1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

iWork'09

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por lluis, 7 de Janeiro de 2009. (Respostas: 72; Visualizações: 17687)

1. lluis

lluis Power Member

2. Falcon23

Falcon23 Power Member

O que posso dizer para já.... finalmente vem em português! :x2:

Ainda não mexi muito nele mas o full screen do pages pode ser útil. O keynote parece estar brilhante (como sempre). No numbers nunca mexi por isso não posso dizer nada. Ainda tenho que experimentar o iWork.com

3. HAVM

HAVM Power Member

Tem alguma definição que torne os ficheiros do iWork compatíveis com o office windows ou para se fazer ficheiros compatíveis é com o office para mac?

Já agora as diferentes são muitas entre office para mac e iLife?

Cumps

Nota: desculpem a duplicação da localização, mas li iLife e não iWork...

Última edição: 7 de Janeiro de 2009
  4. ruimoura

ruimoura Power Member

Primeira experiência com o iWork.com com alguns conhecidos (quase todos daqui do fórum):

Está muito bom :), mas ainda tem muito pouco de colaborativo. Vamos ver como avança esta coisa, mas promete.

5. Falcon23

Falcon23 Power Member

Os ficheiros do office para mac têm o mesmo formato que os do office para windows. O iWork pode gravar em .doc e abre ficheiros tanto do office 2007 como dos anteriores (embora possam ficar ligeiramente desfigurados).

6. Ofenza

Ofenza Power Member

Também estive a experimentar isso e, se juntarem ao MobileMe e acrescentarem funcionalidades que permitam a colaboração de várias pessoas no documento fica perfeito.

E sim, finalmente em português! Muito importante para pessoas como a minha maninha que é nova nos macs e usava o word por ser o mais familiar, apesar de em inglês. Assim vai usar o iWork. Melhor (a meu ver) e mais barato. :D

7. HAVM

HAVM Power Member

E o keynote [penso ser este o programa de fazer apresentações] grava ficheiros em .ppt [97-2003] e .xppt [2007]?

Isso das desfigurações ligeiras acontece algumas vezes quando quando faço trabalhos em office 2007 e em 2003, por isso já estou de certa forma habitado... Mas tenho de ver experimentar trabalhar um pouco com iWork para ver como é o interface.

Cumps

8. lluis

lluis Power Member

Alguém sabe como posso "controlar" uma apresentação keynote com o meu ipod touch 2G.

Queria usar só para experimentar, já que o comando do Macbook é suficiente.

A rede que quero usar é da escola, na qual consigo aceder via Macbook e ipod touch sem qualquer problema ou limitação.

Por isso, como faço o macbook e o ipod touch comunicarem sem fios entre si?

9. syMMys

syMMys Banido

ambos têm que estar na mesma rede local.

Podes testar criando uma wireless Computer-to-Computer "Network" (adhoc) no teu Macbook e ligares a ela o teu iPhone.

10. lluis

lluis Power Member

Obrigado.

Mas será que podes ser mais específico.

Sou um zero em redes.

11. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Podes sempre exportar mas preparate para teres problemas. E muitos se for uma apresentação grande com transições e afins que fazem num programa no outro vai dar barraca.

12. HAVM

HAVM Power Member

Então vou mesmo apostar no Office para Mac. Os apresentações que faço e os trabalhos em word não são muito complexos.

Cumps

13. MPMachado

MPMachado Power Member

Ainda cheguei a utilizar o iWork'08 que gostei bastante.

Já tenho a trial do 09, mas ainda não testei o suficiente, de qualquer forma, gosto mais de trabalhar no pages que no Word. Acontece que tudo que é ensino em Portugal depende do Office, por isso depende do tipo de ficheiro que tiver que apresentar no final. Se for Doc, XLS ou PPT, ai é melhor usar o office, para no final não haver surpresas. Se pedirem apenas um pdf, ou a apresentação for na minha maquina, ai não tenho duvidas e uso o iWork. Com menos trabalho conseguimos produzir a mesma coisa, com melhor apresentação...

14. dozy

dozy Power Member

Eu ainda não me consegui habituar ao Pages. Acho que falta sempre qualquer coisa e no word encontro sempre o que preciso. Mas é capaz de ser uma questão de hábito, já que nunca perdi muito tempo com o Pages.
    Já o Keynote arrasa o Powerpoint, sem qualquer problema. As animações agora no '09 estão ainda mais brutais. Fazem-se apresentações mais bonitas, com mais facilidade e em menos tempo. Adoro o Keynote.
    O Numbers não tem hipótese com o Excel.

15. OubeLa

OubeLa Power Member

Tens que fazer download da App para o iPhone/iPod na APP Store. Atenção que custa 0,79€

16. rantamplan

rantamplan Power Member

Estive a trabalhar um pouco com o Pages e são estas as minhas primeiras impressões: é um pouco mais do mesmo e sem grandes inovações.

(1) compatibilidade - ignoro se é por motivos legais mas o Pages teima em não dar a hipótese de salvar um documento directamente em formato .doc. Eu sei que o formato deles é superior para edição de texto mas para quem tem simplesmente que bater tecla o .doc é indispensável por questões de compatibilidade. A opção "save copy as" mais não é do que uma forma de fazer automaticamente um export obrigando a manter várias versões do mesmo ficheiro.

(2) bases de dados - é de louvar a integração com o Endnote X2. O Pages necessitava de uma base de dados automática que concorresse com o Cite while you write do Word. O Bookends já tinha tomado essa iniciativa mas a integração com o endnote é de facto fabulosa. Apenas tenho pena de ter a versão X1 mas uma actualização não fica caro. Faltava apenas um script para integrar com o Bibdesk. Apesar de o site a Apple distribuir um gratuitamente nunca o consegui pôr a funcionar (nem conheço ninguém que tenha conseguido).

(3) Restante - de resto não notei modificações profundas com a excepção de alguns floreados destinados a tornar o editor mais bonito. O layout mantém-se assim como o grosso das funcionalidades. Não é uma revolução mas uma pequena evolução.

Conclusão: apesar das novidades positivas o Pages continua a ser essencialmente uma ferramenta de edição de texto e não de redação de texto. As questões de compatibilidade foram melhoradas mas continuam abaixo de optimas. É de saudar a integração com o Endnote. Para quem tem que bater texto o Word continuará o seu império.

17. Ofenza

Ofenza Power Member

Não exploraste o suficiente. :)

18. syMMys

syMMys Banido

Falta também dizer que o Pages é agora compatível com o MathType.

19. avelyra

avelyra Power Member

Acham que, sendo eu um estudante que para o próx ano vai para o 10º ano se desenrasca com o iWork '09?

Provavelmente na minha escola se eu levar o meu pc deixam-me apresentar as coisas no meu pc, logo...

desculpem o off topic.

20. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Não... ele tem razão... isto é um "export" que te obriga a ter a versão .pages onde trabalhas e uma versão .doc para passear entre computadores... se ele alterar a versão doc noutro computador com windows, a versão "original" .pages deixa de ser o master, e lá vamos nós outra vez importar um doc como ficheiro principal que o mais provavel é "perder" alguma coisa.

O que ele queria era abrir um .doc, editar, e gravar .

@avelyra: depende para que área vais... mas em princípio o iwork será o suficiente para 99% das coisas,... a não ser que te peçam algo mais esquisito, como trabalhar sobre uma outra aplicação suportada em access...

Partilhar esta Página