ISP de Powerline em Portugal

carlos.fcpb

Power Member
Olá,

Acabou em 2006 um projecto piloto que se chamava por ONI220 que oferecia Internet+Voz pela rede eléctrica.
Sei que nos EUA e em países mais frios, o Powerline é bastante comum para disponibilizar acessos à Internet.

Porque é que a EDP ainda não investiu no Powerline? Pelo que me lembro deixaram a ONI pelo negócio residencial na altura por estar mau...
Faltam incentivos para a criação de um operador baseado em Powerline em Portugal?

É que ter TV+Net+Voz sobre a rede eléctrica daria uma cobertura de 99% da população em pouco tempo!

Hoje em dia existem adaptadores powerline para partilharem o ADSL, ou seja, em termos de equipamentos o powerline até já está difundido!

Em termos de velocidades, segundo esta notícia o Powerline em Portugal consegue:
"Agora, dados recolhidos pela Devolo entre Maio de 2013 e Abril de 2014 referentes aos seus adaptadores dLAN instalados em Portugal comprovam que utilizadores conseguem obter velocidades médias de 113Mbps (para os adaptadores mais antigos de 200Mbps, com base em 1581 amostras); e de 168Mbps (para os adaptadores de 500Mbps, com 1174 amostras). Infelizmente, para os novos adaptadores 650+ ainda não há amostra representativa para mostrar que tal se comporta a sua tecnologia de 3 condutores, que também usa o fio de terra para melhorar a qualidade e velocidade das comunicações powerline."


Porquê a demora de um operador powerline em se estrear?
 
Última edição:
fizeste a pergunta e deste a reposta, "falta de incentivo para tal"...

já oiço há tantos anos nessa tecnologia, mas lá está se não houver interesse na dita ninguém aposta na mesma, sobretudo aqui em Portugal que temos o belo kartel das 3 gigantes e não abrem espaço para mais no mercado, tens o exemplo de TDT que devia ser algo como deve de ser e com tanta treta, é a miséria que é e não passa disso, quanto mais surgir mais um operador a juntar a festa por outro metedo de emissão...
 
Custo benefício não me parece que consiga competir com as tecnologias actuais na grande maioria dos casos. Há dúvidas quanto à saúde salvo erro pelo que li no passado.
 
Porque é que a EDP ainda não investiu no Powerline?

Porque não estão nesse negócio e porque Powerline é tecnologia quase sempre usada a nível doméstico e costuma ser um "remendo" para quando não há melhor (Ethernet ou wifi). Seria depois montar o mais caro, toda a infraestrutura de fibra para suportar o serviço, fazer contratos, contratar pessoal, etc. É muito milhão para montar algo que iria competir num mercado saturado onde só poderiam competir pelo preço.

E a tecnologia powerline tb é mais susceptivel a interferências, também pode ser uma razão.

É verdade. Houve umas experiências no Reino Unido para tentar usar a rede elétrica das ruas mas além da velocidade ser muito, muito mais lenta que a fibra, nunca resolveram os problemas com perdas em equipamentos básicos como os postes elétricos.
 
Não é viável porque implica investimento do lado do operador e o meio de transporte oferece pior estabilidade e velocidade que o já muito conhecido "Cabo". Isto para não falar que até o próprio ADSL assente no cobre provou-se mais estável e atractivo que o PowerLine. A ONI fez testes piloto sobre isso, mas não avançou por esses motivos. A respectiva tecnologia é obsoleta e cara desde o inicio em que nasceu.

Não tenho conhecimento nos EUA de usarem esse sistema. Lá, a massificação é Cable e DSL.
 
Olá,

Acabou em 2006 um projecto piloto que se chamava por ONI220 que oferecia Internet+Voz pela rede eléctrica.
Sei que nos EUA e em países mais frios, o Powerline é bastante comum para disponibilizar acessos à Internet.

Porque é que a EDP ainda não investiu no Powerline? Pelo que me lembro deixaram a ONI pelo negócio residencial na altura estar mau...
Faltam incentivos para a criação de um operador baseado em Powerline em Portugal?

É que ter TV+Net+Voz sobre a rede eléctrica daria uma cobertura de 99% da população em pouco tempo!

Hoje em dia existem adaptadores powerline para partilharem o ADSL, ou seja, em termos de equipamentos o powerline até já está difundido!

Em termos de velocidades, segundo esta notícia o Powerline em Portugal consegue:
"Agora, dados recolhidos pela Devolo entre Maio de 2013 e Abril de 2014 referentes aos seus adaptadores dLAN instalados em Portugal comprovam que utilizadores conseguem obter velocidades médias de 113Mbps (para os adaptadores mais antigos de 200Mbps, com base em 1581 amostras); e de 168Mbps (para os adaptadores de 500Mbps, com 1174 amostras). Infelizmente, para os novos adaptadores 650+ ainda não há amostra representativa para mostrar que tal se comporta a sua tecnologia de 3 condutores, que também usa o fio de terra para melhorar a qualidade e velocidade das comunicações powerline."


Porquê a demora de um operador powerline em se estrear?

Nem em pouca distancia funciona bem, quanto mais ao longe.

Pura e simplesmente é uma questão fisica, usar condutores não isolados, deixa interferencia entrar e sair.

O facto de ter de usar baixas frequencias prejudica as velocidades.
 
Vocês leram as notícias que até com equipamentos antigos as velocidades seriam na ordem dos 120Mb?

120Mb iria salvar muita gente dos 2Mb/3Mb de velocidade que só apanham com operadores concorrentes...

É uma infraestrutura que existe e não está a ser aproveitada corretamente!

Eu acho que para as cidades, vilas e zonas rurais onde não existe concorrência como a NOS, seria bastante bom. Como tinham 99% do mercado coberto, seria um operador com uma oportunidade de crescimento única e exclusiva em Portugal.

A NOS também se encontra a fazer cobertura nalgumas cidades e vilas com a expansão de rede de fibra óptica deles, e no entanto não deixa de investir. Suponho que o investimento da NOS seja superior que o investimento de um ISP de Powerline...

Relativamente a interferências, há pessoas que queriam o serviço na mesma por não terem outra alternativa.

Nos EUA existem operadores de powerline bastante activos no mercado, assim como com boas quotas de mercado...
 
Isso não faz grande sentido, primeiro porque seria um investimento que ao longo do tempo seria useless, ao contrário da powerline isso está a ser investido em Portugal, e existe presente atualmente nos ISPs que é o 4G e que em breve poderá ser 4,5G segundo a noticia da PT Telecom, e perto de 2020 5G com ligações superiores a 400mbps e uma melhor infraestrutura do que atual, isso é o futuro para zonas que não possuem Fibra mas que possuem ADSL.

Pena é a fraca aposta (pelo menos é o que se vê) em certos pontos em Portugal do 4G.
Alem disso Powerline cria interferências e como pensas que um ISP poderia garantir velocidades mediante Powerline devido as interferências?

Esquece isso do Powerline, se abandonaram a ideia é porque muito provavelmente não tinha futuro, e o futuro está nas redes como o 4G.

https://www.telecom.pt/pt-pt/media/noticias/Paginas/2016/novembro/pt-e-huawei.aspx

A Claranet é que têm rede suficiente para criar um ISP de jeito, pena é que só existe para empresariais apesar de no site terem residenciais. Alias não entendo o porquê de não o fazerem uma vez que a Claranet possui um datacenter próprio.
 
Isso não faz grande sentido

Concordo. É uma tecnologia com problemas técnicos, cara, com débitos muito abaixo da fibra, com pouco futuro e que requer forte investimento num mercado que está sobrelotado e onde as margens são (relativamente) baixas. A tecnologia faria sentido no ano 2000, não agora.

A Claranet é que têm rede suficiente para criar um ISP de jeito

Um pouco off-topic, quem tem uma grande infraestrutura fibra que está pouco utilizada é a CP. Limitam-se a alugar circuitos aos operadores e outras firmas.
 
Existe uma das razões que tem a haver com interferencia no espectro em multiplas bandas, o que interfere preferencialmente com as bandas do HF, onde estão os radioamadores, CB, e outros tantos serviços.
 
Fui cliente teste ONI220 durante 2 anos, experiência que tive foi boa.
Ainda tenho o PLC receiver da marca Devolo.
A nível de velocidades na altura 2004 , era top. Era assimétrico , tinha 5 megas down e up.
Quando começou aumentar velocidades dos outros ISP´s, na altura era ADSL e HFC, ONI não conseguiu acompanhar por limitações da tecnologia. Existia muitas limitações , todas tomadas eléctricas tinham que ter filtro, tipo adsl, e PLC receiver só trabalhava bem em algumas tomadas, não havendo explicação para isso. Quem tinha contadores trifásico tinha mais problemas. Ao nível de serviço voip, era mau, nunca consegui ter uso 100%. As chamadas eram inconstantes , parecia que faltava rede, ouvia tudo ao soluços
Acompanhei instalação do serviço no meu bairro, o que fizeram a nível de Hardware foi colocação de um amplificador na entrada coluna EDP do prédio. Na subestação também instalaram mesmos equipamentos. Não ouve qualquer tipo de passagem de cabos. Todo serviço era feito pelos cabos EDP. Pelo que entendi na altura , fibra era usada ate subestação principal, dai para outras subestações já era usado rede media tensão EDP.
Depois de passar período teste, tornei-me assinante efectivo, passado uns meses mandaram uma carta informar que o serviço ia ser descontinuado, iam migrar para adsl oni. Assim foi feito mas com a desvantagem do servico ADSL ter 1 mega de up , 8 down.
 
Eu lembro-me pelo Fórum BandaLarga de que alguns dos receios dos utilizadores, seriam a de apanharem choques eléctricos com a tecnologia Powerline...

Mas ao que me parecesse, pelo comentário seguinte, a experiência até correu bem, não?

Fui cliente teste ONI220 durante 2 anos, experiência que tive foi boa.
Ainda tenho o PLC receiver da marca Devolo.
A nível de velocidades na altura 2004 , era top. Era assimétrico , tinha 5 megas down e up.
Quando começou aumentar velocidades dos outros ISP´s, na altura era ADSL e HFC, ONI não conseguiu acompanhar por limitações da tecnologia. Existia muitas limitações , todas tomadas eléctricas tinham que ter filtro, tipo adsl, e PLC receiver só trabalhava bem em algumas tomadas, não havendo explicação para isso. Quem tinha contadores trifásico tinha mais problemas. Ao nível de serviço voip, era mau, nunca consegui ter uso 100%. As chamadas eram inconstantes , parecia que faltava rede, ouvia tudo ao soluços
Acompanhei instalação do serviço no meu bairro, o que fizeram a nível de Hardware foi colocação de um amplificador na entrada coluna EDP do prédio. Na subestação também instalaram mesmos equipamentos. Não ouve qualquer tipo de passagem de cabos. Todo serviço era feito pelos cabos EDP. Pelo que entendi na altura , fibra era usada ate subestação principal, dai para outras subestações já era usado rede media tensão EDP.
Depois de passar período teste, tornei-me assinante efectivo, passado uns meses mandaram uma carta informar que o serviço ia ser descontinuado, iam migrar para adsl oni. Assim foi feito mas com a desvantagem do servico ADSL ter 1 mega de up , 8 down.
 
Vocês leram as notícias que até com equipamentos antigos as velocidades seriam na ordem dos 120Mb?

120Mb iria salvar muita gente dos 2Mb/3Mb de velocidade que só apanham com operadores concorrentes...

É uma infraestrutura que existe e não está a ser aproveitada corretamente!

Eu acho que para as cidades, vilas e zonas rurais onde não existe concorrência como a NOS, seria bastante bom. Como tinham 99% do mercado coberto, seria um operador com uma oportunidade de crescimento única e exclusiva em Portugal.

A NOS também se encontra a fazer cobertura nalgumas cidades e vilas com a expansão de rede de fibra óptica deles, e no entanto não deixa de investir. Suponho que o investimento da NOS seja superior que o investimento de um ISP de Powerline...

Relativamente a interferências, há pessoas que queriam o serviço na mesma por não terem outra alternativa.

Nos EUA existem operadores de powerline bastante activos no mercado, assim como com boas quotas de mercado...

Podes colocar sites desses operadores? tenho curiosidade para ver as velocidades/preços.
 
Back
Topo