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Ois, encontrei um site em PT com boas ideias para o isolamento da caixa e não só. Fiquei a saber que o disco rigido também é um grande responsável pelo ruido.

( http://www.pcguia.xl.pt/pcg/1102/projectos/a02-00-00.shtml )
 
Última edição:
Agora tenho mais um problema. Das soluções que vi no mercado para isolar o disco rigido.

Todas elas precisam de uma entrada 5.25" livre. Mas eu só tenho essas entradas com essa dimensão no topo da caixa. Não queria deslocar o disco rigido para o topo da caixa.

Queria saber se tem alguma ideia de como reduzir o barulho/vibração do disco rigido de 3.5", numa aba de com 3.5"?

Já pensei em colocar umas peliculas finas de burracha entre o disco e o suporte, mas aquilo é muito apertado, dificultando a sua colocação. Mesmo assim essa solução pouco ou nada faz!

Alguem tem uma ideia?
 
Pois bem, já terminei o isolamento acustico da caixa do meu PC. Deu algum trabalho, mas.... a meu ver não notei muita diferença!

Pensei até que ia notar e bem a "quebra" do ruido, mas afinal! A meu ver ficou quase igual. Eu fiz até um grande isolamento, com uma expessura significativa, mas mesmo assim, não fez praticamente nada.

Apenas alterou uma coisa, a temperatura da motherboard e do CPU aumentaram, 3/4 ºC. Claro que agora vou efectuar mais umas alterações para a temperatura não aumentar muito.

Pois bem eu não colei as placas de "esponja" directamente na caixa, entre a caixa e a "esponja" coloquei um material tipo alcatifa, para servir mais como suporte rigido da espuma. De facto até acho que a alcatifa faz mais que a esponja em si.

Uma coisa que comprei e faz uma "giga" diferença foi os amortecedores para o disco rigido. Isso sim, valeu a pena! Na caixa diz que reduz até 7dB, de facto não sei se reduziu isso, mas o disco já nem dou por ele, nem com a cabeça encostada à caixa.

Fica aqui a imagem da peça.

noiseblocker - X-Swing - for 1 or 2 HDDs (12.50€)

300x340_entkoppler_xswing.jpg


Já que fiz isso, optei por colocar a fan da caixa em vez de estar aparafusada na caixa, agora está suspença. Usei tubo de borracha muito flexivel, para absorver as vibrações.

P.S.- O amortecedor para disco é para colocar numa baia de 5.25", para tal ficou junto do gravador de DVD's e do leitor de DVD's, o que fez com que a temperatura do disco cresce-se 2 a 3 ºC. Isto também se dá ao facto de o disco não estar em contacto com a caixa, evitando assim que o calor se dissipa-se através da mesma.

Vou colocar aqui as temperaturas:

Antes <=> Depois
CPU - 48ºC <=> 51ºC
MotherB - 27ºC <=> 30ºC
Disco - 35ºC <=> 38ºC

Valores retirados com o programa Everest.

Posto isto, como não notei muita alteração no ruido, vou começar a arejar mais a caixa, para ver se volto às temperaturas iniciais. É que isto agora é tudo muito bonito, mas depois no Verão quero ver! Isto foi tirado com uma temperatura ambiente de 17/18ºC, no verão quando as temperaturas em casa andam > 30 ºC, até frita!
 
Back
Topo