Iwill Nforce3 Opteron dual board

Zealot

I quit My Job for Folding
enforcer2.jpg


AT COMDEX, there was an interesting little beastie on display. In April an unnamed person strongly hinted that you would be seeing dual Nforce3 Opteron boards out near the end of the year. They are cutting it really close, but here is an Nforece3 250 based board with not one, but two sockets. Even if you ask me nicely, Iwill not tell you who makes it. µ

Este humor britânico... :-D

Bom, convém que a AMD faça um pressingzinho na nVidia para que esta se despache a lançar a board e a ajudar a combater na cruzada anti-Intel nas empresas. As empresas bem que precisam. :P
 
Hmm.. 2 northbridges e dois conjuntos de memórias ddr.. Nota-se que a nVidia não fez o nforce3 a pensar em multiprocessamento.. Parece uma arquitectura a modos que "improvisada".. Com um set de memórias para cada cpu faz lembrar a Ati Rage Fury MAXX ou as Volari Duo.. Sendo o processamento em paralelo, provavelmente 1Gb de memória será reconhecido apenas como 512Mb.. Penso eu de que..
 
Originally posted by ToTTenTranz
dois conjuntos de memórias ddr..

Tendo em conta que os controladores de memória estão no CPU, faz todo o sentido que os bancos de memória sejam independentes.

...Apesar disso tenho ideia que a grande maioria das boards para multiplos CPU's tem bancos dedicados a cada CPU... :rolleyes:
 
ñ é a maioria... são todas! Acho que é obvio que cada cpu tenha o seu bus independete pra ram.
pode haver caso que haja uma mobo apenas com 1 conjunto de bancos de memória mas metde desses slots pertence a 1 cpu e a outra pertence ao outro.
 
Originally posted by ToTTenTranz
Hmm.. 2 northbridges e dois conjuntos de memórias ddr.. Nota-se que a nVidia não fez o nforce3 a pensar em multiprocessamento.. Parece uma arquitectura a modos que "improvisada".. Com um set de memórias para cada cpu faz lembrar a Ati Rage Fury MAXX ou as Volari Duo.. Sendo o processamento em paralelo, provavelmente 1Gb de memória será reconhecido apenas como 512Mb.. Penso eu de que..

Este post devia ir para o manual de " Como_mandar_postas_de_pescada_à_parva_só_para_dizer_que_se_disse_alguma_coisa"
 
Epah desculpem lá, pensava que todas as boards de 2 cpus só tinham um set de memórias.. A única que usei até hoje foi a bp6 ( http://www.firingsquad.com/media/article_image.asp?fs_article_id=202&pic_id=a ) que só tem uma fila de memórias.. ultimamente para amd ainda só tinha visto uma review da MSI KD7.. que tb só tem uma fila ( http://www.viperlair.com/reviews/cpu_mobo/msi/retired/k7dl.shtml )..

E pelo que tenho andado a ver, só encontrei a Tyan K8W que tem um layout desse género (uma fila de memórias para cada cpu).. mas prontos..

De qualquer maneira, a board parece mesmo ter dois northbridges (a nForce3 não tem southbridge).. daí eu ter estranhado..



Originally posted by Tafinho
Este post devia ir para o manual de " Como_mandar_postas_de_pescada_à_parva_só_para_dizer_que_se_disse_alguma_coisa"


Eu comentei a notícia com base naquilo que sabia. Se o que sabia não era suficiente então correcções ao meu comentário serão sempre benvindas.
A única atitude parva aqui foi a tua já que te deste ao trabalho que fazer um post cujo único objectivo era gozar com o meu comentário, sem acrescentar nada de minimamente útil à discussão.
 
Originally posted by Nemesis11
Só + uma coisa, aquilo não tem pci express.....:)

Vês ToTTenTranz, eu também pensava que a board não tinha PCI Express, mas como não tinha a certeza fiquei calado! Não é Neo? :D
 
ah..........e só mais uma coisa :D

Nem todas as boards dual Opteron têm dois conjuntos de memorias e pelo que percebi só um cpu é que acede directamente à memoria ( posso estar enganado )

MSI K8T Master2-FAR
rev-dualduel-layoutMSIsm.jpg
 
Última edição:
Originally posted by ToTTenTranz
Eu comentei a notícia com base naquilo que sabia. Se o que sabia não era suficiente então correcções ao meu comentário serão sempre benvindas.

Originally posted by Zealot
Vês ToTTenTranz, eu também pensava que a board não tinha PCI Express, mas como não tinha a certeza fiquei calado! Não é Neo?


Preciso de dizer mais alguma coisa...?
 
Originally posted by Nemesis11
Só + uma coisa, aquilo não tem pci express.....:)

Aquelas 3 slots PCI no fundo, têm pelo menos 64 bits, e pela proximidade com o outro Chip que deve ser o PCI-X TUNNEL e não uma northbridge.

PCI express só lá para 2005. Até lá só demos.
 
Tafinho, vais ter pci express antes de 2005.
Pelo roadmap da nVidia e Ati lá para Março do proximo ano teremos as primeiras gráficas Pci express.

Agora, generalização do pci express só muito mais tarde.
 
Só para confirmar o meu post acima em que digo que só um cpu acede aos bancos de memoria quando só há uma "secção" de ddr's.

Ficam aqui as imagens:

rev-tigerk8w-diagramSM.jpg


rev-tigerk8w-thunderdiagramSM.jpg


What Tyan has done with the less-expensive Tiger K8W is neutered this memory design in a way. Instead of having each CPU control its own memory banks, only one of the CPU's on the Tiger K8W actually addresses memory. The first CPU on the motherboard has a dual channel DDR interface to the system's memory, while the secondary CPU does not control any memory at all. Instead, it sends requests for memory through the first CPU's bus, which leads to the term "shared memory bus". In this situation, dual Opteron CPU's only have peak bandwidth levels of 6.4 GB/s, instead of the expected 12.8 GB/s.
 
Com Opterons pode-se ter 2 bancos de memória
um para cada CPU ou apenas 1 banco partilhado pelos 2 CPU's

Algumas das primeiras boards apenas tinham memória partilhada.
É óbvio que idealmente cada cpu deve ter a sua memóriazita.

Boas imagens nemesis. Explicam tudo.
 
Ups....................















Realmente mais valia ter feito um coi de investigação 1º antes de mandar aquela calinada, mas eu juro a pés juntos que todas as mobos dual que vi até hj tiham 2 sets de ram.
Btw, essa de só 1 cpu ter acesso exclusivo á ram deve mandar cá um hit na performance que deve ser coisa linda.
Hum......... agora pensando melhor..... o PIV com o HT activado é quase igual a a sistema dual e só tem 1 set de slots pra ram..... realmente ñ me lembrei dessa :sad:
 
Originally posted by NeoToPower


Btw, essa de só 1 cpu ter acesso exclusivo á ram deve mandar cá um hit na performance que deve ser coisa linda.

Depende do SO...
Se for como no caso da Review onde está a imagem que o Nemesis usou(e cuja pessoa que escreveu aquilo não percebe daquilo que fala), o windowze XP o hit é MUITO baixo. menos de 3%...

Se for usado um SO decente, linux ou Windoze 2003, é cerca de 50%, mas também é 100% mais alto que em windozeXP...

Por causa do suporte à NUMA.
 
Back
Topo