Jamba, Movilisto, etc.... Burlas ou roubos do sec. XXI

Status
Fechado a novas mensagens.
uma vez comprei um cartão vodafone Novo, que trazia 5€ quando o liguei pela primeira vez, recebi uma carrada de mensagens de um destes serviços e o saldo ficou a 0.
Liguei para a assistencia a clientes que disse que iriam desativar os (serviços), reposeram o saldo, mas nos dias seguintes voltou a acontecer todos os dias o saldo ficava a 0, eles não conseguiam tirar o "parceiro" como lhe chamam.
Passei-me disse que ia escrever à anacom e eles tiveram uma ideia, mudar de numero, e desde que o mudarem não voltou a acontecer, mas estou certo que o vão voltar a activar-lo em outro cartão e alguem vai passar pelo mesmo....:004:

xiça, parecem sanguessugas a chupar o saldo.
 
Neste tópico também relatei uma situação do género:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=345977


A deco também fez um comunicado :

Burlas nos toques de telemóvel








A DECO já recebeu centenas de reclamações contra empresas de toques de telemóvel. Exigimos a opção de barramento destes serviços e mais informação sobre preço.

Jamba, Wixawin, Topmóvel, Celldorado, Movilisto, Nvia, Vibramóvel, Dadanet e Club Zed, entre outras, são empresas que apelam ao download de concursos, imagens, músicas, jogos, avaliação do QI e anedotas, em parceria com os operadores de telecomunicações móveis, Optimus, TMN e Vodafone.
Os consumidores não são informados da subscrição automática de um contrato permanente. A partir do primeiro envio para o número publicitado, recebem mais mensagens a pagar no destino, de custo bastante elevado. Por vezes, os lesados só se apercebem ao verificar débitos inexplicáveis na factura de telemóvel.
A publicidade destas empresas é difundida nos intervalos de programas dirigidos a crianças e jovens, sem capacidade legal para subscrever estes contratos.
A DECO exige medidas rápidas do Governo e da autoridade de regulação responsável pelo sector das comunicações (ICP-ANACOM), como:


  • aplicação da regra do barramento de acesso a estas empresas como Serviços de Valor Acrescentado, o que já acontece em Espanha e na maioria dos Estados-membros da União Europeia;
  • informação sobre a natureza do serviço e preço, com caracteres de tipo e dimensões iguais aos utilizados para a divulgação do número do serviço;
  • limitação do horário de publicidade a estas empresas, em rádio e televisão, para salvaguardar os menores;
  • co-responsabilização das operadoras de comunicações móveis, que permitem a prestação destes serviços, por terceiros, nas suas redes.
Enquanto a lei não o proteger eficazmente, o melhor é prevenir e não aderir a estes serviços.
 
Eu ainda gostava de saber onde é que se criou o mito que quando vão a uma loja como clientes e dizem "olhe que eu faço queixa à DECO ou à ANACOM" as pessoas que trabalham na loja, ou no Apoio Telefónico, ficam logo cheias de medo e fazem créditos, devoluções, etc e tal.

Se o fazem é porque querem, é porque é possível fazê-lo, e falo por mim, é mais para ver se o cliente vai embora e deixa de me chatear do que por ter muito medo da DECO e da ANACOM.

Sinceramente, estes serviços são chatos, retiram saldo e não trazem praticamente nenhum benefício, mas estão enquadrados na lei portuguesa e quanto a isso, resmunguem o que quiserem, não há nada a fazer.

Os serviços não se activam sozinhos. Os serviços, mesmo quando activados através da internet, inserindo o número de telefone, só ficam efectivamente activos quando o cliente confirma através de um SMS que quer receber os conteúdos. SÓ ASSIM.

De todos as centenas de clientes que atendi com esta questão dos serviços parceiros, TODOS negam ter activado o serviço. Ninguém fez nada! Apareceu sozinho. Claro que eu consigo ver quando é que foi enviada a SMS a pedir o serviço, hora, data etc. Ela está lá. Consigo verificar quando o serviço foi activado se o foi via wap também. Mas mesmo assim, o cliente nega sempre. Várias vezes, são os filhos menores que activam o serviço no telemóvel dos pais, os netos aos avós, os irmãos uns aos outros, etc. O serviço não se activa sozinho. Percebam isso. Não se activa MESMO.

Existem realmente situações em que o serviço está activo num número que foi "reciclado" e o novo utilizador injustamente recebe essas mensagens e fica sem saldo. Nessas situações, a Vodafone verifica que a activação é anterior à data da activação do serviço neste novo SIM e pede à empresa parceira para desactivar o serviço e devolve o valor ao cliente. SEMPRE.

Seria de esperar um pouco mais de clareza de pensamento por estes lados. É realmente uma desilusão. O user que diz que gravamos todas as conversas telefónicas então.. bem.. merece um prémio. ;) Temos milhões de TB cheios e cheios de conversas completamente inúteis gravadas para mais tarde recordar. Enfim.

A sério. Quando o cliente tem razão, tem razão. Se o serviço foi activado sem o ter sido solicitado, tudo bem, é anulado e tal. Muitas vezes são pais com miúdos e eu faço o crédito e vi que até foi o miudo que pediu o serviço, apesar de dizer que não, nota-se na cara dele que foi.. e eu até faço o crédito e ficamos todos contentes.
A quem entra numa de "façam-me já isto senão eu chamo a DECO e a PJ e a Anacom!" bem, já que tem tantos recursos, que os use. Boa sorte.

(Este post é o resultado de um domingo muito azedo a aturar cliente atrás de cliente por causa do e-escolas. Give me a break. :P)

Podes ter razão em muita coisa do que disseste mas neste paragrafo estas totalmente enganado:
Os serviços não se activam sozinhos. Os serviços, mesmo quando activados através da internet, inserindo o número de telefone, só ficam efectivamente activos quando o cliente confirma através de um SMS que quer receber os conteúdos. SÓ ASSIM.

No caso que referi uns posts acima não foi activado de forma alguma.
 
tenho um serviço qualquer activo que me anda a comer o dinheiro do telemovel ja ha algum tempo..nao faço ideia qual seja, nem como foi la parar, se foi alguem que me pegou no telemovel e deciciu brincar com ele.. ..so detectei pelo site da vodafone..alguem sabe como resolvo isto sem ter de telefonar pra vodafone?

obrigado.
 
Última edição:
celldourado.com

Acabei de receber a pouco três sms
"usa 92905 como senha para ganhares o teu mini portatil Asus S101.
Informacao: pt.celldorado.com.
Cancelar? Envia SAIR WMINI para 4464"

Até ver não me retiraram dinheiro.

Fui a pagina existe lá um local onde podemos cancelar o serviço colocando no nosso numero de telemovel. Para nao ter duvidas coloquei os dois.

O meu problema só esta nao sei para que numero me mandaram visto ter um dual sim :(
Meti os meus dois numeros... vamos ver se nao volta aparecer.
 
Última edição:
Boas pessoal.. Estava aqui a explorar o fórum quando vi este tópico.. sim, eu também já fui
roubado pela jamba.. Como na altura o meu pai me carregava apenas 7.50€ por mês, e eu só tinha uns 12 ou 13 anos fiquei todo lixado quando recebi uma mensagem da jamba sem mais nem menos a dizer que eu ia pagar 4€ por semana e que podia sacar porcarias para o tlm. Epa, fiquei lixado quando fui ver o saldo com menos 4€ e eu com uma porrada de nervos e com vontade de reclamar fui de imediato Mandar vários mails para a jamba, com a queixa, e foram-me respondendo aos poucos até que me perguntaram a morada e eu? Mas para que raio querem a morada? Ah, é para lhe devolvermos o dinheiro.. Lá dei eu a morada a esses porcos, quando no fim do mes recebo em casa uma carta totalmente em alemão e com uma nota de 5€ verdadeira colada lá. lol..
O pior é que foi o meu pai a receber essa carta... e eu sheee cum caraças, como é que me vou desenrascar desta.. Como a carta tava em alemão, o meu pai não percebia o que la tava escrito, puxei então pela imaginação e disse-lhe que o meu computador tinha um tradutor de alemão para português (pura mentira). lol.. depois lá fui eu para o meu quarto, inventar uma carta qualquer escrita por mim em portugues e dou-a ao meu pai... escrevi lá "Caro cliente, pedimos desculpa pelo incómodo, por engano, retirámos-lhe 4€ do seu saldo, pelo que devolvemos em anexo o seu dinheiro". foi algo deste género. lol..
Depois dei a minha carta imaginada ao meu pai. lol.. e ele acreditou. :p a minha sorte foi eu ter agido a tempo porque o meu pai tem uns amigos que sabem falar alemão.. depois ainda começava a dizer que eu andei a aderir a tretas enquanto que não aderi a nada. e vejo que não sou o único.

enfim, que se há-de fazer?
 
Boas pessoal...
Bem a 1 mes mais ou menos deram-me um cartão yorn (novo) com a 1º mensalidade paga...
Pronto ponho o cartão e tal...E la dentra tinha 0.01 centimos.Bem la tive 1 mes cumunicaçaoes ilimitadas.Quando chega a hora de fazer o carregamento dos 10€ eu fiz 4 dias antes de o prazo acabar.Fui carregar o telemovel, passado cerca de meia hora recebo uma mensagem de serviso com o nome ''RockIdol'' e estava la o link para sacar...Eu apaguei logo a mensagem nao tinha aderido a nada.Passado 10min. vou ver o saldo e estavam la retirados 2€...=O fiquei espantado.Nese mesmo dia nao podia ir a vodafone, reclamar,oque acontece é que as 23h da noite recebo outra mensagem de outro serviço...apaguei a mensagem e la esta...Foram retirados 2€ outra ves...No dia seguinte fui a vodafone, eles fizeram la umas chamadas e disseram que n conseguiam encontrar o tal serviço que supostamente eu aderi, oque é mentira nao aderi a nada.
Pronto la fui para casa e recebo outra mensagem de outro serviço...(incrivel)La estavam 2€ a menos no saldo...:005:
Bom fui no dia seguinte a vodafone e ainda n tinham encontrado o tal serviço,pediram me a morada,nome,nº d telemovel e nº de contribuinte.Como nao tinha o nº de contribuinte comigo e ja estava farto se isto,parti o cartão(la em casa tinha mais 1 cartão yorn novo) e n queria mais chatices.Agora se acontecer o mesmo com o novo cartão ai é mesmo livro de reclamaçoes e DECO.


Cumpx.
 
Só para alertar que a celldorado FURJOU a incrição do numero da telefone da minha mulher. De facto esta empresa BURLOU de tal forma que apesar de uma pessou nao pedir a activação, eles tendo o numero enviaram automáticamente as mesnagens a pagar.
 
Sem que me haja inscrito, ou feito qualquer solicitação nesse sentido, vem-me aparecendo no meu telemóvel mensagens de um tal CLUBE MOVILISTO. Tal "clube" parece que pertence à PT ou TMN.
Ora, não sendo cliente da PT, nem da TMN, ainda estanho mais a razão de invadirem a minha esfera privada. O que é grave e merecedor, para já, de uma queixa.
Por outro lado, por estranhas artes, o tal clube "comeu-me" 4 euros do meu saldo. O que agrava a actuação e a responsabilidade do tal "clube" e, forçosamente, da PT ou TMN (se for o caso de ser qq destas a "dona" do tal nefando "clube").
Pergunto: a quem me devo dirigir para me serem devolvidos os 4 euros que me foram subtraídos?
Outra pergunta: quem zela pela nossa segurança, de modo a que estes "assaltos" sejam evitados, e, caso se façam, haja responsáveis contra quem agir?
Pergunta final: como é que uma entidade estatal (pelo menos, pública), PT/TMN, se atreve a "sacar" dinheiro ao contribuinte de maneira tão vergonhosa e condenável...?!
Este foi o nº indicado na msg para desactivar o serviço (que eu não activei!): 707 303 456
 
Última edição:
Existe o Decreto-Lei 63/2009 que está em vigor há mais de 2 meses (desde 10 de Abril) e que estipula o seguinte:

Artigo 10.º
[...]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — A pedido do consumidor, o prestador do serviço
de suporte deve barrar o acesso dos serviços de valor
acrescentado baseados no envio de mensagem, sem
quaisquer encargos para o consumidor e independentemente
da existência ou não de contrato com o prestador
desses serviços, ou da sua eventual resolução.
Isto é, a pedido do consumidor a OPERADORA (Vodafone, Optimus, TMN...) deve BLOQUEAR esse tipo de comunicações, independentemente de se já foram burlados ou ainda não.

Este diploma aplica a esse tipo de "serviço" as mesmas regras que se aplicam às chamadas de Valor Acrescentado, em que é possível uma pessoa dirigir-se à operadora e pedir que o nr. fique bloqueado a esse serviço, mesmo que nunca tenha ligado.

Acontece que as linhas telefónicas são na sua maioria pós-pagas, pelo que se o cliente não conseguir pagar uma factura repleta de 607 e afins, a operadora tem que "inchar" ao dono da linha, por seu lado os telemóveis são, em maioria, pré-pagos pelo que a operadora já tem o dinheiro e está mais é desejosa que o saldo desapareça para que o cliente tenha que recarregar. Daí as operadoras estarem-se a escudar em interpretações falaciosas deste artigo. Coloquei aí uma conversação por email com a Vodafone onde eles insistem que o prestador de serviço de suporte são os vigaristas, Movilisto, e não eles próprios.

Recomendo a todos que tenham ou não recebido estas mensagens e que não desejem jamais receber tal "serviço" que comuniquem à operadora para efectuar o barramento preventivo dessas mensagens em acordo com o artigo 10º, nr. 3 do Decreto-Lei 63/2009 de 10 de Março. Notem bem o que diz a lei: sem quaisquer encargos para o consumidor e independentemente da existência ou não de contrato com o prestador desses serviços.
 
Última edição:
Não se esqueçam que as operadoras não ganham com este tipo de SMS... o valor que é cobrado aos clientes é entregue à empresa prestadora de serviço... por isso e com as chatisses que os operadores "compram" com este tipo de serviço e reclamações, não são os operadores que ficam a ganhar!... peçam para desligar imediatamente, mas por favor... tenham atenção ao que fazem na net e afins... ficar-se preso num esquema destes é mesmo de totó... (creio eu)

o Movilisto não é da TMN... apenas usa a TMN como plataforma de cobrança dos sms que envia... e para estares a receber isso basta teres respondido a umas perguntas ou clicado em algo na internet... tipo...clica aqui para ganhares um macbook air...
 
«Não se esqueçam que as operadoras não ganham com este tipo de SMS»

Isso é falso, as operadoras ganham com esse SMS's pois;

a) Eles próprios têm esse serviço; embora sejam muito mais escrupulosos.

b) Apesar do ponto a) eles podem muito bem investir nessas outras empresas e dividir os rendimentos.

c) O dinheiro não vai directamente para essas empresas, mas num dia específico, de forma mensal, bimensal, trimestral, de acordo com o contrato que tenham e enquanto as operadoras não pagam, o dinheiro vai ficando a render do lado deles.

d) Essas empresas têm que pagar os gateways e contractos com as operadoras, que nem devem ser nada baratos e duvido muito que exista uma "Vitamina" com o 33xx como número.

e) Esses serviços ajudam a drenar mais rapidamente o saldo dos pré-pagos, obrigando os utilizadores a recarregar com maior frequência.

Portanto, há interesse nas operadoras por esse serviço.

Quanto ao dar o nr., nesses sites, eu tanto posso colocar o meu, como o teu. Eles podem ter aquelas políticas do PIN e de teres de confirmar, mas segundo alguns testemunhos parece que facilmente passam por cima desse pormenor.

Não se diz "empresa prestadora de serviço", mas "desse" ou "do" serviço. "Prestação de serviços" não é uma actividade económica per se, mas um ramo de actividades económicas onde se enquadram desde operadoras a "meninas da vida" passando por vendedores de toques e imagens, claro.

Agora, o que eu recomendaria comedimento é no contacto com o pessoal do apoio técnico das operadoras que se encontra lá em trabalho temporário ou a recibos verdes e não tem culpa absolutamente nenhuma das políticas das empresas para as quais trabalham.
 
Nheka, eu estava a ler o meu livro feliz e do nada recebo uma mensagem a dizer pra usar o codigo yyy para ter o lll e eu tipo fiquei, WTF, nunca pedi isto -.-
Lá mandei sair para o numero e ja sai, mas juro que lhes parto o focinho se ficar sem €.

E no meu antigo cartão, assim do nada começei a receber mensagens que me tiravam 2 euros cada, e eu nunca tinha aderido a isso. :@
 
Alguém andou a pôr o teu número nos sites de toques...

Depois de escrever a linha em cima, fui ao ste da jamba para ver como é o processo e é tão simples quanto clicares no toque que queres, clicares no link, colocares lá um número qualquer e clicar em "Consegue-o já". Já está! Já estás a ser chulado!

Repara no que diz em baixo:
Os Clubes Jamba são um serviço de subscrição semanal activado clicando em "Consegue-o já", ou enviando um SMS com o número do pedido para o 4004. A subscrição será automaticamente renovada se o serviço não for cancelado. Os créditos que não usares passam para a semana seguinte. Os preços indicados incluem IVA. Clube Gold: créditos para 2 toques reais, 4 screensavers e 2 softwares de telemóvel (4 Euros/semana). O custo de envio do SMS para o 4004 e de transmissão de dados WAP/GPRS será facturado de acordo com o tarifário do teu operador. Poderás anular o teu clube em "Meu Jamba" ou enviar um SMS para o 4004 com "stop gold". Ajuda? Envia um mail para [email protected] ou liga 217616048 (24H/7dias).
Ou seja, mal carregas no botão estes filhos da put@ estão-se a c@gar para o interesse do consumidor. Não há nenhum meio que obrigue a comprovar que o número que lá colocas é mesmo o teu, e não de outra pessoa qualquer.

Imagino que deva haver por aí muito puto estúpido que se divirta a meter para lá números aos calhas e talvez tu tenhas sido um dos infelizes contemplados.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo