iWork'09

lluis

Power Member
http://www.apple.com/iwork/download-trial/

trial-hero-20090106.png

Experimentem!

Estou a fazer o download neste momento.
 
O que posso dizer para já.... finalmente vem em português! :x2:

Ainda não mexi muito nele mas o full screen do pages pode ser útil. O keynote parece estar brilhante (como sempre). No numbers nunca mexi por isso não posso dizer nada. Ainda tenho que experimentar o iWork.com
 
Tem alguma definição que torne os ficheiros do iWork compatíveis com o office windows ou para se fazer ficheiros compatíveis é com o office para mac?

Já agora as diferentes são muitas entre office para mac e iLife?

Cumps

Nota: desculpem a duplicação da localização, mas li iLife e não iWork...
 
Última edição:
Primeira experiência com o iWork.com com alguns conhecidos (quase todos daqui do fórum):

20090107-fwef558rnkt6h3kp19g71jrwxu.jpg


Está muito bom :), mas ainda tem muito pouco de colaborativo. Vamos ver como avança esta coisa, mas promete.
 
Tem alguma definição que torne os ficheiros do iWork compatíveis com o office windows ou para se fazer ficheiros compatíveis é com o office para mac?

Já agora as diferentes são muitas entre office para mac e iLife?

Cumps

Nota: desculpem a duplicação da localização, mas li iLife e não iWork...

Os ficheiros do office para mac têm o mesmo formato que os do office para windows. O iWork pode gravar em .doc e abre ficheiros tanto do office 2007 como dos anteriores (embora possam ficar ligeiramente desfigurados).
 
Primeira experiência com o iWork.com com alguns conhecidos (quase todos daqui do fórum):

20090107-fwef558rnkt6h3kp19g71jrwxu.jpg


Está muito bom :), mas ainda tem muito pouco de colaborativo. Vamos ver como avança esta coisa, mas promete.

Também estive a experimentar isso e, se juntarem ao MobileMe e acrescentarem funcionalidades que permitam a colaboração de várias pessoas no documento fica perfeito.

E sim, finalmente em português! Muito importante para pessoas como a minha maninha que é nova nos macs e usava o word por ser o mais familiar, apesar de em inglês. Assim vai usar o iWork. Melhor (a meu ver) e mais barato. :D
 
Os ficheiros do office para mac têm o mesmo formato que os do office para windows. O iWork pode gravar em .doc e abre ficheiros tanto do office 2007 como dos anteriores (embora possam ficar ligeiramente desfigurados).

E o keynote [penso ser este o programa de fazer apresentações] grava ficheiros em .ppt [97-2003] e .xppt [2007]?

Isso das desfigurações ligeiras acontece algumas vezes quando quando faço trabalhos em office 2007 e em 2003, por isso já estou de certa forma habitado... Mas tenho de ver experimentar trabalhar um pouco com iWork para ver como é o interface.

Cumps
 
Alguém sabe como posso "controlar" uma apresentação keynote com o meu ipod touch 2G.

imagem1ju0.png

Queria usar só para experimentar, já que o comando do Macbook é suficiente.

A rede que quero usar é da escola, na qual consigo aceder via Macbook e ipod touch sem qualquer problema ou limitação.

Por isso, como faço o macbook e o ipod touch comunicarem sem fios entre si?
 
Alguém sabe como posso "controlar" uma apresentação keynote com o meu ipod touch 2G.

imagem1ju0.png

Queria usar só para experimentar, já que o comando do Macbook é suficiente.

A rede que quero usar é da escola, na qual consigo aceder via Macbook e ipod touch sem qualquer problema ou limitação.

Por isso, como faço o macbook e o ipod touch comunicarem sem fios entre si?

ambos têm que estar na mesma rede local.

Podes testar criando uma wireless Computer-to-Computer "Network" (adhoc) no teu Macbook e ligares a ela o teu iPhone.
 
E o keynote [penso ser este o programa de fazer apresentações] grava ficheiros em .ppt [97-2003] e .xppt [2007]?

Isso das desfigurações ligeiras acontece algumas vezes quando quando faço trabalhos em office 2007 e em 2003, por isso já estou de certa forma habitado... Mas tenho de ver experimentar trabalhar um pouco com iWork para ver como é o interface.

Cumps

Podes sempre exportar mas preparate para teres problemas. E muitos se for uma apresentação grande com transições e afins que fazem num programa no outro vai dar barraca.
 
Então vou mesmo apostar no Office para Mac. Os apresentações que faço e os trabalhos em word não são muito complexos.

Cumps
 
Ainda cheguei a utilizar o iWork'08 que gostei bastante.

Já tenho a trial do 09, mas ainda não testei o suficiente, de qualquer forma, gosto mais de trabalhar no pages que no Word. Acontece que tudo que é ensino em Portugal depende do Office, por isso depende do tipo de ficheiro que tiver que apresentar no final. Se for Doc, XLS ou PPT, ai é melhor usar o office, para no final não haver surpresas. Se pedirem apenas um pdf, ou a apresentação for na minha maquina, ai não tenho duvidas e uso o iWork. Com menos trabalho conseguimos produzir a mesma coisa, com melhor apresentação...
 
Ainda cheguei a utilizar o iWork'08 que gostei bastante.

Já tenho a trial do 09, mas ainda não testei o suficiente, de qualquer forma, gosto mais de trabalhar no pages que no Word. Acontece que tudo que é ensino em Portugal depende do Office, por isso depende do tipo de ficheiro que tiver que apresentar no final. Se for Doc, XLS ou PPT, ai é melhor usar o office, para no final não haver surpresas. Se pedirem apenas um pdf, ou a apresentação for na minha maquina, ai não tenho duvidas e uso o iWork. Com menos trabalho conseguimos produzir a mesma coisa, com melhor apresentação...

Eu ainda não me consegui habituar ao Pages. Acho que falta sempre qualquer coisa e no word encontro sempre o que preciso. Mas é capaz de ser uma questão de hábito, já que nunca perdi muito tempo com o Pages.
Já o Keynote arrasa o Powerpoint, sem qualquer problema. As animações agora no '09 estão ainda mais brutais. Fazem-se apresentações mais bonitas, com mais facilidade e em menos tempo. Adoro o Keynote.
O Numbers não tem hipótese com o Excel.
 
Alguém sabe como posso "controlar" uma apresentação keynote com o meu ipod touch 2G.

imagem1ju0.png

Queria usar só para experimentar, já que o comando do Macbook é suficiente.

A rede que quero usar é da escola, na qual consigo aceder via Macbook e ipod touch sem qualquer problema ou limitação.

Por isso, como faço o macbook e o ipod touch comunicarem sem fios entre si?

Tens que fazer download da App para o iPhone/iPod na APP Store. Atenção que custa 0,79€
 
Estive a trabalhar um pouco com o Pages e são estas as minhas primeiras impressões: é um pouco mais do mesmo e sem grandes inovações.

(1) compatibilidade - ignoro se é por motivos legais mas o Pages teima em não dar a hipótese de salvar um documento directamente em formato .doc. Eu sei que o formato deles é superior para edição de texto mas para quem tem simplesmente que bater tecla o .doc é indispensável por questões de compatibilidade. A opção "save copy as" mais não é do que uma forma de fazer automaticamente um export obrigando a manter várias versões do mesmo ficheiro.

(2) bases de dados - é de louvar a integração com o Endnote X2. O Pages necessitava de uma base de dados automática que concorresse com o Cite while you write do Word. O Bookends já tinha tomado essa iniciativa mas a integração com o endnote é de facto fabulosa. Apenas tenho pena de ter a versão X1 mas uma actualização não fica caro. Faltava apenas um script para integrar com o Bibdesk. Apesar de o site a Apple distribuir um gratuitamente nunca o consegui pôr a funcionar (nem conheço ninguém que tenha conseguido).

(3) Restante - de resto não notei modificações profundas com a excepção de alguns floreados destinados a tornar o editor mais bonito. O layout mantém-se assim como o grosso das funcionalidades. Não é uma revolução mas uma pequena evolução.

Conclusão: apesar das novidades positivas o Pages continua a ser essencialmente uma ferramenta de edição de texto e não de redação de texto. As questões de compatibilidade foram melhoradas mas continuam abaixo de optimas. É de saudar a integração com o Endnote. Para quem tem que bater texto o Word continuará o seu império.
 
Estive a trabalhar um pouco com o Pages e são estas as minhas primeiras impressões: é um pouco mais do mesmo e sem grandes inovações.

(1) compatibilidade - ignoro se é por motivos legais mas o Pages teima em não dar a hipótese de salvar um documento directamente em formato .doc. Eu sei que o formato deles é superior para edição de texto mas para quem tem simplesmente que bater tecla o .doc é indispensável por questões de compatibilidade. A opção "save copy as" mais não é do que uma forma de fazer automaticamente um export obrigando a manter várias versões do mesmo ficheiro.
Não exploraste o suficiente. :)
7z8o.png

33vj.png
 
Acham que, sendo eu um estudante que para o próx ano vai para o 10º ano se desenrasca com o iWork '09?

Provavelmente na minha escola se eu levar o meu pc deixam-me apresentar as coisas no meu pc, logo...

desculpem o off topic.
 
Não exploraste o suficiente. :)


Não... ele tem razão... isto é um "export" que te obriga a ter a versão .pages onde trabalhas e uma versão .doc para passear entre computadores... se ele alterar a versão doc noutro computador com windows, a versão "original" .pages deixa de ser o master, e lá vamos nós outra vez importar um doc como ficheiro principal que o mais provavel é "perder" alguma coisa.

O que ele queria era abrir um .doc, editar, e gravar .

@avelyra: depende para que área vais... mas em princípio o iwork será o suficiente para 99% das coisas,... a não ser que te peçam algo mais esquisito, como trabalhar sobre uma outra aplicação suportada em access...
 
Back
Topo