It'ssss HAMER time

Originally posted by Raptor

Com winxp, win2k, winme e win98 vais dar uso aos hammer? dar uso até poderás dar, mas vantagens, não vejo nenhumas...

Dás tanto uso ao hiperthreading no Winme e Win98 como dás ao hammer, excepto o aumento de rendimento pelo interface de memória...

warlock, tas a meter isso no w2k server...?
Tens licenças suficientes para isso ...?
Convém lembrar que no caso do W2k Server pagas uma licença por cada processador, e nos Xeon c/ hiperthreading pagas a dobrar...
 
Última edição:
licenca por processador ?! no w2k server ?! boa nao sabia disso ... tens certeza ?! a oracle é que tem essas manias, pagas por plataforma por numero de procs etc etc etc,

de qualquer maneira a maquina so tem 1 proc, isto iria dar algumas discussões juridicas mas o facto e que so tem 1 processador fisico.
 
in http://www.microsoft.com/windows2000/server/evaluation/performance/reports/hyperthread.asp
Segue o Doc.

Windows 2000 Server does not distinguish between physical and logical processors on systems enabled with Hyper-Threading Technology; Windows 2000 simply fills out the license limit using the first processors counted by the BIOS. For example, when you launch Windows 2000 Server (4-CPU limit) on a four-way system enabled with Hyper-Threading Technology, Windows will use the first logical processor on each of the four physical processors, as shown in Figure 2; the second logical processor on each physical processor will be unused, because of the 4-CPU license limit. (This assumes the BIOS was written according to Intel specifications. Windows uses the processor count and sequence indicated by the BIOS.)

When examining the processor count provided by the BIOS, Windows .NET Server distinguishes between logical and physical processors, regardless of how they are counted by the BIOS. This provides a powerful advantage over Windows 2000, in that Windows .NET Server only treats physical processors as counting against the license limit. For example, if you launch Windows .NET Standard Server (2-CPU limit) on a two-way system enabled with Hyper-Threading Technology, Windows will use all four logical processors, as shown in Figure 4.

in ace's hardware:

Conversely, Windows .NET Server distinguishes between physical and logical CPUs and assigns licenses accordingly. This means that a system with four CPU licenses can run with up to eight logical processors. Furthermore, the newer OS is expected to better take advantage of HyperThreading than Windows 2000, delivering "positive performance gains," though this particular document does not disclose the details of such optimizations.
 
A AMD que se despache a "enfiar" o HiperThreading nos seus Opterons, senão está não só a desperdiçar performance "gratuita" como tem menos um "sininho & apito" para usar no seu marketing.
 
Originally posted by Zealot
A AMD que se despache a "enfiar" o HiperThreading nos seus Opterons, senão está não só a desperdiçar performance "gratuita" como tem menos um "sininho & apito" para usar no seu marketing.

Eheh, tradução à letra de "bell and whistle" :P

Mas realmente é verdade, se a AMD não puser o Hyper-Threading, vai perder muita clientela que só olha para o nº de features e quem quer mais performance a baixo custo (todos!!!!) Eles que se apressem...
 
Se não me engano (provavelmente tou enganado) o HT, assim como o SSE2, estão patenteados pela Intel ... o que levaria a um aumento de custos .... os Barton ainda na têm instruções SSE2 por isso ... os proximos processadores é que axu k já vão poder ter ....
 
Originally posted by Madril
Se não me engano (provavelmente tou enganado) o HT,

HyperThreading é apenas uma buzzword de marketing para SMT que obviamente não é patenteado por ninguém. mas já que continuam a focar isso, convém lembrar que os HT só é usado em tarefas computacionalemente pouco intensivas, porque caso contrário baixa o desempenho...

Mas enfim, o marketing da intel vence por estas bandas...
 
Originally posted by Tafinho
HyperThreading é apenas uma buzzword de marketing para SMT que obviamente não é patenteado por ninguém. mas já que continuam a focar isso, convém lembrar que os HT só é usado em tarefas computacionalemente pouco intensivas, porque caso contrário baixa o desempenho...

Mas enfim, o marketing da intel vence por estas bandas...

Pá Tafinho não sabia! Ainda bem que cá estás para ensinar o pessoal! :)
Mas mesmo assim se o Windows.Net tiver alguma optimização para o HThreading como prometem, as coisas podem mudar um bocadinho. É esperar para ver.
 
Originally posted by Tafinho
HyperThreading é apenas uma buzzword de marketing para SMT que obviamente não é patenteado por ninguém. mas já que continuam a focar isso, convém lembrar que os HT só é usado em tarefas computacionalemente pouco intensivas, porque caso contrário baixa o desempenho...

Mas enfim, o marketing da intel vence por estas bandas...

Realmente, agora que falas nisso, veio-me à memória benchmarks do P4 3.06HT que fizeram não sei em que site, que mostrava que com o Hyper-Threading ligado a performance em JOGOS descia... 8o

Realcei o "jogos" porque não tenho a certeza quanto a CAD...
 
Originally posted by Meqif
Realmente, agora que falas nisso, veio-me à memória benchmarks do P4 3.06HT que fizeram não sei em que site, que mostrava que com o Hyper-Threading ligado a performance em JOGOS descia... 8o


Em jogos...?
Quase todos descem...
Onde se nota um aumento GRANDE de desempenho é em coisas tipo Officemark, que é completamente inútil e TEORICAMENTE em servidores em Java, mas que ainda não vi resultados.
Em coisas tipo bases de dados e calculo cientifico a baixa de desempenho é da ordem dos 30%...
 
Presta atenção ao que disse no fim do post:
Realcei o "jogos" porque não tenho a certeza quanto a CAD...
porque um pc que não é para jogos nem para CAD, não tem de certeza um CPU com HT. Tou a ver, computadores de escritório que só correm o Office a terem ganhos VISIVEIS por causa do HT...

Bah, tens razão o marketing da Intel faz lavagens cerebrais...
 
Com o HT ... se na me engano notas diferença ao por exemplo ... tar a trabalhar no word e dp abrires varias janelas de tipo winamp, internet e isso que notas k abre mt mais depressa pk na ta a espera k akabe de fazer o outro processo ... faz ao mm tempo ...
 
Se queres saber, eu não noto um delay significativo ao fazer isso (>1s)(serei o único?) Mesmo com o meu P3 não tinha problemas desse género... :D
 
haaaaaa

"Windows will use the first logical processor on each of the four physical processors, as shown in Figure 2; the second logical processor on each physical processor will be unused, because of the 4-CPU license limit."

nao ha qualquer tipo de licenciamento a nivel de numero de processadores, o 2000 server normal usa so ate 4, se queres usar mais processadores usas o 2000 advanced server ou o datacenter server.

ao nivel do ht temos o problema tipo de quem tem plataformas com mais de um processador, 99% do software basicamente não usa nem sabe o que é isso, para termos ganhos a serio no ht temos de esperar pela nova geração de apps e jogos, visto que são necessarias modificações ao nivel do codigo para usar smp em geral e para optimizar para o que a intel usa.

um proc ht hoje nao vai dar a um utilizador caseiro grandes ganhos

claro que eu gostava de ter um JA ! hee hee é a rebarba
 
Originally posted by WarLock
visto que são necessarias modificações ao nivel do codigo para usar smp em geral e para optimizar para o que a intel usa.

SMT != SMP

o HP `e SMT ...

Quanto as licensas foi aquilo que arranjei, mas ha mais umas coisinhas que nao estao ali muito bem explicadas...

E depois ha claro, as aplicacoes que obviamente tem os seus proprios licenciamentos...
 
Tafinho,

Estas enganado quanto às licenças dos Win2000 Server terem alguma relação com a quantidade de processadores. A unica questão é q consoante as versões do win2000 varia o suporte em quantidade de processadores mas não precisas de ter licenças por cada processador, lógico ou físico. Ninguem te chateia se puseres o Win2000 numa máquina com 8 cpu's, o prob e q ele so vai detectar e funcionar com 4. O q citaste ate da uma boa ideia disso.

Aparte disso há ainda a quantidade de licenças q os servers podem dar ou não, qd configurados em "Per Server" ou "Per Seat" no Licensing.

[[]]
 
Raptor: a vantagem do hammer está aí mesmo. Tanto come 32 bits como 64 bits, quase simultaneamente.

Logo consegue correr aplicações 64 bits dentro dum OS 32bits na maior.
 
Originally posted by SilveRRIng
Tafinho,

Estas enganado quanto às licenças dos Win2000 Server terem alguma relação com a quantidade de processadores. A unica questão é q consoante as versões do win2000 varia o suporte em quantidade de processadores mas não precisas de ter licenças por cada processador, lógico ou físico. Ninguem te chateia se puseres o Win2000 numa máquina com 8 cpu's, o prob e q ele so vai detectar e funcionar com 4. O q citaste ate da uma boa ideia disso.

Aparte disso há ainda a quantidade de licenças q os servers podem dar ou não, qd configurados em "Per Server" ou "Per Seat" no Licensing.

[[]]

Tem calma que as coisas não são assim tão lineares...

Primeiro, para as versões "baixas" do w2k server, pagas a licensa e tens de pagar também as licensas para cada utilizador...

Mas para as versões mais altas (leia-se Datacenter) tens esta pérola do site da Micro$oft:

The minimum license is 4 processors on an 8 processor capable computer. A license can be bought for a range of configurations: 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28 or 32 processors. Customers may also upgrade in increments of four processor licenses as needed. The Windows 2000 Datacenter Server license includes five Client Access Licenses (CALs). In addition to these software licenses, Windows 2000 Datacenter Server will have updateable subscriptions available from the OEM.

Bem me parecia que não tinha sonhado com aquilo...
 
de qualquer maneira penso que se for so licenciado para 4 procs so usa 4 e não 8 fisicos da maquina.


como tal ate posso ter 16 processadores que não estou a infringir licenciamentos.


ja o sql server da m$ tb e licenciado a numero de procs tb, tudo o que e oracle tb e preciso atenção ...
 
Back
Topo