1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ISP's TS/PUA/etc

Discussão em 'ISPs' iniciada por xupetas, 29 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1264)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. xupetas

    xupetas Banido

    Olá a todos,

    Algum tempo atrás a Comcast introduziu uma noção extremamente interessante ao nível financeiro mas pouco interessante ao nível do cliente final: o PUA

    O PUA ou politica de utilização aceitável, basicamente introduz limites aleatórios para ligações de banda larga (limites não definidos) para a utilização que se faz através de um sistema chamando/desenvolvido pela sandvine.
    O resultado prático para o utilizador final consiste caso quebre algum limite (não definido) é um QOS mais agressivo que lhe basicamente lhe atrofia a ligação.

    O resultado pratico para a empresa que vende o serviço é conseguir vender mais banda do que tem capacidade de gerir/oferecer na pratica. No ponto de vista de muitos economistas esta é uma forma embora legal, pouco clara e pouco honesta de fazer negócio.

    O que me leva por sua vez a fazer este post:

    Ao efectuar o controle do PUA, os ISP's introduzem "lixo" nas ligações através de um dump massivo de pacotes marcados por "RST" nas ligações das células/DSLAM's ao cliente final
    Embora isto seja totalmente legal, na pratica, para quem esteja na mesma célula de um prevaricador significa que irá ter o serviço com problemas pois os RST's também lhe irão chegar, alem do equipamento activo end-point do ISP ficar estupidamente lento.
    Se isto acontecer onde existem 4 ou 5 leechers na mesma célula/DSLAM o resultado será uma ligação a net impossível para todos que utilizem aquele ponto de acesso (lenta, com lag, sem fiabilidade final).
    Na pratica se o PUA/TS não tivesse activo e mesmo que o download estivesse no máximo nunca se notaria quebra de velocidade ou lag.

    E antes que os zealots de DRM e afins venham aqui gritar "morte aos leechers" lembrem-se que pode haver na vossa zona empresas que estão marcadas pelo PUA, e que embora não efectuem leeching podem ter quantidades monstruosas de tráfego por mes.
    As ditas empresas recebem RST's que acabam por prejudicar todos no access point.

    Existe no entanto forma de controlar a quantidade de RST's que são recebidos e descarregar carga dos end points de rede para os activos em casa dos clientes.

    O resultado disto é uma navegação mais fiável para todos e uma bênção para quem goste de sacar em demasia.

    Para quem queria ler mais sobre este assunto:

    http://www.sandvine.com/
    http://en.wikipedia.org/wiki/Sandvine


    Este post é uma explicação de como as coisas funcionam e não é incitamento à pirataria, ao linchamento dos ISP's em Pt e afins :)

    Ps: e sim.... basta ler :)
     
    Última edição pelo moderador: 30 de Abril de 2008
  2. NotoriousXavi

    NotoriousXavi Power Member

    Este PUA é utilizado por que empresas em Portugal?
     
  3. Locke

    Locke Power Member

    Pois é, aí está a resposta, mas não sei se reparam, mas eu que estou sob a PUA, reparo, não consigo aceder a esses links sem ser por proxy :lol:



    A senhora netcabo, aplicou-me de novo a PUA, todas as segundas-feiras é certo. E desta vez nem mensagem para o tlm, nem mail, nem telefonema.

    Realmente anseio por uma solução para a PUA, e adoraria ser o primeiro a usá-la. Pois, ver tanto dinheiro gasto em mecanismos de controlo de tráfego para nada era realmente uma bela bofetada naquelas caras. Porque em vez de gastarem dinheiro em melhorarem as redes, preferem gastar em mecanismos de controlo de tráfego e pior, podem parecer menos dispendiosos, mas o barato sai caro e espero que para essas empresas saia muito caro mesmo...
     
  4. xupetas

    xupetas Banido

    a sra netcabo, a sra clix, em breve o sr meo... and the list goes on
     
  5. DbC

    DbC Banido

    Muito interessante. Sticky?
     
  6. yelloboy

    yelloboy Banido

    Lista do Azureus dos ISP´s que fazem traffic shaping onde está incluída a telepac e a tvcabo s.a com 16.62 % de traffic shaping.


    Lista aqui dos Resultados


    Eu tenho telepac (sapo) não noto nenhum abrandamento da minha ligação.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página