iuridgaf

iuridgaf

Power Member
Para destoar das várias galerias de fotografias tiradas com câmaras DSLR e afins já presentes, decidi criar uma galeria com fotos que vou tirando no meu quotidiano com a humilde câmara de 8MP do meu telemóvel. Apesar de gostar bastante de fotografia, não sou de maneira alguma profissional (nem tenho os recursos para isso).
Estas são apenas capturas de coisas aleatórias que vejo no dia-a-dia, com uma pequena edição de imagem simples. Nada de trabalhoso.

Fiquem à vontade para deixar dicas de como obter melhores resultados, tendo em conta os recursos que tenho à disposição (8MP, HDR, focagem macro, etc)

 
Última edição:
pNDEIL.png
Esmzm5.png
sw1Uv8.png

#01 Abandono
#02 Sinais
#03 Árvores da avenida


pnBg1zBNp
ZKs82C.png
PDXypo.png

#04 Colosso
#05 As rosas da Ti Júlia
#06 Cérbero
 
Deixo aqui algumas com um anito, aquando uma viagem ao Norte (Porto e Braga)


#10 Azulejo @ Estação Ferroviária do Porto, São Bento


#11 As Varandas da Baixa do Porto


#12 Do Porto a Gaia @ Ponte Luís I


#13 Sameiro @ Santuário do Sameiro, Braga


#14 Estalactites @ Bom Jesus do Monte, Braga


#15 Pedra @ Cais da Ribeira
 
Tem de haver uma razão para teres fotografias tortas.

Por norma é para dar dinamismo.

Se não tens um intuito, é desleixo.

Começa a enquadrar segundo linhas rectas que te dão o sentido de orientação.

Pode ser o horizonte ou, neste ultimo caso, as janelas ou portas.

Tens de ter noção que o facto de usares uma grande angular (no caso dos telemóveis anda talvez nos 8mm) vais sofrer alguns problemas de distorção.

O que te vai dificultar a correcta perspectiva de uma fotografia.

Depois pensa o que queres mostrar, compõe de acordo com isso. nesta última estás em linha com a mulher e disparas para o lado, tirando-a do centro.

Tem de estar no centro? Não. Mas então o que está ao centro? O que te interessa?

Na #12 e #13 tens partes cortadas do objecto que estás a fotografar. No sameiro é a ponta da cupula, no barco a haste.

As fotografias das portas estão tortas e têm lixo que não me parece que fosse teu interesse que fizessem parte da fotografia (por exemplo as flores rosa no canto inferior direito na #17).

Continua!
 
Tem de haver uma razão para teres fotografias tortas.

Por norma é para dar dinamismo.

Se não tens um intuito, é desleixo.

Começa a enquadrar segundo linhas rectas que te dão o sentido de orientação.

Pode ser o horizonte ou, neste ultimo caso, as janelas ou portas.

Tens de ter noção que o facto de usares uma grande angular (no caso dos telemóveis anda talvez nos 8mm) vais sofrer alguns problemas de distorção.

O que te vai dificultar a correcta perspectiva de uma fotografia.

Depois pensa o que queres mostrar, compõe de acordo com isso. nesta última estás em linha com a mulher e disparas para o lado, tirando-a do centro.

Tem de estar no centro? Não. Mas então o que está ao centro? O que te interessa?

Na #12 e #13 tens partes cortadas do objecto que estás a fotografar. No sameiro é a ponta da cupula, no barco a haste.

As fotografias das portas estão tortas e têm lixo que não me parece que fosse teu interesse que fizessem parte da fotografia (por exemplo as flores rosa no canto inferior direito na #17).

Continua!
Muitas vezes tiro estas fotos ao andar na rua, são coisas espontâneas, paro, aponto, tento enquadrar o melhor possível, disparo e siga caminho.

Mas entendo o que queres dizer. Vou ter isso em atenção. Obrigado!
 
Back
Topo