1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Isto é normal num scanner?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Freeza, 18 de Março de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1148)

1. Freeza

Freeza Power Member

Bom dia! Comprei ontem um scanner aparentemente muito bom, o Canon LIDE 600F, isto é mega bomba e tal mas... hà uma coisa que acontece e que me está a irritar solenemente. Tanto que se não houver maneira de retirar isto eu vou devolve-lo à loja.

Então é o seguinte, quando estou a scannar um livro ou algo com volumetria, tudo o que não está encostado ao vidro fica desfocado! Por exemplo, um livro, o meio do livro não fica obviamente encostado ao vidro então fica tudo desfocado na zona interior, texto e tudo. É como se o scanner tivesse pouca profundidade de campo.

Podem ver aqui um exemplo que fiz com uma brochura com volume.: [​IMG]

Como podem vez, na zona magenta ta tudo muito bem focado, após umas poucas folhas, na zona cian, o texto ja ta todo desfocado... e para não falar da zona verde... Isto irrita-me mesmo.

Isto é normal? ou é só paranóia minha? É que esta treta foi cara como caraças, e é a 1ª vez que vejo esta coisa a acontecer, e não curto!

Abraço :)

2. caraguatatuba

caraguatatuba Power Member

eu tbem utilizo algumas vezes meu scanner e tbem acontece isso, penso que pode acontecer mais ou menos dependendo da qualidade do scanner e do volume dos livros a scannear... se calhar, podes tentar aumentar a resolução para se ter melhor qualidade

espero ter ajudado de alguma forma

:x2:

3. nothing

nothing Power Member

Isso é normal, para mais em scanners para uso caseiro. Mesmo em scanners a sério é normal isto acontecer. Aliás, nestes, regra geral, só digitalizas folha a folha.

No entanto, na revista da Deco do mês passado (ou de à 2 meses) vinha um comparativo sobre scanners onde um teste que fizeram foi digitalizar objectos com volumetria.

4. Romani48

Romani48 Power Member

TOu ai a ver um "depth of fieldzinho", lol :D

Por acaso no meu scanner da multifunções HP Photosmart C3180 não me ocorre isso, quer dizer só mesmo se for uns 5 centimetros de distancia talvez..

Para meu azar tinha aqui um outro scanner da HP (este não é multifuções é mesmo só scanner) e era uma bomba :P mas não sei porque da noite para o dia (ou melhor de um scan para o outro) deixou de funcionar, a luz ficou parada (e desligada) no meio do scanner, ele nem liga nem é detectado :(

Já substitui os cabos (USB e eneriga) e nada... Ta aqui parado á uns largos meses

Tb não tenho lá muita sorte...
    cumps

5. Freeza

Freeza Power Member

mas aí é que está, este scanner não é um scanner caseiro qualquer, é o topo de gama não empresarial da canon :\

Acho mesmo ridículo esta cena acontecer, se os outros scanners não fizerem isto, eu vou devolve-lo, paguei 170€ por este!

fora isto o scanner é uma mega bomba, tem uma resolução do caneco, e uma fiabilidade de cores mt boa.

Última edição: 18 de Março de 2007
  6. Romani48

Romani48 Power Member

Talvez para uma melhor defenição e detalhe este não permita um grande distanciamento (+ de 2/3cm...)?

manda um mail para a canon ou assim e ve o que respondem...
    cumps

7. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

antigamente era um defeito da canon, e parece que continua... ou achas que as outras marcas são todas parvas em fazer scanners grossos e não todos "sexys" como o teu? alguma coisa se há-de perder :D

experimenta um dos novos hp, como o g4010

8. Freeza

Freeza Power Member

se bem que a profundidade de campo está directamente relacionada com a definição. Mas yah eu acho que vou troca-lo. E alem disso, a cena do "sexy" não tem directamente a ver com o tamanho.

Então que marca/modelo me aconselham?

Última edição: 19 de Março de 2007
  9. Freeza

Freeza Power Member

Já sei porque é que isto acontece, é porque a canon usa um sensor CIS que é uma tecnologia muito recente.

"Contact Image Sensors (CIS) are a relatively recent technological innovation in the field of optical flatbed scanners that are rapidly replacing CCDs in low power and portable applications. As the name implies, CIS's place the image sensor in near direct contact with the object to be scanned in contrast to using mirrors to bounce light to a stationary sensor, as is the case in conventional CCD scanners. A CIS typically consists of linear array of detectors, covered by a focusing lens and flanked by red, green, and blue LEDs for illumination. Usage of LEDs allows the CIS to be highly power efficient, with many scanners being powered through the minimal line voltage supplied via a USB connection. CIS devices typically produce lower image quality compared to CCD devices."

Traduzindo, esta cena funciona bem é encostadinho ao vidro.

10. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

foi o que eu disse... a tecnologia não é recente, a canon já a usa há muito tempo, e sempre teve esse defeito...

como te disse experimenta os novos hp g4010 ou g4050 com 96 bits de cor e bem rápidos :D a diferença de um para o outro é só a cor e a tampa do g4050 que tem uma lâmpada a toda a largura para transparências de vários tamanhos, ao invés da normal "tira" para slides e negativos do g4010.

11. Freeza

Freeza Power Member

Humm ynice, yah eu tava a ver essa serie G4000 e parece-me bem...

Tou a ver 2 da hp e 2 da Epson como hipotese, estando inclinado para o HP G4050, mas ja agora opinem sff.

HP:
    HP Scanjet G4010: ganha pelo output a 96bits e a resolução real igual ao que tenho agora: 4800 x 9600 ppp

HP Scanjet G4050 este acho que é para esquecer pq ja foge mt ao orçamento. e as transparencias fora do formato fotografico 35mm não é essencial.

EPSON:

EPSON Perfection V350 Photo

EPSON Perfection 4180 Photo

Thanks pela ajuda :)

12. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

o hp 4850 está descontinuado, e o epson 4180 creio q tb...

em linha tens a gama G da hp e a gama V da epson, que são constituídas por três modelos cada, mais coisa menos coisa.

de qq modo o 4850 nunca seria mais caro q o G4050 pq:

hp G4010 -> substitui 4850
    hp G4050 -> substitui 4890

13. Freeza

Freeza Power Member

ya tens razão eu é que me enganei! :D

mas em relação ao hp vs epson que te parece? eu tou mt tentado para o HP

Partilhar esta Página