itanium 2???

timber

Zwame Advisor
no trabalho corro uma aplicaçao feita in-house que basicamente faz optimização numerica atraves do simplex ou seja iteraçoes e matrizes a dar com um pau
como o "meu" pc nao vai la (P4 1.8 willy) tive ai uma workstation hp (um pc catita ...) emprestada pela hp com um P4c 2.8 que nao foi suficientemente satisfatoria em rapidez. no entanto ate me surpreendeu porque foi praticamente duas vezes mais rapida que o 1.8. provavelmente a diferença estara na cache do nw e no FSB. mas pronto isso nao interessa.
agora vem para ai um servidor itanium 2 1,5 Ghz 6 Mb cache L2 tb emprestado pela hp para ver ser corre bem. como devem imaginar em caso de compra nao e assim bem barato. alguem conhece alguma coisa deste processador?
a recompilaçao do codigo nao e problema. acham que e preciso reescrever o codigo tendo em conta o itanium ou uma recompilaçao faz o serviço? provavelmente dependera do codigo.... Isto esta programado em Fortran 90.
nao tou com muita vontade de ficar associado a uma compra idiota e esta do itanium 2 cheira-me a isso a milhas. eu no fundo estas *****s nao me interessam para nada. Os resultados do programa e que me interessam. tudo o que for comprado vira da hp por isso nem vale a pena sugerir coisas diferentes. a HP vende opterons? Serao uma melhor opçao?
obrigado por qq informaçao
 
Última edição:
ACHO que a HP por enquanto não vende Opterons ( pelo menos até o Intanic não se afundar ainda mais.. )

Quanto ao código, basta uma recompilação, mas os resultados não vão por aí além...

Finalmente em termos de desempenho, depende muito do Itanium em específico que estás a falar, se for esse a 1,5ghz com os 6MB cache, vais ter um desempenho MUITO superior ao P4 2.8, mas em quanto é dificil de dizer, o mesmo se pode dizer em relação ao Opteron.

O preço dos Itanium é que é perfeitamente abusivo, e essa é uma das razões pelas quais não há comparações em termos de desempenhos.

Agora há uma coisa a ter em conta: o sistema de memória do Itanium não é nada de transcendente... e aí pode-se notar alguma falta de largura de banda para a memória... especialmente no simplex.

Já agora, quanto vos vais custar esse bicho, mais que 100 000€ ...?
 
de facto achei aquilo curtinho em largura de banda de memoria
e so DDR 266 ECC
infelizmente nao posso dizer o custo directamente por causa de confidencialidades e isso mas pronto olha um Golf 1.4 e mais caro que o itanium. mas se render em velocidade o dinheiro nao e problema
e suposto vir com o windows 2003. tb vem so para testes.
deu-me um certo gozo dizer ao boss que o meu pc caseiro que na altura era um tbred@2200 mhz quase que apanhava a workstation hp (tinha menos de 5 segundos de diferença para um tempo medio em torno do quarto de hora)
 
Pah, então só tens que o testar e ver se o aumento de velocidade compensa.

Por outro lado não sei era uma boa ideia pedirem um Dual opteron à IBM para testes ( já que eles ainda não têm o quad disponível) em termos de custos deve ser à volta de 30% mais baixo e com maior desempenho.

Mas só para testes.
 
e mesmo isso que vou fazer
quanto a decisao do pc a comprar nao me queria meter muito nisso. nao faço parte da informatica. talvez se depois houver alguma reuniao com esses gajos da informatica mande a dica da ibm ou de outra qq. e praticamente tudo comprada a HP a excepçao de alguns sistemas da sun (claro nao?). talvez tenham algum contrato de exclusividade.
depois logo digo qq coisa do bicho
 
Back
Topo