1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

iWORK08

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por MacNabo, 7 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1838)

1. MacNabo

MacNabo Power Member

Pior ou melhor que o Office da Microsoft?? Já vi que a função Pivot Table do Excel não tem correspondente no numbers, mas e o resto??
    AL

2. lluis

lluis Power Member

Isso já foi discutido aqui, mas com outros contornos.

O Numbers apareceu há pouco tempo.

Em termos comparativos o Numbers é uma criança, o Excel um Casablanca!!!!

As coisas invertem-se quando comparamos o Powerpoint com Keynote.

No Word e Pages andam ela por ela.

3. pointless

pointless Power Member

discordo quando comparas word e pages. Dois programas com orientações e objectivos completamente distintos que, por acaso, têm algumas funções comuns.

De resto, é como disseste.

4. engcris

engcris Power Member

- Julgo que neste ponto muitos concordarão comigo e é uma coisa que não divide muito as opiniões: Não há rival para o Excel... [coisa que eu SEI :) não "ouvi dizer" nem "penso que"]
    Claro que para funções mais simples... o numbers serve perfeitamente e até já "faz umas coisas"!

- Já o Keynote vs Power Point ou Pages vs Word divide opiniões com mil e um critérios, vantagens e desvantagens...

5. rantamplan

rantamplan Power Member

Utilizei mto o Iwork e acho que tem qualidades e defeitos.

(1) Excel vs Numbers: como um user anterior disse, é como comparar um miúdo com um Casablanca. Mas para funções mais simples até o acho + acessível do que o Excel.

(2) Word vs Pages: creio que são de uma forma geral equivalentes, embora continue a achar o Word mais prático. Tem alguns pormenores que o fazem mais fácil de utilizar. Mas de uma forma geral sao equivalentes.

(3) Powerpoint vs Keynote: neste caso o Keynote ganha a léguas de distância!

Apenas critico a Apple por uma coisa: continua a dar uma no cravo e outra na ferradura. Não sei por que é que não permite guardar os documentos directamente em formato .doc ; .xls e -ppt. Não compreendo por que é que obriga as pessoas a fazerem um export, obrigando na prática a ter duas séries distintas de documentos. Para quem trabalha em equipa ou trabalha em casa num Mac e no escritório num Office acaba por ser mto confuso. Isso dá clientes de bandeja à Microsoft.

Se o Iwork pudesse guardar os docs directamente num formato que pudesse ser lido por todos (ao invés de obrigar as pessoas a exportar) então ganharia de goleada ao Office nos computadores Apple, pois são mto fáceis e agradaveis de usar.

6. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

mmm Isto é mais uma guerra de formatos que a APple optou por não seguir a MSoft. Dá.-te a opção mas não fica "presa" ao formato proprietário da MS.

É que parece que não mas este formato é totalmente fechado, seobre o qual tem sido um excelente trabalho de "compatibilização" por parte tanto da Apple como da iniciativa OpenOFfice. É que conseguiram já um bom nível de compatibilidade com algo que à partida nem deveriam saber como funciona, j´aque a MS nunca abriu este código a ninguém (por forma a conseguir manter o controlo sobre este mercado).

Se o DOCX (novo formato) da MS for aprovado como standard aberto quase na certa que passará a ser completamente compatível... Creio que o mesmo se passou com o opendoc (OPEN OFFICE) (nunca usei, e não tenho aquio mac para confirmar)

Última edição: 8 de Janeiro de 2008
  7. rui_mac

rui_mac Power Member

Não estou a perceber. Querias que o formato de gravação do Keynote, por exemplo, fosse .ppt e não .key?
    É o mesmo que dizer que o melhor era o Photoshop gravar em TIFF e não em PSD, porque o TIFF é o formato mais utilizado em artes gráficas.
    Já agora, o .pps é um formato nativo do PowerPoint e o PowerPoint não faz nem metade do que o Keynote faz. Como é que num ficheiro .pps se gravavam as estruturas de dados de um ficheiro Keynote? A Apple teria de "obrigar" a Microsoft a alterar a estrutura de formato dos ficheiros .pps
    TODOS os programas gravam no seu formato nativo. Se queres que grave num formato que não é dele, exportas. Por exemplo, o FreeHand grava em formato FreeHand. Num ficheiro FreeHand eu posso fazer gradientes cónicos e ele, claro está, grava um ficheiro que tem essa informação. Se quero gravar em formato Illustrator (que apenas faz gradientes lineares e circulares) tenho de exportar. O formato Illustrator é um formato muito mais utilizado e universal que o formato FreeHand mas não consegue guardar todas as características possíveis de um ficheiro FreeHand.
    Portanto, não percebo duas coisas:

- Como é que se podia fazer uma aplicação X gravar, por omissão, no formato de uma aplicação Y (que, ainda por cima, não tem todas as características dessa mesma aplicação X, logo torna-se de todo inviável)

- Qual é a dificuldade de exportar. Está à mesmo distância do Save e é a prática comum em todas as aplicações, para gravar em formatos não-nativos.

Rui Batista

8. rantamplan

rantamplan Power Member

Eu compreendo aquilo que dizeis. Mas reparem:

(1) estamos a falar em formatos de texto (.doc), logo a informação necessária não atinge nem metade do nível de complexidade dos documentos de artes gráficas.

(2) apesar de a Msoft manter direitos proprietários sobre o formato (comercialização é a única coisa em que a Msoft foi boa) há imensos processadores de texto que utilizam o formato .doc imediatamente, logo não pode ser assim tão obscuro o formato.

(3) se dá para exportar para .doc por que não gravar directamente? o resultado final é o mesmo e é a melhor opção para quem trabalha em grupos de trabalho (em que o mesmo documento circula sucessivamente por diversas pessoas) ou quem trabalha em mac em casa e em pc no escritório.

(4) concedo naquilo que dizes relativamente ao formato .key. falha minha!

9. rui_mac

rui_mac Power Member

Não se trata de um formato simples de texto. Repara bem naquilo que podes incluir num documento Pages:

http://www.ruimac.com/movies/pages01.mov

Achas que um documento .doc podia guardar aquilo que vês no filme, com o mesmo grau de qualidade e informação?
    E dizes que há imensos processadores de texto que usam o formato .doc imediatamente. Eu não conheço assim tantos. De facto, tirando o Word e talvez o WordPad, não conheço nenhum. A quais te referes?

Rui Batista

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Btw, peço desculpa pelo offtopic, mas que programa usas para os screencasts?

11. rui_mac

rui_mac Power Member

Uso o iShowU para certas coisas e o SnapzPro para as ocasionais situações em que o iShowU não funciona tão bem. Mas uso o iShowU 90% das vezes.

Rui Batista

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Ok. Tenho 3 ou 4 instalados em versão demo e ando a ver se me decido por um, mas realmente a minha escolha ia ou para esse ou para o screencast, mas este é mais barato :D

Obrigado.

13. rantamplan

rantamplan Power Member

Realmente a tua observação está mto boa. Mas mantenho o que digo pelos seguintes motivos:

(1) o Pages não é em rigor apenas um processador de texto mas uma ferramenta de edição de texto; compreendo que para o pessoal das artes gráficas seja fabuloso mas para uma pessoa que queira somente escrever relatórios, a maior parte daquelas funcionalidades são dispensáveis.

(2) apesar de não haver tantos processadores de texto a correrem o formato .doc a esmagadora maioria dos computadores está equipado com um que corre, na maior parte das vezes o nhacanhacasoft Word. Para quem quer escrever relatórios, a funcionalidade mais importante é a distribuição, ou seja, a capacidade de a maior parte das pessoas ser capaz de ler o meu documento!

14. rui_mac

rui_mac Power Member

Já agora, quantos processadores de texto conheces que, fazendo simplesmente um Save (sem ter de escolher um modo de gravação alternativo), gravam em formato .doc ?

Refiro-me a, escreveres um texto num documento Untitled e, premindo Ctrl+S ele abre uma caixa que, escrevendo simplemente um nome, ele grava um ficheiro nome.doc

Rui Batista

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Olha que até são bastantes ... tens o MS Word, tens o ... humm ... o ... pera lá ... :sad:

16. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Só discordo de uma coisa quanto a isto... ios processadores de texto não utilizam o formato doc, pois este é do desconhecimento de todos como já te disse... O que eles fazem é "importar" para o seu modelo nativo de dados, e permitem ter como prédefinição o gravar como .doc, que não é mais do que exportar.

Partilhar esta Página