iSwitch - Para quem quer mudar

Ando á uns dias para dar as minhas sugestões.
Gosto imenso do fundo preto mas a página inicial está muito comprida. Mesmo com uma resolução de 1280x1024 que deve ser o standard actualmente fica muito grande. Talvez reduzindo um pouco cada "janela" ficasse melhor ou então reduzindo o tamanho das letras. Na minha resolução as letras ficam bastante grandes. Imagino que a resoluções inferiores dique ainda maior o que não é necessário. A ideia de com um click ou dois ir parar ao local certo é optima mas se na primeira página se tem que fazer scroll para ver tudo nomeadamente na barra da direita penso que o objectivo não é bem conseguido.
Usar menus que se expandem é uma boa solução mas imagino que dificil de implementar.

Mas o que acho mais deslocado é aquela janela enorme com fundo branco que tem lá o anuncio do site. Não acrescenta nada de novo ao site e não tem nada a haver com o resto.

Falando em guias o melhor que conheço é o do Tao of Mac. Está escrito em inglês mas como o autor é portugues talvez se possa arranjar alguma forma de parceria. Penso que o teu site ganharia com isso.

Em relação a usar uma WIKI... Da minha experiencia as WIKIs são muito funcionais mesmo. Podem poupar muito trabalho. Talvez devas pensar bem se não vale a pena aghora que está o site no inicio. Com o aumento de complexidade e de conteudos um dia podes muito bem achar que deverias ter usado logo desde o início.

De resto excelente. Espero que arranjes tempo para fazer crescer o site e actualizar. É o mais dificil sem dúvida
 
Eu acho que o site para quem o visita pela primeira vez e um bocado confusa a pagina inicial.

Penso também que o site devia ser actualizado mais vezes com novas criticas de software, tutoriais, etc, se calhar ainda não têm muito tempo para o fazer mas é só a minha opinião.

Houve Também outra coisa que achei um pouco inútil, para que é que têm os vários modelos de computadores da apple e quando carregamos neles apenas aumenta a imagem, eu na primeira vez pensava que era uma secção de review desse hardware ou um guia de compra, e não percebo para que têm os modelos descontinuados na minha opinião é inútil para um novato.
Continuem com o bom trabalho estou seguro que o site vai melhorar bastante:)
 
Última edição:
EDIT: Corrigidos problemas de navegabilidade com imagens de modelos :)

--------------------
Borgamix... acertaste num dos meus problemas de navegabilidade... e vou corrigir este facto... é que de facto é mesmo uma crítica ao hardware... não podes é carregar nas imagens... vou corrigir isto... agora tens que carregar nos nomes...
Hoje corrijo isto...
--------------------


Quanto ao actualizar, estou a tentar publicar 2 notícias/tutoriais por semana, mas está difícil. A ideia é reunir os conteúdos de toda a gente, promovendo o espírito de ajuda aqui (e não só) no grupo de mac users....só que o "toda" é que está a sair lentamente...

Quanto ao hardware descontinuado, a ideia será manter a informação do hardware que foi descontinuado por causa das vendas em segunda mão... provavelmente vou mudar o nome mesmo para "hardware em segunda mão"... E outro objectivo é para avisar os mais incautos já que há lojas que ainda vendem modelos com ***** pelo último preço praticado... o que é um roubo...


Agora ao Metro...
A página inicial funciona como um indexador de todo o conteúdo do site, com links para as várias áreas relevantes... é a porta de entrada, e a área a branco é o "blog" onde vou pondo actualizações a todo o site ou notícias que eu ache verdadeiramente relevantes para o novato (estou a tentar fugir aos rumores e notícias obscuras pois disso há muito na internet).

Se reparares na barra da direita os links prinicipais estão logo no topo. A área principal é a dos links directos e acaba com a área pessoal do visitante para fazer a inscrição... O restante trata-se da área de serviço com links úteis, anúncios e a catalogação por categorias ou seja não é a informação essencial... essa é apresentada na primeira página...

O tamanho da letra já está no mínimo (na barra da direita) que é 12 px e já esteve menor, mas houve quem recalmasse por causa das suas definições de ecrã... que já agora está na sua maioria (e é a def menor) em 1024x768 (26%);1440x900 (21%) e no limite 7 visitantes com 1600x1200...

Wiki...wiki... wiki... eu sei que poderá simplificar a organização da informação... mas o que se ganha em organização perco em riqueza visual (templates variados) e flexibilidade nos menus...
Este tema não está esquecido... esta organização está pensada... (falta-me tratar do template), mas acredito que será mais uma área de apoio, do que uma área central de conteúdo de display... Acredito no wiki com a estrutura que o popularizou, uma "wikipedia", uma enciclopédia de referência, mas não como um site de informação mais arrumado... mas prometo que me vou dedicar mais a esta área... Até pode ser que me surpreenda... :)

Mais uma vez muito obrigado... sem a vossa ajuda seria impossível!
JPCarvalhinho
 
Última edição:
Uma dica, nao sei se é possivel, nem tao pouco como implementa-lo, mas não seria mais facil se existisse um mecanismo tipo o dos posts para a zona das entrvistas e tutoriais??

Tipo eu chegava lá queria postar uma entrevista minha, Aparecia um formulario com umas caixas de texto e respondia as perguntas, Punha-se uma foto e voilá. a entrvista era depois posta no site apos verificação do administrador

Pros tutoriais, algo semenhante mas este formulario tinha apenas uma caixa de texto, sendo também necessaria a verificação do admin
 
Como o fork acabou de dizer essa era uma maneira de interagir mais com o utilizador e era tambem uma maneira de "poupar" trabalho a quem esta por tras disso, visto que podiam ser os proprios utilizadores a tratar das coisas e voces so tinham que dizer "ok".

gosto daquela ideia dos aspectos negativos/positivos, ajuda bastante quem nao esta por dentro do assunto. o tamanho da letra para mim ta bom (1024*768)

penso que a unica coisa que mudava era dar realce ao estilo dos links, por exemplo quando tens texto e um link la no meio nao se distingue sem passar o rato por cima (mas isso sao gostos)

na pagina onde listas as lojas todas eu era gajo pa tirar aquela "bola" das listas, ou dar um espacamento da margem do ecra


sendo este o meu primeiro post neste topico deixo aqui os meus parabens! ontem li os 3 ultimos tuturiais de la e gostei bastante
 
[PT]latrine;1360200 disse:
EDIT: Corrigidos problemas de navegabilidade com imagens de modelos :)

--------------------
Borgamix... acertaste num dos meus problemas de navegabilidade... e vou corrigir este facto... é que de facto é mesmo uma crítica ao hardware... não podes é carregar nas imagens... vou corrigir isto... agora tens que carregar nos nomes...
Hoje corrijo isto...
--------------------


Quanto ao actualizar, estou a tentar publicar 2 notícias/tutoriais por semana, mas está difícil. A ideia é reunir os conteúdos de toda a gente, promovendo o espírito de ajuda aqui (e não só) no grupo de mac users....só que o "toda" é que está a sair lentamente...

Quanto ao hardware descontinuado, a ideia será manter a informação do hardware que foi descontinuado por causa das vendas em segunda mão... provavelmente vou mudar o nome mesmo para "hardware em segunda mão"... E outro objectivo é para avisar os mais incautos já que há lojas que ainda vendem modelos com ***** pelo último preço praticado... o que é um roubo...


Agora ao Metro...
A página inicial funciona como um indexador de todo o conteúdo do site, com links para as várias áreas relevantes... é a porta de entrada, e a área a branco é o "blog" onde vou pondo actualizações a todo o site ou notícias que eu ache verdadeiramente relevantes para o novato (estou a tentar fugir aos rumores e notícias obscuras pois disso há muito na internet).

Se reparares na barra da direita os links prinicipais estão logo no topo. A área principal é a dos links directos e acaba com a área pessoal do visitante para fazer a inscrição... O restante trata-se da área de serviço com links úteis, anúncios e a catalogação por categorias ou seja não é a informação essencial... essa é apresentada na primeira página...

O tamanho da letra já está no mínimo (na barra da direita) que é 12 px e já esteve menor, mas houve quem recalmasse por causa das suas definições de ecrã... que já agora está na sua maioria (e é a def menor) em 1024x768 (26%);1440x900 (21%) e no limite 7 visitantes com 1600x1200...

Wiki...wiki... wiki... eu sei que poderá simplificar a organização da informação... mas o que se ganha em organização perco em riqueza visual (templates variados) e flexibilidade nos menus...
Este tema não está esquecido... esta organização está pensada... (falta-me tratar do template), mas acredito que será mais uma área de apoio, do que uma área central de conteúdo de display... Acredito no wiki com a estrutura que o popularizou, uma "wikipedia", uma enciclopédia de referência, mas não como um site de informação mais arrumado... mas prometo que me vou dedicar mais a esta área... Até pode ser que me surpreenda... :)

Mais uma vez muito obrigado... sem a vossa ajuda seria impossível!
JPCarvalhinho

latrine:

Em relação ao blog pelo menos ficar com fundo preto e letras brancas. É que assim não tem mesmo nada a haver com o resto.

O tamanho da letra é do maior que tenho visto em sites. Poderia-se poupar espaço com outra letra. Reforço estas pequenas coisas pq são coisas que se se alteram agora que há pouco conteudo é sempre mais facil mesmo que faças alguma asneira.

A minha recomendação é começar sempre com um papel e um lapis e delinear o que queres mesmo do site. Que ele seja no futuro. Depois disso é mais facil organizar as ideias e não ter mudanças daqui a uns tempos.

A wiki percebo onde queres chegar. Não percebo nada de templates mas possivelmente é capaz de se conseguir fazer um template que gostasses. É que editar, actualizar, criar novas páginas é soberbo.

Penso que não precisava de dizer isto mas ... encara isto como uma opinião construtiva.

As actualizações são sempre complicadas. É que frequentemente não há noticias de jeito e rumores é realmente algo a inventar.

A sugestão de permitir publicar artigos discordo. Devem enviar primeiro e depois a decisão de publicar é sempre tua. A coisa pode funcionar uma ou duas vezes mas se fosse possivel colocar conteudo no site haveria spam diário. Infelizmente a liberdade que a net permite morre à nascença com com algumas atitudes.

Por fim sugeria que pegasses na thread que eu comecei aqui acerca dos programas e acrescentasses, organizasses e colocasses print screens das aplicações.
Criavas um post com isso de seguida passarias a ter por temas e por ai fora de acordo com o aumento do número dos programas.

Para quem muda para Mac é um dos problemas que tem e que o teu site podia ajudar de forma mais organizada que um forum não permite.
 
Metro... Mais uma vez excelent post!

Quanto ao tamanho da letra diz-me qual é o teu browser, ecrã e definição para eu esclarecer isto... pois comparativamente parece-me igual à dimensão usada aqui no forum..

Sobre o fundo branco... vou tentar experimentar com outro aspecto, ou provavelmente um fundo diferente... ou então... criar uma secção genérica só com o Blog... ou mesmo retirá-lo...

Sobre a mudança de aspecto a meio não te preocupes... o expression Engine e o site estão montados com base em templates dentro de templates e css... basta alterar uma coisa e todo o site é actualizado... é que parecendo que não optei por este motor pago mesmo por esta facilidade... :)

Finalmente a tua thread já está debaixo de olho, e vou sem dúvida passar por ela, e usar e descrever mais a fundo cada software que lá está...até porque foi nela que eu conheci alguns dos SWares que eu uso... :)

Mais uma vez THxs..
JP
 
[PT]latrine;1361516 disse:
Metro... Mais uma vez excelent post!

Quanto ao tamanho da letra diz-me qual é o teu browser, ecrã e definição para eu esclarecer isto... pois comparativamente parece-me igual à dimensão usada aqui no forum..

Sobre o fundo branco... vou tentar experimentar com outro aspecto, ou provavelmente um fundo diferente... ou então... criar uma secção genérica só com o Blog... ou mesmo retirá-lo...

Sobre a mudança de aspecto a meio não te preocupes... o expression Engine e o site estão montados com base em templates dentro de templates e css... basta alterar uma coisa e todo o site é actualizado... é que parecendo que não optei por este motor pago mesmo por esta facilidade... :)

Finalmente a tua thread já está debaixo de olho, e vou sem dúvida passar por ela, e usar e descrever mais a fundo cada software que lá está...até porque foi nela que eu conheci alguns dos SWares que eu uso... :)

Mais uma vez THxs..
JP

Tenho 2 monitores TFT de 19'' com resolução 1280x1024
Parece-me é que a letra que escolheste podendo ser do mesmo tamanho que aqui no forum pareça maior. Um bom exeplo é o Times New Roaman e o Arial no Word. Se usares a 12 o Arial ocupa mais espaço. É bom quando o trabalho é pequeno :D

Coloquei um print screen do teu post e do site aqui por estes lados:)

O Blog ficar à parte soa bem. Eu experimentava isso.

Os CMS são realmente algo brutal. Eu se tivesse mãos e tempo apostava no Drupal. Grandes sites usam Drupal pelo que não há muito que enganar.

Parece-me excelente ires desfiando os vários programas.
Podem dar um excelente post no blog e depois ficarem compilados num guia divididos por temas e afins.






Edit:
Na imagem não fica tanto o aspecto como me parecia. Talvez seja os espaços que existem entre secções que possa ser optimizado.

Pode ser que haja algém com outras sugestões. Estou a lembrar-me algum tipo de efeito entre as várias secções. Gosto muito como temos no site do Portugal@Folding. Não fui eu que fiz pelo que sou insuspeito :)
 
Última edição:
Andava mais uma vez no iswitch quando reparai que os tutoriais poderiam estar divididos em lidos e não lidos por conta de utilizador, por exemplo eu já li todos apareceriam todos na secção lidos ou com uma cor que identifica-se que já o li, e se um amigo meu entra-se na sua conta e ainda não tinha lido 3 deles esses 3 estariam noutra cor ou noutra secção como já referi
 
muito obrigado... Já está lá um commentzito :)

Borgamix... isso já envoolve alguma programaçãoq eu eu não domino... normalmente por simplificação fica é o link navegado com uma cor diferente... mas a ideia não é desinteresante de todo... mas teria que ter um input qualquer a dizer que já tinhas lido...senão sempre que fizesses reset ao browser perdias toda ahistória..

mas a ideia é simpática!
 
Última edição:
[PT]Latrine

Queria só dizer que elogio bastante o teu trabalho, a tua iniciativa e o esforço, o que faz de ti um tipo bastante corajoso :x2:

Bom isto tudo para dizer que tanto eu como muitos utilizadores (pelo menos pronuncio-me lol) estamos gratificados em ter e usufruir de uma oferta, tão boa ao nível do conhecimento como é esse teu site! Parabéns e bom trabalho porque este projecto tem pernas pra andar... :):wow:

Cumps Juan Baptista
 
Muito obrigado, mas volto a frisar que tenho tido muita ajuda da malta aqui do forum e de outros sites da especialidade que me têm autorizado a utilização de conteúdos "formativos" ou a sua tradução!

Cumps
JPC
 
Back
Topo