Eu ainda gostava de saber onde é que se criou o mito que quando vão a uma loja como clientes e dizem "olhe que eu faço queixa à DECO ou à ANACOM" as pessoas que trabalham na loja, ou no Apoio Telefónico, ficam logo cheias de medo e fazem créditos, devoluções, etc e tal.
Se o fazem é porque querem, é porque é possível fazê-lo, e falo por mim, é mais para ver se o cliente vai embora e deixa de me chatear do que por ter muito medo da DECO e da ANACOM.
Sinceramente, estes serviços são chatos, retiram saldo e não trazem praticamente nenhum benefício, mas estão enquadrados na lei portuguesa e quanto a isso, resmunguem o que quiserem, não há nada a fazer.
Os serviços não se activam sozinhos. Os serviços, mesmo quando activados através da internet, inserindo o número de telefone, só ficam efectivamente activos quando o cliente confirma através de um SMS que quer receber os conteúdos.
SÓ ASSIM.
De todos as centenas de clientes que atendi com esta questão dos serviços parceiros, TODOS negam ter activado o serviço. Ninguém fez nada! Apareceu sozinho. Claro que eu consigo ver quando é que foi enviada a SMS a pedir o serviço, hora, data etc. Ela está lá. Consigo verificar quando o serviço foi activado se o foi via wap também. Mas mesmo assim, o cliente nega sempre. Várias vezes, são os filhos menores que activam o serviço no telemóvel dos pais, os netos aos avós, os irmãos uns aos outros, etc. O serviço não se activa sozinho. Percebam isso. Não se activa MESMO.
Existem realmente situações em que o serviço está activo num número que foi "reciclado" e o novo utilizador injustamente recebe essas mensagens e fica sem saldo. Nessas situações, a Vodafone verifica que a activação é anterior à data da activação do serviço neste novo SIM e pede à empresa parceira para desactivar o serviço e devolve o valor ao cliente. SEMPRE.
Seria de esperar um pouco mais de clareza de pensamento por estes lados. É realmente uma desilusão. O user que diz que gravamos todas as conversas telefónicas então.. bem.. merece um prémio.
Temos milhões de TB cheios e cheios de conversas completamente inúteis gravadas para mais tarde recordar. Enfim.
A sério. Quando o cliente tem razão, tem razão. Se o serviço foi activado sem o ter sido solicitado, tudo bem, é anulado e tal. Muitas vezes são pais com miúdos e eu faço o crédito e vi que até foi o miudo que pediu o serviço, apesar de dizer que não, nota-se na cara dele que foi.. e eu até faço o crédito e ficamos todos contentes.
A quem entra numa de "façam-me já isto senão eu chamo a DECO e a PJ e a Anacom!" bem, já que tem tantos recursos, que os use. Boa sorte.
(Este post é o resultado de um domingo muito azedo a aturar cliente atrás de cliente por causa do e-escolas.
Give me a break. )