Já alguém usou o CPU Level Up da Asus?

GyGu

Portugal@Home Member
Olá!

Tenho uma motherboard Asus Maximus II Formula com o processador Q9550 já tenho este hardware há alguns anos e até ao dia de hoje nunca me deixou ficar mal, até porque ontem investi num SSD porque penso que o PC merece e vi bons resultados.

Agora passados estes anos todos queria dar um mais um pequeno Boost (para além do SSD) ao meu PC, no meu pc só tenho o Counter Strike GO instalado e mais nada que é o que mais gosto de jogar com os amigos á noite e me divirto, mas os FPS são inconstantes tanto tenho 170 FPS como tenho 90/80, (mais maior parte estão sempre a cima dos 100) assim sendo vi na Board uma opção de overclock que é o CPU Level Up que ao que entendi parece fazer um overclock.

Recomendam utilizar isso para uma coisa básica ou fazer manualmente?

A minha gráfica é uma Nvidia GTX 1050.

Obrigado
 
Viva!

Bem depois de colocar aqui algumas questões convenceram-me que seria melhor optar por fazer overclock, apenas tenho aqui algumas questões.

Tenho a Motherboard Asus Maximus II Formula, Processador Q9550 e 4GB de memoria ram, podem ver o resto dos componentes no meu perfil.

A minha questão é a seguinte, sei que depois de fazer o overclock desejado na BIOS o pc vai desligar e ligar instantaneamente para que o PC se adapte á nova configuração, penso que seja coisa normal, o que queria saber era se ele sempre vai continuar a fazer isso cada vez que ligo o PC ou vai ligar normalmente como sempre?

Outra questão é para saber se alguém me pode dar a voltagem que hei-de colocar e em que sitio (e se tenho mudar mais alguma coisa0, pois estou a pensar colocar uma coisa simples, tipo 400mhz no FSB. Para o PC chegar aos 3.0mhz uma vez que o meu processador é 2.83

Obrigado
 
Bem, tu tens aí um grande canhão de board para fazeres overclock.

Ela só vai desligar e voltar a ligar sozinha quando alterares certas definições na BIOS e só o fará dessa vez!

Eu tenho um Setup parecido com o teu, tenho uma Asus P5E e um Q9650 (QX9650 a caminho e este passa para o meu filho para substituir o C2D dele).

A diferença do meu CPU para o teu é que o meu é de 3Ghz, ou seja 333*9, o teu deverá ser 333*8.5. Atualmente baixei o Overclock porque tenho trabalhado em casa, o que faz com que o PC esteja mais tempo ligado e como não preciso de grande capacidade de processamento porque o trabalho é feito remotamente no PC do escritório, baixei o OC para poupar o CPU e tenho-o perto dos 3.6Ghz, mas o máximo estável que consegui até agora foram 450*9 que dá pouco mais de 4Ghz e penso que só não consigo mais porque as memórias já estão a 900Mhz em vez dos 800 que era suposto. Em dias normais tenho-o nos 444Mhz (quase 4Ghz no meu). Tenho ideia que o meu CPU nunca passa dos 60ºC em FULL, mas eu tenho um bom cooler. De momento tenho um Seidon 240V, mas antes tinha um bom cooler a ar e tinha mais 3 ou 4ºc apenas.

Se não tens, investe 30 ou 40€ num bom cooler a ar. Se já tens, fazes certamente bom overclock nesse CPU. 3,5Ghz é o mínimo, diria eu...

Não alteres a tensão do CPU (voltagem), deixa em automático, a board trata disso. Eu deixei sempre em automático e tem estado estável. Alterar esse valor manualmente é só para overclocks mais extremos!


EDIT:
Vi agora noutro post que tens memórias de 1066Mhz. Se o teu CPU conseguir fazer tanto overclock como o meu, deverás conseguir passar dos 4Ghz sem qualquer problema!
Só é pena teres só 4Gb. 8 seria o ideal para os dias de hoje
 
@MrOverclock obrigado pela tua resposta, já estamos a chegar a algum lado, por acaso muita gente fala bem desta board e já tem uns anos.
Quanto á minha questão eu apenas coloquei/escolhi na bios 1066mhz não me lembro é agora se estava auto ou se estava nos 800mhz, e talvez seja daí esse tal problema de o pc desligar e voltar a ligar (mas isso só acontece quando o desligo da ficha, pois se desligar normal sem tirar da ficha isso já não acontece).
Pareces entendido na matéria, deverei colocar então em Auto na questão das memória Ram?

No entanto já mandei vir um "novo" processador o Xeon X5470 3,33Ghz (apenas para ficares com esse conhecimento e fica me de graça)

Mas diz-me uma coisa neste Q9550 2.83ghz se o quiser deixar num overclock baixito tipo 3.20Ghz o que preciso apenas de mudar? (E depois o pc não vai fazer a mesma coisa que me anda a fazer? Tipo desligar um tempo e voltar a ligar?)

Nota - Este é o meu cooler https://www.asus.com/Thermal-Solution/Silent_Square_EVO/


Obrigado
 
Não conheço esse cooler, mas parece-me bom o suficiente para bom Overclock!

Para o meteres a 3.2Ghz penso que bastará ires ao separador onde fazes o overclock e alterares o FSB de 333 para algo entre 375 e 380.
Se te sentires confortável tenta aumentar depois aos poucos (de 10 em 10) o FSB até chegares pelo menos aos 400Mhz. tenho quase a certeza que consegues sem problemas. Neste processo, de cada vez que fores ao windows usa um Software para medir as temperaturas do CPU e verifica se não estão muito elevadas. Convém fazeres o teste enquanto puxas pelo CPU com outro software qualquer durante pelo menos 2 ou 3 minutos. Eu consideraria uma temperatura elevada para esse CPU + Cooler se atingir valores superiores a 80ºC


As memórias podes tanto deixar em automático como definir manualmente uma frequência inferior à velocidade delas, ou seja menos que 1066 (se ultrapassar mais meia dúzia de Mhz não deverá haver problema).

Deves tomar atenção, se tiveres as memórias em manual, o valor vai subir de cada vez que aumentas o FSB. Se ultrapassar os 1066Mhz, no teu caso, deves escolher uma opção que tenha menos que 1066.

Quanto à questão da board ligar por 1 segundo, desligar e voltar a ligar quando desligas o PC da tomada, acho que é normal. Penso que a minha também faz isso. Se me lembrar, logo confirmo


Tu tens sorte em essa board dar para esses Xeons que até são baratos. Até há alguns que são bastante melhores que o Q9650, que penso que seja o melhor que se consegue arranjar para 775. Infelizmente a minha board não suporta Xeons e investir numa board nova não compensa, mais valia vender e comprar um i7 de segunda geração ou algo do género
 
Última edição:
Pois essa é umas das minhas questões principais que é o facto de sempre que uma pessoa faz overclock é normal as boards desligarem por uns segundos e voltarem a ligar (quando desligado o PC da ficha).

Então @MrOverclock como tu dizes coloco o FSB do processador a por exemplo 375 e não preciso de mexer em mais nada que a board faz o resto? Ou seja, deixar tudo em automático? (Incluindo a frquencia das memórias) Ou ai já tenho que mexer em algo manualmente?

Obrigado
 
Depende, se as memórias estiverem em automático não deves precisar fazer mesmo mais nada. Se não estiverem tens de ver se o valor passa para mais de 1066 (estou a assumir que só tens módulos de 1066Mhz, se tens módulos de 800 no meio tens de te regular pela velocidade das mais lentas).

Se estiver com valor manual, quando aumentares o valor do FSB, o das memórias aumenta de acordo com o FSB
 
Acabei de colocar a board tudo em Auto, apenas mudei o FSB do processador para 375. Onde posso ver as temperaturas e o resto dos detalhes?

Cheguei agora a casa :)

EDIT: Aqui tens algumas informações e temperatura penso eu.
Relembrando que tenho tudo em AUTO e apenas mudei o FSB para 375

Mais Prints https://imgur.com/25DjDlahttps://imgur.com/ccLaMKx
 
Última edição:
Ficou a faltar um print do primeiro separador do CPU-Z :D

Isso dá para puxares até aos 400Mhz quase de certeza!

Para as temperaturas tens muita coisa, mas para ser simples tens o Core Temp, basta meteres esse nome no google. É um programa que de repente faz lembrar o CPU-z
 
Já não estou em casa mas estou na ideia que nem aos 60º graus chegou.
Mas @MrOverclock basicamente tenho o processador a quanto agora? 3.5ghz? E só utilizei apenas o tal CPU Level Up, afinal aquilo parece que faz alguma coisa.
 
Acho que devo ficar por aqui, não tenho necessidade de mais poder porque no meu PC só está instalado o CS:GO e o chrome claro é os programas fundamentais como a placa gráfica e drives, mais nada. Acho que chega para mim.

Mas @MrOverclock chegaste a ver aquela situação em que o PC desliga? O meu continua a desligar depois de colocar a Bios em modo "Crazy" (desliga quando o desligo da ficha)
 
Não cheguei a experimentar porque quando cheguei a casa estava com pressa para enviar umas coisas por mail. Se não me esquecer, tento hoje outra vez
 
É que não sei se aquilo é alguma opção ativada na Bios para proteger o utilizador ou se é mesmo assim quando se tem overclock no PC é a unica dúvida que tenho no momento.
 
Back
Topo